31 janeiro 2007

Justiças

"Como diria George Orwell se se interessasse pelo assunto, as cotoveladas são todas iguais, mas pelos vistos há algumas que são mais cotoveladas do que as outras. A cotovelada com que Quaresma terá atingido Tixier na primeira jornada da segunda volta do campeonato, por exemplo, é mais cotovelada do que aquela com que Tixier fracturou o maxilar a Quaresma na primeira jornada da primeira volta do campeonato. E é certamente muito mais cotovelada do que aquela com que Nani, por exemplo, atingiu Ricardo Sousa no jogo entre o Sporting e o Boavista. Tanto assim, que alguns especialistas nem sequer foram capazes de a classificar como cotovela, preferindo dizer que o jogador do Sporting atingiu o jogador do Boavista na cabeça com o braço, mas garantindo desde logo que não o fez de forma intencional. Sim, porque a intencionalidade destas coisas é perfeitamente perceptível para o olho treinado e todos sabemos que há por aí quem tenha o olho bem inflamado de tanto treino. Aliás, o problema é que a violência e intenção das cotoveladas, tal como a beleza, está precisamente nos olhos de quem as vê e depende da cor das lentes com que cada um olha para cada jogo. E é assim que, aquilo que para uns é uma cotovelada bárbara no queixo de algum desgraçado, para outros não passa de uma queixada traiçoeira no cotovelo de outro. Ora, esta dualidade de critérios, de pesos e de medidas, seria normal à mesa do café, numa discussão entre adeptos de clubes diferentes, mas é incompreensível quando interpretada pelos árbitros de futebol responsáveis pela aplicação da leis do jogo. E traduz-se em algumas injustiças gritantes. "
Jorge Maia in O Jogo

Agora faço eu o título:
Critérios

"Quaresma vai perder os próximos dois jogos do F.C. Porto"

In maisfutebol

Quem tiver alguma memória deve estar a perguntar: mas não falta aí qualquer coisa nesse teu título?
Mas é claro que falta, falta: Dualidade de..

PS: Acho importante todos lerem este comentário, até para alguns esclarecimentos, retirado do site mais futebol, de alguém denominado Ninja:
"Quanto a esta questão, gostaria de salientar os seguintes pontos:

1) Os cartões não são acumuláveis de uma época para outra, portanto, quando se fala na reincidência de um jogador, apenas são considerados os cartões mostrados na época presentemente a decorrer.

2) A definição dos castigos deve ter em consideração a decisão do árbitro durante o decorrer da partida, portanto, mesmo que, eventualmente, se possa considerar que a expulsão do Quaresma foi exagerada, a punição de 2 jogos é perfeitamente justificada em função do cartão vermelho mostrado pelo árbitro.

3) O Quaresma não é reincidente visto que este foi o PRIMEIRO cartão vermelho que viu na presente época. Logo, a punição de 2 jogos é adequada e normal, tendo em conta os critérios de épocas anteriores.

4) O agravamento de 1 jogo a mais para o Zé Pedro é justificável visto que este jogador é reincidente, tendo sido este o SEGUNDO cartão vermelho que viu esta época.

5) A dualidade de critérios demonstrada pela CD da Liga prende-se apenas pelo facto do Nuno Gomes ter sido punido com apenas 1 jogo de castigo, uma decisão justificada pela Liga com o falso argumento de que este jogador do SLB não era reincidente. Na verdade, tratava-se do SEGUNDO vermelho que o jogador via na presente época, logo, havia clara e inequívoca reincidência de mau comportamento.

6) Mesmo que a CD tivesse legitimidade para considerar que o Nuno Gomes não era reincidente, a punição nunca poderia ser inferior à do Quaresma, ou seja, de 2 jogos, uma vez que esse é o castigo normal para um jogador que vê um cartão vermelho pela 1ª vez. Não foi isso que aconteceu.

7) No caso do Zé Pedro, verificou-se um agravamento dos castigos do 1º para o 2º cartão. No caso do Nuno Gomes, pelo contrário, considerando que, no 1º cartão vermelho foi punido com 2 jogos e no 2º cartão com apenas 1 jogo, verificou-se um claro desagravamento dos castigos, o que contraria completamente a lógica.

Perante estes factos, ficamos à espera para ver qual será a interpretação da comunicação social sobre este caso. Será que iremos finalmente ver uma procura de clarificação ou iremos uma vez mais assistir a uma estratégia vergonhosa de branqueamento tal como se assistiu na semana passada em relação à escandalosa arbitragem do sr. Elmano Santos em Leiria?"
PS2: Leitura obrigatória sobre este tema:

43 comentários:

  1. A minha 1ª reacção depois de ver o castigo, foi mesmo vir aqui,comentar.

    Acho que não há mesmo nada a fazer, apenas lutar contra eles e picar o Quaresma ao máximo para que quando ele volte seja ainda maiot do que aquilo que já é.

