31 agosto 2008

Um empate oferecido

Equipa: Helton, Sapunaru, Rolando, B. Alves, Fucile, Fernando (Hulk 62'), R. Meireles (Candeias 82'), T. Costa (Guarin 45'), Lucho, C. Rodriguez, Lisandro

Se me perguntassem, antes de jogo, qual seria o meu grau da satisfação se soubesse que o FCPorto iria empatar na casa do 4º classificado da época anterior, eu até era capaz de achar que até poderia ser uma bom resultado mas, vistas todas as incidências da partida, acaba-se por chegar à conclusão que o empate foi um resultado que soube a pouco, perante tudo aquilo que a equipa portista fez na partida.

O FCPorto sofreu um golo da mesma maneira como os tem sofrido nas últimas partidas, através de um erro defensivo, mas desta vez calhou a Helton, qual bom samaritano, o que não sendo a primeira vez, oferecer ao seu adversário a possibilidade de empatar uma partida quando pouco fez por isso.

Jesualdo Ferreira optou por surpreender tudo e todos, fazendo três alterações relativamente à ultima equipa frente ao Belenenses, Rolando substituiu o capitão Pedro Emanuel, mostrando uma exibição bem autoritária, Fernando ocupou, e bem, o lugar de trinco e Fucile regressou ao lado esquerdo da defesa, em detrimento de Benitez. O jogo começou muito excitado, de parte a parte, com muitos nervos à solta, prometendo muito empenho e muita luta, Luisão quis logo ser o primeiro a demonstrar essa vontade de lutar, Sapunaru foi a vitima desse desejo, levando uma cotovelada numa marcação de canto, ficando logo um pontapé de grande penalidade por marcar e a expulsão do brasileiro . Quando o equilíbrio estava a começar a ser a tónica da partida, eis que Katsouranis puxou Lucho e o árbitro, com uma coragem que viria a faltar em outras alturas da partida, marcou uma grande penalidade, indiscutível, a favor do FCPorto, que o argentino viria a concretizar de forma impecável.

A partir daí, a equipa da casa começou a querer tomar conta do jogo, e a vir para a frente, mas o FCPorto foi sempre uma equipa mais tranquila, não tendo medo de ser empurrada para trás, até porque não surgiam oportunidades de golo na sua baliza, a equipa portista defendeu sempre bem e quase sem problemas e por vezes chegava à frente pronta para surpreender, Rodriguez numa grande jogada individual quase silenciava o estádio que outrora o idolatrou, mas Quim não deixou defendendo com categoria.

O domínio portista fazia-se sentir em todo o campo e com isso o desespero dos adeptos da casa aumentava, ao ponto de um deles ter entrado em campo agredindo o fiscal de linha. Um caso para acompanhar, e não esquecer, estou curioso por ver o castigo que o clube irá sofrer, num jogo onde os mais altos responsáveis dirigentes do futebol nacional estiveram ao lado do presidente da equipa da casa.

Voltando ao jogo, na primeira parte o FCPorto deu a bola ao adversário que se entretinha a procurar espaços no campo para tentar chegar à baliza de Helton, e quando a posse de bola surgia para a equipa portista ela criava situações de perigo, com destaque a um remate de Lisandro Lopez que enviou a bola ao poste, acabando a primeira parte com o FCPorto em cima do seu adversário, dando-lhe uma lição de táctica .

Mal a 2ª parte se iniciou, depois de uma cavalgada fabulosa de Guarin, entretanto tinha entrado substituindo Tomás Costa, e de ter realizado um cruzamento perfeito, Lisandro Lopez falha escandalosamente a oportunidade de matar o jogo, rematando muito por cima.

O jogo estava menos eléctrico, o FCPorto a querer acalmar a partida, como lhe competia fazer, baixando o ritmo, e o seu adversário a querer vir para a frente, mas quase sempre desajeitadamente.

Até que, aos 57 minutos, Helton, numa saída disparatada atira-se para cima de Bruno Alves, que se preparava para despachar a bola para fora, e oferece o golo a Cardozo, que não enjeita a oferta cabeceando a bola para dentro da baliza.

