28 agosto 2016

FC Porto ganhou a época em Roma com arbitragem justa

Não sendo possível uma análise escorreita ao 2-1 com que o FC Porto saiu vergado, pela vergonhosa arbitragem lisbonense que justifica mais um limpinho, limpinho do grunho JJ , de Alvalade, importa referir algumas notas soltas.
O FC Porto está muito diferente para melhor em relação ao passado recente.
A pobre, empedernida e enraizada arbitragem tuga, ao invés, não mudou nada.
O FC Porto nunca poderia vencer esta tarde, porque do início ao fim o campo esteve inclinado, primeiro pelo árbitro Tiago Martins depois pelo auxiliar que na 2a parte empurrou o Sporting para a frente.
O FC Porto já logrou o essencial em Roma, acedendo à Champions. A nível doméstico continuará vedado aceder a títulos.
Com um árbitro decente como em Roma, o FC Porto não teria sofrido um golo em livre por falta simulada e outro com benefício de ajeitar a bola com o braço. E o Sporting acabaria, como a Roma, com 9 jogadores ou até menos, Slimani, Bruno César e mesmo Adrien seriam excluídos.
O crescimento do FC Porto não permite lutar com tamanha desigualdade de tratamento.
Resta apoiar esse crescimento de algumas formas:
Aplaudindo o jogo dinâmico que a equipa tem apresentado
Acreditando que a Europa dará esse impulso à confiança da equipa, ao invés do Sporting que sentirá falta de arbitragens amigas e benfazejas.
Recusar assinar a Sporttv cuja transmissão do jogo não desdenharia a Sporting tv, quer nos comentários quer na selecção de imagens mesmo fora do campo, vincando, como a arbitragem, qual a equipa da casa.
Resta saber se o FC Porto silenciarà mais este ROUBO, o primeiro da época a prometer muitos mais.
Se a equipa recobrou alma, a SAD tem de provar o seu crescimento se é capaz e ajudar a equipa que negligenciaou criminosamente nos últimos anos, num silêncio sepulcral contra tantas malfeitorias.
Se o novo hino da liga da época for para levar a sério, não se riam nem cantem se tal for pedido no Dragão. Que Pedro Proença julgue calar os dirigentes forjando falso marketing numa liga viciada impunemente, que cante sozinho. Mas pode ser que o servil e decrépito presidente portista aceite aderir à festa, com o seu séquito se amebas e mediocridade, curvando-se à capital como criticava o seu antecessor Américo de Sá.
Haveria muito mais a escalpelizaram a arbitragem horrorosa do que mérito no jogo pelas equipas. O tom disciplinar discriminatório, apesar de o energumeno habitual ter sido posto fora do campo (como se não tivesse influência, outra coisa tão avessa na UEFA), seria certamente resumido ao nem mostrar cartão, e seria vermelho, a Bruno César sobre Otávio, depois amarelar Danilo por empurrão a Bruno César e não punir Coates por falta idêntica sobre Danilo. Tudo em escassos minutos num longo filme de horrores culminado nos golos "ajeitados" ao Sporting.
O silêncio sobre tudo isto, mesmo a nível me®diatico, tem comparação com o criminoso encobrimento da acção governativa da geringonça. Por muito que se evoque o título europeu, ou o alegado cumprimento do défice (promessa)  e uma fantasmagorica, porque falsa, execução orçamental.
Mau sinal, entretanto, enquanto escrevo num café por smartphone, que Nuno Espírito Santo não comece por abordar a arbitragem e se deixe manipular pelas perguntas, anodinas e não inocentes, dos pés de microfone, servindo à SICK para um directo no seu falacioso folhetim informativo que também deixou cair a promessa de polémica dos Panamá Papers...
O tom é este é se o silêncio do FC Porto o acompanhar nada mais haverá a fazer. É jogar a Champions e fazer número em Portugal.

2 comentários:

  1. Concordo, como já referi noutros blogues, o FCPorto agora é de uma SAD de meninos ricos, não estão para se chatear...

    Custava alguma coisa ao Presidente ou ao Antero falarem hoje após o jogo e denunciarem o que toda a gente viu...

    Como nos ultimos anos, terá de ser o treinador NES e os seus jogadores a mostrarem em campo todo o seu real valor, eu acredito que temos plantel para vencermos algo este ano e não sermos apenas numero.

    Mas é necessário melhorar em alguns aspectos, um central é fundamental...


    Claro que se a SAD deixar o treinador e jogadores á sua sorte, por muito bons que eles sejam, a nivel interno vai ser muito complicado.

    Para começar, alguem da SAD e do Porto Canal deveria fazer um video com as entradas de 3/4 jogadores do Sporting e envia-las a quem de direito para analise.

    Não mudava nada para trás, mas poderia mudar para a frente...

    Que saudades tenho eu do PC original, iria concerteza encostar este a um canto...

    Gil Lopes

    ResponderEliminar