    Quanto ao Zé Pedro levar 3 jogos,para o treinador dele é bem feita, por ter andado aos abracinhos com eles no final do jogo. Esse gajo que ainda foi beneficiado contra o FCP, veio no final do jogo ainda a dizer que foi prejudicado, contra os amiguinhos da Liz não disse nada. Quero ver o que ele vai ladrar agora.

    ResponderEliminar
  2. zirtaev lembro so um caso.sporting-benfica,nuno gomes entra por tras sem querer tocar na bola so com a intençao de magoar o moutinho.kuantos jogos leva?? 1
    sao coerentes nao sao?

    ResponderEliminar
  3. há que responder a essa gente dentro da relva.

    Há que come-los vivos!!!!


    vamos ver a resposa de sábado!

    ResponderEliminar
  4. Guga, quando falo em "quem tiver alguma memória", falo precisamente dessa situação.

    De resto subscrevo tudo o que diz o Ricardo e acrescento o que o Zé Luís disse num comentário ontem: No Liga afinal só mudaram as moscas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Off-topic

    fiquei com a impressão de que o Rui Moreira também é leitor do Portistas de Bancada. Ontem, no trio de ataque, ele fez referencia aos dados que constam do estudo sobre as grandes penalidades feito pelo Zé Luís.

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev será de mim ou o agravar do castigo a José Pedro em relação a Quaresma funcionará como uma arma de arremesso dos vermelhos?
    Já ontem ouvi isso, já onte perguntaram porque razão um levou 2 jogos e outro levou 3, esquecendo no entanto os casos passados no seu clube recentemente.
    Algo está mal quando para os árbitros e para a CD é mais perigosa uma cotovelada que uma entrada às pernas, um nariz mal tratado com uma cirurgia vai ao sítio, uma perna partida pode ser o fim de uma carreira. O que acham mais grave?

    Ainda bem que o Nani é uma vedeta como diz o anjo da guarda, pois só assim se compreende o esquecimento em relação à sua acção no úlitmo jogo, deve ser uma nova medida de protecção às vedetas; como no Porto não temos vedetas sujeitamo-nos à justiça e não temos o direito a falar.

    Para quem nos critica pergunto qual o papagaio que mais uma vez esta semana voltou com o mesmo discurso sendo recebido por alguém que foi seu concorrente nas eleições à presidência do clube que agora preside?

    ResponderEliminar
  7. Off-shore, podes ter a certeza que sim, não duvides. Tb não te admires se vires as tabelas do Zé Luís com mais exposição mediática.

    Pavlov, quando leste o meu post eu ainda não teria colocado o PS. Esse PS alem de outras coisas explica o porquê dos 3 jogos ao Zé Pedro.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Pessoal, espero que não se importem mas acabei de copiar o post do Zé Luis "O porco não cai à velocidade da Luz" no blog http://jorgenunopintodacosta.blogspot.com/.

    E como o post falava, além de outras coisas, de um famoso jogo da Luz, resolvi postar também as imagens do jogo. Se as quiserem ver passem por lá. ;)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. opah ....

    na imagem de titulo desta pagina esta : "não é portista quem quer, só quem pode"

    isso diz tudo ! está na altura de ver quem pode ou não pode. que não seria facil , ou simplesmente justo, já sabiamos á partida

    ResponderEliminar
  11. Lenin disse que uma mentira repetida muitas vezes passa a ser verdade. Passamos anos de desgaste nos mais variados meios de comunicação sempre com o mesmo intuito de tirar o mérito ao fcp mas a verdade é que os nossos títulos são muito suados e sem qualquer " estrela "(tipo Carlos Martins que é sempre um grande jogador mas nunca vai a lado nenhum), os nossos jogadores só são bons quando ja ca não jogam.

