07 agosto 2008

O melhor reforço é nosso (parte 2)


Este ano por exemplo, o Benfica estava ainda esperançado de poder participar na champions league, e o Sporting tinha a obrigação de se tentar aproximar ao F.C.Porto e por isso deviam começar mais cedo a sua pré-temporada, no entanto, o clube que começou mais cedo os trabalhos da pré-época foi justamente o F.C.Porto. Assim como, os internacionais que estiverem no euro 2008 apresentaram-se muito mais cedo no F.C.Porto que nos seus rivais.

Sinal de rigor e de vontade de fazer sempre melhor. Já o Benfica que apresenta uns 30 e tal jogadores no seu plantel e que ainda queria que o treinador os observasse a todos está agora num total caos e numa luta contra o tempo para encontrar uma equipa…

O treinador do Benfica desconhece o futebol português e como tal os jogadores do plantel que ia treinar, mas para isso mesmo nos clubes organizados costuma haver sempre adjuntos do clube que acompanham o treinador nesse trabalho e abreviam esse tipo de trabalho, é no mínimo estranho ver o Quique Flores a observar 30 e tal jogadores em jogos de pré época que deveriam servir para fazer alguns ajustes e começar a desenhar o esboço de uma equipa e não para andar a ver quem fica dispensado ou vai simplesmente para o banco em 30 e tal jogadores.

Mas até nisso se demonstra a falta de organização e neste caso de experiência, uma vez que quem está a tratar de todo o futebol do Benfica é o Rui Costa que ainda há uns meses era jogador e que nunca teve um cargo directivo nem nunca se formou para isso.

Como tal, é natural alguma ingenuidade numa série de questões e a falta do know how necessário para desempenhar as funções de director desportivo. Um exemplo flagrante foi a forma como conduziu o processo de contratação do treinador: primeiro fê-lo sentir como 3ª opção ao deixar sair para fora a informação que o primeiro alvo era Queiroz e o segundo Erikson, tendo-se inclusive se deslocado a Manchester para conversar com ambos.

2º Não fez o trabalho de casa. Rui Costa queria Aimar para o suceder ainda antes de querer Quique Flores como técnico e como tal imaginava o Benfica num 4-4-2 losango, o problema é que foi contratar um técnico que parece disposto a jogar num 4-4-2 clássico obrigando assim a Aimar jogar muito mais adiantado no terreno como avançado e deitando assim ao lixo 6,5 milhões de euros uma vez que todos sabemos que Aimar é um grande jogador mas para jogar a 10 e não como avançado

3º Rui Costa ao contratar o treinador do Benfica não deixou claro as condições de trabalho que ele iria ter, algo fulcral, para qualquer profissional é chegar a um clube sabendo das suas regras, do seu funcionamento e sabendo com o que pode contar.

Pois bem, a ideia era que Quique tivesse dois treinadores portugueses como adjuntos que conhecessem bem o Benfica exactamente para abreviar aquele período de tempo que o treinador teria que ter em relação ao plantel e ajuda-lo a tomar as decisões mais prementes, como por exemplo: o Edcarlos não precisa de ser observado em 3 ou 4 jogos para se saber que é uma total anedota, o Binya bate em tudo o que mexe etc etc. Isso pouparia muito tempo na preparação do Benfica.

O problema é que na ideia de Quique Flores o Chalana e o Diamantino fariam parte daquilo que ele chama de Staff técnico e não da equipa técnica, ou seja, que eles não estariam nem nos treinos e muito menos no banco… Isto chama-.se falta de organização. Na ânsia de arranjar um treinador para pousar com a águia e vender muitos jornais o Rui Costa esqueceu-se que deve planear e fixar condições. Assim o Benfica contratou Diamantino tendo que pagar contrapartidas ao seu anterior clube para ele depois andar a ver os jogos do Porto na Alemanha contra equipas amadoras… E criou uma situação de mal estar logo à chegada do novo treinador.

No F.C.Porto qualquer treinador que chegue sabe que terá obrigatoriamente que trabalhar com um adjunto da casa e que isso só o beneficiará porque lhe dará informações do trabalho que foi feito antes, do perfil dos jogadores e isso será um auxílio importante para quem está a começar. Aliás o Porto faz o que todos os grandes clubes da Europa fazem, estranho é um técnico novo chegar com os seus adjuntos e não trabalhar com nenhum adjunto da casa.

O caso do Rui Costa é sintomático também do que nos diferencia. No Benfica trata-se de Rui Costa como uma grande referência e a imagem de marca do clube quando ele tem menos anos de clube na prática que Petit, Nuno Gomes ou Quim… Mas Rui Costa como chorou ao marcar ao Benfica é logo um símbolo e é-lhe dado esse poder todo mal acaba a sua carreira, tendo que tomar decisões delicadas e negociar contratos com gente que ainda há bem pouco tempo eram seus colegas de equipa. Não é preciso ser um génio para se saber que como é óbvio essa situação e a ligação afectiva que tem com alguns jogadores afecta o seu poder de julgamento e o compromete.