Mas o FCPorto não tremeu, Rodriguez teve mais uma oportunidade de golo que Quim defendeu e aos 59 minutos Katsouranis foi expulso por falta dura sobre o ex-companheiro de equipa. A partir daí, Jesualdo mostrou que quis vencer a partida, tirando da equipa Fernando dando mais uma oportunidade a Hulk para jogar. O brasileiro entrou cheio de vontade de mostrar o seu pontapé forte e pôs logo à prova Quim por duas vezes. O problema do jogador brasileiro acaba por ser o, demasiado, individualismo que põe em cada jogada, o que prejudica a equipa.

Com os jogadores da equipa da casa a pagarem o esforço do ritmo da partida, pensava-se que o FCPorto viria para cima deles procurando o golo da vitória, mas se assim se pensou pouco se concretizou, depois da entrada de Candeias os "tricampeões "nacionais não tiveram engenho para marcar mais um golo, querendo resolver individualmente, não conseguindo marcar golo, até então, muito procurado.

Antes do final da partida, Sapunaru, mais uma vez, foi vitima da luta do seu adversário, Nuno Gomes cometeu um falta duríssima, a roçar a agressão, falta essa motivo mais do que suficiente para amostragem de mais um cartão vermelho, mas foi aí que o árbitro Jorge Sousa não teve a coragem necessária para expulsar o jogador da equipa 4ª classificada da época 2007/2008.

Apesar do sabor amargo, um empate acaba por ser um mal-menor nas aspirações portistas rumo ao Tetra, o FCPorto poderá perder uma liderança do campeonato que já a possui à mais de 1000 dias mas demonstrou, uma equipa muito forte, muito madura, sem complexos e preparada para grandes desafios no futuro, o que acaba por ser impressionante visto ter actuado com 6 reforços como titulares, sendo ainda uma equipa em construção, mas em crescendo descontando alguns excessos de individualismos e, claro, deixar de oferecer golos aos seus adversários. Contem com esta equipa.

5 comentários:

  1. Saudações Dragoninas.

    __________
    Comunicado da F.C. Porto - Futebol, SAD

    A F.C. Porto – Futebol, SAD anunciou este domingo ter chegado a um acordo de princípio para a transferência de Quaresma para o Inter de Milão e para o ingresso de Pelé no F.C. Porto. O negócio pode atingir os 30,6 milhões de Euros.


    COMUNICADO


    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Inter de Milão para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Ricardo Quaresma.

    O acordo foi fixado em 24,6 milhões de euros e prevê o recebimento de 18,6 milhões de euros, ao qual acrescerá o valor de 6 milhões de euros, resultante da aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Pelé. Este atleta irá celebrar um contrato desportivo com a F.C.Porto – Futebol, SAD o qual será válido por um período ainda a definir.

    O valor global a receber por esta transferência poderá atingir os 30,6 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do atleta Ricardo Quaresma e do próprio clube que irá representar, Inter de Milão, durante as próximas 3 épocas desportivas.

    Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração dos contratos de trabalho dos atletas supra referidos com os respectivos clubes e da conclusão dos exames clínicos a que se irão submeter.

    O Conselho de Administração

    Porto, 31 de Agosto de 2008

    ResponderEliminar
  2. bom... este blog anda paradito...ou é impressão minha???
    Benfas-FCPORTO

    os azuis e brancos apresentaram um monte de jogadores em campo... a alterações no 11 titular foram mto profundas e vamos aturar umas 3 ou 4 jornadas de mediocridade (disfarçada pela ainda maior mediocridade dos adversarios) até termos uma nova equipa a jogar a bola!!! Mais uma vez assistimos a uma roubalheira fenomenal, tal como contra os gatinhos da 2ª circular, bastava encostar a um lampiaozinho q ele lançava-se logo ao chao e pimba: amarelo para o portista!!!! Agressões passam em branco e sumarissimos nem vê-los... achei curioso: a agressão do Luisão vi em directo, uma vez, a defesa COM O PEITO, do Lisandro, em cima da linha, vi umas 20 vezes, em variadíssimos angulos (até estava à espera q dissessem q era penalti!!!!)... o branqueamento e a roubalheira continuam na tentativa de deitar abaixo o campeão... nao posso com estas merdas pá... foi por isso q botei abaixo a "casa"!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. concordo a 100%... e, apesar de termos assistido a uma boa arbitragem, tendo em conta as críticas do costume, não podemos esquecer a agressão do Luisão ao Sapunaru aos 6 minutos, que seria vermelho claríssimo.

    ResponderEliminar