As saídas de Bosingwa e Paulo Assunção, ainda antes de terminada a época desportiva, criaram a este Porto 2 problemas de vulto, algo que, a uma semana da apresentação oficial, continua por ser contornado pela actual administração.
Chegado ao dragão no tempo de Mourinho, Bosingwa começou como um polivalente, um atleta cheio de potencial. Agora, é transaccionado como um defesa-direito de topo, que defende e ataca como poucos na Europa, assinando um contrato milionário com o sempre apetecível Chelsea. Em tempos, escrevi um texto sobre este jogador que conseguiu uma evolução a todos os níveis marcante, até para o mais optimista dos adeptos azuis-e-brancos, e a sua saída causa uma evidente mossa na equipa base de Jesualdo Ferreira, onde era pública a preponderância do rápido lateral. Será certamente tarefa muito complicada encontrar um elemento que traduza no esquema portista a confiança que José Bosingwa representava. Se Fucile parece ser a solução natural, a verdade é que o lado esquerdo da defesa não parece ter a segurança de outros tempos, e caberá ao reforço Benitez demonstrar o contrário, “empurrando” o uruguaio para a sua posição de origem.
Outro caso bicudo é o de Assunção. Contra às expectativas da maioria, certamente, Paulo Assunção fez-se valer de uma lei pouco digna, e assim saiu da cidade do Porto livre de qualquer contrato, deixando no entanto um amargo de boca a todos aqueles que apreciavam as suas qualidades. O futebol consistente e geométrico do brasileiro foi pedra basilar do campeão nacional, e a situação actual deverá ser alvo de um estudo exigente, pois é sabida a preponderância da posição num esquema como o azul-e-branco, com um único médio mais defensivo. Entre caras novas e jogadores que transitam da época anterior, estas serão talvez as alternativas a focar:
1. Fernando: o médio brasileiro chegou ao Porto com cara de júnior, mas revelou qualidades de um veterano. É enorme o sentido táctico e a clarividência do jovem jogador, e a consistente temporada ao serviço do Estrela da Amadora poderá antever uma agradável surpresa.Tanto Tomy, vindo do Rosario Central, como Guarin, jovem de 22 anos do Saint-Etienne e cuja aquisição parece previsível, chegarão ao dragão com um estatuto um pouco indefinido. Ambos são elementos “volantes”, prontos a ocupar uma posição ligeiramente mais avançada no terreno, e não serão de todo candidatos à posição que aqui referencio. Como tal, fica a dúvida se este Porto não estará a acreditar demasiadamente nas soluções internas para suprir duas tão importantes pedras do seu esquema.
2. Raúl Meireles: apesar de ocupar a posição de médio centro no esquema actual, Meireles iniciou a sua formação como trinco, e poderá ser o elemento escolhido para colmatar esta brecha actual. Contudo, não me parece que venha a ser a opção mais regular.
3. Bolatti: alto, forte, e de técnica apurada, o argentino aterrou no dragão recomendado por um nome de vulto: Diego Armando Maradona. Apesar de tudo, a sua integração foi paulatina, e nas várias oportunidades de que dispôs o médio alvi-celeste não conseguiu convencer a exigente massa adepta portista, apesar das suas evidentes habilidades. Habituado a um esquema táctico onde era um de dois médios mais defensivos, caberá a Jesualdo Ferreira saber potenciar um atleta que inequivocamente tem valor, mas que dificilmente poderá ser o pêndulo que Assunção representava na equipa.
Também publicado in Jogo de Área
Ainda não se sabe se o Quaresma vai sair do FC Porto.
ResponderEliminarAbraços
di jogo:
ResponderEliminarJogadores e jogadas
JORGE MAIA
Alguém com um raro entendimento sobre o funcionamento do futebol português disse uma vez que era mais importante assegurar o controlo de lugares nos organismos que gerem o desporto-rei do que contratar bons jogadores. O tempo parece querer dar-lhe razão, apesar de as últimas temporadas, incluindo a mais recente, o terem desmentido de forma veemente. O facto é que depois de uma época a todos os níveis desastrosa nos relvados, devidamente sublinhada pelo quarto lugar na classificação e por duas derrotas noutros tantos clássicos com os portistas, o Benfica está a discutir a participação na Liga dos Campeões - ainda que os encarnados apenas possam tentar assegurar o acesso à última pré-eliminatória - taco-a-taco com o FC Porto. Discute-a, tal como esse visionário previu, nos corredores e nos gabinetes, onde, de facto, os bons jogadores não fazem a mínima diferença, onde os resultados podem ser combinados ao jantar e as decisões se tomam de madrugada. Acontece, porém, que independentemente dos resultados destes jogos de bastidores, mais cedo ou mais tarde, a discussão há-de voltar a passar pelos relvados. E aí, tal como aconteceu nas últimas temporadas, serão mesmo os melhores jogadores a decidir. Sem apelo, mas talvez com agravo.
