23 janeiro 2014

Bloggers são jornalistas, para o Tribunal Federal dos EUA

Agora que fica em discussão o que se pode e como se deve comentar, segundo Pinto da Costa e endereçando o recado a críticos portistas, eis uma boa ponte de reflexão. Afinal, a bluegosfera em geral dedica-se a criticar quem critica, venha nos jornais "inimigos" ou em meios "amigos"; vai ter de enfrentar, já que se recusa amiúde a ver o óbvio e serve apenas a propaganda própria enquanto contesta a que diz existir contra si, quem a critica a si, pela função que pode desempenhar.
 
Parece fácil, mas não é. Basta olhar os olhos de cada um e cada um o seu umbigo.

Pessoalmente, vejo isto como transmissão da minha visão própria das coisas, lendo e anotando as notícias e o que elas podem querer significar para além do que os OCS transmitem, amiúde mal e porcamente. No caso da bluegosfera, alguns ficam cegos pelo seu clube e aceitam, acriticamente, tudo o que ele lhes serve e é para o que servem, um ou outro só veicula a opinião que alguém de dentro lhes sopra o que for conveniente e, de resto, credível para tão dependente ouvinte...

2 comentários:

  1. «
    a bluegosfera em geral dedica-se a criticar quem critica
    »

    caríssimo Zé Luís,

    se bem percebi esta "posta", trata-se de uma crítica aos críticos que criticam (também) quem critica na "bluegosfera".
    sinceramente não estou muito de acordo com a citação acima.
    não considero que seja de uma forma geral; há muitos segmentos dentro da "bluegosfera", como sabes (e quem sou eu para dar lições a quem já por cá andava ainda eu comia papinha Cérelac neste mundo virtual, entenda-se).
    assim de repente, os únicos destinatários desta "posta" e no meu entendimento, são alguns portistas mais dados à reflexão, que criticam quem tem cão, quem não tem cão, quem deveria ter um cão, quem caça com gato, quem não tem sequer um gato, quem não caça, etc.

    mas é só a minha leitura da tua crítica :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Miguel, tens razão quanto à abrangência dos destinatários, é abrangência a mais da minha parte e digo publicamente que não te considero no rol dos papa-hóstias; nestes, em concreto, há duas referências mais ou menos explícitas; estamos todos sujeitos a críticas, como não podia deixar de ser, mais uns aceitam melhor do que outros e, pior, só aceitam desde que não digam mal dos senhores das Antas: esses "intocáveis" é que desprezo em absoluto; infelizmente, na generalidade, perdoe-se-me a nova abrangência, não faz serviço algum de jeito, nem bom, nem mau, antes pelo contrário; uns tentam sair da mediocridade e irrelevância e não resistem a um apelo sofrido de certas almas do Dragão; e há os que são mais portistas de todos - a esses tenho asco mas são o fruto da época e espelham a subserviência que dizem existir nos de outros clubes. Eu é que não me sei situar e duvido da minha sanidade mental.

    Mas são só opiniões, aceito a tua e procuro esclarecer algum mal-entendido, nem sempre o consigo. As minhas opiniões não são intocáveis, mas considero-as as mais justas e desprendidas que as circunstâncias permitem, mesmo tendo "óculos" azuis como os outros e deles não abdico, como não prescindo da minha absoluta independência.

    Podia alongar-me e dissecar o que se faz e diz mas não vale a pena: um blogger emite uma opinião - em geral a bluegosfera emite opiniões de outros, sejam do clube com os comunicados, das notícias dos jornais sobre o clube e até de portistas que escrevem em jornais ou debitam na tv, publicam para criticar e eu nem faço uma coisa nem outra.

    Abraço

    ResponderEliminar