«A tranquilidade de Tegelen foi subitamente quebrada pela visita do Bicampeão português. Durante os próximos dez dias, esta pacata localidade holandesa será o quartel-general do F.C. Porto no arranque da temporada 2007/08. Pelo que se viu esta segunda-feira, no primeiro treino da equipa de Jesualdo Ferreira, a curiosidade dos habitantes será intensa.
Os Dragões instalaram-se em Tegelen num quadro verdadeiramente idílico. A equipa chegou a meio da tarde de hoje e deu início quase imediato ao programa de trabalho para este estágio na Holanda. A chegada às instalações do SC Irene impressionou pela presença de holandeses, desejosos de ver de perto e cumprimentar tão ilustre visitante.
A sessão foi compreensivelmente abreviada. Entre aviões e autocarros, os azuis e brancos viajaram quase cinco horas, por isso o treino ficou-se pelos 60 minutos, desencadeando, ainda assim, entrega máxima dos atletas e tópicos de interesse elevado que cativaram as atenções das largas dezenas de espectadores presentes.
Como já é norma nos estágios cumpridos em solo holandês, a bicicleta será o meio de transporte preferencial dos atletas, que pedalam em pelotão entre o castelo que os alberga e os relvados ao seu dispor.»
Os Dragões instalaram-se em Tegelen num quadro verdadeiramente idílico. A equipa chegou a meio da tarde de hoje e deu início quase imediato ao programa de trabalho para este estágio na Holanda. A chegada às instalações do SC Irene impressionou pela presença de holandeses, desejosos de ver de perto e cumprimentar tão ilustre visitante.
A sessão foi compreensivelmente abreviada. Entre aviões e autocarros, os azuis e brancos viajaram quase cinco horas, por isso o treino ficou-se pelos 60 minutos, desencadeando, ainda assim, entrega máxima dos atletas e tópicos de interesse elevado que cativaram as atenções das largas dezenas de espectadores presentes.
Como já é norma nos estágios cumpridos em solo holandês, a bicicleta será o meio de transporte preferencial dos atletas, que pedalam em pelotão entre o castelo que os alberga e os relvados ao seu dispor.»
In fcporto.pt
Estes 25 foram os jogadores seguiram para o estágio:
GRedes:
Nuno, Paulo Ribeiro, Ruca;
Defesas:
Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel, Bruno Alves, João Paulo, Marek Cech, Lino;
Medios:
Fernando, Paulo Assunção, Bolatti, Kazmierckaz, Luis Aguiar, Raul Meireles, Jorginho;
Avançados:
Lisandro, Quaresma, Tarik, Renteria, Adriano, Hélder Postiga, Edgar e Rui Pedro.
O quartel general dos Dragões na Holanda
Para fugir às altas temperaturas do nosso, normalmente, quente clima de Julho, pelo quarto ano consecutivo o FCPorto escolheu para estágio de pré-época a Holanda do nosso bem conhecido Co Adriaanse. Desta vez Tegelen foi a localidade escolhida. Localidade do sul da Holanda que fica perto da fronteira com a Alemanha, o que possibilitará a muitos emigrantes poderem ver de perto os seus ídolos.
Nessa pequena e pacata localidade o FCPorto irá ficar instalado no Bildeberg Château Holtmühle, um hotel quatro estrelas situado dentro de uma enorme zona verde muito tranquila e que tem ao serviço dos Dragões todos os serviços e equipamentos necessários que uma equipa em pré-época precisa.
Um dos dois clubes da cidade, o SC Irene, será o anfitrião local e será nas instalações deste clube, que ficam muito perto do hotel, que o FCPorto realizará os seus treinos. Sublinhe-se que este centro de estágios tem 6 campos de futebol e foi utilizado, por exemplo, pela selecção espanhola aquando do Euro 2000.
O FCPorto realizará praticamente todos os dias sessões bi-horárias de treinos uma da parte da manhã outra da parte da tarde. A primeira conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira em solo holandês será já hoje
Será com o Sportclub Irene que o FCPorto realizará o seu primeiro jogo deste estágio, já amanhã às 19H00 locais. Jogo que este pequeno clube aproveitará para, com um clube da elite europeia, comemorar da melhor forma o seu centésimo aniversário.
Post Scriptum
PEPE NO REAL MADRID POR 30 MILHÕES
Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD
Estes 25 foram os jogadores seguiram para o estágio:
GRedes:
Nuno, Paulo Ribeiro, Ruca;
Defesas:
Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel, Bruno Alves, João Paulo, Marek Cech, Lino;
Medios:
Fernando, Paulo Assunção, Bolatti, Kazmierckaz, Luis Aguiar, Raul Meireles, Jorginho;
Avançados:
Lisandro, Quaresma, Tarik, Renteria, Adriano, Hélder Postiga, Edgar e Rui Pedro.
O quartel general dos Dragões na Holanda
Para fugir às altas temperaturas do nosso, normalmente, quente clima de Julho, pelo quarto ano consecutivo o FCPorto escolheu para estágio de pré-época a Holanda do nosso bem conhecido Co Adriaanse. Desta vez Tegelen foi a localidade escolhida. Localidade do sul da Holanda que fica perto da fronteira com a Alemanha, o que possibilitará a muitos emigrantes poderem ver de perto os seus ídolos.
Nessa pequena e pacata localidade o FCPorto irá ficar instalado no Bildeberg Château Holtmühle, um hotel quatro estrelas situado dentro de uma enorme zona verde muito tranquila e que tem ao serviço dos Dragões todos os serviços e equipamentos necessários que uma equipa em pré-época precisa.
Um dos dois clubes da cidade, o SC Irene, será o anfitrião local e será nas instalações deste clube, que ficam muito perto do hotel, que o FCPorto realizará os seus treinos. Sublinhe-se que este centro de estágios tem 6 campos de futebol e foi utilizado, por exemplo, pela selecção espanhola aquando do Euro 2000.
O FCPorto realizará praticamente todos os dias sessões bi-horárias de treinos uma da parte da manhã outra da parte da tarde. A primeira conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira em solo holandês será já hoje
Será com o Sportclub Irene que o FCPorto realizará o seu primeiro jogo deste estágio, já amanhã às 19H00 locais. Jogo que este pequeno clube aproveitará para, com um clube da elite europeia, comemorar da melhor forma o seu centésimo aniversário.