Na ânsia de arranjar mais um guarda chuva para se proteger de futuros insucessos o presidente do Benfica não se preocupou em lançar Rui Costa para a fogueira tal como o fez no ano passado com Camacho.

O F.C.Porto é um clube diferente… O nosso símbolo é um jogador que efectivamente jogou muitos anos no clube, que contribuiu com o seu talento para que o clube ganhasse vários títulos nacionais e internacionais, não o encheu apenas com lágrimas depois de marcar um golo num amigável, nem o encheu de promessas de voltar todos os anos até estar já em final de carreira… O que deu Rui Costa ao Benfica em termos de títulos? Um campeonato e uma taça…?

Mesmo sendo o Vítor Baía a referência que é, ele ao acabar a carreira teve a inteligência a par de quem dirige o clube de não dar um passo maior que as pernas que tem, o clube demonstrou que conta com ele e que ele pode ser uma mais valia no clube e chegar longe, mas tal como em tudo na vida tem que passar por etapas, demos-lhe tempo de estudar, de se adaptar a esta nova vida e não ter essa passagem brusca de deixar um dia o equipamento de lado vestir um fato e já passar a ser o dono do futebol do clube.

Tem um cargo bom para que possa ganhar com calma as ferramentas necessárias para mais altos voos e acima de tudo está a passar por aquilo que todos devem passar, terá que começar por baixo e demonstrar capacidades para algo maior e a sua progressão será natural para proteger não só o clube mas também ele próprio. Pensamos nele como uma solução para o futuro e não apenas como uma medida populista.

Por tudo isto chegamos à conclusão que por mais que o Benfica compre todos os anos equipas maravilhas, por mais que o Sporting se vanglorie do seu rigor e de serem dirigentes diferentes, modernos etc o F.C.Porto todos os anos parte em vantagem porque temos assegurado desde há muito o nosso maior reforço… A nossa estrutura organizada, liderança forte e mentalidade vencedora que vai desde o roupeiro até ao presidente.

Obviamente que não quer dizer que isso nos dê campeonatos todos os anos, mas em relação aos demais faz com que para nós não ganhar um campeonato um ano seja um percalço, algo ocasional, e não é preocupante porque sabemos que com o estado de desenvolvimento que o clube chegou se não ganhamos um ano no ano a seguir voltamos a ganhar, estamos sempre mais próximos que qualquer um.

Clubes como Benfica e Sporting não têm esta capacidade. O primeiro vive do imediatismo e esbanja dinheiro todos os anos construindo e destruindo não tendo um projecto, uma ideia, não tem visão, vêm apenas o ganhar hoje nem que para isso tenham que hipotecar o futuro do clube. Já o Sporting tem os olhos colados no futuro mas não se apercebe que se só pensar a longo prazo e não apresentar resultados no hoje, por mais boas intenções que tenham não há projecto que resista sem vitórias e acima de tudo sem ambição.

Por isso podemo-nos dar ao luxo de trazer descarregamentos todos os anos, porque este reforço é melhor que contratar 3 Aimares todos os anos que por mais bom que sejam se chegam a um clube sem uma estrutura capaz não conseguem expressar o seu melhor futebol.

Isto explica também o facto de vários jogadores que brilham no F.C.Porto quando trocam de clube não conseguem ter o mesmo rendimento. O Benfica durante muito tempo pensou que bastava contratar os mesmos jogadores e técnicos que haviam brilhado no Porto que isso lhes daria campeonatos... Zahovic, Drulovic, Rodolfo Moura são disso exemplo… o que eles não entendem é que o F.C.Porto é muito mais que a soma das suas individualidades, é uma mística e uma estrutura que não pode ser comprada e é isso que faz com que qualquer jogador ou técnico que chegue ao clube tenha muito mais facilidade em se impor - e disso é prova o nosso actual técnico que foi preciso chegar ao F.C.Porto para ganhar o seu primeiro título..

A prova de que o nosso clube marca qualquer um é que podemos criticar o pouco nº de jogadores que aproveitamos da formação mas a verdade é que quem de cá sai leva o clube entranhado e é visto e diferenciado para sempre como um jogador do F.C.Porto e fala sempre como portista. Veja-se o caso do Sérgio Conceição que esteve para regressar a Portugal para o Sporting mas que sempre que fala do F.C.Porto fala na 1ª pessoa do plural, apesar de já não jogar no clube continua a ver-se como parte dele.

Quem fala Sérgio fala de outros que brilharam lá fora como o Couto, o Baía entre outros que nunca esqueceram o clube e que são sempre identificados como jogadores do F.C.Porto por onde quer que passem.

Já o Sporting está sempre a lançar jogadores da sua formação mas há efectivamente algum que seja uma bandeira do Sporting ou que manifeste especial afeição pelo Sporting…? Quaresma atingiu o seu topo de forma como jogador e como homem no Porto, o Simão foi capitão do Benfica e nunca demonstrou especial afeição ao seu ex-clube, Cristiano Ronaldo nunca demonstrou grande carinho pelo Sporting e até o próprio Futre tem o F. C. Porto como o clube mais importante da sua carreira.

