16 março 2016

Pinto da Costa negou 3 vezes ser lider

Sem relatos fidedignos do sucedido na AG do FCP de anteontem ficamos conversados sobre a transparência e sobre a comunicação do clube para o que se diz ser a Nação azul e branca.
A Imprensa em geral não podia assistir, um fenómeno extensivo a muitos clubes que desmentem a vontade de chegar ou estar perto dos sócios. Por muito menos, como já frisei, deixei de ser sócio do FC Porto... que continua a dar argumentos a quem não está disposto a aceitar tudo o que dizem e fazem à frente do clube.
Várias fontes informais também falharam, pois sócios que tem tribunas próprias nas redes sociais ou se recusaram a informar os seus seguidores, enquanto vão simulando o papel de jornalistas para veicular as suas opiniões sobre jogos, por exemplo,  que a maioria também vê e aprecia cada um à sua maneira, ou informaram muito resumidamente.
É nestes que vou pegar, juntando umas soltas inscritas em O Jogo.
Em resumo, Pinto da Costa disse, entre outras coisas não especificadas como uns "milhões da Unicer" (?):
- culpou os sócios de assobiarem criando ansiedade na equipa, passível de inibir-se, ISTO DEPOIS DE antes do Natal, com a chegada da equipa ao 1o lugar, ter garantido que os assobios ajudavam a equipa a chegar ao topo...
- culpou Lopetegui pelo estado calamitoso em que deixou a equipa, ISTO DEPOIS DE ter elogiado Lopetegui na altura em que a equipa chegará ao 1o lugar antes do Natal, dizendo que contratara o treinador para ser campeão...
- culpou as arbitragens pelos maus resultados da equipa, ISTO DEPOIS DE não se lhe ouvir uma palavra após os jogos influenciados por más arbitragens...
Para o ramalhete se compor, se um boletim, diário mas sempre atrasado, assume institucionalmente as dores do clube neste tema das arbitragens, o próprio presidente negar aceder às redes sociais para saber o que lá se escreve.
O resto é poeira para os olhos, mas para enterrar o caixão da credibilidade do clube e do seu principal e histórico dirigente.
Passando ao lado do pormenor da escolha de exíguo espaço onde couberam apaniguados das claques e os louvaminheiros do costume, consta que muita gente criticou e pôde falar à vontade, o que custa acreditar. Antero Henrique esteve sob fogo cerrado, bem como a gestão do futebol em geral. Já custa admitir que O Jogo tenha colocado umas perguntas soltas, que lhe contaram, sem saber que respostas em concreto foram dadas.
Prontos, o presidente está "finito" pois não sabe nada e não tem responsabilidade por gozar os sócios, contratar o treinador falhado e silenciar as más arbitragens, além de não saber como o clube comunica e chega aos sócios que estão num mundo mais avançado do que o pequeno mundo imóvel do decrépito presidente.
Há sócios que assistem mas não contam aos seus seguidores nas redes sociais o que ouviram, adivinhando-se que são lambe-cus institucionais.
E alguns ainda tapam a cara para atacar jornalistas de noite após a AG.
O estado disto é deplorável mas as pessoas merecem o que estão a passar. E não travam o regresso ao passado de fazer número é nada ganhar, aplaudindo a mediocridade.
Um nojo, para qualquer portista que se preze. E é pouco. O futuro é definitivamente sombrio. O passado vai ser conhecido por quem não o viveu. Uma viagem no tempo indesejável mas incontornável.
Bom proveito.

4 comentários:

  1. "consta que muita gente criticou e pôde falar à vontade, o que custa acreditar. "
    Eu estive presente e confirmo que todos os sócios que pediram a palavra puderam falar à vontade e colocaram (quase) todas as questões "incómodas".
    As respostas do presidente foram as esperadas e só os próximos tempos dirão se os apelos dos sócios foram verdadeiramente ouvidos. Pela amostra dos 2 comunicados emitidos nas últimas 24 horas parece que se confirma uma ligeira reacção. A acompanhar.

    Atenção que algumas declarações reproduzidas na CS estão fora do contexto e podem levar a conclusões erradas a quem não esteve presente.

    Independentemente disso, e decorrente do discurso e tipo de respostas dadas pelo presidente, concordo que "é finito", facto de que aliás já tinha poucas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Miguel, deixo o espaço que quiseres para descrever o que se passou. Porém, ao dizer que duvido das questcolocsdas ou se puderam falar à vontade pretendo pensar que nem todas as questões foram colocadas. Pior, muitos falaram para passar tempo e passar optimismo apoiando a SAD. Foi escrito que o Madureira fez esse papel. Porque lhe dão papel para vender papel. E não acredito que tantas questões tenham sido colocadas, embora isso é um pormenor que eu não valorizo muito, mas tive de reagir porque assisti a algumas AG e sei o ambiente é as encomendas preparadas. De resto o espaço escolhido não foi inocente. E nada é inocente naquela gente, só o papel de anjinhos em defesa dos sócios e da equipa.
    De resto, não negas que os episódios descritos e que li são verdadeiros. Pinto da Costa não dirige nada e todos os portistas se queixam disso, mesmo os louvaminheiros.
    Reforço o convite se quiseres escrever o que se passou e tens liberdade para interpretar como queiras.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Recomendo a leitura do artigo de ontem do Tribunal do Dragão sobre a AG, pois para mim é a descrição fidedigna daquilo que se passou.
    Mas no ponto fundamental estamos de acordo: PdC já não dirige nada...

    ResponderEliminar
  4. Preparemo-nos para mais quatro anos de travessia de deserto guiados por um presidente cego que parou no tempo.

    ResponderEliminar