Post Scriptum
PEPE NO REAL MADRID POR 30 MILHÕES
Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD
A F.C. Porto – Futebol, SAD vem informar que chegou a um acordo de princípio com o Real Madrid CF para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do atleta Pepe pelo preço de 30 milhões de euros.
Mais informa que o acordo relativo a esta transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da F.C. Porto – Futebol, SAD.
In fcporto.pt
CAPA DE "O JOGO":
ResponderEliminarPEPE NO REAL POR 28 MILHÕES!
A confirmar-se a transferência por 28 milhões,não há lamúria a fazer.É absolutamente irrecusável!
ResponderEliminarO Valência parece que vai oferecer 20 Milhões pelo Lucho e assim perderemos EL COMANDANTE e encaixaremos 10 milhões.
O Porto vai receber mais 1,5 milhões pelo ANDERSON por não ter exercido o direito sobre um jogador dispensado do Manchester,visto Rossi estar já fora de hipotese!
Serão 39,5 milhões a entrar em pouco tempo a juntar aos anteriores milhões de Anderson,Ric.costa e Hugo Almeida!
SERÃO MAIS DE 60 MILHÕES A ENTRAR EM CAIXA!!!!
Eu tenho é medo dos artistas que não podem ver dinheiro sem tirar algum...
Eu colocaria quase tudo no abate do défice.
Iria buscar um central,Manuel da Costa nao sei o preço mas seria a minha primeira escolha.
E reforçaria as Alas com um bom ala!
De resto quase tudo para abater o défice!!!
4Ric.Costa+4Hugo ALmeida+25.5 anderson+10Lucho+28Pepe perfaz 71,5 MILHÕES!!!
ResponderEliminar71,5MILHões!!!!
Manuel da Costa prioritário!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPepe é actualmente um dos melhores centrais do Mundo, mas acho a proposta de facto irrecusável. Quase 6 milhões de contos por um central... E se esta perda não for acompanhada pela do Quaresma penso q o Porto tem na mesma uma grande equipa... Agora é preciso adquirir com urgência um central de bom nível...esse M.Costa, na minha opinião, era uma boa solução.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPor mim pode saír.
ResponderEliminarEstá avaliado com justiça.
A ser concretizado este negócio não hesitaria em pagar os 3 milhões que o Braga deve exigir pelo Rodriguez.
O "português" está avaliado em 5 milhões e o PSV não deve estar muito contente connosco desde os casos Bonfim e Hesselink - para além do mais o Manuel da Costa tem um estilo muito parecido com o Alves, pelo que preferia um central rápido como o peruano. O melhor a actuar em Portugal agora que Pepe está de "saída".
Almeida - 4 milhões de euros + 1 milhão de empréstimo pago no último ano
Costa - 4 milhões de euros
Anderson - 31.5 + 1.5 opção (a MU pagou o 1.5 de indemnização ao Grémio sobre o 1º valor)
Pepe - 28 milhões (?)
Lucho - 10 milhões (50%)
Quaresma - 25 milhões
»»»»»105 milhões de EUROS!
(sem comentários...para já)
[[]]
confirmado:
ResponderEliminarReal Madrid CF sign Kléper Laveran Lima Ferreira, "Pepe", centre-back from Porto
Real Madrid C.F. and F.C. Porto reached an agreement yesterday for the transfer of centre-back Kléper Laveran Lima Ferreira "Pepe" to Real Madrid C. F. The player will sign a five-year contract and will join the Club immediately.
Realmadrid.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarProve que e um Dragao! Faca a sua inscricao de socio e receba um PACK DE BOAS-VINDAS!
ResponderEliminar10-07-2007 FUTEBOL
Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD
A F.C. Porto – Futebol, SAD vem informar que chegou a um acordo de princípio com o Real Madrid CF para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do atleta Pepe pelo preço de 30 milhões de euros.
Mais informa que o acordo relativo a esta transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da F.C. Porto – Futebol, SAD.
Porto, 10 de Julho de 2007
www.fcporto.pt
Sem comentários...mas ainda com vontade de dizer que a eliminar o passivo logo no primeiro ano do "último" mandato seria um feito enorme.
ResponderEliminarSer o 1º grande em Portugal a conseguir eliminar o passivo poderia de facto colocar-nos - e de forma sólida - a lutar por provas europeias num espaço de 3-4 anos.
E ver os outros com as tristezas do costume - "achinesices" ou o mesmo a cagança de alguns (muitos) "condes d´alvalade", seria ficar de novo com 10 anos de avanço sobre os rivais internos.
...
C O N F I R M A D O
ResponderEliminarPEPE NO REAL MADRID POR 30 MILHÕES
Official announcement
Real Madrid CF sign Kléper Laveran Lima Ferreira, "Pepe", centre-back from Porto
Real Madrid C.F. and F.C. Porto reached an agreement yesterday for the transfer of centre-back Kléper Laveran Lima Ferreira "Pepe" to Real Madrid C. F. The player will sign a five-year contract and will join the Club immediately.
In Real Madrid.com
ASF
F.C. Porto
Real leva Pepe por 30 milhões
Pepe vai ser jogador do Real Madrid nas próximas cinco épocas. O FC Porto já chegou a um acordo de princípio com o campeão espanhol, que prevê o pagamento de 30 milhões de euros pelo passe do defesa-central brasileiro"
In A Bola
"Real paga 30 milhões por Pepe
CONTRATO VÁLIDO POR CINCO ÉPOCAS
O FC Porto arrecada 30 milhões com a transferência de Pepe para o Real Madrid, segundo informação enviada pelos dragões à CMVM.O central, que também era cobiçado por Barcelona e Juventus, já não participou no treino desta manhã dos dragões. O contrato é válido por cinco temporadas"
In Record
Um abraço.
Fantástico!!!
ResponderEliminarE são 30 milhões, no site do FC Porto, creio que iguala o Ricardo Carvalho. É grandioso. Parabéns ao Pepe e ao FC Porto.
Concordo com a maioria: estourava uns bons 5 milhões no Manuel da Costa. Mas também é pertinente a observação do Teixeira: o Manel é muito igual ao Bruno. Porém, amigo Teixeira, isso não é obstáculo de monta. O Bruno é muito rápido e poderia ser o novo Pepe, o Manel é mais da marcação. Uma questão de tarimba, Pepe foi primeiro de marcação e só no FC Porto de Adriaanse cresceu desta maneira extraordinária.
