04 dezembro 2016

A vitória de Pirro apesar de NEScio

Oliver, inconsciente quanto à baliza e alheio ao objectivo do futebol, que falha diante dos gr com V. Setúbal, Belenenses e Braga; Layun que não faz um cruzamento de jeito sequer quando fazia apenas um bom em 20 maus e com Alex Telles que os faz bem no banco; Otávio roto mas só lesionado foi trocado; André Silva sem convicção a bater uma gp por exaustão psicológica grave e insuficiência técnica indisfarçável ; Diogo J remetido a um jogo infantil próprio do seu aspecto de menino imberbe; Corona que se arrasta pesadamente sem um rasgo; Brahimi incapaz de engatar um remate digno metido no seu labirinto de Creta; Herrera com medo estampado na cara com medo de lapidação asteca; Depoitre para ser usado em desespero e a ver da bancada cruzamentos sem nexo onde ninguém chega; equipa que afunila criminosamente o jogo e não imagina que dos flancos, contra adversário com 10 e entrincheirado na sua area, deve usar-se 2 jogadores em cada lado para tabelas e idas à linha se quer atrair defesas e escancara-las para ver o golo.
Foi isto num jogo de mau futebol salvo ao soar do gongo que o FC Porto fez para bater um Braga medíocre que o superava na tabela devido ao empobrecimento portista ao nível da ruína económica, de confiança e de créditos pouco menos de um mês após uma convincente exibição com o Benfica que não teve seguimento, tal a destruição de moral e condução técnica a que o fraco treinador NES reduziu o FC Porto fracturando o plantel que se tornou um bando sem rumo.
"Mais uma vitória como esta e estamos perdidos", terá comentado Pirro, jovem bravo rei do Epiro que atravessou o Adriático para separar a Itália pelo meio em defesa das colónias gregas, após bater os romanos em Àsculo (279 a. C.), tal a dimensão das suas baixas, pela segunda vez em um ano depois de Heracleia. Viria, de facto, a ser corrido da península depois de acorrer também à Sicília, lamentando deixar "que prémio para Cartago e Roma disputarem"...
Foi assim, destroçado apesar de eufórico como se tivesse ganho o campeonato, que o FC Porto acabou o jogo após o improvável golo de Rui Pedro no termo dos descontos com um lastro de desespero e miséria moral e mental no limite da capacidade humana a que chegou, torpe e acabado, o futebol portista já sem ponta por onde se lhe pegue.
Deprimente ver, além de oportunidades alarvemente desperdiçadas por incompetência gritante, sair os desastrados Layun e Oliver trocados por Herrera destroçado e Rui Pedro tão puto quanto os pueris pontas de lança que o NEScio julga poder valer um só entre André Silva e Diogo J. Outro já preso por arames e inconsequente até romper, Otávio só por lesão foi substituído por Brahimi, com NEScio incapaz de ler os sinais confrangedores do campo como se confirma incompetente para lançar os melhores desde o início, veja-se o despauterio de trocar Alex Telles por Layun...
O que se viu no Dragão, num plano inclinado acentuado onde não há um Sisifo para a hercúlea tarefa de mover a sua pedra encosta acima num perpétuo movimento de reconquista inacabada, foi em termos económicos uma ruína total à espera de avaliação de lixo por competente empresa de notação financeira. O depauperado futebol portista, sem rumo estratégico visível nem orientação técnica capaz, bateu no fundo apesar do alívio que muitos sentirão como se fosse libertação de um cativeiro infame. Pura ilusão o balão de oxigénio em equipa que não respira e já não tem ligação a máquina alguma que sustente vida vegetativa digna de nota.
A degradação não se pode apurar ou refinar mais. Ganhar apesar do desgraçado treinador é do pior que pode acontecer, como esteve para suceder contra outro ex-treinador, com Peseiro depois de Paulo Fonseca, em que o suicídio colectivo portista só tem par com a teimosia cadaverica do decrépito presidente de novo saído a terreiro como peça de museu numa semana sem alegria alguma, só alergias a vírus infecciosos que gangrenam o Dragão.

