12 janeiro 2012

Einstein faria uma equação singular para o caso de estudo das arbitragens com o Sporting

Estive fora mas, depois do M. City-Liverpool, ainda espreitei o Sporting-Nacional. Em Inglaterra, uma semana depois de ter levado 3 secos, o Liverpool ganhou avanço na semifinal da Taça da Liga (1-0, 2ª mão dia 25).  Numa semana tudo mudou, com uma expulsão de Kompany (e deu quatro jogos de castigo) na Taça com o United no domingo, por entrada com "tesoura" mas sem tocar no adversário (Nani); e poupando-se, ontem, Johnson, do Liverpool, por entrada violenta a pés juntos que nem amarelo teve - assim tipo Lucílio Baptista, tão a ver?

Em Alvalade foi o escândalo do costume. Com o silêncio do costume da Imprensa que retém, nestas ocasiões, o grito de "roubo" e títulos quejandos. Sucedeu o normal no futebol português que, dizem, tem a 4ª melhor Liga do Mundo. Não é para rir, o normal é andar entre 6º e 9º lugares, como na UEFA, portanto isto é circunstancial. Mas no campo, com a arbitragem lusa no seu esplendor, é do mais corriqueiro possível. Numa semana nada mudou em três jogos.
Já vi que alguns blogs notaram alguma coisa no capítulo disciplinar do árbitro Paulo Vigarista Baptista. Eu já venho a notar há algum tempo. Pelo terceiro jogo consecutivo, o Sporting tem dois jogadores poupados a expulsão. Foi em Vila do Conde na Taça da Liga, com Polga e André Santos. Foi em Alvalade com o FC Porto para o campeonato (sábado), com Elias e Polga. Foi ontem na Taça de Portugal com o Nacional, com Oniewu e Schaars poupados a cartões que deviam ditar a sua expulsão.
Talvez Einstein pudesse sintetizar isto do Sporting numa equação simples: 3x(-2)=0-6,
ou seja em três jogos devia ter terminado com menos dois jogadores. Podia ter zero pontos, contando que na eliminatória da Taça de Portugal, que acaba por valer pontos em duas mãos, pode pontuar-se vitórias e empates como no campeonato ou taça da treta. Acabou por perder 6 pontos por ter empatado três vezes.
Desculpem, isto não parece fazer sentido, mas vai dar tudo ao mesmo: a impunidade dos rapazinhos de Alvalade. Aliás, no tocante a benevolência disciplinar, só tem comparação com a reservada ao Benfica e a esse exemplo de correcção e lisura que é o touro espanhol Javi Garcia que dá coices e marradas nos adversários.
Einstein teria muito que pensar para perceber isto. E resumir a metade a sua equação para fazer algo semelhante a E=mc2. Porque não conheceria os árbitros portugueses, os clubes do regime - e ele fugiu do nazismo - e as coisas da bola que ainda conseguem ter a Liga portuguesa como 4ª melhor do mundo.

Uma coisa é certa: o capitão América já deve ter ensaiado os treinos de Javi Garcia.
E o critério disciplinar dos apitos tugas não deixam de ser coerentes: marrada de Javi, dá amarelo em Guimarães; pancada de Onyewu dá amarelo em Alvalade; protesto de Hulk deu amarelo em Alvalade, protesto de Wolfswinkel não deu amarelo no mesmo jogo; protesto de um jogador do Nacional deu amarelo, protesto de Schaars não deu amarelo - ah, pois, e ele agarrou um nacionalista ostensivamente, puxando bem a camisola do adversário, e também não viu amarelo.
Para quem não percebeu o que se passou no clássico de sábado, também não deve ter percebido a coincidência no jogo de ontem,

Quanto a Einstein, lembrei-me que há um ano, passando pelo sul da Alemanha, dei um salto a Ulm. Não me ocorreu nada, simplesmente estava perto e fui espreitar. Notei um aviso sobre o berço de Albert Einstein, ali mesmo. Procurei, até dar de caras com uma espécie de três cubos, em mármore avermelhado mosqueado, empilhados mas desalinhados. Não percebi, só aproximando da pequena inscrição na base percebi que ali, quase em frente à Estação Central, houvera uma casa onde nasceu Einstein. Três cubos empilhados no início de uma área pedonal, tipo Santa Catarina ou Chiado. Só ao fim de algum tempo há coisas que começam a fazer sentido. A fórmula mágica reduzida à expressão mais simples é que ficou para a eternidade e sustenta o segredo do funcionamento, no fim de contas, do Universo.

Ah, mas de futebol Einstein não percebe nada. Se calhar, como a UEFA agora determina, mal visse as imagens do corredor dos visitantes em Alvalade, lá teria de fugir para os Estados Unidos...

2 comentários:

  1. Excelente poste,gostei.
    Saudações Portistas.
    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  2. A desonestidade intelectual no seu melhor;
    Um tipo que escreve; "Aimar por exemplo, é um jogador diferente, tem a estranha natureza de ser construído com a pasta dos génios. Esconde toneladas de classe e imaginação num corpo de cristal", só pode ser doente pelo clube do apagão.
    Depois disto, afirma ainda que Moutinho, Rolando, Varela, Álvaro Pereira e Fernando, tem sido medíocres?

    Como é que este individuo pode ser isento nas suas apreciações futebolisticas?

    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1528921

    Como é que uma equipa que mantem o seu goleador e ainda contrata de um ano para o outro 18 reforços, não estaria melhor, contra outra que perde o seu principal treinador a 15 dias do inicio do campeonato, bem como o seu máximo goleador na primeira semana do arranque?

    Para além desta circunstâncias e ajudados novamente pela APAF, só se fossem mesmo muito estúpidos, é que não estariam na frente da prova.

    Sr iluminado;
    Tenha calma que se calhar ainda vai engolir a crónica toda, no final deste campeonato, pois isto não acabou.

    http://portodragoinfire.blogspot.com/

    ResponderEliminar