05 junho 2009

“Silly season” diz-se Cília com tesão?

Há um ano foi o regabofe da exclusão do FC Porto da Europa, o inferno da II Divisão, os títulos transferidos para quem de direito e uns quantos maganos na prisão.

Este ano, quando tudo parecia tão calmo apesar de Queiroz “ameaçar” que “não queria estar na pele dos albaneses” – caro Carlos, por muito menos o Orelhas ficou com elas a arder e teve de engolir elefantes mesmo andando de Sapo em Sapo! --, o futebol acabou nos campeonatos, as selecções preparam os seus últimos jogos da época antes das férias.

Mas temos disto:
F.C. Porto: Sevilha quer trocar Lisandro por Duda
O nome de Lisandro Lopez continua a preencher grande parte do noticiário deste defeso. O argentino do F.C. Porto é agora colocado na rota do Sevilha, pelo jornal La Opinion de Málaga.

O diário andaluz escreve que Lisandro é um dos alvos preferenciais do emblema espanhol e que o português Duda poderia servir como moeda de troca.

Em traços largos, o Sevilha ofereceria perto de 15 milhões, mais o passe de Duda pela contratação de Lisandro.
E disto:
Transferência de Baía para o Barcelona está a ser investigada
Vítor Baía deixou as Antas na época 1996/97 a caminho do Barcelona de Robson. Mais de dez anos depois, a transferência do guarda-redes para a Catalunha está a ser investigada pela justiça belga. Tudo porque há suspeitas que Luciano DOnofrio, na altura o empresário do internacional português, tenha cometido irregularidades.

DOnofrio é belga e foi responsável, enquanto empresário, pela transferência de muitos outros jogadores como Futre, Domingos ou Fernando Couto. O tribunal de Liège emitiu uma ordem judicial que autorizava diligências em Camp Nou por suspeitas que DOnofrio ter-se-ia apropriado de parte das verbas de transferências para posterior branqueamento de capitais.
E ainda disto:
Pinto da Costa e Vieira são almas gémeas
Tentei descobrir as diferenças entre Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira mas não as encontrei.

É certo que o que está mais a norte nasceu no seio de uma família burguesa e não num qualquer bairro periférico da capital mas isso é apenas um pormenor.

A metodologia que ambos usam confirma isto mesmo. Estamos perante dois seres extraordinários. Um pela forma como consegue perder ganhando sempre, o outro pela forma como consegue ganhar perdendo quase sempre.

Explico melhor: enquanto Pinto da Costa banalizou o sucesso no clube do dragão e sente dificuldades em tornar o FC Porto um clube com real dimensão nacional, Luís Filipe Vieira vulgarizou o insucesso no clube da águia e continua a vender kits. É quase a mesma coisa. O efeito, aliás, é o mesmo: a popularidade de ambos não parece ter sido afectada.

Por cada título que ganha Pinto da Costa pouco acrescenta ao poder da sua imagem enquanto Vieira não sofre grande erosão como consequência de cada título que perde.

As grandes massas que suportam estes líderes não os respeitam mais ou menos pelos resultados conseguidos. Com ligeiras flutuações, o apoio popular mantém-se em níveis altos. Para PC basta ter a chatice de conquistar mais um campeonato, para Vieira cinco visitas a casas do Benfica na província e um título de futebol de salão compõem a coisa.

Suspeito que Pinto da Costa está preocupado. Ele pode não dizê-lo mas continua a ter por Luís Filipe Vieira um respeito profundo. Para o presidente do FC Porto, um Benfica liderado por Bruno Carvalho ou José Veiga será finalmente um espinho que se crava na asa do dragão.
In Record online (Eugénio Queirós)
O corno é o último a saber numa casa de putas
Ou ainda o branqueamento total a uma entrevista contundente no Rascord do ex-putativo candidato leonino nas centrais e sem referência na 1ª página dedicada ao candidato do regime: “José Eduardo Bettencourt traiu-me”.
Pedro Souto: «Sinto-me traído»
O gestor de 46 anos recebeu-nos no seu escritório no Monte Estoril. Pedro Souto retirou-se da corrida eleitoral no Sporting mas tinha ainda muito a dizer. Desde logo que "José Eduardo Bettencourt perdeu um amigo." "Se tiver saúde", dentro de 4 anos será candidato...
Imaginem se um ex-jogador, ex-técnico ou ex-dirigente saía do Dragão e dizia algo contra o FC Porto e Pinto da Costa? Qual seria a manchete?