7 comentários:

  1. Caro Zé Luis,
    Faço análise distinta do jogo de ontem. A incongruência de Nes terá sido apenas a não convocatória de Depoitre.
    Corona na linha com Maxi a fazer o corredor e depois com Brahimi no lado esquerdo, o jogo alargou para os flancos. O interior ficou a cargo de Oliver e Jota que apoiavam o AS.
    Ontem mostraram que ainda estão vivos, e teremos ganho dois reforços com Rui Pedro e Brahimi.
    Quero acreditar que a partir de ontem, pelo menos adiamos a tragédia Grega.
    É preciso olhar também para os outros, que de repente podem ficar também apertados...

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  2. Pedro, não vimos o mesmo jogo qt a pormenores cruciais.
    Qd digo q os flancos não funcionaram é precisamente a desmentir o q afirmas. Raramente Maxi e Corona se entenderam na direita
    Quase sempre ficava só um para driblar e cruzar.
    Convidará jogadores e treinador NEScio a visualizarem todas as asneiras da 2a parte e incapacidade de jogar bem e esclarecido no último terço. Corona não fez nada e ficou tudo entregue à destreza individual que nele não resultou. Foi arrepiante ver como não saia um cruzamento de jeito. E, claro, para esse jogo não havia Depoitre que de não serve para isto pode ir embora.
    De resto, na mesma linha, se entenderes Layun em vez de Alex Telles tbm não entendemos o jogo e as opções da mesma forma.
    Por fim, acreditar que isto é um balão de oxigénio é confirmar o que digo
    Nem mais.

    ResponderEliminar
  3. Outros comentários de portistas de merda habituados a comerem palha e pretendendo condicionar a minha opinião, sabendo de antemão o resultado de não opinaram e limitando-se a criticar pela negativa quem ousa dar uma versão realista e verdadeira, pois adivinharam...
    😄

    ResponderEliminar
  4. Então vamos lá exercer o contraditório (não é condicionar a sua opinião).
    1. Oliver falhou mais um golo mas foi mais uma vez o nosso jogador mais esclarecido. É ver a quantidade de passes acertados, a descongestionar ou de rotura que faz por jogo.
    2. A opção Layun em detrimento de Alex Telles compreende-se, dao que a equipa está com dificuldades em marcar golos e estamos a falar de um jogador com muitas assistências e golos. Não fez uma grande exibição mas o Alex Telles tem sido uma nulidade também.
    3. Na minha opinião o NES pôs os melhores a jogar de início. Ainda não percebi onde é que o Alex Telles é tão melhor que Layun e aonde estão os outros melhores a que se refere que deviam ter jogado. Estará a falar no Brahimi que é incapaz de engatar um remate digno metido no seu labirinto de Creta? ou do Herrera com medo estampado na cara com medo de lapidação asteca?
    Saudações portistas


    ResponderEliminar
  5. Não negócio o contraditório. Nada condiciona a minha opinião é no caso refiro-me a insultos de gente de merda q não terá provavelmente os anos q tenho de Antas nem mt menos da vivência q tenho do jogo e do clube.
    Mas a sua opinião não desfaz a minha.
    Oliver não marca gostaria. Posse de bola e passes curtos longe da área não tem levado a marcar golos.
    Layun tem sido nulo está época. E nunca cruzou tão bem como faz Alex Telles.
    Brahimi nunca sai deste registo

    Levanto muitas questões, nenhuma contrariada.
    Quase sempre, mais até na direita q na esquerda, havia só Corona, ou Maxi volta e meia, para fintar e cruzar. Corriam todos para a área e ninguém ficava na meia lua para a 2a bola. Cruzamentos eram maus ou inexistentes desde a direita. Nem dribles nem bolas decentes, tirando o golo anulado e qt a mim mal.
    Portanto, ninguém contrariou o q escrevi.