Bem vendido, bem avaliado, bem sucedido, que para Pepe continue tudo bem embora o Madrid não seja o clube por mim preferido.
Lá vamos ter o Pepe contra o Deco outra vez, depois da faísca entre ambos num Marítimo-Porto (os dois expulsos) e sem se cruzarem no Dragão com a saída do Deco quando Pepe chegou.
Pegando no tema da tranquilidade de Tegelen, está visto que não há fortaleza que resista a uma investida destas. Mas também nem uma noticia deste calibre pode quebrar a quietude editorial do telejornal das 10h da RTP-N: já não digo abrir o noticiário com o Pepe, mas alterar uma vez que seja a ordem de leitura da 1ª página dos 3 diários desportivos. Lá tinham de começar pela Bola, depois o Record e por fim o Jogo. Quando não se desata a formatação quadrada da informação é sinal de as cadeiras estarem sempre ocupadas pela mesma gente e esta, acomodada, respeitar o guiãozinho. Por aqui nunca se queimaria uma notícia da Paris Hilton...
Para bom entendedor.
é isso mesmo. Afinal não foram 28 mas sim 30 milhões!!!
ResponderEliminarGrande negócio! Para toda a gente!
A minha primeira preferência vai para o Manuel da Costa.
Agora vamos ver para onde vai a SAD,espero que não para a América do Sul....se é que me entendem.
Este negócio é excelente. Nunca ninguém na vida pensou que Pepe valeria mais que Anderson e tanto como Ricardo Carvalho. Estão todas as partes de parabéns e principalmente o FCPorto.
ResponderEliminarAgora é ir ao mercado um bom central e mesmo assim sobra muito, muito dinheiro para se começar a regularizar as contas da SAD. Assim queira quem lá está. Mais de 12 Milhões de contos dá bem para isso.
Faltam agora os negícios de Quaresma e de Lucho que espero que fiquem em banho maria depois deste ou então que seja mais uma proposta completamente irrecusável.
Um abraço.
Mais uma nota: é claro que, apesar dos títulos de jornais, não foram Luisão, nem Polga, nem antes Beto por 35 vezes anunciado, para o Bernabéu.
ResponderEliminarE, como o Zirtaev, creio também que Pinto da Costa vai dizer alto e pára o baile ou, como o outro, dizer jamé à possibilidade de saída de Quaresma e Lucho. Jamé?...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSoube agora que o Marítimo tem direito a 15% do valor da venda. Mesmo assim não deixa de ser grande negócio.
ResponderEliminar25,5 M - FCPorto
4,5 M - Marítimo
O Presidente do Marítimo deve estar a abrir uma garrafa de champanhe.
Um abraço.
LI ALGURES q o porto adquiriu + 10% passe ao maritimo no ano passado...parece q o maritimo n tem direito a nada...a aquisição inicial terá sido de 90% do passe...
ResponderEliminarMuito bem vendido! O discurso do Pepe já enjoava, sempre a fazer-se a outros clubes sem consideração nenhuma pelo FCP.
ResponderEliminar30 milhões é de facto um exagero. Só espero, tal como muita gente, que a maior parte das receitas destas transferências seja para abater o passivo. Está tudo de olhos abertos, vamos la ver o que a Sad vai fazer..
Substitutos!? Rodriguez, Fernando Meira, Manuel da Costa, ou então apostar num puto qualquer, se bem que acho que o Pedro Emanuel ainda vai surpreender muita gente!!
Excelente negócio.
ResponderEliminarInsisto no nome de Rodriguez numa vã (?) tentativa que o meu desejo seja concedido. Duvido que o PSV nos venda o M. Costa por 5 milhões. Definitivamente ficou provado com Hesselink que o PSV não negoceia com o FCP.
Rodriguez. :)
Lucho temos de aguardar pelo confirmação oficial :-).
ResponderEliminarO Nuno Coelho deve subir à equipa principal, pelo menos assim compensa a saída de RCosta. Qt a compras que seja um de qualidade comprovada e se possível novo.
Já agora e uma dupla João Paulo, Bruno Alves? E não se esqueçam que o Pedro Emanuel ainda pode dar muito jeito.
Um abraço.
grandes elogios ao Pepe no site do Real
ResponderEliminarEl central perfecto
Pepe está considerado como uno de los mejores centrales del mundo
Era pretendido por media Europa, todos los grandes del continente le querían… pero Képler Laveran Lima Ferreira "Pepe" aceptó la oferta del Real Madrid. Llega al Club blanco uno de los mejores jugadores del mundo, para muchos el defensa central perfecto, porque todo lo hace bien: tiene inteligencia táctica, polivalencia, orden, colocación, fuerza, y una impresionante calidad técnica que le permite sacar el balón desde atrás. En Pepe se combinan la mentalidad europea (pronto tendrá el pasaporte comunitario) con el talento brasileño. Y sólo tiene 24 años. Llega al Real Madrid un central que marcará una época.
Zirtaev, em Dezembro do ano passado, o Porto comprou 10% do passe do Pepe ao Marítimo. Eles ainda ficaram com 15%?
ResponderEliminarSeja como for, é uma venda fantástica. Agora tratem de arranjar outro Pepe ou Carvalho, mesmo que faça um primeiro ano cinzento e existam sócios a dizer que não tem qualidade para jogar no Porto, como aconteceu com Pepe.
Acho o Manuel da Costa muito caro (devem pedir, no mínimo, uns 10 milhões).
Umas clarificações quanto a alguns comentários:
1 - Não faz sentido "eliminar o passivo". Qualquer empresa financeiramente e economicamente saudável tem passivo - que significa financiamento alheio. Díficil é atingir o ponto óptimo.
2 - Claro que actualmente o nosso é demasiado elevado e estes proveitos sirvam, essencialmente, para o abater para níveis aceitáveis.
3 - E com isto reduzir o serviço de dívida. No entanto, e muito importante, esse não é o nosso principal problema: esse está nos custos com o pessoal.
