Fazendo um aparte em relação aos habituais textos sobre futebol, os adeptos portistas foram, recentemente, agradavelmente surpreendidos com a notícia de que o FCP integrará a Superleague Fórmula. Essa eclética competição – integrando, para já, as equipas do AC Milan, PSV, Olympiakos, Borússia Dormund, Anderlecht, Flamengo, FC Basel e Galasataray, para além do nosso emblema, será mais uma oportunidade para vibrar com o FCP e conquistar mais troféus para o nosso futuro museu.
O objectivo da competição será o de colocar 20 carros idênticos em prova (cada clube terá um carro), representando os principais clubes da Europa e do Mundo (esperando que, pelo menos, metade dos participantes sejam oriundos do G-14).
A origem dos carros será norte-americana, sendo provenientes de um fabricante de carros de competição com experiência em provas como a Indy Racing League. Trata-se de um monologar construído em fibra de carbono, com uma aerodinâmica distinta (ou seja, diferente dos carros utilizados noutras competições de monologares), concebidos para minimizar os inconvenientes associados ao cone de ar do carro que vai à frente – ou seja, procurando maximizar as possibilidades de ultrapassagem, por oposição do que se verifica na Fórmula 1 actual, em que o carro que segue no cone de ar de outro carro vê seriamente comprometida a sua eficácia aerodinâmica, perdendo aderência em curva.
Os carros, com 2 metros de largura máxima e menos de 3,2 m de comprimento, terão um peso de cerca de 675 kg, sendo propulsionados por um motor V12, de 4,2 litros, com 750 cavalos.
Nesta época inaugural, a Superleague Formula terá 6 corridas. Numa delas, a realizar a 1 e 2 de Novembro, teremos a oportunidade de conquistar mais uma vitória em solo “mouro”, desta vez no autódromo do Estoril (afinal, parece que sempre serve para alguma coisa).
Todos estes ingredientes parecem indiciar que será uma prova de sucesso. Aliando carros de qualidade – ainda por cima, na minha opinião, com a vantagem de serem iguais entre si – à paixão clubística (no fundo, associando a prova ao futebol), admito que poderá, a prazo, ser uma séria concorrente à cada vez mais desacreditada Fórmula 1.
Pela minha parte, que sempre gostei de Fórmula 1, tenho vindo a perder o interesse ao longo dos últimos anos – e a época passada, tendo sido extraordinariamente competitiva, acabou por ser manchada por questões disciplinares de extrema gravidade. Penso que, muito facilmente, trocarei o meu habitual interesse na Fórmula 1 por esta prova.
O site oficial pode ser visitado em http://superleagueformula.net/
Nunca fui um grande apreciador de corridas de automóveis, embora goste muito de carros -das suas formas e capacidades- e de assapar de vez em quando, mas sinceramente, independentemente desse meu distanciamento quanto ao Desporto Motorizado-fico muito satisfeito com tudo o que possa de algum modo abrilhantar o Clube do meu afecto!...Por isso, força Superleague Fórmula l...Em frente e muito sucesso!...
ResponderEliminarSe quiserem, estou aqui absolutamente preparado e pronto para dirigir esse protótipo!
ResponderEliminar"Patrões querem que seja legal despedir para "renovar os quadros"
ResponderEliminar-Mas não foi o que eles sempre alegaram?...Renovar os quadros!...Estes eufemismos!...Sejam honestos, digam o que vos vai na alma...Porque não se despedem a vós mesmos!...Mas sem indemnizações Multimilionárias como estamos a saber, porque se com todos os outros fôr igual ao que vos acontece de quando em vez, também quero ser despedido!...Por favor, renovem os quadros já!...
vamos a todas.a fórmula um está doente,por isso quem sabe temos aqui uma prova para os substituir e dar alegrias aos porto(guesessss).
ResponderEliminarcumprimentos
Se pudermos contar com o Tiago Monteiro, entraremos como serios candidatos ao titulo, pelo que sei esta prova tem grande retorno financeiro o que tambem é importante.
ResponderEliminarNão sou adepto dos desportos mais ou menos motorizados nem a F1 alguma vez me interessou, mas parece um excelente meio promocional, com retorno financeiro significativo, o que é importante.
ResponderEliminarComo isto tem rodas para andar, é mais uma vantagem comparativa. Uma vez o Benfica esteve apontado para algo deste género que nunca saiu das boxes, pelo que é mais uma prova de mostrar-se quem vale o quê e a importância da marca - quem a tem somos nós!
Mainada!
E juntando isto (em O Jogo):
ResponderEliminarPublicidade no FC Porto rendeu 100 milhões
A Cision, empresa especializada na monitorização dos meios de informação fez as contas à exposição mediática do FC Porto nos diversos media durante o primeiro semestre de 2007/08 e concluiu que os principais patrocinadores do FC Porto obtiveram um retorno do investimento de 100 milhões de euros. Ou seja, por cada milhão de euros em investimento no patrocínio da equipa de futebol, equivale a 15 milhões de euros gastos anunciando em diversos meios de comunicação. Um bom negócio, portanto. Os quatro principais patrocinadores - PT, BES, Revigrés e Nike - garantiram um retorno mensaldes 2,4 milhões e os "platinium sponsors" 885 mil mensais. A camisola é o melhor veículo comercial. O FC Porto, por seu turno, assegurou em igual período, 6,5 milhões de euros para os cofres do Dragão.
Eu já sigo a Formula 1 +/- 20 anos e adoro esse desporto. Por isso foi com bastante alegria que vi a noticia do envolvimento do FC Porto na Superleague Formula.
ResponderEliminarGostava de ver o Tiago Monteiro ao volante do nosso monolugar mas pelo que já li é dificil ou quase impossivel já que ele tem contracto com a Seat.
Abraço
http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/