29 janeiro 2012

Atiraram a toalha

ACT.: Vi as imagens há pouco e, de facto, há dois penáltis por marcar para o FC Porto e é curioso que Bruno Paixão tenha marcado a mão/braço de Otamendi, encostados ao corpo, e não tenha visto a mão/braço de um gilista na cara de Defour. Mas de Bruno Paixão, que numa Supertaça em Leiria também não viu uma mão de Tonel esticada para a bola, espera-se tudo. Há dois anos também obrigou o FC Porto a despedir-se do título, com um penálti monstruoso negado a R. Micael no Leixões-Porto (0-0). Para quem já viu tudo desse tipo, nada surpreende. Mas no FC Porto nunca se aprende nem ensina. Calar, como venho dizendo, é comer disto. Faltam 21 dias para celebrar o jogo de Campo Maior e tudo vem a calhar.

Na semana em que a SAD deu mais um passo no caminho do seu total descrédito, completamente atarantada no mercado de "reparação" em que só se reparou a sua inoperância e completa ausência de ideias e alternativas, risível na busca de um ponta-de-lança e sujeita a vexames brasileiros que expõem o ridículo de toda a época em que se afunda a equipa, parece nem estranhar-se que também no campo o FC Porto tenha atirado a toalha ao chão.
Não vi o jogo, ou só vi a partir do momento do 3-0 muito bem conseguido por André Cunha, mas do que vi a apatia pareceu-me geral e a incapacidade colectiva gritante. Ou não lembraram àquela malta que ainda havia um 56º jogo para ganhar, ou pelo menos não perder, mas até as coisas mais acessíveis escapam a quem não tem noção do que anda a fazer, dos gabinetes ao relvado.
Por isso do jogo posso dizer pouco, quase nada, embora fique com a impressão de a auto-estima dos profissionais do FC Porto ter-se esvaído. Não sei se por terem visto o Benfica ganhar na véspera com mais um roubo de arbitragem - uma jornada que salvo arbitragens conduzidas não inocentemente poderia mudar o líder, mas ninguém entende porque alertei para as nomeações do vi-te ó Pereira -, admitindo implicitamente que vão levar o andor ao título, ou se a rapaziada de azul-branco até a Bruno Paixão tem complexo, atendendo à vergonhosa derrota de Coimbra para a Taça.
O certo é que, com um ridículo ponta-de-lança e dois laterais comprados por mais de 30ME em que um praticamente não jogou e o recém-chegado não vale nem um quarto do balúrdio disparatado nele investido, o FC Porto entregou o título como se nada fosse, não vi angústia na cara dos jogadores, um miúdo fixado na esquerda estava desenquadrado talvez por ser menor de idade e o treinador não me pareceu mais capaz do que descruzar os braços, quiçá com a falta de iniciativa sentida a montante.
As nomeações dos árbitros fizeram o seu caminho, sem alguém dar por isso, esta jornada carimbou a minha suspeita na íntegra, as investidas brasileiras do FC Porto ficam no fundo do Atlântico e a chover no molhado, mas decerto será o treinador de mãos atadas a levar com as culpas e não os responsáveis que deixaram chegar isto ao deus-dará.
Não chegou aos 56 jogos de imbatibilidade nem a dois anos completos sem perder no campeonato, mas um dia tinha de acontecer e decerto não foi por galo.
Daqui a pouco teremos a Imprensa do regime a querer tirar o 2º lugar com que os responsáveis portistas demonstram estar satisfeitos. O que vale é terem o Porto Canal para levantarem o moral.

13 comentários:

  1. Meu caro

    fizemos uma primeira parte horrível. A segunda foi de desnorte total.