    ResponderEliminar
  12. Hoje vou ter pouco tempo para andar por aqui.
    Para já, deixo só um comentário que inseri ontem (20.30) no maisfutebol (e não foi censurado, ao contrário do que temia e já sucedeu algumas vezes...). Nos sobe e desce, a cargo de Luís Sobral que o Zirtaev aqui trouxe ontem, 3 são sobre o FC Porto, embora só um directamente (as desculpas para a derrota) e que o Zirtaev contestou muito bem.
    Sobre cotoveladas, tema proposto para encontrar a culpa nos jogadores e árbitros, deixei exposto o seguinte:
    "Eu acho que actos irrefletidos, involuntários ou até activos e agressivos existirão sempre no futebol. O jogador nem quer fazer "aquilo" no momento. Lembre-se o Carlos Martins a deitar as mãos à cabeça no Restelo. Entrou mais ríspido e apercebeu-se, depois, que fez asneira. E tinha recebido um amarelo minutos antes.
    O jogo leva ao desgaste físico e psicológico. Perde-se as estribeiras facilmente. Só quem nunca reagiu a quente desconhece esta realidade.
    Ora, jogadores e árbitros incorrem em risco de más avaliações.
    Para mim, imperdoável é quem está de fora, sentadinho, tranquilo, talvez no sofá em casa a ver na tv, não saber distinguir as coisas.
    A culpa maior é dos jornalistas, que emitem opiniões irrefletidas e convenientes consoante a cor das camisolas.
    Se a Imprensa tratar todos por igual, clubes e jogadores, se não valorizar mais esta entrada ou desculpar aquela sem razão, a cultura do jogo não muda. O público, influenciado ou não pela opinião que se publica, não aprende. Não basta ver as imagens da Liga inglesa, a entrada só para a bola (há excepções, tem de haver, mas são excepções que não mancham a boa imagem dos jogadores) e não às pernas. A cultura do jogo é deficitária em Portugal porque sofre da clubite.
    E são os jornalistas que a apregoam. Têm culpas no cartório.
    Que recriminação sofreu Nani pela cotovelada em Ricardo Sousa? Nem amarelo levou! A sporttv, convenientemente, não mostrou repetição alguma além daquela imediata à ocorrência. Um iluminado realizador achou que não merecia tamanha exposição.
    E "isto" repete-se jornada a jornada. Repete-se tanto que Tixier foi "poupado" à agressão a Quaresma na 1ª jornada.
    Mas não é só as cotoveladas. Os penáltis, os fora-de-jogo, as imagens dos jogadores a insultar (umas repetidas, outras omitidas).
    Houve 2 penáltis negados ao FC Porto em Leiria. Omitem. Deturpam. Escondem imagens (lance de Lisandro, sporttv dá imagem do ângulo inverso ao intervalo e enterra-a para sempre). Alguém chegou ao ponto de, inacreditavelmente, ver Marcos António a tocar na bola que Postiga afastou com o joelho esquerdo para ser pontapeado na coxa esquerda pelo central. É chocante e vergonhoso o que se diz que se viu. Absolutamente degradante.
    E as coisas, assim, passam. Já ninguém se lembra que Paulo Costa negou dois penáltis ao FC Porto na partida com o Nacional na Choupana. Ah, mas todos viram, porque o FC Porto ganhou (2-1). Mas os episódios esquecem-se.
    E chega-se ao desplante dos tristes comentários aqui trazidos neste sobe e desce.
    Degradante. Vergonhoso. Aviltante é o comportamento dos jornalistas e estes exemplos aqui são testemunho disso".

    Como notei ontem nos comentários a respeito dos castigos: 3 para o Zé Pedro (agravante de ter atingido um benfiquista), 2 para Quaresma por ameaça de tentativa de agressão, 0 para Nani cuja cotovelada em Ricardo Sousa não aconteceu.

