31 outubro 2011

Que bom não se falar de árbitros...

Estamos perto de um daqueles pontos da temporada que alguém passou a marcar no calendário do campeonato. Talvez a 10ª jornada traga o folheto, descontínuo, "os árbitros revisitados". À 5ª jornada, a pusilanimidade de Jorge Sousa a permitir faltas graves sem sanção disciplinar aos benfiquistas que foram tremer de medo de perder no Dragão passou em claro. 

Carlos Xistra, contudo, neste domingo conseguiu fazer a maior asneira de todos os 71 jogos (falta o Gil-Marítimo desta noite), com um penálti ridículo que derrotou, nos descontos, o Rio Ave, mas não mata o árbitro porque se o fizesse já ele não tinha chegado a este momento, resta saber se a jarra não conta nos jogos entre figurantes de um campeonato que já dizem ser competitivo, porventura, porque o FC Porto não vai já disparado para o título, tem de cozinhá-lo em lume mais brando.

Contam-se as 10 vitórias do Sporting, com a coincidência de a 1ª e a mais recente terem a marca de uma expulsão indevida de um adversário quando o resultado não favorecia os leões. Estava 2-0 em P. Ferreira e Paulo Baptista quis ser "rigoroso", deixou os pacenses com 10 por dá cá aquela palha (e o defesa local até fez o desarme limpo na ocasião). Estava 0-0 em Aveiro e André Gralha - notório em dois golos indevidos do Sporting há um ano frente ao V. Guimarães, um que não entrou e outro em fora-de-jogo nítido por assinalar, apesar do 2-3 final - expulsou um jogador da Feira por falta que já de si é discutível e não se marca a um jogador dos "grandes".

Domingos respirou de alívio por ter um penálti a favor ao fim de oito ou nove jogos, agora teve mais um e foi bem marcado. Mas já somam jogos com expulsões de jogadores adversários que dão garras ao leão.

Mas não é nada. Como nada é, ou foi assinalado por o Sporting ter jogado na última 2ª feira depois de um jogo europeu, em casa, na 5ª feira anterior.

E lembrar-me de há um ano os leões, então com o calimero Paulo Sérgio, contestar a regra de jogar à 2ª feira depois da Liga Europa quando a equipa vem de um jogo fora. Era suposto, então, o Braga ter jogado na 2ª feira, porque esteve em Maribor, mas actuou no domingo, para descanso dos leões.

Como sempre, prò regime, a Imprensa cala e consente. A verdade desportiva será resgatada quando der jeito.

5 comentários:

  1. No penalty do Sporting, o holandês deixa o pé esquerdo atrasar-se e arrasta-o até bater no pé do defesa. O tornozelo já ia rodado para dentro quando atingiu a perna do defesa. Aquilo foi um penalty "à espanhola". Mas como o tipo é holandês presume-se que é sério e não faz "daquelas".
    Cump.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de saber onde está os 5% do passe do Hulk que desapareceram no 1º semestre de 2010.

    E como é possível que tenhamos pago 22,5 milhões (com mais de 3 milhões em comissões) por um jogador? Somos milionários? Somos ricos?

    É por isso que não há dinheiro para pagar aos Belgas.

    Alguém acredita que vamos recuperar esse dinheiro? Alguém acredita que exista algum tonto que pague mais de 20 ou 25 milhões pelo Hulk?

    ResponderEliminar
  3. José Rodrigues, esse off-topic é interessante para quem dele deu conta. Sinceramente, nem sei do que falas, mas honestamente reconheço que és das pessoas mais habilitadas a falar do assunto.

    Reconheço ao Reflexão Portista a capacidade e até alguma persuasão técnica para debater assuntos que me escapam, pois nem sou especialistra mas também sou muito céptico face *à falta de transparência e pouco escrutínio sobre as coisas económicas das SAD.

    Confesso a minha inabilitação na matéria, logo não posso dar esse contributo até porque náo acompanho essas nuances de uma temporada para outra.

    Obrigado, na mesma, pelo alerta.

    Quanto ao futuro de Hulk, é claro que tudo depende da evolução dos resultados e performances, pelo que admito uns 50ME como máximo para a sua venda. Sim, acredito que seja bem acima da fasquia que lhe colocas, mas só se evitar atitudes como as de 6ª feira e oa invés seja mais decisivo na Champions do que alguma vez foi.

    Sobre o dinheiro para os belgas, Angelino Ferreira já assegurou que está a ser pago.

    Dde qualquer maneira, na minha relativa ignorância, náo deixei de me questionar, no auge das compras de Verão, se tinha sido descoberto petróleo no Dragão. Logo, não sou tão "tapado" como muitos e desconfiei da abundânmcia de liquidez. Nesse ponto, porém, acho que devo confiar mais na SAD que publicamente abordou o assunto do que os precipitados belgas que parecem fazer uma tempestade num copo de água como se tivesse tudo de ser pago numa vez só, mas tudo depende de como foi feito o acordo.

    Mas tambm aqui parece-me que o FC Porto não foi muito taxativo e esclarecedor sobre este aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Funcionando só de memória, os 22,5ME pelo Hulk penso serem de acordo com o que inicialmente se valorou, creio que eram 10ME por metade, e admito que com o passar do tempo e a valorização tenha levado a superar essa progressão aritmética. Mas, como sempre, essas coisas das transferências têm sempre alçapões. Quanto às comissões, parecem inevitáveis nos dias que correm e não são novidade, nem pelo número dos intervenientes ou os números que auferem.

    ResponderEliminar
  5. Meu Caros Amigos na minha modesta opinião existem muitas coisas estranhas nesta SAD.
    Espero que o nosso Clube não seja prejudicado pela arbitragem no jogo que vai começar daqui a pouco e se tal acontecer lá vamos vêr os arautos da verdade a dizer que o nosso Clube está muito mal habituado.
    Bom Jogo!
    Saudações Portistas!
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar