18 setembro 2016

Dois pontos a voar com os papéis perdidos do Nuno

Dois passos atrás, um jeito firme de demonstrar como tudo foi feito em cima do joelho. Não se pode mudar meia equipa a não ser reconhecendo as más opções do jogo anterior. E alternar tanto o sistema de jogo não estabiliza uma equipa, denotando o treinador falta de convicção, com finalização desastrada a contribuir para perda de dois pontos. O FC Porto não foi feliz para vencer, no fim, onde o Benfica começou a ganhar com sorte. Mas a confusão é insegurança nas opções parecem já afectar equipa e treinador.
O 4x4x2 pareceu mais indicado em Tondela para um jogo ríspido e de combate como foi na 4a feira. O FC Porto esteve melhor, mas tantas alterações complicam numa altura em que a equipa não jogar fácil. André Silva falhou a vitória um par de vezes, ilustrando o seu pior jogo no FC Porto, mas Depoitre não foi o que se pretendia, por falta de qualidade, parecendo contagiar o jovem colega que, desastrado, não deu uma de jeito, nem em apoio lateral nem a finalizar.
O meio campo de 4a feira, inoperante, foi virado do avesso. Nem Danilo (entrou Rúben Neves), nem Herrera (André André), nem Oliver (recuou Otávio, o espanhol rendez-vous depois). Boly a ganhar minutos (por Marcano), Brahimi por Corona (entrou depois) e Depoitre a ponta - mas jogos fechados no Dragão são diferentes de jogos fechados fora).
Mas só na parte final, entrando Oliver, Corona e Adrian Lopez houve intensidade e a vitória esteve perto, porém também André Silva falhou por esgotamento, falta de lucidez e também falta de categoria, uma diferença notável para as opções dos rivais que já se vê na classificação.
Falta, por isso, um fio condutor a definir, com clareza, o futebol portista que dá vontade de perguntar que jogo joga o FC Porto?...
Com adversário sempre a morder, bater, literalmente os calcanhares dos portistas, o meio campo apetrechado justificou-se e o 4x4x2 também, mas a falta de profundidade e ligação aos dois pdl indicam que muito está por afinar. Comprova ainda o tempo perdido e a indefinição que marcou a pré época e ressalta, de novo, a impreparaçao e trapalhadas da SAD.
Acresce outra arbitragem suave a poupar imensos amarelos ao Tondela que entre antijogo, bater em tudo o que mexia e muita genica no seu jogo directo e físico com jovens de sangue na guelra confirmam que, mais uma vez, o FC Porto é muito macio para campos e trapaceiros tão agrestes. A primeira cacetada, em Otávio, era para amarelo, frente ao banco portista que nem esboçou protesto e essa passividade continua a folgar os árbitros e a pesar nas pernas dos jogadores. Uma dezena de faltas às pernas, além de placagens várias, não deram acção disciplinar nem tumultos do banco que nos rivais põem o jogo em polvorosa e arbitragens intimidadas.
Então não há de que se queixar. Filme já visto, antevendo-se o fim com o fracasso habitual.
Mais do mesmo.

2 comentários:

  1. Completamente de acordo, sera que os treinadores querem ganhar jogos como se fossem jogos de computador, tira daqui, mete ali e já está...
    Rotinas de jogo, conhecer o colega do lado não é necessário.
    Ainda há uma semana Luis Henrique mexeu em 7 jogadores contra o Alaves e perdeu em casa, sera que Nuno não percebe isso?
    É que os adeptos do FCP têm más experiencias com isso, desde Lopetegui...

    Perdemos 2 pontos, mas o problema foi o jogo jogado, assim fica dificil, e até os jogadores vão começar a desconfiar das opções de Nuno...

    Temos de fazer uma série de 5, 6 bons jogos com boas exibições e bons resultados para a equipa acreditar mais nela própria.

    Nota: que falta faz um avançado á séria para ajudar o André Silva a crescer, sem ter a pressão de ser ele a resolver os jogos...
    Claramente culpa da SAD que andou 4 meses a dormir...

    ResponderEliminar
  2. Toda a razão a lembrar também o exemplo recente do Barça. No Twitter, na semana passada, escrevi que até o Barça está impedido de fazer tanta rotação e que Luís Henrique fez cagada. De resto, já tinha feito em San Sebastian na época anterior. Mais é demais. Até para a melhor equipa do mundo. Por maioria de razão, as outras nem podem arriscar tanto.
    Mas, pior, o Barça tem um estilo e uma forma de jogar. Não altera o sistema. NES está a mudar muito repentinamente.

    ResponderEliminar