    Descobri, pela lista de castigos da Liga, ontem, que houve um sumaríssimo. A douta CD da Liga fez, muito bem, um sumaríssimo para tirar o cartão amarelo a Polga e dá-lo a Tello, que de facto fez o penálti no Bessa e devia ter sido ele a ver o cartão.
    Tudo bem, reposta a verdade, identificado o prevaricador.
    Já vimos que os sumaríssimos servem para isso. Aliás, este é o 1º sumaríssimo da época. E, como todos lembramos, os sumaríssimos só acontecem nas 2ª voltas. Já sabem, então, o meu receio das 2ª voltas, vá o Porto com 10 pontos, 7 pontos, 5 pontos ou 1 ponto de avanço.
    O Quaresma, a quem não serviu as declarações de Tixier que não encontrou intenção de agredir depois de ver as imagens, lá leva os 2 jogos. O FC Porto vai recorrer, porque tem tempo em relação ao jogo com a Naval. O CJ da FPF deverá anular o 2º jogo de castigo a tempo. Bastam as declarações de Tixier, após ver as imagens que outros querem deturpar.
    Lembro, a propósito, no ano da vergonha de 2005, Simão incorrer num sumaríssimo por cotovelada, tal e qual Quaresma, ao lateral-direito Alex, no jogo com o V. Guimarães. Havia sumaríssimos ao pontapé naquela época e o FC Porto perdeu vários jogadores em poucos meses. Mas foram desculpar o Simão com as declarações de Alex (hoje no Wolfsburgo) que, então, estava a caminho de... ir para o Benfica.
    E com estas chachadas se descobrem as cagadas.
    A nossa Liga faz sumaríssimos, o que tinha sido prometido para casos excepcionais. Lá se viu que tipo de excepções se arranjam (mas ainda bem que assim foi reposta a verdade).
    As imagens não servem para desculpabilizar jogadores. Só para dar cartões a quem os merece.
    Ora, como o dr. Ricardo Pereira (acho que é o nome dele), sem ter piada alguma, justificou já publicamente a razão de Nuno Gomes ter levado 1 jogo por agressão a Moutinho, entrada a pés juntos às pernas com risco de lesão muito grave, mesmo depois de Nuno Gomes já ter sido suspenso e expulso noutro jogo, está à vista a disciplina que se quer impor: cega para uns, enviesada para outros, correcta quando convém.
    Isto tudo, ainda, numa época marcada pelos 3 jogos a Petit por insultar (talvez também por cuspir baba) em João Ferreira no Bessa.
    A escala de valores é a seguinte:
    a) é pior insultar o árbitro, com ou sem cuspo.
    b) risco de partir pernas, além de passar impune nos jogos (nem faltas há), tem pena mais suave.
    c) ameaça de tentativa de agressão pode ser mais severamente punida.
    d) se qualquer agressão a jogador do Benfica se registar, a pena pode agravar-se.
    E assim vai o futebol.
    sic transit, gloria mundi

    P.S. - já li por aqui, mas não me falem do Trio de Ataque que não vejo há muito tempo. É a faculdade de mudar de canal se não gostar. Não sei, sequer, se perdem tempo a ligar para a sic, por exemplo. Basta-me ver o convidado comentador para mudar imediatamente de canal.
    Agora, se Rui Moreira lê este blogue, além das estatísticas, poderá, espero eu, ter reparado na crítica que já fiz e que lhe recomenda ser mais agressivo e assertivo e não trocar galhardetes amigavelmente com os outros comparsas, os tais que não suporto ouvir.

    ResponderEliminar
  13. Mas que excelente comentário Zé Luís, aliás na linha de outros teus, do Meireles e até de mais alguns visitantes (peço desculpas por não dizer os nomes) a quem aproveito para agradecer o enriquecimento que dão ao blog.

    Tenho de pensar seriamente em utilizar estes textos já que é uma pena perderem-se por esta caixa de comentários.

    Já agora Zé Luís o Rui Moreira ontem esteve muito bem a defender o clube, apesar de sofrer ataques serrados, mas manteve-se firme. Claro que as opiniões mudam consoante cada pessoa e se calhar se visses quererias que ele fosse ainda mais duro, mas eu acho que esteve bem, na medida do possível.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Espero realmente q o FCP recorra do castigo a Quaresma. Quanto ao tratamento q o slb tem, há mts anos q há um regulamentos disciplinar exclusivo para o slb... enfim, é este o nosso País...Sobre o castigo a quaresma tb escrevi no meu blog.

    ResponderEliminar
  15. zé luis: esse lance do simao/alex lembro-me perfeitamente, e se a memoria nao me falha o Alex era já jogador do benfica e estava a jogar por emprestimo!!!!tambem me recordo bem da agressao de petit a targino, que deixou o internacional sub-21 portugues de fora umas semanas, instaurou-se sumarissimo e o agredido ainda foi testemunhar a favor do agressor!! o processo foi arquivado!!!
    a justiça desportiva funciona a vermelho-e-branco, já sabemos há muito tempo, e mesmo a não-desportiva (experimenta ser apanhado a conduzir bêbado e saberás do que estou a falar...), até arquivam casos de dopping descarado!!!! imaginem!!!

    ResponderEliminar
  16. Há um pouco recebi um telefonema de um amigo, dizia. Estou no mesmo restaurante onde está o Lemos a festejar ?

    Lemos ? festejar ?

    Ah pois, faz hoje 36 anos que Lemos espetou 4 aos lampiões.
    o Porto venceu por 4-0 com 4 golos de Lemos.

    Lemos, um grande abraço.

    Contra tu e contra todos seremos CAMPEÕES !!