4 - Até por isso, não pensem que conseguiremos "competir na Europa" caso o passivo seja eliminado. Nós não conseguiremos nunca competir na Europa ao nível dos grandes clubes europeus porque, simplesmente, não temos a capacidade deles para gerar receitas. Aqui não há milagres: somos um país mais pequeno e mais pobre.
5 - Por isso, o que nos tem permitido manter equipas de um nível aproximado desse patamar tem sido, precisamente, o crescimento do passivo. Caso contrário, teriamos de ter orçamentos na ordem dos 30 milhões/ano - o mesmo que o Real pagou por um único jogador, fora salários.
6 - Temos de viver com isso (pelo menos até à, para já utópica, criação de uma liga europeia, o que nos permitiria reduzir a decalage nas receitas televisivas), e esperar que os dirigentes continuem a conseguir encontrar Pepes e Andersons (mas, para isso, também terão de existir flops como Bonfins e Leandros, que comprar barato tem risco alto).
Eu tenho para mim que se calhar devia ser o Rodriguez. Só que o Teixeira também se está a esquecer que aqui para os lados de Braga quando é para o Porto o preço sobe exponencialmente.
ResponderEliminarBasta ver o que aconteceu com o Diego...
O Manuel da Costa tem os antecedentes do Bonfim e do Hesselink (o tal avançado insubstituível para o Adriaanse e que joga onde? joga onde?)... Aliás, e desculpem-me a ignorância, o Chelsea não tem nada a ver com este central também?
E agora contabilidade, se faz favor:
Hugo Almeida - 4 milhões de euros;
Ricardo Costa - 4 milhões de euros;
Pepe - 25,5 milhões de euros (15% para o Marítimo, na perspectiva mais pessimista)
Anderson - 26,5 milhões de euros (está aqui o 1,5 que entra se ninguém do Manchester vier).
Ou seja, teremos sempre 60 milhões em caixa. Ora, com as compras já feitas e a aquisição de um central poderemos sempre gastar 10 milhões.
Sobram 50. Estamos de acordo?
Se venderemos o Quaresma por 25 íamos para 75. Se venderemos o Lucho por 20, vamos para 85 milhões de euros.
85 milhões de euros dão para comprar um avançado poderoso e amortizar aí uns 60 milhões.
Eu volto a dizer: com negócios assim se o passivo na época 2007/2008 aumentar...
o comentário do quizzer é pertinente.
ResponderEliminarnão faz sentido eliminar pura e simplesmente o passivo. o que é importante é diminuir o encaro com a divida e projectar um orçamento exiquivel com as receitas geradas.
Há uns meses escrevi aqui acerca das receitas geradas pela Premier League. Até um clube de fundo da tabela recebe de direitos televisivos tanto quanto o orçamento do scp. Ou seja, como referido no ponto 4 pelo quizzer, nós não temos capacidade de gerar receitas que nos permita competir taco a taco na europa. Isso poderá ocorrer numa época ou outra em que se consiga juntar no plantel 5 ou 6 valores realmente excepcionais.
Já muito temos feito nós a nível de competições europeias.
Há que ambicionar sempre mais mas também há que ter noção da realidade que nos rodeia.
Como disse, Quizzer, vamos esperar por alguma informação mais concreta sobre a percentagem que o Marítimo não tem ou poderá ter. Li que eles tinham direito a uma percentagem. Apenas vendi pelo preço que comprei.
ResponderEliminarQt ao passivo, abatê-lo por completo não é possível, todos sabemos disso. Mas pelo menos fazê-lo baixar para valores que permitam a SAD não andar com as calças na mão a tentar vender estrelas à primeira oferta. Por outro lado existem outras coisa que se poderiam resolver, mas não sei até que ponto:
- O estádio está pago?
- Qt gasta o FCPorto por ano para o pagamento do estádio?
Reduzir os custos mensais (mais propriamente livrarem-se de jogadores que não estão a dar nada ao clube e que apenas recebem salário enormes deste - alguns empréstimos) será o mais importante e estes negócios avultados que sirva, para o clube se ir mantendo pelo menos sem dar prejuízos mensais avultados, como tem acontecido e é isso o mais importante, nem que para isso se guarde algum dinheiro deste todo que veio.
Outra coisa, que este dinheiro não sirva, ao dar lucro à SAD neste semestre, para pagar chorudos prémios aos administradores.
Um abraço.
Não conheço muito bem o Rodriguez de que tranto falam, mas não se esqueçam o porquê do Braga não vender nada a ninguém? o presidente só quer dinheiro. 5 milhoes pelo Diego que rodava no Penafiel?!?
ResponderEliminarJá se falou de um tal de Stepanovic como alternativa ao Pepe. Ser´+a o que jogava nos sub-21 da Sérvia no ano passado?
Não acho o Manuel Costa nada parecido com o Alves. Tem categoria como tinha o Carvalho com 21 anos. A única e grande diferença é a menor velocidade, e o melhor jogo de cabeça. A propósito gostei muito dum comentário do F.Santos sobre o David Luiz, ao dizer que era um jovem valor a fazer lembrar o CArvalho! Quem o grande Carvalho? o que com ele era tão bom que não jogava e era emprestado ao Alverca?! E tendo no plantel se não me engano Joao Manuel Pinto e Argel? O que sabe ele de jovens com valor? Ele que deixou cair outro, por exemplo, Ricardo Sousa! Por isso têm um brasileiro a brilhar no grémio, que não serve para os rosinhas.
Voltando ao assunto que interessa, também já aqui falei do Luizão do Cruzeiro que está nos sub-20.
Finalizando, o que vier vem para o banco, pelo menos inicialmente, pois o Emanuel está totalmente recuperado e vai fazer dupla com o Alves.
Excelente negócio para o FCP! Mas parece que partimos com menos expectativas. Vamos correr por fora e vamos ganhar!!
Quintino, das vendas já realizadas só a do Pepe é que entra nas contas de 2007/2008 (pelo menos, esperemos que entre e que não se faça como há uns anos atrás em que uma venda muito, muito semelhante foi registada no exercício anterior permitindo aos administradores receberem um chorudo prémio de gestão).
ResponderEliminarQuanto a 2006/2007, pelas minhas contas encerraremos o exercício com lucro zero ou muito próximo disso (vendas de Anderson, HA, RC)
recebi um sms a referir o interesse do Porto no Argentino Gustavo Cabral
ResponderEliminarhttp://www.zerozero.pt/jogador.php?edicao_id=0&epoca_id=136&id=37428
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAlguém conhece este Gustavo Cabral?