Sorteio
Arranque a doer
Um pouco à imagem do que já aconteceu na última temporada, o sorteio do campeonato reservou um arranque complicado para o FC Porto. Com uma deslocação à Luz na segunda jornada que promete ser escaldante e uma visita a Alvalade à quarta, parece agora evidente que não partir com seis pontos de desvantagem pode vir a dar muito jeito...
nuno, não sei, mas eu gostava que o Quaresma não sai-se do porto, nem o Lucho, eles para mim têm muito valor.
ResponderEliminarAbraços
Ainda não se sabe se Quaresma sai e isso conta muito.
ResponderEliminarEspero que se contrate o tal Sapunaru, parece que é bom. Sempre me oferece mais garantias do que um João Pereira.
No meio campo, aquilo está com imensa gente, é óbvio que uns quantos vão ser dispensados. A única coisa que me dá algum sossego é o Lucho.
O plantel está ainda muito indefinido!!!
E provavelmente só irá estar alinhavado perto do início das competições oficiais.
Será que o Jesualdo está a pensar na adaptação do Fernando, para defesa-direito?
ResponderEliminarTal como o Bosingwa, também era médio defensivo, apesar de achar que o Bosingwa, tinha mais tecnica e mais velocidade que o Fernando, mas pode ser uma solução interessante.
De qualquer forma, continuo a achar que deviamos fazer um esforço e trazer o Drenth (defesa-esquerdo, do real Madrid), nem que fosse por emprestimo, porque o Lino, não tem mesmo categoria para jogar no FCP.
Em relação ao médio defensivo, acredito no potencial do Fernando, mas para ser o pendulo do FCP, penso que ainda lhe falta um pouco mais de experiencia, por isso colocaria o Meireles a trinco, Lucho e Tomás C./Guarin, como médios interiores.
ResponderEliminardo jn:
ResponderEliminarManuel Luís Mendes e Vítor Santos
As providências cautelares que Boavista e Pinto da Costa vão apresentar nos tribunais administrativos têm efeitos suspensivos. A pantera ainda não desceu, pois as decisões ficam congeladas. A bola salta para os tribunais.
Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes, disse, ontem, no sorteio da edição 2008/09 da Liga, que começou uma nova era no futebol português, mas a realidade é que se repete o imbróglio de há duas temporadas, então devido ao Caso Mateus. Desta vez, Boavista e Paços de Ferreira esgrimem por um lugar no principal campeonato. Em rota de colisão com a Liga de Clubes, a F. C. Porto, SAD não esteve presente no sorteio. A turbulência mantém-se, no arranque de mais uma época.
Ontem, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), os funcionários receberam ordens para darem seguimento às decisões do Conselho de Justiça (CJ), emanadas a partir de uma reunião que pode estar ferida de ilegalidade, uma vez que o presidente do órgão havia encerrado os trabalhos sem analisar os recursos de Boavista e Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto, relativos ao Apito Final.
O presidente da FPF, Gilberto Madail, lamentou a imagem deixada pelos elementos do CJ, mantém-se vigilante e passa acção, com a abertura de um processo de averiguação às ocorrências dos acontecimentos de sexta-feira. O procedimento será conduzido por uma entidade externa à Federação. Certo que as notificações estarão hoje nas mãos dos clubes. As duas actas também seguem anexadas ao processo, para que os clubes/entidades interessadas possam recorrer para os tribunais administrativos.
As providências cautelares, que, segundo juristas consultados pelo JN, como José Manuel Meirim ou Pedro Macieirinha, que defendeu o Gil no Caso Mateus, terão provimento, implicam a suspensão das deliberações do CJ, gerando-se, assim, uma curiosa situação que passamos a descrever: ontem, o Boavista estava na Liga (com asterisco), uma vez que o organismo que tutela o futebol profissional ainda não havia sido notificado; hoje, após a notificação, deixará de estar; dentro de poucos dias, após a mais do que provável aceitação da providência cautelar, estará novamente...
Entretanto, como a sentença deve demorar de um mês a mês e meio, ela poderá ser dada já com os campeonatos em andamento. Assim sendo, a FPF pode fazer como fez com o Gil Vicente e solicitar o "interesse público" e anular a decisão em relação ao Boavista.
Depois de ser avaliada a argumentação, as providências poderão dar lugar a acções principais. E, se vencer a posição de Boavista e Pinto da Costa, os recursos terão de ser reapreciados pelo CJ. A questão, agora, reside em saber por qual CJ... Pelo "grupo dos cinco", que levou a reunião até ao fim? Aparentemente, não. Isto no caso de prevalecer a posição dos axadrezados e do líder dos dragões. Para os juristas que defendem as causas dos portuenses, a reunião do CJ terminou sem os recursos serem julgados.