    ResponderEliminar
  17. Assim como serão necessárias mais algumas décadas até que vocês tenham a possibilidade de se aproximar do número de títulos do SLB, seriam necessárias outras tantas até que fosse reposta a justiça dos campeonatos que ganharam à sombra do sistema dos Loureiros e dos Pintos.
    Tenham vergonha !
    Com tudo o que já beneficiaram de arbitragem, com as situações que correm na justiça, com o que se sabe da história recente do futebol português, arbitragem devia ser assunto tabu para vós.
    Inacreditavelmente (de facto é preciso ter lata...) têm ainda a ousadia de falar dela, apenas porque vos não foi assinalado um penálti que só na televisão se vê que é (aliás, parece, pois tal como o golo de Petit em 2004-2005, também nenhuma imagem mostra a mão do jogador do Leiria a tocar na bola, não é assim ?)

    Olhando às agressões de Quaresma e José Pedro, o que me parece é que se enganaram e trocaram as penas.
    A agressão de Quaresma é muito mais clara e violenta. Na imagem filmado por trás dos jogadores vê-se de forma cristalina.
    Só a vossa cegueira fundamentalista é que não vê.


    Em rigor vocês deviam era estar a lutar com o Feirense e o Leixões pelo regresso à primeira divisão.
    Se vivêssemos num país normal assim seria.
    Infelizmente por cá a máfia tem tudo controlado. Até o Ministério Público e a PJ, pois parece que tudo o que é instituição do Porto está nas mãos da influência do "padrinho".
    Ai se a justiça funcionasse....

    ResponderEliminar
  18. LF está a falar do caso Fisco/Salgueiros portanto?

    ResponderEliminar
  19. eu acho que o rui moreira esteve impecavel. fez bem nao se colar ao presidente, porque já se percebeu que ele nunca gostou das carolinices. tambem acho que fez bem em desvalorizar o assunto quaresma, dizendo que mesmo sem isso tinhamos sido roubados. mas o problema no trio como nos outros é que o arbitro, esse vermelho chamado carlos daniel, fez tuo para lhe trocar as voltas como repararam e o pateta do godinho foi atrás do cineasta desta vez. fiquei com a ideia que o godinho nem viu o jogo, era capaz de apostar o que nao tenho!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  20. LF eu acho que nem tu acreditas nas boboseiras que dizes e de qq maneira parece que só aqui estás para provocar e eu não vou responder a provocações.

    O que é certo é que ninguém consegue explicar tamanha dualidade de critérios, nem mesmo os benfiquistas. Mas o que é mais triste é que eles não se importam, vivem num país em que as leis são alteradas para eles conforme as conveniências e mesmo assim acham que são prejudicados, parece incrível mas é verdade. Enfim...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Lanço aqui o repto a quem consiga aceder às imagens do intervalo da Sporttv ou ao resumo do jogo que passou ainda na noite do jogo na RTPN que as coloque no Youtube (porque, muito estranhamente, ou não, só aí é que foi incluida a imagem de frente que mostra claramente a mão do Renato no remate do Lisandro. O curioso é que no dia seguinte o resumo da RTP1 já foi diferente com uma mulher que não percebe nd de futebol a dizer que foi o GR a defender).

    É assim que se faz a cabeça a esses milhões de carneiros seguidistas e pobres de espírito como o lf.

    ResponderEliminar
  22. o melhor a fazer em relação ao IF é não ligar.

    em relação às imagens. No Dia Seguinte da SIC mostraram uma imagem obtida por detrás da baliza do Fernando que permite ver sem margem para duvidas (se é que as há) a mão de Renato.

    Estranhei que ontem no Trio essa imagem não fosse apresentada.

    Aproveito tb para pedir se alguém tem imagens da agressão de Nani ao Ricardo Sousa.

    ResponderEliminar
  23. Não se trata de provocação.
    Simplesmente não consigo calar a revolta de ler tanto disparate vindo de quem deviam ser os últimos a falar.
    O que me impressiona é como vocês acreditam naquilo que dizem...
    Se calhar não acreditam, mas não importa. O que é preciso é criar uma nuvem de pressão sobre as arbitragens, para vos voltarem a favorecer na próxima semana, e assim restabelecer a normalidade do futebol português dos últimso vinte anos.
    Por agora não os vou chatear mais.