ResponderEliminarAgora na RTPN anunciam como possivel substituto de Ricardo no SCP, o excenlente GR da sérvia.
ResponderEliminar"Qt ao passivo, abatê-lo por completo não é possível, todos sabemos disso. Mas pelo menos fazê-lo baixar para valores que permitam a SAD não andar com as calças na mão a tentar vender estrelas à primeira oferta."
ResponderEliminarO ponto óptimo do passivo depende, entre outras coisas, da taxa de juro e da taxa de imposto. Mas é preciso fazê-lo baixar. No entanto, não creio que a SAD ande a vender estrelas à primeira oferta: se assim fosse, não tinha arrecadado 31,5 pelo Anderson e 30 pelo Pepe. O problema não está, nem nunca esteve, nas vendas.
"- O estádio está pago?
- Qt gasta o FCPorto por ano para o pagamento do estádio?"
14,5 M ano, salvo erro, até não sei bem quando (mas está nos R&C, é só consultar). Em regra, é compensador cumpriro o project finance; não vale a pena amortizar essa dívida (excepto se o cash-flow for mesmo elevadíssimo, mas duvido que encontremos petróleo debaixo do estádio).
"Reduzir os custos mensais (mais propriamente livrarem-se de jogadores que não estão a dar nada ao clube e que apenas recebem salário enormes deste - alguns empréstimos) será o mais importante"
Isso é fácil de resolver - basta pagar-lhes o contrato para eles rescindirem. Mas isso é ainda mais custoso. Pelas minhas contas, e exceptuando jovens sub-23, temos 7/8 jogadores nessa situação. É tentar ir resolvendo da melhor maneira (e evitar novos frenesins compradores como o de há dois anos).
"Outra coisa, que este dinheiro não sirva, ao dar lucro à SAD neste semestre, para pagar chorudos prémios aos administradores."
Exacto, já tinha abordado isto no meu último comentário, antes de ver o teu. De qualquer maneira, e admitindo uma descida forte de custos estruturais, é previsível que, por razões tributárias, algum deste dinheiro venha a ser investido em jogadores (reinvestimento de mais-valias).
Fico curioso é em saber quais serão os nossos actuais custos com o pessoal. Se em Dezembro não tiverem sido substancialmente reduzidos fico muito desiludido.
Abraço.
pedro, mais ou menos
http://www.dailymotion.com/GolesTV/video/x1wl21_racing-11-banfield-10-cabral
Foi campeão do mundo de júniores em 2005 e recentemente chamado pela primeira vez à selecção A da Argentina. Deve custar uma nota preta...
Bem , engraçado que falem desse nome :
ResponderEliminar2 anos mais novo que o pepe , quase boa marcação como o pepe mas mais lento.
eu no fm, tou com o bayern e precisava de um DC ( substituir o van buyten )
depois de analise do mercado , fiquei com 3 alvos :
Metzelder ( Impossivel para o FCP )
Cristian Zapata ( este sim , devia vir )
Gustavo Cabral ( excelente compra na mesma
Zapata para mim éra a melhor escolha para o Porto , mas duvido que a udinese o venda
Pessoalmente, fiquei esclarecido com o comentário do Quizzer.
ResponderEliminar[[]]
Quizzer, 2006/2007 exercício com lucro zero? Porquê?
ResponderEliminarCorrijam-me se estiver errado, mas penso que uma parte do dinheiro gasnho com a venda do Pepe poderia ser gasto em rescisões de contrato com alguns jogadores. A curto prazo pode ser custoso mas parece-me mais pesado para os nossos cofres andar a sustentar jogadores que andam a jogar noutros clubes. Continuamos a ter muitos jogadores nessa situação sem necessidade.
ResponderEliminarRelativamente à contratação de um novo central, vejo muita gente falar do Manuel da Costa. Pessoalmente, nunca o vi jogar, mas se tanta gente fala nele por algum (bom) motivo há de ser.
Será difícil encontrarmos um bom central na Europa, a não ser que viajemos para a Europa de Leste (já aqui se falou num jogador sérvio), portanto o mais certo é voltarmo-nos de novo para a América do Sul. Não tenho nada contra isso até porque aprecio bastante jogadores argentinos (já agora, dupla de centrais da Argentina: Ayala e Milito). A SAD tem-se portado muito bem até agora no que diz respeito ao uso do dinheiro recebido com as vendas dos activos, por isso esperemos que assim continue.
Abraço tripeiro
www.dragaoalfacinha.blogspot.com
Optimo negocio para o Porto, aqui falam no Manuel da Costa mas duvido que o PSV o deixe sair por um preço baixo como 5milhoes...
ResponderEliminarO Porto parece que esta perto de garantir Mariano Gonzalez por emprestimo com opção de compra no final da epoca.
Espero que agora que saiu Pepe, Lucho e Quaresma não saiam.
Substituto para o Pepe vamos ver rapidamente de certeza, e lembro que o João Paulo continua a ser um excelente defesa.
"Corrijam-me se estiver errado, mas penso que uma parte do dinheiro gasnho com a venda do Pepe poderia ser gasto em rescisões de contrato com alguns jogadores. A curto prazo pode ser custoso mas parece-me mais pesado para os nossos cofres andar a sustentar jogadores que andam a jogar noutros clubes. Continuamos a ter muitos jogadores nessa situação sem necessidade."
ResponderEliminarDepende. E se os jogadores só rescindirem se lhes pagarem a totalidade do contrato? Nesse caso, mais vale diferir o pagamento em prestações mensais, sendo que, para mais, os clubes onde eles estão emprestados sempre comparticipam com qualquer coisa e há sempre a hipótese (remota) de se destacarem desportivamente e poderem ser vendidos.
"Quizzer, 2006/2007 exercício com lucro zero? Porquê?"
Tendo em conta o relatório relativo ao segundo semestre de 2006 e o relativo ao primeiro trimestre de 2007, é previsível que cheguemos ao final do ano com um prejuízo operacional acumulado a rondar os 20/25 milhões de euros. As mais valias das vendas de jogadores rondarão os 25 milhões de euros (A+HA+RC).
