20 abril 2015

Apenas um (mau) sinal, mas perigoso

 
Os alemães tudo farão para reverter o 3-1 do Dragão. É da praxe. Ganhar 2-0 ao FC Porto nem será do outro mundo, mesmo que nunca tenham recuperado uma eliminatória com essa desvantagem da 1ª mão. O FC Porto, sim, eliminar o Bayern será um dos maiores feitos da sua história: dependendo do resultado só poderá ser comparável ao afastamento do Dínamo de Kiev em 1987.
 
Mas já se percebe que tipo de "intervenção" o conjunto germânico é capaz. Confusão, sururu e por aí fora não é exclusivo da América Latina. Na hora de pressionar, agitar o público, enfurecer os adeptos, ensurdecer os árbitros, intimidar os adversários, o Bayern jogará tudo. Como qualquer equipa grande na iminência de uma eliminação europeia dolorosa e bastante imprevista.
 
Por sinal tenho confiança em Martin Atkinson, que considero dos mais íntegros e serenos árbitros ingleses. Temeria o parvo Clattenburg de Basileia ou o já retirado Webb que sempre fez mal ao FC Porto em múltiplos jogos. E um árbitro inglês na Alemanha é sinal, isso sim, de firmeza. Até por este já poder antever que a final de Berlim fica fora do seu alcance e não que esteja mais próximo se eventualmente ajudará os bávaros a seguir em frente.
 
Vai ser preciso fazer das tripas coração, como Guardiola sugeriu que Jackson fez para jogar. Fica mal a Guardiola, ou outro qualquer, sugerir que algo indevido ou menos próprio aconteceu. Se o médico do Bayern acabou de demitir-se, sem razão aparente, incomodado com o descontentamento do técnico espanhol sobre a condição clínica dos jogadores, já que a condição física compete ao treinador e sua equipa técnica, já se percebe como estas intervenções causam mossa.
 
Se fere dentro, pretendem ferir fora também.
 
O FC Porto anda nisto há muitos anos. Eu também. Não me admira nada disto, embora julgue vulgar e inapropriado de alguém como Guardiola. A boutade sobre Jackson não vai influenciar, mas destapa até onde pode chegar o cinismo do vencer a todo o custo. De resto, se sofri como nunca em 1977 com a galopada do M. United a tentar recuperar o 0-4 das Antas (e acabou 5-2...), esta noite será, como dizia o outro já falecido, roer as unhas até dos pés...

Sem comentários:

Enviar um comentário