    ResponderEliminar
  24. Oh, o lf não é imparcial, não pode ser, é lampião, e a mulher do guarda-livros, prepotente, também não.

    amelie

    ResponderEliminar
  25. Caros amigos tomei aliberdade de transferir um comentário já feito no Post anterior para este apenas porque me parece que o LF começa a perder a compostura e a entrar por caminhos menos delicados! Para todos um Abraço!
    «Pois caro LF: o livro "A Terceira Rosa" para si é um romance e isso significaria na sua concepção que o que lá vem descrito, não tem nada a ver com a realidade! TREMENDO ERRO SEU! Todos os livros têm um carácter autobiográfico e este é-o muito mais, porque nele se descrevem circunstâncias muito fortes, da vida do próprio Manuel Alegre! Se se der ao trabalho de ler o livro em questão, verificará isso com alguma facilidade! E por isso eu coloquei este extracto em Post: porque era assim que as pessoas de bem e com alguma clarividência olhavam o Poder Estabelecido, com a impotência de verificar que a verdade andava muitas e muitas vezes arredada da realidade dos factos! E no desporto era também assim: repare no pormenor do "Atlético" lá figurar! Na altura como agora, era também um parceiro activo desse Poder instituido e centrado na região de Lisboa! Sabiamos que o Poder Político era centralista como o são todos os Poderes Totalitários e um factor agregador desse pensamento, era concentrar as paixões dos Portugueses nos elementos de Fixação Afectiva existentes na Capital! Os dois maiores exemplos: os clubes de Futebol SLB e SCP! Porque para além do futebol em Portugal só havia Fado e Fátima tudo o resto era deserto, ignorância e exploração!...E muitos deixavam-se iludir com essa verdadeira FICÇÃO em que consistia e assentava o Poder Futebolístico do Benfica, do Sporting e tornavam-se seus adeptos! Acontecia aí o fenómeno que eu denomino de CARNEIRIZAÇÃO da SOCIEDADE por questões de facilitismo e acomodação, a que nem sequer escapavam figuras brilhantes dos dias de então! Agora centram-se todos nas TELENOVELAS, nos CONCURSOS, na maledicência dos PROCESSOS JUDICIÁRIOS e esquecem os problemas reais que verdadeiramente os afectam! Quem na altura tivesse um pingo de decência intelectual, tinha de ser adepto de outro Clube! Por isso a maioria dos meninos CHIQUES deste País diziam ser adeptos da Académica, embora essencialmente e na realidade dos o fossem sim do Benfica ou do Sporting! E como acontece ainda agora, a maioria do POVO seguia cordatamente atrás dos comportamentos dos Poderosos, Bem Pensantes e Falantes, poderá ver - se o quizer- como assim está tudo sucinta e devidamente explicado! Na Roménia também era assim como cá - -falou no STEAUA- e na Rússia ou na RDA, existiam equipas poderosas apoiadas pelo regime para serem e constituirem POLOS aglutinadores das paixões das Populações! Isto lá, como em Portugal só vai desaparecer completamente e tomar as suas devidas proporções ao fim de duas ou três gerações, quando estiverem extintas e bem enterradas, todas estas conexões e cumplicidades! Até lá continuarão a aparecer em ciclos cada vez menos intensos admito, figurôes do género LACROIX, HELMANOS e quejandos! E quando você fala da possibilidade de existirem SISTEMAS CORRUPTIVOS na Europa do Futebol eu acredito, porque senão como pode explicar o silêncio NOTADO sobre as notícias dadas à estampa em JORNAIS da sua SIMPATIA, sobre o uso e abuso de CAFÉ COM LEITE, FRUTA VARIADA e QUINHENTINHOS oferecidos pelo BENFICA e SPORTING a àrbitros INTERNACIONAIS quando vinham dirigir os jogos a LISBOA? E como passou completamente ao lado das BOAS CONSCIÊNCIAS a passagem do BENFICA a uma final que - felizmente para bem da verdade no Desporto não conquistou - foi conseguida com um golo obtido com a mão pelo famoso VATA! Nessa altura essa escumalha Jornalística que tanto defende disse em uníssono, que o árbitro errara sim, mas felizmente fora a BEM DA NAÇÃO!!!!

    31/1/07 17:31

    ResponderEliminar
  26. LF, acrescenta Karl Kraus na tua lista de escritores
    "O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua platéia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele."

    Nós ao contrário dos adeptos do teu clube, pensamos por nós próprios.
    Voçês simplesmente devoram a demagogia e as aldrabices destiladas pelos vossos dirigentes e pela comunicação social que sempre leva o benfica ao colo.

    e a partir de agora vou cumpri o que disse no post anterior.

    ResponderEliminar
  27. LF sabendo que provavelmente já não responderá lhe pergunto se está a falar da inscrição fraudulenta do Ricardo Rocha a meio da temporada?
    Como vê situações do seu clube há muitas, todas diferentes e elucidativas dos tentáculos do seu clube de tão distintas que são. Já os adeptos do seu clube falam sempre do mesmo, falando em não aguentar deve estar farto de ouvir o presidente do seu clube não?Semana sim semana não, fala sempre do mesmo; ou está inebriado como confessa que estava aquando da contratação de Futre?