Gilberto Madail apela ao consenso, mas as partes estão extremadas, como prova a carta enviada por Gonçalves Pereira ao presidente da Mesa da AG da FPF, Mesquita Machado, a pedir a suspensão dos cinco conselheiros, ao abrigo do Art.º 70 dos Estatutos da Federação. Este pedido, no entanto, apenas será avaliado depois de estar concluído o processo de averiguações determinado pela Direcção da FPF.
Em simultâneo, existem movimentações para a convocação de uma AG com o objectivo de fazer cair o actual CJ, uma tese que foi derrotada na reunião de Direcção de ontem.
A novela segue, portanto, dentro de momentos...
Parece-me que o Fernando, pelo que demonstrou no inicio da época passada e no decorrer do campeonato no Estrela da Amadora, tem potencial para o lugar de médio defensivo, não sei é se estará já preparado para entrar na equipa. Em todo o caso entre ele, o Bolati e o Raul Meireles é possivel encontrar uma solução.
ResponderEliminarQuanto ás aquisições, é melhor esperar para ver. Nenhum deles é suficientemente credenciado para ocupar de imediato lugar na equipa. Além do mais não mais podemos esquecer, que se é certo que Lisandro e Lucho, são o que sabemos, também tivemos Mareques e outros parecidos.
É também urgente resolver a questão Quaresma.
O que me parece fundamental, sobretudo no momento actual, é começar o campeonato a ganhar. Seria mais de meio compeonato ganho, se à quinta jornada, tivesse-mos 15 pontos.
O Porto não vai repetir os laterais da época passada, Bosingwa à direita e Fucile ou Cech à esquerda.
ResponderEliminarFucile não tem a velocidade de Bosingwa ou o jogo aéreo para ajudar a defender. Não se vai sentir grande diferença a atacar, já que nenhum dos dois sabe cruzar. A confirmar-se a contratação do romeno Sapunaru o Porto fica com uma alternativa mais forte no jogo físico, já que o romeno tem 1,87m e 81kg.
O fim de época do Lino convenceu-me muito mais do que o inicio. Resta saber o que vale o Benítez. De qualquer forma é uma pena que o Cech não continue porque era, depois do Quaresma, o jogador do Porto que melhor cruzava.
Não acho que a substituição do P. A$$unção seja problema. O Porto vai ganhar altura (9 cm no caso do Fernando e 16 cm no caso do Bolatti) naquela zona do terreno. Pode não ser muito relevante na liga portuguesa mas não o foi nos jogos com ingleses e alemães. O substituto também será um jogador com mais contributo para o ataque da equipa. Em 95 jogos pelo Porto o P. A$$unção só fez 5 assistências e 0 golos.
Acho bem que a direcção se apresse a vender quem tem de vender e a reforçar o plantel com os jogadores que tem planeado contratar. Não quero parecer derrotista, mas tenho que ser realista e dar a minha opinião. Neste momento as coisas estão mais para ficarmos fora da champions do que para outra coisa. Se isto se confirmar é bom que o plantel esteja definido o quanto antes porque sem champions o FCP não vai poder pedir pelos jogadores o preço que corresponde ao seu valor real, logo tornar-se-á também menos atractivo para futuros reforços.
ResponderEliminarFalando de casos concretos. O tão ansiado lateral parece ser mesmo o Sapunaru, não o conheço, por isso não posso emitir a minha opinião sobre o seu valor. De resto, é de acrescentar duas coisas que me deixaram estupefacto: O Ibson será emprestado mais um ano ao Flamengo. Das duas uma, o Ibson é um excelente jogador, ou ficam com ele ou vendem-no, agora empresta-lo de novo não me parece nada bem. Mas o caso pior prende-se com o Leandro, lembram-se dele? Aquele lateral esquerdo que foi contratado e nunca provou nada e que depois foi emprestado ao Palmeiras. Pois é, não só será emprestado mais um ano como, ao que parece, renovou contrato com o Porto.
Só espero que as surpresas que o nosso presidente prometeu sejam de facto muito agradáveis, e não sejam Dudas e outros que tais, que é para ver se me distraio destes negócios perfeitamente ilógicos. Enfim, há coisas que não consigo entender na nossa direcção. Ou tenho razão e eles tomam, de vez em quando, atitudes incompreensíveis, ou então sou burro e eles têm mentes sobredotadas. Admito qualquer uma das hipóteses.
