13 janeiro 2007

Um país atlético

«Os portistas ainda andam furiosos com o clima de júbilo que se instalou no país, depois do FC Porto ter sido eliminado pelo Atlético. Tenho ouvido muitos adeptos que se confessam envergonhados pela exibição, humilhados pelo resultado e, principalmente, irritados pelas consequências da derrota. É claro que não se podem sentir satisfeitos com o afastamento da Taça nem devem desvalorizar a importância da competição ou argumentar que “assim teremos um calendário menos sobrecarregado”. O FC Porto entra nas competições para ganhar, e a Taça é a segunda prova do calendário nacional. Além disso, as finais em que a equipa participa são uma festa especial para os portistas do Sul, que sempre revelam no Jamor a sua enorme dedicação ao clube.

As questões técnicas e tácticas já foram escalpelizadas: Jesualdo explicou que quando não se joga como equipa, o valor individual comparado dos jogadores pode não chegar para levar de vencida um adversário bem mais fraco. Também já muito se falou do penalty assinalado (e ainda não vi ninguém assegurar que não houve infracção da mesma forma que ninguém possa garantir que a falta existiu) e do falhanço de Quaresma. Disse, e repito: se calhar ainda bem que a bola não entrou, porque de outra forma, o país estaria a viver uma enorme comoção e as dúvidas que o lance suscitou iriam servir para branquear outras situações até ao fim da época. O FC Porto é a melhor equipa, tem uma vantagem expressiva no campeonato que é o seu grande objectivo e a última coisa que lhe interessa é que as arbitragens venham a influenciar esse estado de coisas. Quem assistiu à difícil vitória na Choupana contra duas equipas sabe como os senhores do apito são sensíveis aos estados de alma da opinião pública.

Este fim de semana, os jogadores portistas devem vingar a derrota e recordar a lição: os adversários mais fracos (e o Aves é uma equipa dessas...) não podem ser subestimados. O que se exige é que ganhem por tantos e com tanto mérito que a eventual influência da arbitragem, seja quem for o beneficiário, nem sequer mereça ser invocada. Quanto ao ambiente que anda por aí, não nos deve admirar. Depois da Joana d’Arc, só faltava o Atlético para os entusiasmar. Os portistas não se podem preocupar com esse sol de Inverno e de pouca dura. Devem saber que fraco é aquele a quem, à míngua de vitórias que lhe propiciem alegrias, só resta o revanchismo, o prazer de ver o adversário mais forte derrotado ainda que por interposta e atlética pessoa.»

Rui Moreira no seu espaço denominado Porto d'abrigo in Record

Está aberta a época de caça às aves

Aproveitei este texto como introdução para a antevisão do jogo da Vila das Aves. E o que se pede ao FCPorto para este jogo é que os seus jogadores entrem com uma postura séria e humilde para não se repetir o que se passou no último jogo. Somos mais fortes, mas temos de o provar dentro de campo. Alguém tem de pagar a humilhação do último domingo.

Aqui fica a equipa que tem uma obrigação a cumprir, a de cobrar uma dívida para com os seus adeptos e para isso "abater" com tiros certeiros o próximo adbersário.

D.Aves - FCPorto, Sporttv - 19H45

9 comentários:

  1. Todos à vila das aves, provar que somos adeptos especiais, num estadio de merda com preços de merda, nao ficaremos em casa no sofa... Bora lá... deixem la o cinema, namoradas, mulheres, e os exames...

    NOS VIVEMSO PRA TE AMAR...


    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO... SEMPRE

    ResponderEliminar
  2. Sporting empatou. Ouvi dizer que amanhã já podemos encomendar as faixas, é verdade?

    ResponderEliminar
  3. CUIDADO RAPAZES,CUIDADO PORQUE A EUFORIA NÃO É BOA CONSELHEIRA,E QUASE SEMPRE DÁ DOR DE CABEÇA!

    ResponderEliminar
  4. concordo,cuidado com as euforias se nao depois sai-nos o tiro pela culatra.zirtaev eu discordo da tua ekipa num jogador,eu tirava o p.assunçao e punha o joao paulo,porque dakilo k vi no ultimo jogo foi o unico k se esforçou e o paulo assunçao tambem nao jogou nada no jogo do atletico portanto esta troca parece-me adequada.fikem bem.zirtaev continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  5. A equipa esta feita pelo Zirtaev,agora so falta a atitude,hoje e nos proximos jogos temos de entrar em campo e "cilindrar" o adversario.Temos de mostrar aos "infieis" quem e o melhor,nos ja sabemos quem,mas os "infieis" do sul as vezes entram em euforias falsas,tipo atletico.
    aqui ate se podia usar o ditado antigo.
    Quem nao tem cao,caca com o gato
    Hoje e sempre quero total dominio do PORTO,nao preciso de muitos golos mas sim de dominio e nao facilitar com ninguem.

    ResponderEliminar
  6. Hoje é ganhar e..pronto, para calar essas vozes que por aí andam. Haja no entanto atitude positiva por parte dos jogadores e nunca excesso de confiança pois isso já nos deu uma grande dor de cabeça.
    Quanto à equipa apresentada penso que será a que vai jogar, espero que o Paulo e o Meireles estejam uns furos largos acima do ultimo jogo.

    ResponderEliminar
  7. SD86... peço-te desculpa por não ter ido ver o jogo. Sabes como sou, um jovem desleixado, que não liga nenhuma ao seu clube e por vezes, faz coisas que não devia, desacreditando aquilo que o verdadeiro portista (como tu), deveria de ser.
    Sim, estou a elogiar-te...
    Mas como te disse, hoje estive a estudar para frequências e não pude ir ver o jogo do fcp. As minhas desculpas e espero realmente que me perdoes...
    JPM...

    ResponderEliminar
  8. Até que em fim vejo alguém com miolos...
    Parabéns JPM e boa sorte para as frequencias (1º o teu futuro).

    ResponderEliminar