    ResponderEliminar
  28. off-shore, já és o segundo a dar ao desprezo. Ao Zirtaev cabe, finalmente, fazer a filtragem necessária e absolutamente imprescindível.
    Os 4 do Lemos, que boa memória! Mas creio que foi em 72 ou 73, era miúdo e o meu pai não quis levar-me às Antas. Mas nesse domingo 31 de Janeiro lembro-me que, com escândalo, a RTP deu as imagens dos golos num resumo que era um filme de tão extenso, para aqueles tempos.
    E naqueles tempos só dava resumos do Benfica na RTP. Mais nenhuns. Lembro-me até da vitória do Setúbal, que eu adorava ver jogar, na Luz por 3-2 com Octávio a marcar e a chegar a 3-0. Só dava resumos do Benfica. E na 1ª volta, Lemos marcou os dois do 2-2 na Luz.
    Parabéns pela tirada do demagogo.
    Que o Zirtaev faça agora de pedagogo e nos livre de semelhante (t)raça!

    ResponderEliminar
  29. Minha gente estamos a ser gamados a olhos vistos,a resposta a estes gamancos vai ter de ser dentro de campo,nos procimos jogos vamos ter de mostrar o que e ser PORTISTA,ganhar arrasar o adversario com o nosso futebol,sabado ter Dragao cheio a apoiar o nosso PORTO,para calar estas abutres.Que grande euforia segundo a 5 pontos do primeiro,e a euforia dos segundos,imaginem o nosso PORTO em segundo a 5 pontos do primeiro,caia o carmo e a trindade.
    LF,quando arrotas deve ser 1 cheiro a merda do carago,com as asneiras que dizes(escreves)
    comigo ate terias sorte eu nao sou dos + iluminados que visita este blog,mas gracas ao Zirtaev temos aqui 1 genio(Ze Luis)que te da cada 1 que se tivesses vergonha nunca mais aparecias por estas bandas,as melhoras.

    ResponderEliminar
  30. Minha gente,FUTEBOL,os (lampioes)Germanicos Bayern de Munique,deu uns patins ao seu treinador Magath,sendo o seu sucedor o seu antecedor Hitzfeld.O proximo a ter uns patins,o nosso conhecido Doll treinador do Hamburgo

    ResponderEliminar
  31. Obrigado por lembrarem aqui os 4-0 do FCPorto aos lampiões com os golos do Lemos. Vi esse jogo fantástico.
    Quanto ao trio de ataque, cada vez me dá menos gozo ver aquilo, está a descambar bastante, o " cineasta " não diz duas direitas e perdeu o critério, o Godinho, também aproveita a boleia, acho até que está ali a mais pois não tem grande avontade, ele é sim, um fantástico compositor e poeta,o moderador, esteve simplesmente desastrado interrompendo e tentando baralhar o Moreira que esteve bem.Mas seria de estranhar o contrário, está dentro dos parâmetros da nossa comunicação social.
    O castigo ao Quaresma é de rir, comparado com o que aconteceu ao reincidente nuno gomes, ao petit, etc...
    Mas é a nosa sina, contra tudo e todos.

    ResponderEliminar
  32. lf já que falaste do golo do Petit, porque é que não te vejo tão escandalizado a comentar este golo também?...

    http://www.youtube.com/watch?v=nDaS8Aw3r08&NR

    Mas se quiseres mesmo ter alguma noção da absoluta vergonha a que chegou o teu clube de medíocres trogloditas aconselho-te a veres isto:

    http://www.queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=11059

    Então é assim que se convence alguém a ser sócio/detentor de kit do benfica? Bem me parecia que não podia ser pelos resultados...

    ResponderEliminar
  33. Caros Portistas

    O meu orgulho Portista tem aumentado na proporção, dos comentários sublimes extraordinários, brilhantes, que tenho encontrado na blogosfera Azul e Branca, que sinceramente já não tenho adjectivos para os classificar.
    Então os do Zé Luis e este último do Meirelesportuense, que se recordou do Vata HA!HA!HÁ!.
    O orgulho, de pertencer ao clã Portista, gente como diz a canção “somos o povo mais forte”, que saiu da letargia onde se encontrava, e de repente cá estamos, todos unidos, para mais uma vez lutarmos, contra a mesquinhez dos Sobrais, Manhas, Marcelinos, Pinhões, Coroados e outros que tais.
    Quanto às toupeiras, que por aqui proliferam, é bom sinal, é sinal que já verificaram que vão ter guerra e sem tréguas.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  34. Este blog quer-se um blog democrático e a única coisa que não admito é linguagem rasca e má educação, pelo menos até um certo limite. O LF, por enquanto, a única coisa que tem feito é provocar e não vou apagar os posts dele por isso. Apesar de tudo tem tido educação.