Então parece que a surpresa do PC é o Imperador Adriano ;)
ResponderEliminarAcho bem que a direcção se apresse a vender quem tem de vender e a reforçar o plantel com os jogadores que tem planeado contratar. Não quero parecer derrotista, mas tenho que ser realista e dar a minha opinião. Neste momento as coisas estão mais para ficarmos fora da champions do que para outra coisa. Se isto se confirmar é bom que o plantel esteja definido o quanto antes porque sem champions o FCP não vai poder pedir pelos jogadores o preço que corresponde ao seu valor real, logo tornar-se-á também menos atractivo para futuros reforços.
ResponderEliminarFalando de casos concretos. O tão ansiado lateral parece ser mesmo o Sapunaru, não o conheço, por isso não posso emitir a minha opinião sobre o seu valor. De resto, é de acrescentar duas coisas que me deixaram estupefacto: O Ibson será emprestado mais um ano ao Flamengo. Das duas uma, o Ibson é um excelente jogador, ou ficam com ele ou vendem-no, agora empresta-lo de novo não me parece nada bem. Mas o caso pior prende-se com o Leandro, lembram-se dele? Aquele lateral esquerdo que foi contratado e nunca provou nada e que depois foi emprestado ao Palmeiras. Pois é, não só será emprestado mais um ano como, ao que parece, renovou contrato com o Porto.
Só espero que as surpresas que o nosso presidente prometeu sejam de facto muito agradáveis, e não sejam Dudas e outros que tais, que é para ver se me distraio destes negócios perfeitamente ilógicos. Enfim, há coisas que não consigo entender na nossa direcção. Ou tenho razão e eles tomam, de vez em quando, atitudes incompreensíveis, ou então sou burro e eles têm mentes sobredotadas. Admito qualquer uma das hipóteses.
Relativamente à posição 6, creio, que o Bollati parte em ligeira vantagem, até porque já fez o ano de estágio, esta época vai ter de atingir a velocidade cruzeiro, é assim que o nosso clube gere o futebol. O Fernando é um jogador interessante, é mais posicional, revela um sentido táctico mais apurado que o Bollati, mas perde em visão de jogo e qualidade de passe, por isso a luta não se afigura fácil. Uma das potencialidades do Fernando, é que, também pode jogar a lateral direito. Relativamente ao Zé, é de facto um atleta excepcional, foi contratado quando estava a potencializar a posição 7, tinha feito a ultima metade do campeonato no Bessa como médio / extremo direito. Nas camadas jovens era utilizado como pivot defensivo. Uma surpresa, poderá ser o Guarín, que nas camadas jovens do Boca jogou a 5 ( na Europa é 6 ).
ResponderEliminarBoa noite a toda a bancada.
ResponderEliminarAndo sem tempo nenhum para vir a este nobre espaço.
.
Havería muito que comentar,quando esteja mais desanuviado de tempo darei a minha impressão fundada juridicamente sobre o que achei da trapalhada do CJ e outros assuntos.
Mas de momento quero é falar de futebol e deixo aqui apenas a minha nota de surpresa e indignação e deixo o tema a discussão:
.
.
-O Porto volta a cedar o Ibson por empréstimo ao Flamengo....?Sabendo-se que o Flamengo não tem condições financeiras para o contratar e muito menos pagar-lhe o salário e que durante mais um ano andaremos a pagar ao Ibson para que ele ajude o Flamengo e não o Porto...?
.
Como se justifica este negóicio???E não digam, que ele nhao tem mercado,porque ele está actualmente entre os melhores jogadores da liga brasileira e era facilmente colocado num clube europeu.
E a ser colocado no Brasil tería toda a lógica coloca-lo no São Paulo aonde as condiçõs financeiras do clube são melhores que as do Flamengo e aonde o Porto não tería que arcar com o peso do seu salário.
.
.
Até no Brasil ficaram surpreendidos porque todos contavam que o Porto não sería parvo e nao emprestaría um jogador ao Flamengo só porque lhe apetecia jogar no Flamengo e assim perder mais dinheiro pagando-lhe os salários...
.
.
Para isso não sería melhor incluí-lo no plantel em vez de andar a fazer negócios incompreensíveis como delapidar o nosso património desportivo proveniente da formação como o Paulo0 Machado para andar a trazer mais sul americanos ou trazer Tomás Costa que nunca jogou numa grande equipa na Argentina e muito menos na Europa...?
.
.
Ibson não tem lugar neste plantel?
Alguém da SAD devería explicar os contornos deste negócio e o que é que o clube ganha ao emprestar novamenteIbson e continuando a pagar os seus salários para ele andar a ajudar outro clube que não o Porto...
.
.
.
Por explicar está ainda as relações com o Sporting.
O presidente do Sporting faz insinuações sobre a possibilidade do presidente do Porto e do clube serem corruptos e nós como prémio ainda lhes vendemos um jogador nosso....?