O nosso clube marca por quem por ele passa e influencia a forma como cada um encara a sua profissão. Mesmo jogadores e técnicos que não nasceram portistas saem do clube portistas e o vêm como sua casa:

Em Espanha sempre que lia entrevistas do Deco via-o a falar do F. C. Porto como o seu clube do coração e sempre que havia polémicas no Camp Nou Deco falava que se calhar era ele que estava mal habituado porque no F. C. Porto o balneário estava mesmo fechado e a organização funcionava.

Fernando Santos, Fernando Mendes, Maniche, Costinha etc são outros exemplos.

Mesmo aqueles que nunca passaram pelo F. C. Porto desejam passar ou falam com pena de nunca o terem conseguido…vejam João Pinto símbolo de Benfica e Sporting que fala sempre de forma muito elogiosa do nosso clube e como um sonho que ficou por cumprir e até Sá Pinto símbolo do Sporting ou Carlos Queiroz que em várias entrevistas referiu que o F. C. Porto seria o único clube que seria capaz de o aliciar a treinar na liga portuguesa neste momento.Esta mística, esta estrutura organizada e profissional e esta sede inesgotável de vitórias são o nosso melhor reforço em todas as épocas. Contratem á vontade Aimares, Reyes, Rochembakcs etc, por mais dinheiro que gastem o melhor reforço será sempre nosso todas as épocas, e seremos sempre nós a partir como favoritos todas as épocas. Isto é o F. C. Porto.

38 comentários:

  1. Visitem:

    legionofdragons.blogspot.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Costa,

    Isso não se faz. Deixa lá o homem fazer asneiras à vontade. Ele ainda está convencido que está a fazer bem e os outros otários acreditam.

    Vens para aqui ensinar o homem. Não se faz. Não tarda e estás a pagar ao homem um estágio no Estádio do Dragão.

    Dizia Napoleão: “Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro.”

    Estou a brincar contigo. Na boa.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Costa,

    Perguntas tu: "Já o Sporting está sempre a lançar jogadores da sua formação mas há efectivamente algum que seja uma bandeira do Sporting ou que manifeste especial afeição pelo Sporting…?"

    Conheço um, o Figo. Basta relembrar a forma como o festejou o golo do Inter contra o Sporting na Liga dos Campeões, em S. Siro, mesmo depois de ter sido homenageado em Alvalade. Sem dúvida, um filho da casa.

    ResponderEliminar
  4. Como diz o meu pai " eles chegam lá e levam uma injecção que fica para toda a vida" :) Um jogador/treinador que chegue ao FCP nunca deixa de ter carinho por este clube.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo, apreciei imenso este post. Parabéns.
    E vejam o Rolando, chegado agora e o que ele já diz...
    O Porto nem se estranha ... entranha-se logo.

    ResponderEliminar
  6. Calciocaos: mais castigos para Moggi e a Juventus

    Luciano Moggi, antigo director-geral da Juventus, foi suspenso do futebol por mais 14 meses, a juntar aos cinco que já devia cumprir, na sequência de mais investigações ao processo de suspeitas de corrupção no futebol que ficou conhecido como «Calciocaos».

    Moggi, segundo a Federação italiana, foi agora penalizado por conduzir uma rede secreta de comunicação entre árbitros e responsáveis pelas nomeações. Os implicados usariam telemóveis com cartões de uma operadora suíça, que não foram detectados pelas autoridades italianas na primeira fase das investigações. Havia vários envolvidos no processo e já tinha havido suspensões anteriores no âmbito do «caso dos cartões SIM», nomeadamente vários árbitros e um antigo director do Messina, Ângelo Fabiani.

    Em 2006, o processo original do «Calciocaos» levou à despromoção da Juventus à Serie B. O clube perdeu ainda os títulos de campeão italiano de 2005 e 2006. Agora, o clube tem de pagar mais 300 mil euros por causa do novo processo.

    Moggi, que se demitiu na sequência do escândalo, enfrenta ainda várias acusações em tribunal criminal relacionadas com combinação de resultados.

    Fonte:maisfutebol


    Relembrando:
    Platini deixou a garantia de que tudo fará para combater a corrupção durante o seu mandato.
    "Digo-o sem reservas. Enquanto for presidente, a UEFA vai lutar até à morte contra este fenómeno. Se uma equipa foi sancionada pela sua federação, pela UEFA, por corrupção, não pode disputar uma competição europeia", afirmou o antigo internacional francês.

    Caro Platinado, e os batoteiros somos nós?

    ResponderEliminar
  7. Muito bom o artigo. Penso no entanto que o problema do Sporting é mais complexo do que as poucas linhas que lhe dedicaste. E esqueceste-te do Figo. Todavia no Sporting a identidade altera um pouco consoante a sua direcção. Mas tal como o primeiro artigo gostei muito.

    ResponderEliminar
  8. Mercado.

