28 fevereiro 2014

Vê a força que falta ao colectivo e estamos em Março

O treinador do Eintracht de Frankfurt, que uma vez surpreendeu a Alemanha ao levar o Estugarda ao título nos finais do século passado, é só mais um a constatar o óbvio, porque o futebol, sendo complexo, tem muita simplicidade em si mesmo.
 
Armin Veh, que arranjou uma equipa limitadíssima capaz de fazer tremer o campeão português e marcando-lhe cinco golos, percebe que o FC Porto tem plantel, tem jogadores melhores, tem qualidade individual - mas falta, desde o início da época, ver isso transposto para o colectivo.
 
E porque ainda agora vemos que falta isso? Porque faltou sempre um treinador. E um presidente que dê sinal de perceber de futebol, como lhe é reconhecido, e salve a época arranjando um treinador melhor.
 
Só por duas razões Pinto da Costa não reage, porque perdeu o tempo de agir:
1) é teimoso e não quer dizer que falhou, mas os resultados irão comprovar o falhanço no qual, com um lacinho catita, muitos pacóvios aduladores da criatura podem amarrar-se às desilusões vindouras como se não tivessem já bastantes;
2) não consegue arranjar um treinador de jeito nesta altura, pois os treinadores de jeito eventualmente à mão não querem ser associados a um fracasso de uma época sem títulos, muito mais provavelmente do que era improvável o FC Porto ser eliminado por um dos últimos da Bundesliga e esteve quase a sê-lo.
 
Como escrevi há dias, e o técnico alemão constata, Preocupações Fonseca não consegue que a soma das partes faça uma equipa e mais do que uma equipa para atemorizar qualquer adversário, seja Marítimo, Estoril ou Eintracht de Frankfurt. Uma equipa, valiosa, pode ter bons jogadores, mas só será temida, e vencedora, se valer mais do que a soma das partes. O FC Porto tem plantel e jogadores, não para brilhar na Europa e a Champions mostrou isso, mas para ser campeão em Portugal e não distar 7 pontos do Benfica, estrebuchando no 3º lugar no início de Março.
 
Há jogadores que não têm qualidade para serem titulares, mas era preciso alguém perceber isso. E, essencialmente, não há organização de jogo, pelo que a catadupa de jogos a sofrer golos é o reflexo da realidade. O futebol desconstruído de Preocupações Fonseca não parará de trazer desilusões, por muita boa vontade que tenham os jogadores. Falta inteligência à qualidade individual e uma argamassa que ponha o colectivo sólido para ter hipóteses com o Nápoles, o Sporting de permeio e o Benfica para a ponta final das competições domésticas.
 
Os carneiros, os ceguinhos e parvinhos desta vida, só perceberão quando baterem com estrondo na parede estúpida que erguem à sua volta, soldadinhos de chumbo de um exército comandado por um incapaz que só à força de fé julga vencer jogos de futebol estudados ao pormenor e revelados com esplendor.

2 comentários:

  1. Boa noite caro Zé Luís, e já agora tem alguma dica para treinador?
    Ou alguma preferência que seja exequível?

    ResponderEliminar
  2. Não, nem durmo a pensar nisso. A cada momento que passa torna-se difícil uma opção, normalmente não se muda de treinador em Março, mas pode acontecer se se quiser salvar alguma coisa e preparar a próxima época. Nunca para cumprir dois meses e obrigado pelo trabalho.
    Em Novembro e Dezembro, mesmo em Janeiro, não faltariam opções e tempo para corrigir o que está mal. De portugueses a estrangeiros. Não tenho preferências, nem penso nisso como disse. Mas arranja-se sempre alguém, com o fito de continuar a próxima época. Não há dicas se não forem conhecidas disponibilidades: fulano era bom, mas quererá vir? Não é assim, deve-se auscultar e mediante os disponíveis decidir, mas reconheço ser tarde, portanto é o efeito multiplicativo do erro. Muitos erros.
    Quer dizer que a SAD está amarrada ao seu fracasso e acho bem que vá até ao fim e até ao fundo da sua incompetência e inacção.
    Eu se tivesse alguma coisa para fazer já teria feito, não era agora. Mas toda a gente vê, até os adversários, como muitos alertaram antes, que a equipa está mal e não endireita por si. Esse é o ponto que todos deveriam pensar. Especialmente aqueles que acham que se não se mexeu até agora, sabem lá porquê mas acima de tudo por não terem opinião, não adianta. Consolem-se.

    ResponderEliminar