.
Há demasiadas coisas a acontecer que deveríam ser explicadas.
.
.
E Pinto da Costa a dar uma de LFV a anunciar surpresas antes de os jogadores assinarem?
.
Esse tipo de conduta não é o habitual no nosso clube que sempre se pautou pelo rigor e seriedade no que diz respeito ao tratamento sobre a informação destes assuntos.
Não gosto deste método de andar a prometer surpresas aos sócios,faz-me lembrar o Benfica com as suas promessas...Como o Malheiro quando assinou surpresas "no plural" na apresentação do Benfica e que depois afinal a surpresa foi não haver surpresa...
.
.
Espero que o nosso presidente não embarque nesse tipo de política populista que nada tem a ver com a imagem e a filosofia que ele ao longo de anos criou para o clube e que sempre nos distinguiu dos outros que prometem equipas maravilha.
.
Espero que a grande surpresa não seja o Guarín ou outro jogador sul americano desconhecido.
.
Saudações portistas e este ano mais uma vez iremos comquistar no campo aquilo que outros tentam por secretaria.
2ª jornada exige-se uma equipa que entre na Luz não apenas para ganhar,mas para esmagar o Benfica.
Confesso que também estou algo perplexo com o empréstimo do Ibson - que deveria logo nter ficado na Europa - e a renovação do tal Leandro, imcompreensível!!!
ResponderEliminarEspanta-me que o Machado não faça a pré-época...
O Ibson deveria era estar aqui.
Preocupa-me a questão Assunção pois ele era sem dúvida o ponto de equilíbrio da equipa.
Mas agora temos de resolver a questão e por certo estaremos à altura embora se vá penar um bocado neste sector.Bolati... Fernando, Meireles..
Preocupa-me o preço alto do romeno que ninguem conhece... Alguem tem conhecimento do Sapunaru??? apesar de ser europeu como eu prefiro.
Mas confio que vamos ter boa equipa, o preidente não dorme.
Não há ninguém que perceba o caso do Ibson. Não inclui-lo no plantel é uma asneira de todo o tamanho, mas continuar a sustentá-lo no Flamengo é de bradar aos céus.
ResponderEliminarO Caso do Leandro também merece ir para o livro.
Mas o pior de tudo é dar 3 ou 4 milhões por um nabo como o Mariano!!!
Quanto à surpresa também estou de acordo. É discurso populista à benfica, não gosto nada disso. E depois de já andar a ouvir muita gente a falar de Ronaldinho Gaúcho e Adriano (Inter)....
O Ibson é um bom jogador.....de futebol de praia. Não tem qualidade táctica para jogar na europa, será sempre um jogador do Brasileirão. Longe daqui. O empréstimo foi um bom acto de gestão, provavelmente não havia ninguém com 4 milhões, talvez , em Dezembro. O Machado fez uma época desastrosa no Leixões, curiosamente . O Mariano é grande jogador, tácticamente é do melhor, vai fazer uma grande época. As pessoas têm de perceber que a SAD, não brinca em serviço.
ResponderEliminaribson é um banal...um gajo que prefere jogar no brasil do que na europa, está tudo dito. Ja acha que fez uma grande carreira. Quer é samba e praia. Tive pena, pois acho que o deviamos ter emprestado ao um clube do Irao
ResponderEliminarVenha é de lá essa surpresa...vi ai num site que seria o Adriano
http://www.tribalfootball.com/article.php?id=101330
Sonho com mais...
entre o mariano e o alan e o putbull, prefiro o mariano!continuo a dizer que ta ali um grande jogador!
ResponderEliminaro ibson concordo com o aleixo... e bom po futebol brasuca, nao sabe soltar a bola, nao e jogador po porto!
pode ser que com outro treinador po ano o homem tenha uma hipotese e evolua.. vamos ver!
p machado, vieirinha, helder barbosa... nao cheiram com o jesualdo simplesmente pk ele e muito cagao, nem quando ja era campeao apostou no helder barbosa!
de resto.. grande plantel pa chegar longe na champs e limpar tudo aqui a brincar!
falta so um lateral direito e um ponta de lança!
(finalmente fala-se de futebol e nao de merdas de secretarias)
Estou de acordo com o Ricardo Costa. De facto há muita coisa que deveria ser explicada aos sócios. Gostava de saber quanto já gastou em ordenados o Porto com o Claudio Pitbul, para além do preço do passe. Qual a rentabilidade que o clube retirou desta aquisição? A ser verdade que ele vai novamente ser emprestado ao Vitória de Setúbal, um clube simpático, mas que não tem quaisquer hipóteses de lhe pagar o ordenado, é incompreensivel. Será que depois da época que fez, não era possivel vendê-lo de modo a recuperar ao menos parte da despesa? Julgo que o contrato dele termina daqui a um ano e depois? Vai embora ou será que ainda lhe renovam o contrato para continuar emprestado? Francamente não percebo.
