18 julho 2011

Penáltis com Hulk, Falcao, Brasil e... de calcanhar

Hulk continua a marcar bem os penáltis, viu-se de novo no estágio da Alemanha. Tem força e precisão no pontapé, está-lhe inculcado no cérebro que não se pode desperdiçar um lance capital como esse.

Ao invés, continuo a ver Falcao a marcar mal penáltis, ou sem força ou, o que é mais frequente, sem convicção. E quem vai ao lance com esse espírito menos positivo, falha mais vezes. É certo que o colombiano marcou à Bolívia, mas agora errou o alvo com o Peru - e a Colômbia foi eliminada da Copa América.

Por outro lado, o Brasil falhou quatro penáltis com o Paraguai. Não, não quero meter o Hulk na jogada para xingar Mano Menezes. Acho de mau tom usar-se um argumento desses para defender a presença de um jogador numa selecção. Ora, o Brasil, tricampeão na competição, foi afastado na Argentina. E a Argentina nem pode vibrar com isso, pois também foi eliminada por penáltis. O "derby" com o Uruguai só teve, porém, um erro e Tevez permitiu a defesa de Muslera. E, desse modo, os três penáltis falhados por Martin Palermo num jogo argentino não podem ser virados contra os brasileiros, que pareciam o Barcelona de 1986 face ao romeno Dukadam na final de Sevilha para a Taça dos Campeões: quatro falhanços e 2-0 para o Steaua de Bucareste.


Enquanto os brasileiros levam a coisa numa boa, como se vê aí pelo twitter replicado no Globo, o Expresso diz como um árabe, dos EAU, pode comprovar ser fácil marcar penáltis de calcanhar:

Depois da experiência de Cruijff no Ajax dos início dos anos 70, em que tocou a bola no penálti para um colega chegar ao seu lado e rematar mesmo para a baliza já com o g.r. adversário no chão, eis uma nova moda: de calcanhar.

Uma forma de ver a pré-época, mesmo em competição oficial sul-americana, em feição divertida.

A Imprensa e os meios audiovisuais permitem-no e não é só para nos abstrairmos da crise.

É que se formos a levar a sério a mesma Imprensa, onde ainda faz mossa o afundamento de um dos maiores jornais britânicos e os seus responsáveis, editoriais e até administrativo-proprietários, estão à pega com a Justiça, além do julgamento do público, ou nos rimos ou temos vontade de chorar: não é que o jornal do regime, o Expresso que deu a notícia de "FMI já não vem", no início do ano, e proclamar como o anterior Governo cumpria metas orçamentais e reduzia o défice, na última mentira institucionalizada pelo director que é irmão do Costa de Lisboa, anda a contar-nos histórias de espiõesa? Depois de saber, como?, de um sms de Manuela Moura Guedes para Pedro Passos Coelho, para nos perguntarmos como se sabe certas coisas e de como alarvemente se publicam certas coisas, agora o Ricardo Costa fala-nos de, à maneira estalinista, um mero administrador potencial secretário de Estado foi espiado? E enquanto os efeitos do tabloidismo do News of the World nem nos fazem pensar "o que é isto", mas fulmina-se um jornal num abrir e fechar de olhos, aquele que é considerado o título mais nobre da Imprensa portuguesa, e cujo patrão tem a simpatia partidária que se conhece e simpatia pelo Governo e o PSD, soma duas semanas a perseguir um caso como uma barata tonta. Mas no pasa nada, nem sequer os mesmos serviços secretos investigam este pardal escurinho que chilreia como um tolinho mas a brincar com coisas sérias.


adenda: e nem sabia disto, andam a difundir notícias das escutas em Inglaterra e em Portugal é o regabofe do costume e no pasa nada. Acho que nem Kafka se lembraria de melhor... Ou Orwell.

2 comentários:

  1. Em Inglaterra não se brinca com direitos legais, pelo menos não é aceite que se utilizem métodos pidescos para se conseguir notícias fortes, em Portugal escutam-se pessoas meses, as escutas são facultadas aos amigos e ninguém fez nada de nada, pelo contrário...Utilizam-se essas escutas sempre que tal der jeito, para denegrir a imagem de quem se persegue...É um País em pantanas morais.
    Não há moral nem ética em Portugal.
    -Ainda ontem a Procuradora Cândida Almeida denunciou que a fuga ao fisco, se devidamente combatida, permitiria cobrir "o colossal" deficit Português...Mas nada se diz -para além destes desabafos ocasionais- nos tais debates de grande audiência.
    Para mim, sem nenhuma hesitação ou dúvida, Portugal foi levado à falência, não pelos subsídios concedidos aos cidadãos ao longo destes anos, mas pela fuga sistemática das Empresas ao Fisco e pela criminosa insistência nas falências fraudulentas, muitas delas decorrentes de centenas de incêndios postos pela calada da noite nessas Empresas, para fazer desaparecer pura e simplesmente os postos de trabalho e transportar esses encargos para o ombros do aparelho de Estado.
    Esta realidade criminosa dos nossos "empresários" é pura e simplesmente posta de lado...

    ResponderEliminar
  2. Ontem estive atento ao Dia Seguinte...Foi inquietante verificar que o representante do Benfica -o que diz que levou umas lambadas à porta dum restaurante na Foz depois de se ter cruzado com o André Vilas Boas na porta, andaria ele a tentar contratar o cenoura?- estava tristonho, as coisas devem estar a correr-lhes muito mal, é mau sinal, contrasta com aquele entusiasmo habitual de início de época, o que me preocupa seriamente, não é normal, não é nada normal...O Zé Guilherme ainda lhe atirou com a boca foleira de que o Clube deles quereria, mas que o Aimar e o Saviola não querem nada sair do Benfica porque se sentem "muitíssimo bem por lá" e do outro lado, Moita Carrasco!...Não é mesmo nada normal.
    Em suma, fiquei apreensivo, deve ser da Crise Europeia, isto deve estar tudo interligado...Caraças, isto é tudo menos normal.

    ResponderEliminar