    Águias e dragões já gastaram sensivelmente o mesmo em reforços (23 milhões). Contudo, o FC Porto já encaixou, neste defeso, mais do que aquilo que gastou
    A contratação do internacional espanhol José António Reyes é o espelho da agressividade do Benfica no mercado das transferencias esta época. O clube da Luz investiu dois milhões de euros na aquisição de 20% e prepara-se, ainda que com ajuda do At. Madrid, para pagar mais de dois milhões de euros em vencimentos.

    Tantos anos ridicularizados pelas sucessivas aquisições falhadas, os encarnados neste defeso estão a dar cartas, quer pelos milhões gastos, quer pela quantidade de novos atletas, quer pelo valor reconhecido de alguns, e aqui o argentino Aimar marca pontos. Até ao momento, e sem contabilizar a ainda possível aquisição de Luis García (o negócio continua num impasse devido a divergências financeiras), o Benfica apetrechou o plantel de Quique Flores com nove novos jogadores. No total, e com um orçamento para época de 2008/09 de 30 milhões de euros, o Benfica já gastou mais de 23 milhões de euros, o que naturalmente faz questionar os simpatizantes sobre a origem de tantos euros. É que além do custo das transferências é necessário contabilizar os salários, com Reyes (2 milhões de euros) e Aimar (1,8) à cabeça do pelotão. Mesmo assim, neste defeso, a SAD encarnada aliviou a sua massa salarial anual em quase 4,5 milhões de euros (Petit, Butt, Rodríguez, Zoro e... Rui Costa).

    Na procura de respostas à proveniência dos milhões, a ligação ao empresário Joe Berardo, de quem recentemente se disse que estaria disposto a investir cerca de 50 milhõs de euros no plantel, surge como um exercício especulativo quase obrigatório. Contactado pelo DN, Berardo não confirmou tal cenário. "O importante é que o Benfica ganhe, já começou ontem em Guimarães", limitou-se a dizer. Entre risos, o comendador pediu os louros para o "esforço dos dirigentes" do Benfica.

    As nove contratações dos encarnados tornam o clube da Luz no campeão de transferências e no mediatismo das mesmas.

    O mais curioso é que o FC Porto também despendeu praticamente a mesma verba que o Benfica (22,9 milhões), mas em vendas recebeu mais de 25 milhões...

    Os dragões asseguraram a contratação de sete atletas, com o ex-benfiquista Rodriguez na proa (7 milhões). A nível de gastos, os campeões nacionais estão praticamente equiparados ao Benfica. A grande diferença reside no tecto salarial mais baixo e, sobretudo, na previsão de receitas bem mais elevadas. É que os portistas, cujo orçamento para o futebol é de 40 milhões de euros, estão na Liga dos Campeões, e no mínimo têm assegurados 10 milhões de euros. Já o Benfica terá que se contentar com as receitas de bilheteira dos jogos da UEFA.

    Dos três grandes, aquele que tem o orçamento mais baixo é o Sporting e mesmo assim os leões aumentaram a verba para o futebol de 20 para 25 milhões de euros. Paulo Bento conta apenas com quatro novos jogadores e apenas gastou 2, 7 milhões de euros, dos quais, 2,5 foram investidos na aquisição de um atleta, Hélder Postiga. Rochemback e Caneira, que tiveram acesso a prémios de assinatura cujos valores não foram divulgados, chegaram a Alvalade a custo zero.

    Fonte: dn.sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Lga dos Campeões

    Princípios das receitas
    Na principal competição europeia de clubes, a UEFA Champions League, os princípios de distribuição das receitas entre os clubes participantes mantem-se tal como na época anterior. Metade do valor é distribuído em somas fixas e a outra metade de acordo com o valor dos mercados comerciais das federações envolvidas.

    Somas fixas
    No que às somas fixas diz respeito, cada clube recebe um prémio de participação no valor de 2 milhões de euros. Cada clube recebe ainda 400 mil euros por cada jogo disputado na fase de grupos, totalizando 2,4 milhões de euros por emblema. As vitórias na fase de grupos rendem 600 mil euros e cada empate 300 mil.

    Bónus nas eliminatórias
    As 16 equipas que alcançarem os oitavos-de-final recebem um bónus de 2,2 milhões de euros cada. Os clubes que chegarem aos quartos-de-final têm direito a mais 2,5 milhões de euros, sendo que cada um dos quatro semifinalistas arrecada mais 3 milhões de euros. O vencedor da UEFA Champions League recebe mais 7 milhões de euros, enquanto o finalista vencido tem direito a 4 milhões de euros.

    Valor do mercado
    No que diz respeito à outra metade das somas monetárias, aquilo que cada clube recebe tem em conta o valor do respectivo mercado nacional, bem como o número de equipas por federação, as posições em que se classificaram nos campeonatos nacionais e o número de jogos realizados na edição da UEFA Champions League.

    Pagamentos solidários
    Além disso, são realizados alguns pagamentos solidários. Os campeões nacionais que não alcancem a fase de grupos recebem 160 mil euros cada, enquanto os clubes que disputarem a primeira e a segunda pré-eliminatória da UEFA Champions League têm direito a 100 mil euros por ronda, com excepção daqueles que chegarem à fase de grupos. Não são realizados pagamentos solidários aos clubes que disputarem a terceira pré-eliminatória. Os clubes eliminados jogam na Taça UEFA e os restantes têm direito aos pagamentos referentes às anteriormente referidas pré-eliminatórias.



