14 janeiro 2014

Artur Ladrão Soares Dias vem na wikipedia em inglês - e a réplica do pior da arbitragem tuga

 
Não ver os empurrões nas costas sucessivos - Maxi a Varela frente ao auxiliar, Garay a Quaresma na área - e considerar simulação a queda de Danilo tocado por Garay na área no que podia ser penálti sem problemas (igual ao penálti do 2-3 para o Liverpool no domingo em Stoke), não é tudo da desastrada arbitragem deste árbitro portuense, um dos muitos medíocres cá do burgo nas fainas e tainas da arbitragem tuga. E como portuense de gema, embora nascido em Gaia, decerto mereceu um programa só para ele no Torto Canal e o seu afã de tornar visível e especial o futebol portista, penso eu de que... Mas, porém, como poderia ver empurrões nas costas se há pouco tempo não via bloqueios flagrantes em golos irregulares no último Benfica-Porto em que interveio também desastradamente? E, já agora, se Vítor Pereira denunciou os bloqueios e acções irregulares do Benfica, como o Preocupações Fonseca não estava alertado e não denunciou a má arbitragem no final?

Do ASD estou-me a cagar, é mais um bimbo da arbitragem que, ao contrário do pai, pacato e reservado, sabe que é agradando a Lisboa que se sobe a corda, a mesma corda que mais abaixo serve de fio dental a quem está disposto a mostrar o cu a quem é importante. Já o PF, esse nunca viu o Porto jogar e nem sabe minimamente a história recente do Porto, quanto mais o historial glorioso do Dragão.

Tal como lembrei no jogo do Estoril, com o Porto muito prejudicado pela arbitragem com influência no resultado, era uma boa ocasião para PF repetir o que Vítor Pereira disse do Bruno Caixão em Barcelos: "Nós não estivemos bem, mas a arbitragem foi uma vergonha". Isto se PF soubesse minimamente o que é o FC Porto e, até, se soubesse algo de treino competitivo e jogar para ser campeão.
 
Adiante. Aquela bola ao solo - sabe-se lá porquê, porque Mangala fez um corte limpo - no final do Benfica-Porto só encontro ao nível do Lucílio Baptista no Sporting-Porto de há quase 10 anos.
 
Não por ter sido bola ao solo mas porque, depois de inventar um penálti que Rochemback atirou sobre a trave, o SLB permitiu que o jogo se reatasse num livre lateral sem que toda a equipa do Porto estivesse alerta para o recomeço da partida após a interrupção por queda aparatosa, fora do campo mas sobre os placards da publicidade, de João Vieira Pinto. Ganhava o Porto 1-0 e do lance, com meia equipa do Porto alheada do jogo e não alertada para a iminência de a partida reatar-se com o lançamento de Rui Jorge, nasceu um segundo penálti por alegada carga de Secretário a Liedson, que Pedro Barbosa transformou.
 
Deu 1-1, Mourinho gritou no final para Pinto da Costa "presidente, por favor deixe-me ir embora" no final da época, deu ainda a camisola rasgada de Rui Jorge (pelo lançamento apressado que apanhou o Porto fora do lugar mas por culpa do árbitro que o permitiu), Mourinho é hoje um tuga celebrado, o Lucílio Baptista é o que é nas nomeações no Conselho de Arbitragem do vi-te ó Pereira, está toda a gente como deve estar, os clubes são os mesmos e Artur Soares Dias tornou-se o dúplice do SLB.

Se fosse a preto e branco, até pelas homenagens repetidas ao Eusébio, diria digno dos filmes do "Charlot", quiçá dos desenhos animados do Calimero quando lhe tocava ir à baliza... o Helton a jogar a bola entre dois benfiquistas foi uma boa ao solo "apartada" e "metódica" como as cargas de ombro consideradas quando os benfiquistas usavam os antebraços nas costas dos portistas...

Mas há mais.

Os vícios do pior da arbitragem tuga mostraram-se em todo o esplendor noutra situação, a de Jackson isolado e o jogo interrompido. ASD podia ter deixado concluir-se a jogada e mostrado amarelo depois a Matic por falta sobre Quaresma. Onde já se viu disto? Num Sporting-Porto da Supertaça em Leiria, com Adriano isolado na área e Bruno Caixão a parar o jogo para assistência a um jogador no meio-campo, o jogo onde uma mão na bola descarada de Tonel passou sem falta e penálti.

Pode ter sido pelo Eusébio, ou a memória da arbitragem e Capela no último Benfica-Sporting: Capela foi 4º árbitro no domingo, se repararam... Mas depois do 2-0, não vendo uma mão de Mangala embora decerto tenha considerado o árbitro que o cabeceamento de Matic foi muito próximo e a mão de Mangala já estava ao alto ao lado da cabeça pensando bola na mão, descobriu que havia amarelos para mostrar. Ora, se a partir do 2-0 era suposto beneficiar o Benfica (ou o Porto?), pois distribuiu com "critério" os cartões, além de negar o penálti Garay-Quaresma e até o Garay'Danilo.

Desse tipo de decisões disciplinares lembro-me de vários jogos com João "pode vir o João" Ferreira, nomeadamente em jogos do Porto na Luz e em Alvalade: um Sporting-Porto, em 2005, já com Couceiro no Dragão, a expulsar McCarthy e Seitaridis foi uma relíquia calabotiana.
 
A terminar, sobre ASD, quem lhe chamou ladrão, em português, foi quem escreveu aquelas linhas na wikipedia em inglês.
 
Como uma arbitragem à moda dos tempos de Eusébio agora homenageado como nos tempos, diria Coluna contemporâneo de o Rei, "em que o Benfica não tinha esses constrangimentos da arbitragem", não quero deixar passar em claro o que foi o arranjinho para o andor e a celebração. Não se justifica com a arbitragem a derrota do Porto, pela porcaria que foi o Porto e pela mediocridade do Preocupações Fonseca, mas não deixo de denunciar mais um asqueroso da arbitragem portuense enfeudado a Lisboa e lá sabe ele porquê e como, há muitos anos, se fazem certas promoções na arbitragem tuga sem deixar de ser a merda que é.

Não vim, decerto, trazer algo de novo sobre o "desempenho" de ASD, mas seguramente contextualizei o tipo de erros, bem sinalizados de outros "apitos" renomados pelas piores razões na pasmaceira da arbitragem portuguesa. E era este o meu objectivo. Não há pedagogia - por isso fazem tanta asneira e alguns de forma deliberada - sem a denúncia concreta de casos que se repetem a deixar um cheiro nauseabundo no futebol tuga. E, passadas quase 48 horas do clássico, está esvaziada a eventual intenção de culpar o árbitro pela derrota: nada disso. Uma coisa é o Porto jogar mal, recorrente esta época e sem ter a ver com o resultado em si; outra coisa são as más arbitragens que pautam o nivelamento por baixo em geral neste sector, com as figuras do costume, os erros de catálogo e os resultados que se conhecem. Dir-me-ão que o Torto Canal e seus experts e directores de Informação já escalpelizou tudo isto. E em tv é outra coisa. São pecados meus, só não percebo as abencerragens que tanto nele confiavam e tão pouco bem dele dizem, para não irmos mais longe e pior ainda...
 
Já a wikipedia em inglês é taxativa: To be or not to be.

Sem comentários:

Enviar um comentário