ResponderEliminarSerá verdade que renovou com o Leandro? Não posso acreditar.
Compreendo que o Paulo Assunção não se tenha portado bem e compreendo que o Porto não pudesse oferecer-lhe um ordenado que desequilibrasse o nivel salarial da equipa, mas será que não havia formas de contornar isso, de modo a que ele renovasse? Não seria mais seguro investir nele o dinheiro gasto por exemplo, no Mariano?
Gostaria que alguém informasse, ainda que por aproximação, quanto é que o Porto gasta anualmente com o pagamento de ordenados a jogadores emprestados. Compreendo o empréstimo de jovens, agora atletas com 25/26 anos ou mais não percebo.
Acho que o presidente está a perder qualidades. Esta de anunciar surpresas não é própria dele. Também receio que estique demasiado a corda no negócio do Quaresma e com isso não se faça um bom encaixe financeiro, fundamental numa altura em que há fortes provabilidades de não entrar na Liga dos Campeões, ficando ainda com o jogador desmotivado, sabendo-se o quanto isso conta num individuo como é o Quaresma.
Boa noite
ResponderEliminarContinuo a achar que o Sporting tambem está por trás desta confusão toda.
Quem nos tem roubado as ultimas taças? Em que jogos houve mais polémica com arbitragens? Acho que andamos a dormir e bem. O Benfica e o Sporting tem estado de mãos dadas nesta confusão. Vejam como falou o R.Costa acerca do Sporting ao explicar a compra do Carlos Martins. Isto está tudo metido no mesmo saco. Quem andou os ultimos anos a gritar que o Sistema era o PdC e o Major? Quem mais ganhou com penalties e confusões. Só olhamos para o Benfica e esquecemo-nos que o Sporting, mais tem beneficiado com esta guerra. Os unicos que disseram claramente que o nosso presidente era corrupto foi o do Sistema.
Temos que lutar contra todos e não só contra o Benfica. Estamos e estaremos sozinhos contra a corja da 2ª circular.
Era roubar o Liedson para lhes pagar na mesma moeda.
Não entendo porque criticam a politica de empréstimo de jogadores do Porto, sendo esta igual a qualquer outro grande clube europeu. Quando se dispensa jogadores emprestados corre-se o risco de repetir o episódio do Paulo A$$unção. Recordo que o Porto contratou-o em 1999 ou 2000, depois vendeu-o ao Palmeiras em 2001, contratou-o novamente em 2004 ao Nacional (por 2M€) e emprestou-o ao AEK antes de finalmente jogar pelo Porto.
ResponderEliminarLeandro renovou
ResponderEliminarO FC Porto apresentou a Leandro uma proposta de renovação até 2010 como condição para o ceder por mais um ano ao Palmeiras. Os documentos estão redigidos e a situação do lateral-esquerdo deve ser regularizada ainda hoje. Leandro nunca se impôs no Dragão.
EXPLIQUE SR CALDEIRA
Há demasiadas indefinições no plantel. Trabalho mal feito e muito tempo perdido com as advocacias...
ResponderEliminarÉ evidente que a "máquina" esteve quase apenas virada para as leis.
Fala-se na venda de MArek Cech há meses, o jogador não conta...mas ainda está pendurado.
Adriano idem.
Que faz o Lino no plantel?
A novela Quaresma não tem fim à vista.Suazo,Pelé,Julio Cruz,Adriano...ainda vamos ver o plantel inteiro do Inter dados como envolvidos no negócio (um de cada vez..).
Pitbull e Rentería não mereciam estágio?
Quem será o 6? Será que ainda teremos de contratar um antes das competições iniciarem?
O Def. direito tarda em chegar. Será sempre um jogador de campeonato diferente (e até de Continente).
O Bruno ALves agora cada vez que abre a boca é para dizer que gostava de sair. Não basta ter o Pai a dar uma entrevista por semana a dizer que o filho quer ir para ali e acolá..
Para quem no ano passado dizia querer ser o futuro capitão e fazer história no clube...
Enfim..
O Lucho também abriu a boca para dizer o mesmo..
Nos 2 casos parece-me que se algum clube fizer uma proposta interessante vão embora. Parecem estar os 2 mortinhos que isso aconteça.
Veja-se o exemplo digno do Lisandro. Melhor jogador da Liga, melhor época de sempre...Se falou alguma coisa terá sido com a SAd.Que era o que toda a gente devia fazer.
Pedinchar nos jornais para sair do clube? Digno de gente pequena.
O Lucho até foi ao ponto de dizer que 25 milhões era muito por ele, e que era aliciante ir para um Villareal...