    Taça UEFA

    Quanto à Taça UEFA, cada clube recebe 70 mil euros por ronda, desde a primeira pré-eliminatória até à primeira eliminatória – totalizando um máximo de 210 mil euros. Parte do excedente das receitas da UEFA Champions League é distribuído pelos 80 clubes que jogarem a primeira ronda da Taça UEFA. Cada clube recebe 100 mil euros.

    Fase de grupos
    Cada equipa que jogue a fase de grupos da Taça UEFA recebe uma soma fixa de 70 mil euros. Uma vitória na fase de grupos vale 40 mil euros e o empate fica fixado em 20 mil. As equipas que passarem às eliminatórias recebem 70 mil euros, primeiro por chegarem aos 16 avos-de-final e depois por alcançarem os oitavos-de-final. Estas somas não são pagas às equipas que se juntarem à prova provenientes da fase de grupos da UEFA Champions League.

    Prémios para os vencedores
    Os participantes nos quartos-de-final da Taça UEFA recebem 300 mil euros cada, enquanto os semifinalistas têm direito a 600 mil euros. O vencedor ganha 2,5 milhões de euros por vencer a final, sendo que o finalista vencido arrecada 1,5 milhões de euros. Além disso, as equipas que alcançarem os quartos-de-final têm direito a uma soma monetária tendo em conta o valor do seu mercado e dependendo do sucesso no caminho para as meias-finais.

    ResponderEliminar
  10. Liga dos Campeões

    Valor do mercado
    No que diz respeito à outra metade das somas monetárias, aquilo que cada clube recebe tem em conta o valor do respectivo mercado nacional, bem como o número de equipas por federação, as posições em que se classificaram nos campeonatos nacionais e o número de jogos realizados na edição da UEFA Champions League.

    Neste item, o FC Porto recebe um valor na ordem de 1.500.000 €, enquanto que o PSV Eindhoven recebe uma valor na ordem de 19.000.000 €. Impressionante.

    ResponderEliminar
  11. Pedir a Judiciária no futebol custa dois meses de castigo a Vieira

    A Comissão Disciplinar da Liga suspendeu Luís Filipe Vieira por dois meses, em duas penas diferentes por ofensa e injúrias. O presidente do Benfica foi penalizado por declarações relativas ao Conselho de Justiça da Federação e ao árbitro Lucílio Baptista, após o empate do Benfica no Bessa na época passada.

    Em relação ao Conselho de Justiça, Vieira é suspenso por 15 dias e paga 500 euros de multa. Quanto às declarações relativas ao jogo do Bessa, quando pediu a intervenção da Polícia Judiciária no futebol, o dirigente é penalizado com 50 dias de suspensão e multa de 1.500 euros.

    A CD arquivou ainda a participação do Benfica contra o árbitro Lucílio Baptista, acusado pelo clube de «erros técnicos graves» e «não cumprimento dos deveres», por não encontrar fundamento na queixa.

    Álvaro Braga Júnior, presidente do Boavista, é igualmente suspenso por dois meses, tendo de pagar multa de 2000 euros, por «injúrias e ofensas à reputação» da Comissão Disciplinar da Liga, e por «juízos ou afirmações lesivas da reputação de entidades da estrutura desportiva».

    O comunicado da Comissão, que dá por encerrados todos os procedimentos disciplinares até 30 de Junho de 2008, dá ainda conta do arquivamento do processo relacionado com o aliciamento de jogadores do Penafiel, por ocasião do jogo com a Naval, da 34ª jornada da Liga de Honra da época 2006/07.

    Fonte: maisfutebol



    Chamar a polícia dar direito a castigo e escolher árbitros dá direito a quê? A um balde plástico para a praia.


    Para que não se esqueçam:

    Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa:

    Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
    Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
    LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
    VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
    LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
    VL - E o Duarte?
    LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
    VL - Talvez o Lucílio, pá!
    LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
    VL - E o Proença?
    LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
    VL - E o João Ferreira?
    LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.
    Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"...
    VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é?
    PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!". (...)
    VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!
    PS - É... Por acaso é verdade...
    VL - O Porto quer lá saber disso!
    PS - Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa...
    VL - Ao Porto qualquer um serve!

    ResponderEliminar
  12. Visite

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Excelente souvenir. Golos narrados pelo grande Gomes Amaro.

    Link:
    http://www.dailymotion.com/video/x6d7mo_fcporto-campeao-nacional-1977-1978

    Fonte:
    bibo-porto-carago.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Só posso dizer Obrigado por este post duplo.

    Eu, que sou um portista em Lisboa, nascido em Lisboa, com família em Lisboa, agora, quando alguém me perguntar "Mas por que raio és do FCP?", dou-lhes só o link destes dois posts e está tudo dito.