Mas há mais:
O FREGUÊS QUE SE SEGUE?
No blog do sem génio Queirós.
Depois de terem garantido que Paulo Bento, e ainda mais Jorge Jesus seria treinador do FC Porto, agora que Álvaro Pereira foi roubado (sem aspas, que no pasquim roubam até as aspas ao bom senso) ao Benfica já temem que os dragões de alta cilindrada peguem num “Chico” que anda a meio-gás só em três meses, como antes temeram que – antes de Cissokho e agora Álvaro Pereira – o FC Porto pegasse no coxo Leo…

Ainda vão recear que Pinto da Costa retire do ex-amigo e consócio nº 17 499 Luís Filipe a sua jóia da coroa da equipa do Lar do Comércio, Pedro Mantorras.

Coisas apanhadas aleatoriamente em 10 minutos, ontem, na net. Quanto ao treinador futuro do FC Porto e aos jogadores a desviar para o Dragão, a paródia começou há muitos meses. Mas agora está a aquecer, deve ser dos momentos eleitorais que mostram, no Benfica, no Sporting e neste Portugal dos Pequeninos, o pior do ser português: estúpido, tacanho, rasca. Tudo isto fede.

31 comentários:

  1. É nesta altura da epoca que mais discordo das politicas do PC,pode ser da minha profissão mais por mais titulos que ganhemos por mais vendas milionarias que façamos não entendo as contas a vermelho carregado,ou por outro lado entendo + de 60 jogadores com contrato profissional.
    Ok que para ter um HULK se calhar temos de ter 10 falhanços,mas há que minimizar os erros e não me digam que por mais desconhecido o HULK depois de descoberto não se via ali um potencial crak.
    Agora Guarin tomasz costa benitez etc...para quê se temos Castro Ibson etc e tal.
    E assumir de uma vez por todas que certos jogadores da formação nunca chegaram a equipa principal Ivanildo,Vieirinha etc..já agora grande venda do Paulo machado mas por o mesmo valor trocava de caras pelo tomaz costa e estas merdas que não entendo.
    Fico no entanto contente pelo não ao Madrid e ao outro central emprestado sera que alguma coisa esta a mudar espero bem que sim,há que gerir melhor não comprem por comprar olhem primeiro para dentro.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me de quando Hulk foi contratado ler em muito lado, inclusivé aqui, o absurdo da compra de um jogador da II divisão japonesa por 10M. Agora é de caras um craque. Sim, para agora ser de caras, houve alguém que o encontrou algures perdido.

    Quanto às contratações falhadas, penso, como disse o dragon bolls, que para acertar é preciso falhar. O Porto tem sido campeão por isso não contesto as escolhas. Julgo até que os profissionais do departamento de futebol têm mais capacidade do que eu para escolher um Tomás Costa em vez de um Paulo Machado. Haverá certamente as razões fortes de quem tem conhecimento de causa e conhece melhor do que eu as capacidades e feitios dos jogadores em questão. As contas no vermelho são um mal geral no mundo. Confio nos gestores que tudo têm feito para fazer o clube crescer. E ninguém duvida que tem crescido. Ou há dúvidas?

    Quanto ao post propriamente dito, uma compilação deliciosa que sublinha de forma cirugica a palermice da nossa imprensa.

    Por último, o "capricho" das contratações de jogadores do interesse benfiquista: acho muito bem que vão provando do nosso veneno. Quem brinca com fogo, queima-se. Achavam-se tão grandes que nenhuma vingança os poderia atingir. Não lhes passava pela sua cabeça arrogante que o FCP poderia ser um clube preferível para jogadores de futebol. Ainda por cima não aprendem com o passado recente.

    A resposta está aí, e para durar!

    Cada vez mais o medo toma conta daquela escumalha.

    ResponderEliminar
  3. Malha neles amigo Zé Luís :)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Gosto do comentário do João mas também há muita razão no que diz o Dragon Bolls. Enfim.

    A troca do Licha pelo Duda tem um pormenor fantástico. Reza a crónica de que quem fornece esta informação é o "La Opinion de Málaga" e eu pergunto, quem?
    Não é o habitual "AS" nem a "Marca" nem nada disso! É o mundialmente premiado "La Opinion de Málaga".
    Adiante que já me fizeram rir.