"O Porto parece que esta perto de garantir Mariano Gonzalez por emprestimo com opção de compra no final da epoca."
Isto será para sair o Lucho?
Quizzer, obrigado pelos esclarecimentos. Realmente não compensará abater no estádio, mas se o dinheiro não for disparatado, o estádio terá pelo menos duas prestações pagas, o que dará mais fôlego à SAD, colocando tb algum dinheiro para abater no passivo. Mas não se pode ter tudo, já que tb se quer agora um bom central.
ResponderEliminarEspero que a SAD não saia a gastar, como já ouvi por aqui, 5M de euros num central. Acho que por um central para o nosso clube, arranjam-se bons por 2M no máximo, embora eu não tenha conhecimento de nenhum. Sinceramente acho que seria de aproveitar a prata da casa e não comprar nenhum central e neste âmbito (defesas centrais) costumamos ter bons jogadores.
Qt aos custo do pessoal, amanhã colocarei aqui todos os jogadores que sei estarem emprestados e já confirmados nos clubes de destino (contei 25), assim como o plantel que para já será o que fica, juntamente com os jogadores que deverão ser disensados e ainda não estão colocados. E confirmo que jogadores com grandes ordenados e que não estarão no plantel na próxima época são apenas 8 ou 9.
Um abraço.
Mariano Gonzalez para sair Lucho?
ResponderEliminarE saindo Lucho, Ibson (jogador diferente, claro) não pode ficar?
E se sair Quaresma? Fica o Tarik? Esta seria de antologia...
Quizzer... obrigado pelo esclarecimento.
Sublinhe-se que dos 25 emprestados mais 7 ou 8 que tb não ficarão no plantel, a maior parte são jogadores sub-21.
ResponderEliminarEsse Mariano Gonzalez já o tenho na minha lista de rumores há muito tempo. Médio de anos do Inter de Milão.
Um abraço.
esse número de emprestados está actualizado ?
ResponderEliminarestão listados em algum lugar ?
Offshore penso que os números estão, pelo menos quase todos, actualizados. Pode haver uma falha ou outra, já que não existem dados oficiais. São jogadores apontados por mim em pesquisas pelas confirmações dos clubes de destino e por notícias que vão saindo.
ResponderEliminarUm abraço.
O Mariano Gonzalez não será para substituir o Lucho, quanto muito sera para substituir o Quaresma, é um jogador de ala.
ResponderEliminarPara o Lugar do Lucho contratou o Porto muitos este ano. E se sair, apesar de achar pouco provavel, pode sempre ficar o Ibson.
Sobre o Mariano Gonzalez por lapso não coloquei a idade dele, assim rectifico a frase:
ResponderEliminarMédio de 26 anos do Inter de Milão.
Um abraço.
O Mariano é um extremo direito, portanto suponho que não seja para colmatar a possível saída do Lucho, mas sim para fazer companhia ao Quaresma na ala contrária.
ResponderEliminarUma coisa é certa, se vier o Mariano e o Quaresma ficar, acho que jogar em 4-4-2 fica posto de parte. Só nos fica agora é a faltar um ponta de lança a sério, bom de cabeça, para aproveitar os cruzamentos dos dois extremos e um defesa central de qualidade.
Por enquanto estamos no bom caminho...
Se o Mariano vier é sinal de que só jogarão 2/3 médios, já que duvido que mudemos para o 4-4-2 losango, tendo-o a ele e ao Quaresma no plantel. A hipótese de vir o Mariano e sair o Quaresma não me parece que faça muito sentido, visto que só jogamos com extremos porque temos um dos melhores jogadores do mundo (e é o Quaresma, não o Mariano). Foi por isso que afirmei que seria para sair o Lucho. Mas duvido que ele venha, isto só apareceu na SIC...
ResponderEliminarTenho noção de que as vendas são imprescindiveis para uma redução do défice, mas tem mesmo de ser para uma redução do défice. Não podemos comprar "areias" e deixer andar o défice.
ResponderEliminarAquisições boas para a equipa são sempre de salutar. Que venham os bons.
marinheiroaguadoce a navegar
Caro Zirtaev,
ResponderEliminara tua listagem será semelhante a esta?
Plantel:
Helton
Nuno Espirito Santo
Ventura
Lino
Marek Cech
Bruno Alves
Pedro Emanuel
João Paulo
Bosingwa
Jorge Fucile
Paulo Assunção
Mario Bolatti
Lucho Gonzalez
Raul Meireles
Kazmierczak
Castro
Jorginho
Luis Aguiar
Leandro Lima
Lisandro Lopez
Quaresma
Adriano
Wason Renteria
Rui Pedro
Hélder Postiga
Edgar
Possíveis no plantel:
Tarik Sektioui
Fernando
Ibson
Bruno Moraes
Nuno André Coelho
Para emprestar, sem destino conhecido, com mais de 23 anos (casos problemáticos):
Lucas Mareque
Bruno Vale
Leandro Bonfim
Cláudio Pitbull
Emprestados, com mais de 23 anos:
Leandro
Sonkaya
Ezequias
Maciel
Alan
Para emprestar, Sub-23:
Nuno Coelho*
Vieirinha*
Paulo Ribeiro*
Paulo Machado*
Diogo Valente*
Ivanildo*
Hélder Barbosa*
Rabiola*
Bruno Gama*
Zequinha*
Hugo Monteiro*
Morais
Fábio
Steven Vitória*
David
João Pedro*
Bura*
Jorge Monteiro
Ricardo Silva
Fredson
Candeias*
Ukra*
André Santos
Edson
Tiago Moreira*
Ruca*
Isto dá um total de 66 jogadores sob contrato. O que significa que há aqui 4 a mais, porque serão, neste momento, 62. Presumo que sejam 4 da última categoria que tenham terminado contrato na época anterior. Coloquei *s naqueles que tenho a certeza terem vínculo contratual com o FCP.
Jogadores completamente formados, com contrato e fora do plantel serão, no máximo:
ResponderEliminarTarik Sektioui
Ibson
Lucas Mareque
Leandro Bonfim
Cláudio Pitbull
Leandro
Sonkaya
Ezequias
Maciel
Alan
Quizzer a lista é muito parecida com essa. Apenas tens aí alguns nomes que não tenho e eu tenho alguns que não tens.