    ResponderEliminar
  15. Trio portista chamado à selecção argentina
    LUCHO, LISANDRO E MARIANO NOS ELEITOS DE ALFIO BASILE

    Comentário de um gayvota no Record:
    "Não sei pq mas acho k o a corrupção já chegou à selecção da Argentina. O Polvo é terrivel e até domina países+selecções. Como é possivel Mariano,Lucho e Lizandro serem convocados e Aimar não? A sra. procuradora tem que investigar esta situação e o R.Costa do CD da Liga tem k punir o FCP. FCP para a 2ª Liga, já! Há coisas que custam a engolir, ai se há..."


    Eles andam desesperados. Coitados. Ao que isto chega!
    Não é à toa que os stocks de Compensan e Rennie andam esgostados nas farmácias deste nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  16. Não é à toa que os stocks de Compensan e Rennie andam esgotados nas farmácias deste nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  17. ESCÂNDALO: LIGA PASSA O ALGODÃO SOBRE O APITO VERMELHO!!!

    Hoje o CD da Liga castigou o orelhas com 2 meses. Mais, o organismo termina o comunicado referindo que decidiu no plenário "todos os procedimentos disciplinares relativos a factos conhecidos ou denunciados até 30 de Junho de 2008, fim da época desportiva".

    QUER ISTO DIZER QUE O TAL PROCESSO SUSPENSO DO APITO VERMELHO ESTÁ ARRUMADO?!

    ResponderEliminar
  18. Olympus, penso que responsável pelo comentario no Record estava a ser ironico :-).

    14 selecionveis ...dass, deve ser algum tipo de record.

    ResponderEliminar
  19. Kosta de Alhabaite,

    What else is new?

    Não dizem que o algodão não engana?

    Porque não temos gente nossa à frente da Comissão de Disciplina da Liga?

    Sermos, somente, melhores dentro de campo... não chega. Está na hora de irmos lá para dentro fazer a nossa panela para nos vingarmos de aquilo que nos fizeram. Se lá tivessemos gente nossa, o apito nunca tinha apitado para o nosso lado. O orelhas já tinha avisado ao que ia.

    ResponderEliminar
  20. Noé Rocha,

    Olha que não, olha que não.

    Eles são mesmo assim.

    ResponderEliminar
  21. V. Guimarães e Benfica vão assinar «protocolo abrangente»

    Emílio Macedo, presidente do V. Guimarães, anunciou durante a apresentação de Luís Filipe e Nuno Assis a celebração de um protocolo com o Benfica. «Os dois clubes irão assinar um protocolo de colaboração como o que foi feito com o Malucelli. Quando for assinado daremos conta do conteúdo. Será um protocolo mais abrangente e será importante para o V. Guimarães e o Benfica», divulgou.

    «Está praticamente tudo acertado e só faltam limar umas arestas. Este protocolo será importante», garante, recusando qualquer inimizade com o FC Porto e colocando-se à margem de qualquer polémica.

    «Não tenho inimigos no futebol. Há interesses de clubes. É tudo feito com transparência e lealdade. Fui eleito para zelar pelos interesses do V. Guimarães. Este protocolo pode ser assinado com o Benfica, F.C. Porto, Chelsea ou Inter de Milão», justificou.

    Emílio Macedo assegurou ainda que «neste momento o V. Guimarães não tem dinheiro para comprar o que quer que seja», disse-o, a propósito das aquisições de Nuno Assis e Luís Filipe, não regateando elogios ao «empenho» de todas as partes. No entanto, equaciona «a hipótese de mais uma entrada no plantel» que conta, agora, com 25 jogadores.

    Fonte: maisfutebol



    "É tudo feito com transparência e lealdade.". Lealdade ao FC Porto???

    "Este protocolo pode ser assinado com o (...) F.C. Porto...". Pode??? Tens certeza?


    Assis em Guimarães: «No Benfica andava à deriva». Só tu?

    ResponderEliminar
  22. Conselho de Justiça marca primeira reunião depois da polémica

    O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol vai reunir-se na próxima terça-feira, 12 de Agosto, a partir das 14. É o primeiro encontro do organismo desde a polémica reunião do início de Julho, quando estavam em causa as decisões sobre o Apito Final.

    A Federação anuncia, através do seu site oficial, que o CJ vai reunir «para decidir processos urgentes que se encontram pendentes». Entre os casos por decidir estão os de Gondomar e Vizela, no âmbito do Apito Dourado, situações que podem ter influência nas competições da nova época.

    O encontro foi convocado pelo vice-presidente, Costa Amorim, o único que pode fazê-lo, além do presidente. Recorde-se que Gonçalves Pereira foi suspenso pelos restantes membros na sequência do referido encontro.

    A reunião que desencadeou a polémica foi alvo de um parecer pedido pela direcção a Freitas do Amaral, que considerou legais as decisões tomadas pelos cinco conselheiros que prosseguiram o encontro, depois de Gonçalves Pereira o ter dado por encerrado.

    Fonte: maisfutebol


    O país aguarda com ansiedade o combate entre o presidente Gonçalves Pereira e o conselheiro João Abreu. Apesar de estar suspenso o presidente já garantiu a sua presença no combate do século. Após o combate, vai haver um repasto no restaurante do costume. Seguindo a tradição, estão previstas mais deliberações do CJ para depois do referido repasto, como convém.