    ResponderEliminar
  6. Se acha que o Oliver so faz passes para tras e para os lados entao convido-o a rever o resumo do jogo, nomeadamente quem fez 2 passes a deixar Andre Silva na cara do golo ainda na primeira parte. No primeiro, da aquele remate para a cabeca do Jota. No segundo da penalti.
    Continuo sem saber onde ë que o Telles ë melhor que o Layun. A defender? talvez. No cruzamento? Nao me lembro de um cruzamento do Telles a dar golo nos utltimos 5 jogos. Em contrapartida lembro-me de 2 golos decisivos de Layun esta epoca, e nao foi ha assim tanto tempo quanto isso.
    E embora nao tenha respondido ä minha pergunta percebi que para si "por os melhores a jogar" era por a mesma equipa que o NES com a excecao do Layun. Grande diferenca.
    Quanto â corja que o insultaram, nao passam de um bando de nescios. Mas jä agora chamar ao treinador do Futebol Clube do Porto de nescio tambem nao ë bonito.

    ResponderEliminar
  7. No meu comentário referi as falhas de finalização do Oliver. Facto. Ele tem qualidade, como jogador hábil, não como futebolista. Ponto.
    Oliver falha frente aos gr em 3 jogos. Facto. Oliver não remata de fora. Facto. Nenhum médio, à excepção do Herrera, remata. Facto. Corona não produz. Facto. Salvo o grande passe para Oliver precisamente, em Belém. Sabemos o q sucedeu.
    Chamei há tempos a atenção para a pecha do futebol portista: ninguém joga entre linhas de médios e defesas adversários. Facto. Oliver não preenche a lacuna. Facto.
    Sobre Layun, está a puxar a conversa para outros jogos, não este jogo. Neste foi uma nulidade e a lateral esquerdo não chega ao Alex Telles. O Alex Telles dá profundidade, o que Layun não dá por razões técnicas


    Se o Layun foi importante está época foi a lateral direito. Facto
    Se quer ir por aí, concordo. Prefiro Layun a Maxi. Ponto. Não vejo bem o que Maxi acrescenta ao FC Porto. Facto. Não discuto que se aplica e é bom profissional. Mas é lento, cruza mal e remata... Raramente. Longe de ser o lateral que foi. Ali, prefiro o Layun.
    Se foram buscar um canhoto era por perceber-se a necessidade à esquerda. Facto. Alex Telles tem sido bom.
    Se o treinador, mais uma vez, escolhe mal o onze, como na lateral esquerda, e deixa de fora quem cruza melhor e quem em casa, num jogo de assalto à área adversária, fica na bancada um cabecear de quase 2 metros, diga lá o que achar...
    Se o treinador troca 2 jogadores de uma assentada, por sinal os que eu trocaria e há mais tempo, não sei como sustenta o bom jogo de ambos.
    Ser um Junior a decidir depois de render um dos mais ou o mãos consagrado da equipa diz bem do que este último é capaz.
    Portanto, Layun está mal colocado, as substituições são óbvias, o cabecear está ausente e um bom tipo nos cruzamentos tbm, que dizer do treinador?
    Não deixo de referir que o FC Porto atacou mal por não ter gente a romper nos flancos por má orientação técnica a aproveitar a superioridade numérica.
    NES demorou muito tempo a eleger um bom onze e ainda troca os papéis com o que tem em mãos. Não vai recuperar Herrera nem Depoitre. Um puto, numa jogada improvável, safou o coiro do treinador. A mim os resultados não influenciam as análises técnicas e tácticas

    Em Dezembro não sabemos o q esperar da equipa e do treinador.
    Se está satisfeito com isto é uma vitória pifio, continue. Fora isso, não me chateie se quer discordar num ponto ou noutro mas não contrária a generalidade do que afirmo.

    ResponderEliminar