    Não serve de desculpa, mas:

    - A perder por 1-0 temos um penalty a nosso favor. Clarissimo

    - A perder por 2-0 temos um penalty a nosso favor. (inicios da segunda parte). Clarissimo

    - O 3º golo do Gil parece-me fora de jogo. Duvidoso

    Mesmo assim merecemos perder. Quem faz a primeira parte como nós fizemos não merece mais.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    Péssima e vergonhosa exibição!
    O encornado Bruno Paixão ajudou à festa, mas isso não justifica tudo. Muito dificilmente revalidaremos o titulo. Hora pois de preparar a próxima época sem os erros que se cometeram no planeamento desta.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar
  3. O 3-0 não tem fora-de-jogo, o Maicon está a por o tipo gilista em jogo. Embora o liner estivesse mal colocado. Pelo menos nesse lance correu-lhe bem...

    Os penáltis não sei, não vi, só ouvi na rádio que o primeiro era, mas com o Bruno Paixão deviam estar todos alerta, mas ninguém se preocupa com isso.

    Eu preocupo-me e percebo o que se vai passando, mas, como diz a outra, isso agora não interessa nada.

    O problema vem de trás e vem de cima. E é muito mau. Isso já importa muito.

    ResponderEliminar
  4. Só para que seja contabilizado: a falta do Otamendi para penalti do Gil Vicente surge na sequência de fora do jogo indubitável do jogador do Gil Vicente. São três erros muito graves da equipa de arbitragem. E com influência directa no resultado final.

    Porém isso não é justificação suficiente...

    ResponderEliminar
  5. Melhor era impossível.
    Nunca pensei que existissem tantas marionetas no futebol português.
    E pensar que chamaram de maluquinho o António do fato às riscas.
    Pois sim.
    Quinze dias depois, lá aconteceu o que o homem a brincar foi dizendo num domingo à noite, numa tv perto de si.
    Malhem agora no Paixão e deixem quem manobra a marioneta de fora do jogo. É para isso mesmo que ele serve, e continuará a apitar num campo pintado de verde.

    Mas isto ainda baterá mais fundo.

    ResponderEliminar
  6. Pedro Gasga. Todos concordamos consigo. Mas hoje foi preciso muito mais que um árbitro desastrado, que está em todas, para nos arrumar e dar descanso aos da frente.
    Esteja atento às próximas semanas, e já agora à nota deste árbitro. Vai ser hilariante!
    Para mim chega. Amanhã vou suspender a minha assinatura da SportTV e só não corto com o cartão de sócio do FCP, porque o sou à 42 anos e o clube não tem culpa de quem no momento o serve.
    O resto é papa e bolos, para enganar tolos.
    Abraço Zé Luís, e que nunca desistas deste combate.
    Água mole tanto bate, que até perfura.

    ResponderEliminar
  7. Ponto prévio: o Porto jogou mal, é certo, mas já vi jogos - do Porto e de outros - que a jogar tão mal ou pior foi o suficiente para ganhar.
    Porém hoje isso ficou claro que seria impossível. Penso que só um Porto de '87, '04 ou dos melhores momentos do ano passado poderia ter ganho um jogo como o de hoje.

    No jogo e por ordem cronológica:
    1-0 por azar nasce de uma bola parada cuja falta simplesmente não existe. Nevertheless, Mal a defesa e o guarda redes.

    Bola cruzada para a área do Gil, Defour na disputa leva uma braçada que o deixa com o nariz a sangrar, Paixão de frente para o lance e a poucos metros manda seguir.

    Minuto 45, bola metida para a extrema direita do ataque do Gil, com o jogador em fora de jogo mesmo nas barbas do bandeirinha que nada assinala, antes manda o Paixão marcar penalty pelo braço do Otamendi a desviar o cruzamento que surgiu do fora de jogo não assinalado.

    Minuto 47, bola lançada na frente, Kleber isola-se e corre atrás da bola e é derrubado pelo guarda redes. 2º penalty por marcar.

    3 ou 4 minutos depois é o 3-0 que nasce num lance duvidoso mas que admito possa estar em jogo. Não há no entanto nenhuma imagem que esclareça a 100%.

    Perante isto tudo, senão impossível seria muito muito difícil não perder este jogo.
    Junte-se a outra vergonhosa exibição dos árbitros no jogo do clube do regime e há poucas direcções, treinadores ou jogadores que resistam.

