17 fevereiro 2011

Regresso da Liga Europa, noutros moldes e novas equipas


André Villas-Boas avisara e não pode ser estranho para ninguém: o que se passou na fase de grupos da Liga Europa não tem nada a ver com o que vai suceder daqui para a frente. Uma equipa em Outubro ou Novembro estará igual em Fevereiro ou Março?
Pois é o que se vai medir no regresso da Liga Europa, com eliminatórias, para já dois jogos numa semana, mais uma ronda do que na Champions (que estende os seus jogos agora por 4 semanas!), novas equipas (vindas da Champions), outras rotinas (escandinavos e russos sem competição, em pré-época), algumas mudanças.
A competição parte, por isso, do zero. Há mais candidatos à presença em Dublin. Mesmo os fracassados do Outono já se vêem a desabrochar na Primavera. Entretanto, nas respectivas competições internas, mudaram alguns cenários. O Nápoles, para mim, é o mais enigmático: por duas vezes escapou do KO ante o Steaua, esteve a perder 3-0 em Bucareste e empatou aos 98' pelo mesmo Cavani que desatou a marcar na Série A e no último jogo com os romenos, no San Paolo, apurou os italianos aos 93'... Os napolitanos, contra todas as expectativas, perseguem o Milan mas medem-se agora com o Villarreal que luta pela Champions em Espanha. O Liverpool, que dominou o grupo em que passou o Nápoles, está por experimentar a validade da nova opção atacante Suarez (ex-Ajax)-Carroll (ex-Newcastle e ainda lesionado).
Os melhores da primeira fase, os russos do CSKA e do Zenit (só com vitórias), estão em pré-época. O Anderlecht lidera na Bélgica mas acossado pelo Genk que o FC Porto deixou para trás na pré-eliminatória. O Ajax continua sem descolar na Holanda. Sevilha idem na Espanha e o Estugarda na Alemanha, trocando de treinador. A surpresa Lech Poznan, que muitos acham erradamente ser uma pêra doce para o Braga, está na pausa do campeonato polaco.
Há que rever tudo, até o detentor do troféu, o Atl. Madrid, saiu de cena. O Besiktas, que empatou no Dragão, tem Simão e Hugo Almeida juntos a Quaresma. No caso do FC Porto, tem um opositor dos mais fortes, como é qualquer equipa de topo espanhola, ainda que o Sevilha ande titubeante e sem se recompor do fracasso da Champions com o Braga. Mas este Sevilha será o mesmo, mesmo assim, do de Agosto?
Os jogos dos portugueses (na SportTV à excepção do FC Porto):

Sevilha-FC Porto (20.05, SIC), jogo de Champions, sem dúvida e isso diz tudo. Aberto, difícil, com classe a rodos e muita incerteza, ainda que vejamos o FC Porto capaz de passar a ronda que se antevê equilibrada.

Rangers-Sporting (20.05), escoceses repescados da Champions, leões a lamber feridas também, protestantes suplantados pelo rival Celtic na sua Liga, lisboetas sem dar confiança sequer aos seus adeptos, prevejo algo como há uns anos quando os scots pass(e)aram em Alvalade mesmo sem serem um opositor de qualidade acima da média. O problema é mesmo... o Sporting inseguro e descrente.

Lech Poznan-Braga (18h), polacos venceram o M. City em casa e superaram a Juventus sem perder com os italianos, défice de não terem competição interna mas periogosos e atléticos, tudo ao contrário do Braga que, se demonstrar as maleitas físicas de domingo passado, passará um mau bocado e não vejo os polacos em nada inferiores.

Benfica-Estugarda (18h), aqui há pouco a dizer, conta só a nota artística que quiserem atribuir-lhe antes do habitual suplício em solo germânico...
NOTA: há quantos anos não se via os pasquins de Lisboa distribuírem nas capas as atenções por TODOS os participantes lusos na Europa?

2 comentários:

  1. Depois do Rojadirecta e do Adthe, agora o firstrow também surge bloqueado parece que alguma entidade USA. Alguém conhece sites de streaming para ver os jogos de hoje?

    ResponderEliminar
  2. Boa vitória em Sevilha, um reparo: -Aquela direita com Sapunaru é muito complicada...

    ResponderEliminar