19 janeiro 2015

O fora-de-jogo segundo Jorge Coroado

Sobre o golo de 0-1 do FC Porto em Penafiel, acedi há pouco através do Miguel à análise do Tribunal d'O Jogo. Por incrível que pareça, mas não é estranho nem novidade ou sequer coisa recente, Jorge Coroado consegue escrever assim (aos 30', a negro):
"Quando Jackson passou a bola, Casemiro estava em posição irregular. O árbitro-assistente, ainda mais adiantado do que ele, obviamente não tinha ângulo de visão para melhor aferir. Fora-de-jogo que passou sem o devido julgamento".

Ou seja, na nova regra do fora-de-jogo, Jorge Coroado impõe ao "liner" que esteja na linha do atacante (Casemiro), e não no que dantes a Lei consignava, isto é, o "liner" estar na´linha do penúltimo defensor (ou último defesa antes do g.r.). Portanto, a linha do fora-de-jogo é definida pelo atacante (Casemiro) e não pelo segundo defensor que esteja entre o atacante (Casemiro) e a baliza contrária.

(actualizo para explicar melhor aos ignaros: o estar adiantado em relação a Casemiro, para Jorge Coroado, não é por o "liner" estar na linha do penúltimo defensor e a posição do "liner" aferir que Casemiro está em jogo por estar antes do penúltimo defensor, é por a linha do fora-de-jogo que o "liner" devia definir ter de ser precisamente o Casemiro em cuja linha o "liner" devia estar. Isto não é paródio, é desleixo descomunal e puro, como um uísque de malte, talvez...)
 
Assaz pertinente esta perspectiva, até por ter temido que, como me foi observado na caixa de comentários e depois apaguei, o "Tribunal d'O Jogo meteu férias". Esteve bem presente, mais uma vez sem ver e de novo a acumular asneiras.
 
Nunca me servi do Tribunal d'O Jogo para nada e se lá mandasse ele não teria préstimo e não existiria.
 
Mas este exemplo serve para complementar a desinformação mais idiota sobre o que se vai passando nas análises até por gente considerada esperta, o que não pode confundir-se sempre com "experts".
 
Já não bastava eu desconfiar das linhas de perspectiva e os arranjos geométricos à la carte para aferir alguma coisa do campo de jogo que tem de admitir-se estar desenhado com as regras da Geometria e devidamente homologado em linhas, distâncias e espaços.
 
Pelo visto, como já defendi abaixo desde sábado, nem com as linhas se consegue elucidar idiotas.
 
Mas também sei que Jorge Coroado bebe uns uísques às refeições ou mesmo depois delas. Às vezes até me cheirou álcool ainda no tempo em que ele arbitrava, embora alguns jogos pudessem ser dias de festa. Independentemente do respeito que sempre me mereceu enquanto árbitro, respeito que falece sempre que opina.
 
E que dizer do jornalismo que permite estas coisas?
 
Que sabe e faz o mesmo.
 
É assim.

Adenda: por exemplo, é assim que "Sócrates tem de estar inocente".

1 comentário:

  1. Quem também bebe uns uísques e de marca Cutty Sark segundo o próprio, é o sobrinho da dita da adenda; Eduardo Barroso o mais famoso alcoolico sportinguista!!!!

    ResponderEliminar