    Isto parece cada vez mais 2004/05!

    ResponderEliminar
  8. Olá Zé Luís.

    Há muito que venho dizendo, em outras palavras e em alguns blogs, que kleber está sempre em dia não, ou tarde não, ou noite não.

    E com isso, sempre entramos em campo com 10 e uma figura de corpo presente que nada acrescenta ao ataque.Hoje deu o 1º remate à baliza quase aos 90 minutos.

    Junte-se a isto uma péssima exibição coletiva e o resultado, mesmo com muita paixão, só poderia ser um desaire.

    Mais do que culpar qualquer paixão, temos que perceber porque tantos passes errados, tanta falta de fio de jogo e tanta falta de imaginação, a ponto de na 1ª parte, não demos um remate sequer à baliza e nem criamos uma mísera oportunidade de golo que assim se possa chamar.

    Ainda não jogo a toalha, mas a continuar assim, tendo que ir ainda 2 vezes à madeira, à braga e ao galinheiro, vai ser no mínimo complicado(tendo ainda em conta que o colinho encarnado anda a carburar a todo o vapor).

    E fico por aqui, tendo em conta que não quero me pronunciar sobre a falta de leitura de jogo do mister, que com 1 x 0, já devia ter tirado os inúteis souza e kleber de uma assentada só e metido danilo e cebola(ou QUALQUER UM) a centroavante.

    Kleber definitivamente é um flop do tamanho do Brasil, porque em 7 meses a treinar todos os dias e ainda não conseguiu se entrosar, não será daqui até maio que o sapo por magia ou macumba vai virar príncipe, né?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Doi-me a cabeça, o peito e a alma!
    Não jogamos nada, nadinha! Árbitro? mas ele é cnosso conhecido, alguém ouviu a SAD ?
    Andamos há 45 dias a desestabilizar a equipe com entradas e saídas. E quanto ao treinador, não me venham dizer que tem Curso, carreira e quem o colocou lá sabe muito!!! Também o Comandante do Costa Condórdia, tem Curso, carreira e foi escolhido por quem sabe muito...vejam só a merda que ele fez!!!

    ResponderEliminar
  10. rbn, kléber é o flop que percebi logo de início. Fui o único a dizê-lo, mesmo na vitória cá com o Shakhtar.

    Repeti-me sempre na Champions e frisei que não me lembrava de um pdl tão fraco no FC Porto ue sigo há 40 anos.

    Flop pior só o Rentería, e esse eu disse logo no 1º jogo dele (com a Naval) que era uma fraude. Também fui criticado por quem percebe mais disto do que eu.

    ResponderEliminar
  11. Fraude está a ser este campeonato, fomos gamados em Olhão e hoje em barcelos.A SAD come e cala , não há queixas no MAI, na LPF e aceita-se as nomeacoes deste ladrao para os jogos do Porto e de nao internacionais para os jogos dos milhafres.
    Jogamos mal Ok, mas ontem os rivais nao jogaram melhor , tiveram um Varela amigo, um fiscal de linha ceguinho que tirou tres foras de jogo inexistentes aos ataques do Feirense e uma forma de apitar muito suspeita.
    Alias , este campeonato esta entregue e nem que estivesse o Falcao na linha da frente que teríamos hipoteses.
    Tem sido uma vergonha a forma como os arbitros apitam os jogos do FCP...Perguntem a qualquer adepto rival , qual o jogo em que fomos beneficiados para ver se eles se recordam!!!

    ResponderEliminar
  12. Louro, podias ter respondido ao desafio que lancei sobre as nomeações. Acertaste na mouche e percebes a diferença que pedi para descobrirem.

    Mas a maior parte das pessoas não entendem isto e passa-lhes ao lado... até levarem com um camião em cima.

    Sobre o come e cala, vem de há muito mas há quem se reveja nmesta estratégia SADica.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Meus Caros Amigos,eu continuo a bater no ceguinho,existe alguem a pensar no pós Presidente Pinto da Costa?Eu parece me que nem o próprio...
    Saudações Portistas!
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar