05 setembro 2011

Leiria-Porto, circunstancialmente com Walter e como informar mal

O acerto do calendário do FC Porto, com a U. Leiria, pode deixar o campeao nacional isolado no comando, em caso de vitória. Mas quem ouvir o telejornal da RTP1 nao se apercebe disso, porque apenas é referido que "o FC Porto pode voltar ao comando" do campeonato.

Já devem ter reparado nisso, porventura, ou andam distraídos. E é dessas distracçoes que se faz a opiniao em Portugal e no Mundo, amiúde, por má informaçao. Noto-o após dois dias a aceder ao Telejornal em directo na RTP Internacional, em que passaram a mesma simplista nota de destaque relativamente a esse jogo da terceira jornada. Talvez a mudança de nome de RTPN para RTP Informaçao, por exemplo, ajude a disfarçar a coisa, mas depois de anos a fio a tratar mal os rodapés informativos no Telejornal e o Teletexto ser uma vergonha na matéria e até em português escorreito é só mais uma operaçao de maquilhagem da mediocridade televisiva de gestao pura que encobre a mediocridade de quem tem o dever de fazer e dar melhor informaçao, para mais de alegado Serviço Público.

Isto é como andar, por cada teclado que se encontre por aí, à procura dos acentos como os conhecemos, como o til que nao encontro neste que por acaso utilizo - e a 2 euros cada 40 minutos, apesar de me aparecer o ñ como é devido em Espanha e até ser fácil o ponto de exclamaçao ao contrário como eles sao únicos a fazer por aqui!...

Ouço, entretanto, como Walter está convocado e ainda nao digeri a sua ausência da lista da Champions nem sei se há explicaçao plausível para ter apenas Kléber como avançado-centro, algo que o esforçado mas aparentemente incomodado Vítor Pereira nao deu na conferência de Imprensa de domingo. Nem é pela falta de confiança num jovem reforço que mostrou nao ter a dita confiança. Basta surgir uma lesao e nao há ponta-de-lança... Parece que o FC Porto também "facilitou" na avaliaçao da dificuldade do grupo, mas as duas primeiras jornadas da Champions dirao se podemos safar-nos só com Kléber ou começará cedo o ataque âs opçoes, muito discutíveis, da SAD...

É que, entretanto, com o fecho do mercado, parece que alguém já percebeu que o "lucro" com Falcao foi muito inferior à famigerada cláusula, porque o FC Porto nem a totalidade do passe do Tigre possuía... Mas muita parolada portista vangloriou-se da operaçao, o que vale por dizer que muita gentinha reles está satisfeita com a informaçao que lhe chega, que tem ou apenas a que quer ver, seja ver por si - o que é muito pouco nalguns casos de senilidade precoce - ou quer ver pelo ainda discreto ponto da situaçao veiculado pelo Porto Canal em que muitos se fiam. Parece que Pinto da Costa disse qualquer coisa por estes dias, já nem sei o que li a respeito mas nao é certamente importante ou mais do que uma cortina de fumo. Na abertura do canal de informaçao alegadamente privilegiado do FC Porto o seu presidente tambèm tinha dito algo acerca de Falcao e parece que a realidade o ultrapassou...

Também está na ordem do dia a nega ao Chelsea por Álvaro Pereira. O FC Porto, defenitivamente, embirrou com o Chelsea. Ainda bem para o empresário do Palito, porque ele andava a solicitar uma carta de alforria para o seu protegido que outros tiveram, mas a diferença, como sempre nestas coisas, tanto pode ser de tratar-se da pessoa certa, como intermediário, ou da ocasiao propícia...

Certo é que, ainda hoje ouvindo que o FC Porto comprou a outra metade do passe de Otamendi (sem dizerem o valor, mas fixando o custo total da sua aquisiçao em 8ME), fico a pensar se, tudo somado, o FC Porto conseguiu em vendas o que gastou em compras. E se der saldo positivo, digo eu, ainda deve ser por a cláusula de rescisao religiosamente cumprida de André Villas-Boas para o Chelsea é que salva a onda de negócios dos portistas esta campanha... Mas há quem diga mal, sempre mal, seja da informaçao de certos OCS seja de negócios tratados sem subterfúgios ou dinheiro eventualmente sujo como consta por aí sobre transferências no mundo da bola cada vez menos redonda...

10 comentários:

  1. Segundo o que li, (o que pode nem sempre corresponder à verdade), o Porto pagou 4 milhões por 50% do passe do Otamendi ficando agora com 100% do passe.

    Entre o deve e o haver, o Porto entre novas contratações, renovações e compras de passes gastou mais do que vendeu e no final não temos um ponta de lança para substituir o saudoso Falcão.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Depois das convulsões do fecho do mercado, e de volta à tranquilidade, o FC Porto tem uma deslocação complicada a Leiria para acertar o calendário, e retomar a liderança do campeonato.

    Complicada pelos constrangimentos na sua preparação. Tivemos jogadores ao serviço das selecções que limitaram a boa preparação desta partida.
    Sapunaru e Otamendi ficam mesmo de fora dos convocados.

    No entanto, apesar destes constrangimentos e da valia do adversário, o FC Porto é o favorito e só a vitória importa. Para vencermos teremos de manter a atitude séria, respeitar o adversário e a vitória surgirá naturalmente.

    Como treinador de bancada, gostaria imenso de ver o nosso triângulo de meio campo constituído por Fernando, Moutinho e Belluschi. O mesmo triângulo que na época transacta, até Guarin se afirmar com aquela bomba diante do Marítimo, nos proporcionou muitas vitórias.

    Com Fernando na equipa podemos libertar Moutinho para o transporte e construção de jogo, e corrigir um facto que tem condicionado o rendimento de Kléber, que é a falta de um homem nas suas costas a apoiar e a aproveitar os espaços por ele criados.

    Belluschi poderá assim jogar nas costas de Kléber e aproveitar os desequilíbrios que Kléber coloca nos centrais contrários, pelas suas movimentações.

    Espera-se o apoio do público portista residente na região, que muito importante será na obtenção de mais uma vitória.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. " Mas muita parolada portista vangloriou-se da operação, o que vale por dizer que muita gentinha reles está satisfeita com a informação que lhe chega..."
    UFA Zé Luis!
    parece que as férias não lhe estão a cair bem!...

    ResponderEliminar
  4. Caro Zé Luís
    Costumo passar por aqui diáriamente e hoje, porque sou dos que acho que o nosso clube é bem dirigido e que o negócio Falcão foi bom, fiquei a saber que sou parolo e reles. Claro que o iluminado é você porque o PC e seus pares efectivamente só tem feito asneiras ao longo dos ultimos 30 anos. No que diz respeito ao Alvaro certamente que se tivesse renovado, aumentado a clausula para 45K e o Chelsea batido 40K concerteza que tinha ido, foi isto que se passou com o Falcão. Isto dando de barato que o que o Antero disse sobre o assunto é, óbviamente, mentira não é assim? Mentira não, talvez cortina de fumo? Sobre a ultrapassagem do PC pela realidade no caso Falcão e conhecendo a sua forma de actuar apenas acho que quem não percebeu no momento da renovação o que se ia passar devia pelo menos ter percebido nessa altura, mas isto sou eu, parolo e reles que a 1ª vez que vi o FCP foi em Novembro de 69 contra o Newcastle a disputar a Taça das Cidades com Feira, que penso.

    ResponderEliminar
  5. Entre o deve e o haver, o Porto entre novas contratações, renovações e compras de passes gastou mais do que vendeu e no final não temos um ponta de lança para substituir o saudoso Falcão.

    Eu subscrevo o que o Invicta aqui disse. Pelo visto, hà gente que nao consegue fazer contas minimamente - e eu assumo que só as fiz superficialmente, mas ninguém me corrige a sério, só critica porque... eu critico - e nao entende ou nao quer entender o que se passa. Essa gente é burra. Ponto. Se nao gostam, bom proveito no que consomem. Agora, quem quer criticar o que eu critico que aponte bases para isso.

    Da minha parte, e admitindo nao ter a verdade absoluta nem os numeros todos na mao (e no caso até estou a falar por alto, de férias, sem preocupaçoes de maior com rigor, apenas reflectindo e deixando no ar algumas questoes prementes, como pensante que me orgulho de ser e antes até de me assumir como portista que ninguém é mais do que eu), parece que se nao tenho a razao toda devo andar proximo.

    Na verdade, acho que o Falcao foi um negócio possível mas sem as "efabulaçoes" que alguns lhe atribuem, sem base factual a nao ser olhar para os numeros sem dcuidarem de ver o que é verdade e o que nao é. Ao pior cego nada pior do que nao querer ver. Se muitos enfiam a carapuça, dizendo até que aqui passam todos os dias, pois é problema deles.

    Nunca fui politicamente correcto, elogio quando tem de ser e felizmente com o nosso Porto vencedor aqui tem sido devidamente destacado, mas também nao deixo de criticar e, acima de tudo, de levantar questoes. Levantar questoes +e um pribvilégio de poucos, os que assumem pensar pela sua cabeça e sabem, inclusive, que eventualmente estao sob alvo dos que nao pensam nem demonstram pensar ou pelo menos nao assumem as razoes do seu pensamento.

    Como muitos outros idiotas em Portugal, criticam quem ousa pensar e nao fundamentam o que querem argumentar, aliás nem chegam perto de o fazer.

    Afinal, os 45ME de Falcao sao uma treta. Porque o FCP nao tem a totalidade do seu passe e porque junto foi o R. Micael que era suposto valer 30ME mas foi de borla.

    Isso eu escrevi na altura propria, muito antes de qualquer outro bvlogger portista pensar seriamente sobre o assunto, Alguns, tardiamente mas a tempo, já perceberam o erro em que incorreram.

    No final de contas, e para resumir o post mais uma vez para quem nao sabe ler ou tem leituras aporessadas e enviesadas do que se trata, o FC Porto deve ter gasto mais do que ganhou e descobrimos que nao só nao substituiu Falcao como a opñçao Walter nao serve para a Champions e dispenso-me de lembrar quanto ele cfustou.

    Gostem ou nao, continuarei a assumir livremente o meu espìrito portista, crítico se tiver de ser e sem me preocupar, como sempre o reafirmei, com o que alguma turba pensa disto. Se é que é capaz de pensar.

    Bom proveito, em suma.

    ResponderEliminar
  6. Em concreto ao Penta que nao sei realmente quem é, interessa-me pouco se se acha reles ou nao, apenas constato que nem toda a gente é capaz de saber o que se passa e deve achar que está mais informado do que os outros.

    O Pênta, como outro qualquer, idiota se pensar assim, nao pode descortinar aqui e agora que critivco o presidente e o passado, as nossas vitorias e os negócios, o bem-estar do FC Porto e a razao do seu sucesso. Se assume que eu digo isso é um parolo com todas as lketras, mas como náo digo isso só pode ter vergonha do que pensa, mas continua a ser problema seu.

    Se sabe, se leu, se tem consciendia de algo sobre o assunto, fique ciente de que a operaçao Falcao, reafirmo-o agora com mais dados que nao tinha ä altura do caso e apenas dependendo da minha intuiçao e minimamente conheceddort destes meandros (algo qure se calhar o Penta nao tem nem é), eu levantei a questao da forma de salvar a face por causa de Falcao.

    Era para bom entendedor e já com reflexoes bem vincadas. Mantenho tudo o que disse e o que digo. Haja quem o desminta. Algo que ninguém fez. Muita parolada que escreve em blogues, repito-o, nao
    e muito diferente dos de outros clubes. Burros e seguidistas, mais papistas que o Papa, cada qual no seu clube, cada maluco no seu asilo. Os factos, até ao momento, deram-me razao, neste caso concreto. E nao toquei em nenhum caso passado. Limito-me ao presente e cresceram as minhas reservas sobre o potencial da equipa para os objectivos deste ano. Mas nem isso o Penta questiona. Eperemos que dë certo.

    ResponderEliminar
  7. Tomo-o como bom conselho, mas calma nao me falta, porque nao a perco com idiotas pois recuso-me a baixar ao nível deles. Apenas respondo grosso a quem nao justifica outra fineza.

    ResponderEliminar
  8. Tivemos hoje um FC Porto campeão. Soubemos amortecer o ímpeto e o ânimo, sobretudo daqueles jogadores de meio campo que entraram a todo gás. Soubemos esperar, deixar jogar e matar. Cínicos qb, mortíferos qb e com um controlo táctico quase perfeito.

    O homem do jogo, para mim, foi o Vítor Pereira. Excelente escolha de 11 (confesso que dadas as condicionantes, cheguei a temer o pior), talento em campo, jogadores que ganham jogos em campo e boa sistematização táctica. Meteu o Fernando, enquanto eu coloquei o Souza, mas sim senhor, tiro o meu chapéu, não há cá merecimentos ou pseudo-justiças, mas as necessidades da equipa. E esta equipa precisa de um Fernando no máximo das suas capacidades. As substituições foram todas correctas, sem diminuir qualitativamente a equipa e sem alterar o nosso modelo de jogo. Excepto uma, mas nessa nada havia a fazer pelo que tinha no banco (Varela por Hulk), pois nem Iturbe nem Djalma estavam convocados.

    Temos ainda muita margem de progressão o que é entusiasmante. Há ainda ajustes a fazer e veremos que mais fará VP a este plantel.

    Helton - Seguríssimo, sobretudo a sair a cruzamentos e a jogar com os pés. No segundo golo do Marinha Grande poderia ter tentado, pelo menos, mas dado o contexto acaba por ser perdoável, mas não é essa a sua bitola.

    Fucile - Bom jogo, mesmo apanhando com um espevitado Shaffer a quem o Hulk raramente acompanhava. Foi senhor do seu flanco e ainda teve tempo para dar o troco ao Shaffer.

    Álvaro - Ainda em "ressaca" e a aquecer motores. Não foi aquele "locomotiva" nem dominou por completo o seu flanco. Mas para re-começar, não está nada mal. E como quem tem classe e talento aparece sempre...sai da Marinha Grande com uma assistência no saco.

    Maicon - Jogo muito duro para o rapaz. Primeiro, porque apanhou com um "zé ninguém" que desatou a jogar à bola. Segundo, porque jogou até muito bem nos intervalos dos erros. Terceiro, a cada dois erros seus há um golo, é terrível. Destes erros há dois que destaco. O golo do Diego Gaúcho é indesculpável. É crasso. E o lance do Marinha Grande imediatamente antes do nosso primeiro golo. Estava a marcar quem? Como se deixa antecipar daquela maneira? O Maicon tem potencial e sabe jogar ao nosso nível. Mas precisa de jogar. Precisa de errar e jogar a seguir para evoluir (e não voltar para o banco). Fez-nos falta um central para permitir ao Maicon tempo e espaço para evoluir.

    Rolando - Jogo impecável, mesmo perante um tal de Djaniny "zé ninguém"

    ResponderEliminar
  9. Fernando - Tal como o Álvaro está em aquecimento. Mas é logo outra loiça. Aquela posição 6 ganha logo outra dinâmica, outra abrangência, outra vida. Ainda não foi aquele Fernando, mas mesmo a 60% já dá logo outra bolina à nossa vela.

    Moutinho - O seu melhor jogo da época e não foi por acaso. Com Fernando solta-se mais e cai mais sobre o meio campo adversário. Agradecem os nossos extremos e o Kléber. E eu, já agora.

    Belluschi - Mostrou ter sido um INJUSTIÇA ter sido preterido pelo Guarín. Está bem mais criativo e participativo que o Colombiano. Até pode ser que a maré mude como no ano passado, mas neste momento, é ele o nosso "10", o nosso criativo, o nosso homem na criação atrás do Kléber.

    James - Talento é isto. Ganha jogos. Não vale a pena andar com tretas. De Rodríguez a Rodríguez a diferença é esta. Hoje o Ivo Pinto passou o meio campo e ainda foi chatear o Álvaro, mas levou duas batatas pelo seu flanco do James para levar para casa e aprender. Fora outros lances onde foi ele a correr atrás do colombiano e não contrário. Jogo tremendo, de craque.

    Hulk - Faltou-lhe sempre um "danoninho" para partir o Marinha Grande. Tem que ajudar mais o Fucile (entenda-se o DD titular) e não pode humilhar tanto o Shaffer. Há sempre a hipótese de alguém se lembrar do argentino DE no clube do regime...e estas humilhações não ajudam a causa.

    Kléber - Está feito. Foram dois, ficou a dever outros dois. Um a meias entre o Gottardi e o poste e outro por falta de calma na finalização. O que interessa é que a barragem foi rachada e agora é só deixar que a força dos golos arrebente com o que sobra. Ajudou MUITO ter James em campo e Fernando a empurrar o meio campo para mais próximo de si. E, claro, Belluschi a jogar à bola nos terrenos de 10.

    Varela - um jogo de futebol pode ser muito mentiroso que for visto só pela estatística. Uma assistência e um golo. Ora isto nunca configura um mau jogo. Mas foi, mais um. A "assistência" não foi mais que uma boa abertura, porque TODO o resto é um grande finalização do James e o golo é uma grande assistência no pezinho do Defour para a pequena área. O resto voltou a ser mauzinho demais. Bolas perdidas, más recepções....

    Defour - Porque não jogaste tu no Mónaco?! Porquê?! Sai Moutinho entra Defour e continua a sinfónica de Viena a tocar...

    Souza - Entrou bem, por um Fernando em perda.


    Gostei de ver o Caixinha insinuar que tínhamos sido nós a apagar a luz. Acho que tem razão, já não é primeiro estádio a sul do Mondego que se apaga com o FC Porto em campo. Tal é o terror.
    Acho muito curioso este jeito de pensar dos treinadores lagartos da nossa praça. Estes betos metidos ao inteligente. O Couceiro dizia que o problema era da posição dos bancos. Este diz que é do interruptor da luz. O que virá mais por aí!?

    Gostei muito do Gottardi. Um excelente GR na Marinha Grande. Gostei do nosso Ivo Pinto. É certo que falhou a fechar o seu flanco, mas apanhou um talento tremendo que lhe soube apanhar as costas e NUNCA teve a ajuda do médio do seu lado. Errou, veremos se aprende, mas gostei do arrojo e da personalidade. Não fugiu do jogo e isso tem valor. Gostei do Abraço que o Antero lhe dá no final.
    Obviamente, uma palavra para o Zé Ninguém. Temos que ver de perto. Será que tem faro de golo? Eu bem disse que este ia surpreender.

    DRAGO

    ResponderEliminar