    A Federação já tem bilhetes à venda:

    Categorias e preços dos bilhetes:
    1ª categoria - 20 euros
    2ª categoria - 15 euros
    3ª categoria - 10 euros

    Não perca.

    ResponderEliminar
  23. "El Atlético ha encontrado POR FIN destino para José Antonio Reyes y éste no es otro que el Benfica de Quique Sánchez Flores. El problema para la entidad rojiblanca es que al futbolista no le convence lo que le ofrece el club encarnado y, de momento, no tiene pensado abandonar el Manzanares si no se cumplen sus pretensiones económicas."

    Fonte: marca.com


    Bueno, pensava eu que os gayvotas tinham arrancado a ferros o Reyes porque o Atlético de Madrid não queria perder o jogador e que o Reyes estava com "muchas ganas" de ir para "o maior clube do mundo".

    Pero, por fin el Atético ha encontrado quem quisesse o homem. Per supuesto, estaba dificil, siñor.

    ResponderEliminar
  24. Óptimo post.

    Parabéns Ricardo Costa.

    Já agora era tempo de não darmos espaço fotográfico a quem não é do nosso Clube.

    Continuem, por Amor de Deus....

    ResponderEliminar
  25. Gostaria de saber como funciona o novo/recente conceito do Dragon Tour, por vezes falado no OJOGO. Tem site ou é so no Dragao? É so para socios? Como funciona? Qualquer informação, é favor comunicar.

    Cumprimentos portistas

    ResponderEliminar
  26. pinho:

    Assim por alto é maiis ao menos o modelo adoptado pelos clubes britanicos nas deslocações dos seus adeptos. Há registo da deslocação do socio a um outro estádio ou a um jogo internacional. Estes adeptos que deslocarem fora terão sempre prioridade na compra de bilhetes. por ex, se formos a Roma à final da CHAMPEONS LEAGUE, os adeptos com mais pontos, teriam automaticamente acesso aos bilhetes, evitando as gloriosas filas de espera para a compra de bilhetes, como foi no caso de Sevilha, sobretudo, e Gelsenkhirchen...Creio que é mais ou menos este o conceito de Drangon Tour. Premeia a fidelidade dos adeptos!

    ResponderEliminar
  27. Alguém me sabe dizer onde é que posso ver as estatísticas da assistência média nos estádios nos últimos anos?

    ResponderEliminar
  28. justiceiro podes procurar no transfermarkt. Segundo o site o Dragão teve 2.269.912 espectadores nos últimos 3 anos, uma média de 39.136.

    ResponderEliminar
  29. Bom post Ricardo Costa

    ps: há jogo, domingo ?!!
    Estive ontem no Dragão e não vi nada :P

    ps: o pavilhão vai bem encaminhado :)

    ResponderEliminar
  30. henrique:

    domingo há jogo FCPorto x Lázio e o encontro vai se realizar no Estádio do Dragão.

    visitem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  31. Vou retirei um bocado do post que eu publiquei no meu blog Campeões F.C.Porto:

    No dia em que Massimo Moratti voltou a insistir na ideia de que Quaresma não será reforço do Inter, volta à ordem do dia a possibilidade de Quaresma reforçar o Real Madrid, ocupando o lugar que estava reservado para Cristiano Ronaldo no ataque dos merengues.

    O anúncio por parte do jogador do Manchester United de que vai continuar no clube inglês durante a próxima temporada encerrou uma das mais longas novelas do Verão, mas pode ter aberto as portas do campeão espanhol ao extremo portista. O interesse do Real Madrid em Quaresma não é exactamente uma novidade. Em Março, o extremo portista foi capa do jornal "Marca", sendo apontado como um dos jogadores indicados por Bernd Schuster para reforçar a equipa madridista. Apesar de Ramon Calderon, presidente do Real Madrid, ter referido recentemente que a contratação do holandês Van de Vaart encerrava o plantel dos meregues, tal não é o entendimento da maior parte dos analistas espanhóis. De resto, também o treinador Bernd Schuster tem tornado claro o seu descontentamento com a ausência de reforços de peso para a defesa do título, sendo apenas natural o regresso de Quaresma à agenda do Real Madrid, clube com o qual o FC Porto mantém boas relações, como comprova a transferência de Pepe na última temporada por 30 milhões de euros.

    Isto como podem ver está publicado no post do meu blog Campeões F.C.Porto

    ResponderEliminar
  32. Segundo a Organização Mundial de Saúde, Pequim, a capital da China é a cidade mais poluída do Mundo.Uns dias mais, outros dias menos, mas o manto de poluição é duas vezes superior ao normal.Centenas de fábricas foram encerradas e um milhão de automóveis postos fora de circulação.A China tem 16 das 20 cidades mais poluídas do Mundo.Durante os jogos olimpicos a circulação automóvel é feita da seguinte maneira, impares num dia, pares no outro, camiões não circulam, obras da connstrução civil paradas.Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde, respirar durante o dia em Pequim equivale a fumar 70 cigarros.