ResponderEliminarEstive a contar agora e são 28 jogadores emprestados e o plantel principal ainda com os jogadores que ainda não foram emprestados são 38. Ou seja são os tais 66 jogadores de que falas, mas falha aí alguma coisa.
Amanhã conferes, senão não tem piada nenhuma ;-). E amanhã discute-se melhor isso.
Hoje é interessante tentar saber quem deverá integrar o plantel para substituir o Pepe.
Um abraço.
Falaram aqui do sérvio Stepanovic, creio que o pedro. Será decerto o Milan Stepanov, central dos sub-21 que no ano passado aqui brilharam no Europeu. Stepanov foi mesmo de todos os centrais o que me ficou na retina. Líbero, rápido, leitura de jogo, antecipação, técnica, bom mesmo. Mas como o FC Porto está virado para a Argentina, também não está mal como escola. E de jovens, finalmente, parece que temos gente com olho e o Luís Castro não é alheio a isto, penso eu de que...
ResponderEliminarFicarei então a aguardar, Zirtaev.
ResponderEliminarQuanto ao substituto: para lá do Gustavo Cabral, na BB falaram agora do Stepanov, do Van Damme e do Luizão.
O Van Damme espero que não venha. O Stepanov só o vi jogar no Europeu e também gostei dele. Mas ainda não se impôs na selecção A e duvido que os turcos sejam meigos a negociar. O Luizão parece-me aceitável, dependendo do preço. Se agora, que nos sabem "ricos" (infelizmente, só parece) formos negociar, seremos esmifrados - por isso acredito que já exista uma solução.
Outras duas hipóteses que me agradariam:
- o nosso antigo jogador da equipa B, o Thiago Silva. Tem sido mais de meia equipa do Fluminense.
- com maior risco, um dos jogadores que mais me agradou no ultimo mundial de sub-20, um marroquino chamado Youssef Rabeh que ainda está no FAR Rabat.
Por último, não me desagradaria que fosse chamado um dos centrais sob contrato (Nuno André Coelho) e que se apostasse a sério no João Paulo.
exactamente ze luis, sera esse, pois o interesse do porto nao é recente,no final da epoca passada falou nesse nome como reforço do porto.
ResponderEliminarserá coincidência que depois de esta noticia "ricardo passa nos testes medicos do betis" tenha logo aparecido esta "mais de 15mil socios do sporting renovam lugar anual"???
O porto necessita agora de um central para substituir o Pepe e um extremo que podera ser o Mariano Gonzalez, se assim for acho que o porto tem um plantel equilibradíssimo e forte eu todos os sectores.
O Mariano Gonzalez não me impressiona nada - sempre me pareceu um clone do Lisandro, mas para pior e menos concretizador. Espero que, se vier, seja por empréstimo com opção de compra.
ResponderEliminarQuizzer discordo :P
ResponderEliminarLisandro joga mais para o interior...
Gonzalez, é um extremo, sabe cruzar e não foge tanto pro centro,pode formar uma dupla extraordinária com o Quaresma.
Centrais já temos 4, mas a contratar, penso que seria de continuar a série de contratações de jovens...
Mas penso que Gonzalez por empréstimo (com opção de compra), um central jovem e veloz seria o necessário...
Depois quem sabe, um ponta de lança... ^^ mas europeu, com experiência na Champions e que renda GOLOS, muitos GOLOS
Quizzer, o Thiago Silva é um dos jogadores que tenho como sendo do FCPorto e emprestado. Se as minhas informações estiverem correctas (ele no prospecto de Novembrono passado estava dado como emprestado) seria uma boa hipotese para não se ter de gastar dinheiro. Tem 22 anos, parece que foi o melhor do Fluminense na época passada e foi convocado para a selecção principal do Brasil para a copa américa que está a decorrer.
ResponderEliminarUm abraço.
Zirtaev,
ResponderEliminarSe o prospecto é este:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd11441.pdf
eu não vejo o Thiago Silva em lado nenhum.
Por outro lado, vê esta notícia:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL62060-4284,00.html
Dizem que o passe é do Dínamo de Moscovo (embora eu desconfie que na realidade pertence à Gestifute).
Ele foi pré-convocado para a Copa América, mas não ficou. No entanto, eu preferia o Stepanov a ele.
Dupla extraordinária com o Quaresma só para aí o Robben e o Ronaldo. Não é preciso que o sistema de jogo seja simétrico. Acho um erro ir comprar um jogador só porque temos de ter um extremo parecido com o Quaresma. Veloz do lado direito já lá está o Bosingwa.
Zirtaev,
ResponderEliminarjá aqui tinha escrito num comentário longinquo que o Thiago rescindiu contrato com o FCP salvo erro em 2006.
Continuo a apostar no "cavalo" Rodriguez. De todos os nomes que aqui li ainda não vi nenhum com a qualidade imediata do peruano. E tem apenas 23 anos com mais de 30 internacionalizações pelo Perú. Não hesitava.
E por acaso sabem uma do Rodriguez? Este veio para Portugal porque o seu idolo é o Cubillas do FCP. E esta hein?
"Prior to joining Braga he had offers from Bayern Munich and Deportivo La Coruña but opted to play in the Superliga due to the fact that his idol Teófilo Cubillas played in Portugal, with FC Porto." in Wikipédia
O Stepanov também me agrada mas julgo que deve estar muito inflaccionado - os italianos já não o largam.
[[]]
Acho que 63M davam para ir buscar o Manuel da Costa
ResponderEliminarZIRTAEV O MARIANO GONZALEZ NÃO É DO INTER!!!
ResponderEliminarÉ JOGADOR DO PALERMO QUE FOI EMPRESTADO AO INTER!!!
O JOGADOR NÃO QUER JOGAR NO PALERMO!!!
Boax amigos dragões!!!