Meu Deus!
O estágio está aí à porta e os estado das coisas não me agrada nada.
Já nem volto a falar no populismo à Circo Lisbonense das surpresas que aí vêm...
Uma questão que foi levantada por alguém aqui no blog, o empréstimo de jogadores em último ano de contrato.
ResponderEliminarVem-me logo à cabeça o nome de Bruno Moraes.
Irá emprestado para um Setúbal ou coisa do género, com o Porto a pagar-lhe o salário, obviamente.
Num caso destes havia 2 coisas a fazer. Ou vender o jogador ,ou fazer um acordo com o jogador para uma opção de renovação, adecidir em Janeiro, por exemplo.
Se alguém o quer emprestado que paguem pelo empréstimo e que lhe paguem os ordenados.
Este é aquele jogador que vejo à distância a vestir de vermelho.
O Porto que não se deslumbre nem perca a cabeça com jogadores como Adriano, o tal Imperador. Não temos suporte financeiro para ele e ainda para mais seria um jogador nocivo para o grupo. Não queremos jogadores com vícios. Queremos jogadores com fome de afirmação, pois esses é que comem a relva.
ResponderEliminarO segredo do Porto sempre foi a humildade e o trabalho e a coesão. Esta será sempre a nossa fórmula de sucesso, com os pés bem assentes no chão.
Contratem um bom defesa direito, assegurem qualidade num médio defensivo, insistam no Pelé no negócio Quaresma.
Para o ataque, já que prescindem de Renteria e Adriano (o nosso), contratem um avançado móvel suportável para as contas do clube.
Já repararam que a história do Ibson e a história do Leandro tem um factor comum? O Flamengo? E para mim, quando surgem duas histórias ridículas com um factor comum, cheira-me logo a esturro! Cheira a esquema de empresários e de comi$$ionistas. Cheira a malta a meter dinheiro ao bolso! Não gosto nada.
ResponderEliminarQuanto ao Adriano do Inter, acho o gajo um cepo. Um matulão, trapalhão e pesado que já há 2 ou 3 anos que anda com problemas disciplinares no Inter que já o recambiou para o Brasil pelo menos uma vez.
Pelo estilo de futebol que Jesualdo implementou no Fc Porto, assente em transições rápidas e contra-ataque, há um avançado que me dava um daqueles gozos 3 em 1.
1. muito rápido e mortal
2. relativamente barato e com conhecimento do futebol português
3. Mais uma grande bofetada naqueles filhos da puta daqueles marroquinos de merda.
Nome : Miccoli.
Para mim a grande injustiça é a ausência do pitbull. Carregou com o Setubal às costas e claramente merecia uma oportunidade.
ResponderEliminarAcredito quee vamos ter uma supresa agradável com o Fernando, parece que tem todas as qualidades de bom trinco. O Bollati não me convence, muito fragil passa apenas para os lados e para trás e é muito lento de movimentos.
Francamente o Ibson não me aquece nem arrefece, já o vi a jogar bem mas também a enterrar a quipa num estilo dolente e irritante.
Que se defina a situação do Quaresma e do defesa direito.
Renovação do Leandro.....é tão inacreditável que tem que existir uma resposta lógica que nos está a escapar!
Que comece a nova época.(com este calendário era fácil recuperar os 6 pontos até à sexta jornada)
do jogo:
ResponderEliminarFreitas do Amaral lidera processo de averiguação à polémica reunião do Conselho de Justiça
O professor catedrático Diogo Freitas do Amaral aceitou a proposta feita pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para liderar o processo de averiguação sobre o que ocorreu na reunião de 4 de Julho do Conselho de Justiça (CJ) daquele organismo. Numa declaração à agência “Lusa”, Freitas do Amaral disse ter aceite o convite endereçado ontem por Gilberto Madail e que, além de liderar o processo, vai ainda proferir um parecer jurídico sobre a regularidade ou irregularidade formal do que se passou. "Ficou assente que não me pronunciarei sobre a questão de fundo que estava em causa, isto é, conceder ou recusar provimento ao recurso interposto do órgão jurisdicional da Liga para o referido Conselho de Justiça", disse Freitas do Amaral. O antigo presidente das Nações Unidas e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros adiantou que a FPF pediu urgência na elaboração do seu parecer, devendo entregá-lo dentro de cerca de 15 dias. Freitas do Amaral referiu que começará já hoje a estudar a documentação que lhe será enviada pelos serviços jurídicos da FPF. Este especialista em Direito Administrativo pretende ouvir, em separado e em meados da próxima semana, os membros do CJ, caso estes aceitem encontrar-se consigo, bem como os três funcionários da FPF que apoiaram o funcionamento da reunião. Para o ajudar na tarefa, Freitas do Amaral escolheu como assessor jurídico o professor Pedro Machete, docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Freitas do Amaral informou ainda que até à entrega do parecer não prestará quaisquer declarações à comunicação social. "Até à entrega do meu parecer sobre este assunto, não farei mais declarações à comunicação social, que espero compreenda o dever de reserva que me imponho a mim próprio", disse Freitas do Amaral. Fonte da FPF confirmou à agência “Lusa” o convite feito a Freitas do Amaral, tendo salientado que o currículo do antigo governante e dirigente político fala por si próprio. Esta fonte federativa sublinhou o facto de Freitas do Amaral ter sido convidado no dia a seguir à deliberação da direcção da FPF de levantar um processo de averiguação e sublinhou que a esta escolha é uma prova de não ter havido interferência de qualquer entidade externa.
