28 setembro 2011

Gosto do Zenit, não gosto do árbitro

Apesar do resultado da 1ª jornada, acho o Zenit ainda melhor do que o Shakhtar. O FC Porto terá hoje um opositor de categoria, como foi também a equipa ucraniana, além de ferido pela derrota em Chipre. Mas com o meio-campo de Denisov, Shirokov e Zyryanov, que foi o motor da equipa vencedora da Taça UEFA em 2008, é o futebol russo, de passe e movimento, no seu melhor. Com o regressado Kerzhakov, então em parelha atacante com um certo Arshavin, a aura está lá, ainda bem que Bruno Alves não...

Aprecio muito o Zenit e por isso, também pela presença do Shakhtar, acho este grupo muito difícil e a partida de hoje irá comprová-lo para o FC Porto.

A nomeação do inglês Howard Webb causa-me, porém, mais engulhos. É que não suporto este árbitro, um daqueles chegados ao topo sem o justificarem. Foi um desastre na final do Mundial-2010, mas no tocante a anteriores presenças em jogos portistas não ficou atrás. Em cada jogo expulsou Mariano (ou Fucile?) frente ao Schalke e Álvaro há uns meses com o Sevilha. Em cada jogo deixou um penálti por marcar para o FC Porto e a verdade é que, com ele, por isto ou por aquilo, o FC Porto só venceu com os alemães mas foi eliminado nos penáltis, jogando quase uma hora com 10. Empatou 2-2 no Calderon com uma arbitragem permissível face aos espanhóis do Atléti, tal como frente aos sevilhanos em Fevereiro no Dragão (0-1).

Não é ser pessimista, mas os dois factores juntos fazem-me prever sérios problemas esta tarde (17h, SportTV).

9 comentários:

  1. quando lá estava o Arshavin a parelha era com o Pogrebnyak (que sacou uma à Postiga e lixou-se com dois amarelos nas meias-finais e nem foi à final) que depois arrastou-se para o Estugarda e anda a passear na Bundesliga...

    abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Espero que não se confirmem esses dados.O Porto se ganhar hoje, fica na posição invejável de poder olhar a competição quase de pantufas...Estarei fora de casa quando o Porto jogar, mas deixarei a gravação a correr e quando regressar vou ver na íntegra, espero que valha a pena.
    É necessário demonstrar que o o que se passou na sexta foi um acidente de percurso...

    ResponderEliminar
  3. Kleber out. Estava-se mesmo a ver. E agora?

    ResponderEliminar
  4. Bom, confirmou-se o teu prognóstico assim como se confirmou o meu...Tu acertas-te na actuação do árbitro eu na do Fucile...E pronto, de acerto em acerto, até à derrota final.
    Resumindo, o Zenith não tem equipa para o Porto, o Porto não tem treinador para si próprio...E se pôr o Fernando a defesa direito -noutras circunstâncias- era interessante, depois as rotinas falharam, o sistema de fora-de-jogo a não ser cumprido como era absolutamente necessário com Fernando normalmente mal colocado na linha defensiva...Mas pior é que nesta alteração o Pereira fez duas, meteu o Fernando na direita e tirando-o, colocou lá o Souza.
    Na frente mais do mesmo saiu o Kléber e entrou um ala...Porque não começar logo assim, se não existem alternativas a Kléber?...Não vale a pena insistir com um cabeçudo!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Jorge, lembrava o Arshavin com o Kerzhakov mas antes, quando defrontaram o V. Guimarães, depois a dupla desfez-se, o Arshavin foi para o Arsenal e o Kerzhakov não vingou no Sevilha. Sim, era o Pogrebnyak na Taça UEFA de 2008 em que despacharam o Bayern com 4-0 na semifinal em casa... mas isto não é para toda a gente se lembrar, acha-se que o Zenit é um clube de vão de escada que comprou o Danny por 30ME e em 2008 decidiu a Supertaça europeia com o M. United no Mónaco precisamente no seu jogo de estreia oficial.

    ResponderEliminar
  6. Acho, sim, meireles, que o Zenit tem equipa para o Porto e para o Shakhtar. A luta vai ser dura.

    O Zenit, nesta fase da época, é muito forte, ganhou todos os jogos e foi a melhor equipa da fase de grupos da Liga Europa na época passada, muita gente está esquecida disso e não segue devidamente as competições e os momentos do ano diferenciados para certos campeonatos.

    ResponderEliminar
  7. Não vi nada do Zenith, a não ser a vontade enorme do Danny em vencer o jogo e que, depois do terceiro golo mais uma vez facilitado fez uma pirueta apalhaçada que merecia um genuíno pontapé no cú, ou uma mijadela...
    Em condições normais não deixaríamos de ganhar o jogo.Mas mais uma vez facilitamos, não tem estado em jogo o habitual espírito do Porto.
    Não gosto da forma como estamos a encarar os jogos, tudo corre mal mas também fazemos tudo para que corra mal...

    ResponderEliminar
  8. Zé Luís disse
    "O Zenit, nesta fase da época, é muito forte, ganhou todos os jogos...".