ResponderEliminaro porto é a melhor equipa mundial a vender jogadores eheh
PARABÉNS AO FCP mais um grande e irrecusável negócio
qt ao Lucho acho que se houvesse uma proposta de 20M tb o vendia visto termos mts substitutos, agr o Quaresma é que não
o porto já não precisa de vender, devia segurar o quaresma a td custo ou então só o vender por mais de 30M o que duvido!o quaresma parece não se importar nd de ficar no porto (o msm não se passa com o Lucho e nem se passou com o pepe)
a compra do mariano parece-me uma grande aposta no 4-3-3 ainda por cima neste tipo de negocio (empréstimo c opção de compra)
Com este dinheiro td acho msm que o FCP tem obrigação de equilibrar as suas contas e reforçar adequadamente o seu plantel com um ponta de lança de topo, um extremo (mariano parece-me bem) e um grande central (Manuel da costa sem dúvida uma grande alternativa), se o benfica pode gastar 10M num jogador o porto pode bem gastar 15M em 2ou3..
o porto tem td crescer ainda mais e se reforçar como uma grande equipa europeia!!
espero que as pessoas dentro do nosso clube tenham tb este objectivo e não o de enriquecer à custa destes grandes negócios do nosso clube
FORÇA PORTO!!
Um negócio destes é irrecusável.
ResponderEliminarAgora ... vejam bem o que fazem a esse dinheiro, contratem um bom avançado e, claro, um central de qualidade.
E que tal apostar no João Paulo?
O Mariano Gonzalez fez 24 jogos esta época pelo Inter - mau não será de certeza.
ResponderEliminarhttp://archivio.inter.it/cgi-bin/giocatori-scheda?codice=G0806&L=it
O Postiga bem que podia gostar de ir jogar para o Palermo...
ResponderEliminar24, mas só 14 na Serie A e 3 na liga dos campeões. E em quantos deles foi suplente utilizado?
ResponderEliminarEnfim, se vier por empréstimo, muito bem...
Não me está a agradar a conversa sobre Mariano Gonzalez.
ResponderEliminarEu não conheço o valor dele,mas as opiniões não me inspiram muita confiança...
Não sendo claramente uma mais-valia,e ouvindo falar de 4 milhões de euros....VEM MAROSCA!!!
se fosse por empréstimo com opção de compra até concordaria.
Agora pagar 4 milhões por agluém que não é claramente uma mais valia faz-me não gostar nada do assunto.
Excepcional esta venda de Pepe! Só uma grande equipa pode avançar com valores destes e só uma grande equipa vende jogadores por valores assim!A MitséTung que OLHE para isto com OLHOS de VER e perceba o valor e o crédito que o nosso Clube tem a nível Internacional!Jorge Andrade central reconhecido da nossa selecção valeu ao Corunha 9 Milhões e Pepe ultrapassa o triplo desse montante na cotação europeia...Agora será sensato manter Lucho e Quaresma e os restantes titulares da época passada -com alguns pequenos ajustes por certo. A lesão de Bruno Gama por irónico que pareça pode constituir até um reforço do Plantel principal. A sua lesão não deve ser muito complicada e constituirá por certo uma alternativa credível para as pontas e a Tarik...Para o Pepe -se tudo se concretizar- um Muito Obrigado e desejos de Muita Sorte na sua futura carreira em Espanha...Grande Porto!
ResponderEliminarQuizzer tens toda a razão. O prospecto é esse mesmo e não sei pq carga d'água lá vi o Thiago. Estou a ver que as nossas fontes são as mesmas. Vou retirá-lo da lista.
ResponderEliminarQt ao Mariano ser do Palermo, o que sabia é que tinha jogado esta época no Inter, por isso falei no Inter.
Um abraço.
Os nossos "amigos" estão a roer-se de inveja. Leiam os comentários à transferência do Pepe e perceberão o veneno que eles destilam. Se engolissem só parte do veneno que lhes sai pela boca fora, morriam num segundo! Parecem escorpiões ou lacraus como lhes chamamos em Portugal e no Norte! Que dores de parto....E "eles" a verem passar os milhões!...Ponham o Berardo a jogar!
ResponderEliminarObrigado Pepe! O nosso mágico clube é também o campeão europeu das receitas!
ResponderEliminarA venda de jogadores é essencial para que o clube continue a crescer.
Ainda bem que a família portista agora está de acordo quanto à qualidade de Pepe. Antes de Co Adriaanse, todos também estavam de acordo...que ele devia ser corrido do clube. Como a memória é curta.
Adriaanse também fez renascer Quaresma, que já voltou aos tiques habituais e está de novo perdido. 25 milhões? "Venda-se!".
Quanto a Lucho, espero que não saia. A percentagem do passe detida pelo clube e a qualidade do jogador tornam uma hipotética venda desnecessária nesta fase. A questão será como lidar com as expectativas do internacional argentino.
30M pela venda de Pepe? É notável. Ficaria no entanto mais impressionado com a venda do Postiga, por qualquer valor! Não ter de pagar já seria bom.
Um abraço portista.
«Deram tudo por nós esses atletas
ResponderEliminarseu trajo tem a cor das próprias veias
e a brancura das asas dos Poetas
ó fé de que andam nossas almas cheias
não há derrotas quando é firme o passo
ninguém fala em perder, ninguém recua
e a mocidade invicta em cada abraço,
a si mais nos estreita: a Pátria é sua!
E de hora a hora cresce o baluarte
vejo a Torre dos Clérigos
às vezes um anjo dá sinal quando ele parte
são sempre heróis, são sempre Portugueses
e azul e branca, essa bandeira avança
azul, branca, indomável, imortal
como não pôr no Porto uma esperança
se "daqui houve nome Portugal"?»
(excerto de um poema de Pedro Homem de Mello)
Ripado do blogue do Blue Boy, ele que me desculpe mas eu não conhecia de todo este poema -embora tivesse conhecido muito de perto o Homem/Poeta- e decidi dá-lo a desfrutar a esta comunidade muito amiga....
Luís Filipe, corrija-me se eu estiver equivocado: quem trouxe ou deixou indicações para Pepe vir para o Porto foi Mourinho, não foi Adriaanse.
ResponderEliminarO holandês teve, óbviamente, de o colocar a jogar pois, naquele sistema, precisava de um central assim.
Quaresma brilhou com Adriaanse e afundou-se (relativamente) com Jesualdo... estamos de acordo...
Mas os méritos do holandês acabam aí. E penso não ser necessário falar em Sonkaya (que para o holandês era melhor que Cicinho, veja só)ou Tarik. Ou Hesselink.
Adriaanse saiu, foi para o Metallurg (Ucrânia) e não terminou a época. Está onde agora? Em lado nenhum.