"Marinho Pinto fala em "teia de interesses e poderes"
ResponderEliminarL.P.V.
António Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados (OA), abordou ontem os últimos acontecimentos do futebol português, defendendo que a previsível intervenção da Procuradoria-Geral da República (PGR) "pode clarificar a tenebrosa teia de interesses que domina os órgãos" da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Marinho Pinto foi mais longe, considerando que, em Portugal, "não há Justiça desportiva, há a lei do mais forte, vale tudo". E, acrescentou o bastonário da OA, a situação nem depende das pessoas que estão nos cargos. "Seja quem for que lá esteja, desde magistrados a outros juristas, não se pode falar em Justiça desportiva, mas sim em prevalência manifesta de interesses e de poderes", referiu Marinho Pinto. Por outro lado, O JOGO sabe que as partes interessadas (Liga, FC Porto e Boavista) ainda não foram notificadas pela FPF das decisões da última reunião do Conselho de Justiça. Algo que, porém, deve acontecer hoje."
Ora aqui está um fulano com TOMATES...
O Guarín já chegou, e vai assinar hoje pelo FC Porto, é o que li no Jornal O JOGO .
ResponderEliminarAbraços
Freddy Guarín já está no Porto. O colombiano aterrou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro cerca das 17 horas de ontem e de lá seguiu directamente para o Estádio do Dragão a fim de iniciar a bateria de exames médicos que só completará esta manhã. Só depois irá oficializar o contrato de quatro temporadas com o FC Porto. Gaurín, contratado ao Saint-Étienne, a quem o FC Porto pagou um milhão de euros por metade do passe, chegou acompanhado por Mauríci Cerne e Marcelo Ferreira, seus representantes, tendo abandonado o aeroporto pela sala VIP, evitando dessa forma o contacto directo com os jornalistas. Depois de conhecer o Dragão e de efectuar testes médicos, o colombiano seguiu para o hotel para descansar e jantar. Nélson Benítez e Tomás Costa, outros reforços do FC Porto, deram-lhe as boas-vindas.
ResponderEliminarO médio colombiano só treinará sob as ordens de Jesualdo Ferreira sexta-feira de manhã, na sessão que antecede a partida da comitiva para estágio. Isto porque amanhã é dia de folga para o plantel azul e branco, a primeira da nova temporada. Ainda assim, é de prever que aproveite para treinar sozinho no Olival - recuperando algum do tempo perdido - e ainda para se ir ambientando ao clube e conhecer um pouco da cidade.
Incluído no negócio de Guarín, Paulo Machado foi emprestado ao Saint-Étienne até final da próxima temporada, ficando o clube com o direito de opção. O médio já está em França e, depois de concluídos os exames médicos, foi apresentado oficialmente como reforço. "Quero continuar a evoluir, a crescer, e dar o meu contributo para esta instituição. Falei com o Hélder Postiga, que disse muito bem do Saint-Étienne, do clube e dos seus adeptos", referiu.
Na minha opinião - e sou Benfiquista - o problema do Porto esta época vai ser o Jesualdo ter que começar a alterar o esquema táctico e as rotinas de jogo que vêm desde o Co Adrianse, esse sim o grande obreiro do tri-campeonato.
ResponderEliminarSem Assunção, Bosingwa, eventualmente Quaresma o Porto continuará a ter talento no plantel mas sem rotina de jogo no onze.
De qualquer forma os verdadeiros problemas do Porto neste momento não são desportivos. São de imagem pública e de credibilidade.
Pulha... para um clube sem credibilidade e com ma imagem publica, não estamos nada mal:
ResponderEliminar"O F.C. Porto foi eleito para o primeiro Board da European Club Association (ECA), em reunião realizada esta segunda-feira, em Nyon. Os azuis e brancos, na pessoa de Fernando Gomes, administrador da SAD, fazem parte de um elenco de 11 clubes que representarão o universo de 103 emblemas continentais que integram a associação."