    Mas é fácil resolver o assunto, façam como eu, às provocações dele respondam como eu tento responder ao clube dele, com desprezo.

    Tentem manter o alto nível das intervenções, já que é uma das grandes qualidades da caixa de comentários deste blog.

    Espero que os portistas me compreendam.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Se a justiça funcionasse sr lf o recreativo tinha sido obrigado a disputar a subida de divisão com o tal leixões quando apresentou uma certidão falsa das finanças na liga para poder disputar o campeonato!A dama de ferro das fananças teria de explicar aos contribuintes,incluido o FCP,porque é que aceitou ações sem valor do recreativo como garantia de pagamento de dividas ao fisco!Dividas que de resto segundo se diz à boca pequena ficaram-se mesmo pelas ações!Já agora diga-me se souber onde estão os moralões que tanto bramaram contra a promiscuidade entre a politica e o futebol em outras ocasiões e agora estão tão calados face às manobras do arguido fv para mover influencias junto dos lideres partidários,todos vermelhos,diga-se!Se houvesse justiça meu caro amigo,o FCP era tratado com mais respeito,e o presidente da républica das bananas ou dos cocos como o amigo quiser,teria recebido a equipa para homenagem em 2004,em vez de receber e homenagear os perdedores do euro!Que se diria na républica,se o sr presidente tivesse tido semelhante atitude em relação a qualquer clube querido da segunda circular?Resumindo meu amigo :O FCP não deve nada a este país,pelo contrário este país deve mais do que quer admitir ao FUTEBOL CLUBE DO PORTO!!!

    ResponderEliminar
  36. Mais um post brilhante!!!!

    ESTOU AINDA MAIS ESCLARECIDO!!!!!

    Quanto a esses lampioes...

    Preocupem-se com os chocolatinhos da cor do Mantorras!!!!!!

    5Milhoes de Euros...

    E isto o que é??

    Um Apito Fiscal?

    Um Apito Roubado?

    ResponderEliminar
  37. Plenamente de acordo Sr Zirtaeve,só que às vezes é dificil resistir à tentação de mandar estes fulanos abaixo de Braga!Como o meu amigo já deve ter reparado esta gente dentro do campo não é grande coisa,mas fora dele são chatos como o raio!

    ResponderEliminar
  38. zirtaev: já me anulaste comentarios com mais nivel do que muitos do condor, ze luis e meireles que todos juntos e mais alguns não conseguem responder ao if sem agressões verbais a ele, ao seu clube e até ao país... POR ISSO NÃO VOLTO AQUI ... BOM CAMPEONATO

    ResponderEliminar
  39. o problema que se coloca objectivamente, na minha opinião, é que não há gente séria no futebol.
    É obvia a razão na expulsão do Quaresma, mas não há seriedade nos antecedentes (durante muito tempo houve falta sobre ele, e o senhor Sérgio não se comportou à altura de um cidadão que nos quer convencer que tem capacidade para ser juíz.
    Não há seriedade em quem julga, pela evidência dos factos analizados de forma diversa, por mais prolixos que sejam as supostas justificações dadas por eles.
    Falta carácter a quem faz da informação uma forma de vida, tomando por opção o servilismo, em detrimento do respeito pela verdade, coerência, equidade e equidistância.
    Sobram uns pseudo fazedores de opinião, que num país desiquilibrado, sem contraditório, se repetem à exaustão por tudo quanto é rádio, jornal ou televisão, vendendo a sua frustração, e contribuindo para o constante abaixamento do nível.
    O que resta? Neste contexto, onde ninguém quer ser sério, só resta renovar o stock das meninas, que quem as tiver melhores, ganhará mais campeonatos.
    A mim resta-me ver na televisão, com o som cortado, em sinal pirateado, que só paga a estes marmanjos quem for burro.

    ResponderEliminar
  40. Carlos Andrade em relação à última frase já somos dois.

    Qt à questão dos supostos informadores fica com esta frase que o Zé Luís tirou de algures:
    "Tenho reparado que no debate público, seja ele económico, político ou desportivo, gostamos de ter opinião antes de termos informação. Depois de formada, a opinião serve como filtro informativo, apenas assimilando o que a confirma. Deste mal padecem também os jornalistas. Os jornalistas assumiram uma causa, a do Sr. Sargento. A partir daí toda a informação passa a servir a Causa".

    Um abraço.

    ResponderEliminar