22 outubro 2011

A confusão no FC Porto vista pela RTP

O FC Porto, seguramente por (des)incentivo próprio, deixou de pôr no site o vídeo das conferências de Imprensa do seu treinador. Há tempos isso foi comentado aqui a propósito da filosofia dos treinadores, comparando com AVB que implementou essa prática e revela a força que tinha e a consciência e dever de passar, até em directo, a sua conferência antes de cada jogo. Claramente, o clube, a estrutura da SAD não sabe o que fazer, limita-se a seguir ou respeitar a vontade de cada técnico, pelo visto, sem uma vontade e directriz próprias. Está tudo dito sobre o assunto.

Partantos, ou pertanto segundo outros puristas da língua, temos de nos cingir ao que o resto da maralha mediática nos dá, ou ler "pergunta-resposta" no site do clube. Consulto-o pouco, porque pouco diz e menos ainda dá. Fui ver agora e está como estava antes de AVB.

Fico-me pelo que vi agora ao almoço na RTP, acho que em directo mas não apanhei desde o início.

Para aquele bibelot com olhos tipo faróis de nevoeiro, o problema a considerar para amanhã com o Nacional é saber se joga Walter ou Kléber, como se a dúvida fosse essa e obviamente não é. Quais discussões à volta da constituição do meio-campo sempre remexido e sempre questionado até pelas alterações nos jogos ditadas pelo treinador? Qual dúvida sobre se Moutinho e Guarín se manterão no onze? Nã, para aquela bimba ou é Kléber ou é Walter, adiante. Ah, percebi, a agenda da RTP segue a de O Jogo que também acha que o problema é o ponta-de-lança mas nunca discutiu se um é melhor do que outro ou se ambos fazem um ponta-de-lança a sério...

Isto é a capacidade de entender o que se passa, através do pequeno mundo da RTP. Em Madrid, entretanto, o bibelot que para lá mandaram, com muita arrelia interna e discordância da Direcção de Informação na altura entregue ao Zé Alberto, a Rosinha continua a ir só visitar o Real Madrid e ouvir o Mourinho ou o Ronaldo. Garante-nos que o Real Madrid quer ganhar em Málaga, sugere que há uma "disputa" por causa de Pellegrini, nos sulistas, ter sido o antecessor de Mourinho em Chamartin. Outra bimba que não sabe nem compara os resultados de um e de outro no colosso do Bernabéu. Também não interessa saber.

É assim, a 2,40 euros por mês na factura da electricidade e à sombra do Serviço Público que embrutece qualquer um.

5 comentários:

  1. A entrevista do VP deu no "flashPorto" e no "Azul e Branco" da PtCanal de hoje, e revelou mais uma vez alguma incomodidade no comportamento do nosso treinador perante as câmaras e os entrevistadores de serviço...Tenho pena, Vítor Pereira parece-me ser um excelente profissional e um excelente carácter...Para ele, para com o homem, a minha solidariedade.Vejam este programa tem um momento de celebração sobre a conquista de 77/78 e muitas intervenções engraças de Pinto da Costa, Amaro, Rodolfo, Gomes, Hernâni Gonçalves...

    ResponderEliminar
  2. Só uma achega ao primero paragrafo: esta época todas as conferências de imprensa do treinador do futebol - antevisão e pós-jogo - são transmitidas em directo no Porto Canal.

    ResponderEliminar
  3. miguel87, isso não desculpa a ausência do ´vídeo no site, para poder ver depois de e para quem não possa assistir (ou nem lembre, como é o meu caso) em directo no PortoCanal.

    ResponderEliminar
  4. Um vídeo espectacular e esclarecedor no AVENTAR.com...

    ResponderEliminar
  5. Hoje gostei mais do jogo do Porto, mais solidário e mais objectivo...Walter agarra melhor na área e sabe devolver com outra matreirice.A jogar Kléber, só num sistema de 4.4.2 e em parceria com Walter, assim a linha média teria que ser repensada ou melhor, reestruturada...Porque não experimentar?
    -Quem é o Director do Jornal."i"?
    É aquele senhor de penteado gelatinoso que parece ser Portista mas que me levanta muitas dúvidas?...Pois, na emissão da TVI foi simplesmente "majestosa" a sua participação nos comentários...Com amigos destes...Estou como o Vasco, Pinóquios destes, devem ter cá um nariz muito "respeitável"...

    ResponderEliminar