18 janeiro 2014

Árbitros "profissionais" e intercâmbio internacional

A generalidade das observações de Pinto da Costa, anteontem, não trazendo nada de novo nos termos e no conteúdo, caíram em saco roto, sem impacto nos média e com a proverbial diferença de entendimento clubístico. Na verdade, Pinto da Costa forneceu poucas indicações positivas, dado o cariz destrutivo da sua intervenção e a mensagem preferencialmente para dentro que a norteou. Mesmo assim, neste capítulo, notei que os blogs portistas mais activos ou usaram pinças ou simplesmente não quiseram ter chatices... são aqueles que, nas horas más, metem o rabo entre as pernas, mas são portistas valentes, os das vitórias e da bajulação balofa. Ou seja, Pinto da Costa não surpreendeu ninguém, o efeito foi pífio e, claro, ninguém acredita na "confiança" dada ao Preocupações Fonseca: o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita, lá sabe o povo.

A "confiança" no título remete, apenas, para os dois últimos campeonatos, lá no final surgirá um Kelvin e a coisa disfarça-se, sendo que as condições de então e as presentes são muito diversas mas que, como antes não viram, muitos papalvos dizem que não há diferença nenhuma: há fé e o Jorge Jejum é morcão, bazófia, não aprende e vai ajoelhar outra vez, tomara.

O facto de Pinto da Costa nem mencionar o nome do treinador (!) e não tocar mais nada no tema da equipa, referindo apenas as "opções do técnico" que podem "ser criticáveis" como é normal, mas ele não discute e muitos recusam discutir verberando quem o faz e o Produções Fictícias tem sido um manancial, diz também da preocupação de Pinto da Costa em não mexer no que está mal. Ou seja, o líder gritou para fora para o ouvirem dentro mas encolheu-se, dizem que é em defesa do grupo e a novilíngua tuga não é só na política, também é na bola, o respeitinho é muito lindo e os bacocos continuam os mesmos basbaques de sempre.

Adiante:
 
Entre apontamentos assim, sobrou um tema candente para o qual é preciso coerência, coerência e manter a coerência sempre. Vou directo ao assunto:
1) Na época passada Pinto da Costa dizia que os "árbitros são uns heróis";
2) Agora praticamente diz que o nível da arbitragem nacional é muito baixo, aliás não se revendo no espelho em Pedro Proença chamado ao Mundial evocado pelo presidente da FPF para alegar que o Proença no Mundial é um tributo e reconhecimento da arbitragem tuga;
3) Apesar de as tv's em geral (o Torto Canal nem no telejornal da meia noite passou a entrevista de PdC, tão a ver?!...) e os pasquins lisboetas ambos os dois, não terem dado destaque aos desaforos de Pinto da Costa com todo o mundo e arredores, focando apenas a "arbitragem escandalosa" do clássico, houve um ponto notável da mensagem em forma de reflexão séria, mas igualmente desaproveitado em toda a linha mas toda a linha mesmo, que entronca na medíocre arbitragem tuga e tem a ver com a sugestão de árbitros internacionais, "profissionais bem pagos" (esquecendo que já há "profissionais" em Portugal e, mal ou bem pagos, creio que Artur Soares Dias é um deles), para os jogos em vários países;
4) não é por nada, mas há anos que defendo isso neste blog e sempre pugnei por tal "democratização", tão extensivo e expansivo é o "profissionalismo da arbitragem" (apesar dos seus árbitros da treta, enfim...).
 
Enfim, se nos calhasse um Howard Webb em cada ida a Lisboa estávamos feito ao bife inglês, como tem sido usual na Europa. E, por fim, lá se arrastariam suspeições sobre as mulheres que amaram Howard King", do árbitro galês assediado por ambos os dois clubes de Lisboa que são achados como acima de qualquer suspeita.

Sobre o ataque aos árbitros, era esperado há muito e não era para esperar-se tanto tempo desde domingo. Do jogo do Estoril foi quase logo no dia seguinte... Sempre tive dúvidas, não nas denúncias que deve haver dos erros de arbitragem, mas do sucesso, ou retaliação deles, dessa campanha.

Por exemplo, como noutros casos da evolução dos anormais sem isenção para comentarem as diatribes da bola, basta Pinto da Costa atacar alguém para logo essa pessoa receber a bênção de todos os antiportistas: foi assim com qualquer presidente da Liga, foi com Paulo Bento na selecção e agora é com Fernando Gomes, um aborto que durou 9 meses na Liga mas serviu para algum basbaque achar que fez trabalho, até se mudar para a FPF onde a máquina do dinheiro já estava montada. O reavivar do episódio do Gabão-Portugal, com todos estes protagonistas, é elucidativo. E uma batalha perdida quando não se chama os bois pelos nomes na hora devida.

Para os que vivem entrincheirados por Pinto da Costa, um old souvenir ou sombra janponesa para se reverem...

Sem comentários:

Enviar um comentário