    ResponderEliminar
  33. O Estádio Bessa foi penhorado pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) e está à venda desde as 00:00 pelo valor mínimo de 28,317 milhões de euros, informa a DGCI no seu site.

    Os interessados em comprar o local sede do Boavista terão de entregar proposta até ao 20 de Novembro de 2008 (pelas 11h30).

    O Boavista atravessa graves problemas financeiros para além da descida de divisão.

    Fonte: maisfutebol

    ResponderEliminar
  34. O Dragão na SuperLeague Formula

    Existe uma nova competição no mundo automobilístico que promete atrair tanto os adeptos do desporto automóvel como os adeptos dos principais clubes europeus. A SuperLeague Formula é uma competição na qual algumas das principais equipas do futebol mundial têm uma equipa.

    Todas as equipas correm com carros iguais, sendo as principais diferenças que decidem a classificação final as afinações de última hora e a capacidade dos pilotos.

    O FC Porto foi convidado a participar (como é óbvio, ou não estaria eu a fazer este artigo no Reflexão Portista) tendo inclusivamente já apresentado o seu carro, numa cerimónia que contou com os jogadores do plantel, a direcção do clube, representantes da organização do SuperLeague Formula, e vários convidados (entre os quais os pilotos portugueses e portistas Álvaro Parente e Tiago Monteiro).

    Os clubes convidados para participar na primeira época da competição foram: AC Milan (Itália), Al-Ain FC (Emirados Árabes Unidos), Anderlecht (Bélgica), AS Roma (Itália), Beijing Guoan FC (China), Borussia Dortmund (Alemanha), Corinthians (Brasil), FC Basel (Suiça), FC Porto (Portugal), Flamengo (Brasil), Galatasaray (Turquia), Olympiacos (Grécia), PSV Eindhoven (Holanda), Rangers FC (Escócia) e Sevilla FC (Espanha).

    As corridas para a época 2008 são as seguintes: Donington Park (Reino Unido) a 30/31 de Agosto, Nürburgring (Alemanha) a 20/21 de Setembro, Zolder (Bélgica) a 4/5 de Outubro, Estoril (Portugal) a 18/19 de Outubro, Vallelunga (Itália) a 1/2 de Novembro e Jerez (Espanha) a 22/23 de Novembro.

    A organização da competição, espera conseguir incluir mais corridas nas próximas épocas (9, 12, 15 e 17 segundo o site oficial), assim como mais equipas.

    O fim-de-semana da corrida tem vários eventos que podem ser acompanhados pelos "adeptos". No sábado de corrida, são feitos os chamados treinos livres (usados pelas equipas para afinar os carros e para os pilotos se ambientarem à pista) e a qualificação. No domingo são feitas duas corridas, a primeira com a grelha de partida obtida pela qualificação do dia anterior, e a segunda com a grelha de partida invertida (dependendo da classificação final da primeira corrida).

    Os clubes de futebol envolvidos não têm qualquer custo associado à participação nesta competição (a manutenção e a gestão é feita por equipas especializadas), fornecendo apenas o nome e a imagem do clube. Pela cedência da imagem e da marca, a organização da competição vai distribuir 1M€ por corrida pelos participantes, não estando (pelo menos para mim) ainda claro se todos os clubes recebem o mesmo, se os valores já se encontram definidos em contractos, ou se dependem dos resultados da equipa.

    A nível económico é uma situação segura, sendo que na pior das hipóteses o saldo será nulo (visto que os clubes não precisam de fazer qualquer investimento). Esta é uma oportunidade importante para o FC Porto potenciar o seu reconhecimento/marca a nível internacional.

    Fonte:reflexaoportista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Reparei que a camisola do slb tem tres estrelas douradas sob o simbolo. Surgiu-me entao a duvida : Porque sera' ?
    Sera pq devido a falta de titulos, decidiram quantificar nao os campeonatos, mas sim o nr de anos que passaram desde que foram campeoes ?
    Sera que e' uma forma incoberta e timida de homenagear o TRI dos dragoes e respectivo reconhecimento ?
    Ou Sera que e' mais uma campanha politica de LFV a espalhar o seu charme, pretendendo relembrar a todos os benfas os pilares da sua fenomenal estrategia nos ultimos 3 anos :
    Em 2005 a promessa era :
    "Vamos arrazar pela Europa fora" - LFV em 17-04-05
    Em 2006 euforico, prometia :
    Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo" - LFV em 29-04-2006
    E ano passado o toque era :
    "Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica" - LFV em 28-02-07

    LFV arranja mais algumas estrelas, pq anedotas como estas nao te falta....que tristes

    ResponderEliminar
  36. Novo recorde nacional nos 100m mariposa para a nossa atleta Sara Oliveira. Parabéns!

    ResponderEliminar
  37. Só um reparo, não são 14 seleccionados, são 17, pois do plantel sénior, vão mais três para os sub-20: Ventura, Candeias e Tengarrinha!...

    ResponderEliminar