    Não é bem assim. Ainda muito recentemente, há pouco mais de 15 dias, perdeu de forma humilhante por 2-4, com um Lokomotiv de Moscovo feito de restos de outras equipas incluindo um treinador fraco chamado Couceiro, depois de estar a ganhar por 2-0. E logo a seguir perdeu com o Apoel por 2-1 depois de estar a ganhar por 1-0.

    Não é o Zenit que é (está) assim tão extraordinariamente forte, embora seja uma boa equipa europeia, igual a muitas outras a quem o Porto dos últimos anos (Jesualdo + Villas-Boas) tem ganho fora, sem problemas de maior. Por exemplo, o Porto de Jesualdo foi ganhar ao CSKA, a Moscovo, por 2-0, no ano em que o CSKA ganhou a na altura ainda Taça Uefa e em que foi campeão russo, não me parece que esse CSKA fosse mais fraco que este Zenit.

    O Porto é que está irreconhecível. Faz impressão ver as equipas adversárias (não só o Zenit) correrem (muito) mais, serem muito mais agressivas (no bom sentido, não no sentido aplicável ao benfas), lutarem muito mais e de forma muito mais efectiva pela recuperação da bola, fazerem marcações muito mais cerradas ao portador da bola e não só.

    E a tal posse de bola à Barcelona só dura enquanto a equipa adversária deixa e/ou existe muita frescura física. A partir daí, deixa de existir posse de bola e nem sequer se consegue contrariar a posse de bola da equipa adversária, defendendo-se muito mal. Nesses momentos é o descalabro, acentuado por equipas iniciais erradas (Será que Fucile vai continuar a titular contra a Académica? Será que Sapunaru, que não está lesionado há muito tempo, vai continuar banido das convocatórias?), substituições desastrosas (saem os melhores em campo ficam os piores - Guarin e James, os melhores, Belushi e Varela, os piores), com uma só substituição dá-se 4 tiros nos pés - a saída de James, um tiro, a permanência de Varela, outro tiro, a entrada de Souza para trinco, outro tiro, o desvio de Fernando para lateral, quarto tiro).

    E faltam pontas de lança? VP tem lá um chamado Walter e nem sequer o inscreveu na CL, porque preferiu inscrever extremos e mais extremos. Se calhar, com mais 1 ponta de lança, era mais 1 ponta de lança que ficava por inscrever. Aliás, quem me garante a mim, que não foi o próprio VP, que na construção do plantel na pré-época, garantiu à direcção do Porto que não precisava de mais nenhum ponta de lança? Já houve um Octávio Machado assim, que não quis Jardel, que recebeu um McCarthy muito contrariado e que queria era trincos e mais trincos. Quem me garante que VP não é uma variante do OM, com extremos no lugar de trincos? Pelas substituições que tem feito, não me admira nada que assim seja.

    A mágoa por ver o Porto neste estado (um futebol bonito a espaços e o descalabro o resto do tempo) é grande: Esta equipa técnica é uma lástima. Na motivação dos jogadores (o item mais importante, o que diferencia os grandes treinadores dos banais), na comunicação, que é como quem diz no confronto com a comunicação social vermelha (sempre a justificar todas as decisões, um fraco este treinador), na parte técnica mais propriamente dita (pressão sobre o adversário, antecipações, dinâmica com e sem bola, criação de espaços e linhas de passe, passe, disposição relativa dos sectores, convocatórias, equipas iniciais, substituições, forma física, etc.). Onde VB era excelente nos 2 primeiros aspectos e pelo menos bom no terceiro, VP é mau nos três. Estou convencido de que Pedro Emanuel teria sido muito melhor escolha. A Académica está a jogar futebol com uma qualidade, uma vontade e um arreganho que não se lhe viam há muito, mesmo com Domingos ou Villas Boas. Quem será o responsável? Não me admira nada que ganhem a este Porto em descalabro (não é preciso nenhum Zenit, como se viu contra o Feirense, que não marcou golo em 3 contra ataques quase por milagre). Pode ser que isso sirva pelo menos para PdC ir buscar o PE.

    ResponderEliminar
  9. "ganhou todos os jogos da Liga Europa na época passada, nesta fase da época", portanto na fase de grupos, acho que está bem explícito.

    O que se aproveita do jogo umas vezes é muito (Benfiuca) outras é pouco (Feirense), faz parte da história de cada jogo e cada um é diferente dos outros.

    Sim, o CSKA mesmo na época passada era uma equipa forte e o Porto teve muitos problemas, mas nao vamos recuar até ao Jesualdo que era invariavelmente sovado pelos adeptos, um treinador que em três épocas andou aos altos e baixos apesar de tricampeão.

    Essa do Octávio e do Jardel tem piada e é certa em parte, a parte mais importante, e defesa do treinador, foi que se o presidente queria mesmo o Jardel ele não tinha escapado, a culpa é repartida e convém falar de ambas as duas coisas...
    A inscrição do Walter, ou a não inscrição, mereceu a perplexidade de todos e a justificação... nem vê-la a não ser uma desculpa esfarrapada qualquer que nem acompanhei por estar ausente, agora isso adianta pouco.

    ResponderEliminar