    Na noticia sobre a investigação ao Luciano D'Onofrio, no MaisFutebol, o jornalista expôs o teor da investigação de uma forma clara e fez questão de referir no final do texto que nem Baía nem o FCPorto tinham qualquer envolvimento na situação. Muito bem. Mas o povão vermelhusco lê o MaisFutebol? E mesmo que lesse?
    Nós Portistas já sabemos que não vale a pena dar importância a estes joguinhos porque o clube seguirá o seu rumo completamente indiferente e alheio a essa cambada de parolos da capital.
    O adepto comum ao principio estranhou muito esta politica de silencio e indiferença mas acho que começa agora a perceber que chegou a nossa vez de nos rirmos deles.
    Li algures um comentário de um tipo qualquer que dizia:
    "O Benfica contacta e o FCPorto contrata! E tudo uma questão de (R)!"

    O Eugénio Queiroz nem merece comentário. Quem tem uma visão destas sobre o futebol devia estar num manicómio.

    O Paulo Machado foi um óptimo negócio e um bom encaixe, concerteza. Agora só falta ir vendendo mais uns dos trinta e tal porque é de facto muita gente.

    ...siga'pa'penta óh faxabor!

    ResponderEliminar
  5. O Porto tem sido campeão mas esse facto não permite aos administradores fazerem o que lhes der na gana sem darem satisfações a ninguem,que é para um dia não sermos surpreendidos com o sr x ou y engordaram mais do que deviam,poupar é quando há massa,e sempre que há muita massa 2004 é a desgraça até fico com medo,normalmente quando não existe graveto os gestores são mais creteriosos.
    Temos crescido e muito,mas não com a qualidade que deveriamos´,urguente mudar a k7 dos slbs f p que o PC e bem já o aconselhou dos mouros e de quem não for da cidade ou do norte não presta etc...como pode neste clima um portista crescer em Lisboa se "só queremos Lisboa arder".Este tipo de cenas já deram para rir eu inclusive mas agora acabou estamos noutra dimensão á que entender isto.
    Tem muito mais piada sacarmos os seus melhores jogadores ou as suas possiveis contratações de preferência aquelas tipo novela.
    Já não somos grandes agora somos enormes e quando o nosso rival atravessa uma epoca de vacas magras,não lhes podemos dar a moral de evocar o nome deles em vão.
    Os gestores não têm conseguido segundo os paineleiros feito crescer o clube na mesma forma que cresce o palmares.Mas eu digo com toda a certeza que tem crescido em adeptos e muito principalmente nos mais novos aqui na minha zona.Por isso uma dica,chegar a eles atravez das novas tecnologias que é por onde eles se movimentam era capaz de ser uma boa ideia.

    ResponderEliminar
  6. Bem..parece-me que, finalmente, temos um site em condições...há que explorar para depois opinar.

    ResponderEliminar
  7. Em termos gráficos, o site está muito mais apelativo, no conteúdo há que explorar com tempo.
    e existe um twitter oficial e tudo...muito bem.

    ResponderEliminar
  8. uma falha...Lendas do clube...onde está Pedroto ?

    ResponderEliminar
  9. Menphis,

    Sem stress. Ainda deve estar em construção. Existem muitos erros ainda. Muitas das fotos estão trocadas. Onde devíamos encontrar fotos da inauguração do Dragão, encontramos fotos do jogo do tetra.

    Espero bem que ainda não esteja tudo definitivo. Pelo que vi, além de muito mais apelativo, tem também muito mais conteúdos. Muito feliz pela evolução.

    ResponderEliminar
  10. Pois João, ainda nem vi em condições o site, mas também estou feliz pela evolução.

    ResponderEliminar
  11. Esta silly season promete. Dir-me-ão que todos os anos é apetecível, mas desta vez promete ser ainda mais, senão vejamos. A nível internacional o Real Madrid, de novo nas mãos de Florentino Pérez, já entrou em cena com a contratação do Kaká, podendo ainda juntar nomes como C.Ronaldo, Ribery, Forlán, D.Villa, D.Silva ou Xabi Alonso. Pelo que se sabe o Barça também não ficou quieto e estará perto de se reforçar com o Ibrahimovic do Inter. Inter que por sua vez terá também mais 3 jogadores para além de Milito e Thiago Motta já contratados ao Génova. Em Inglaterra a época de transferências deverá ser mais calma que o habitual devido ao facto de muitos clubes se encontrarem afundados em dívidas abismais, como o Liverpool. Mas a tristeza destes é a alegria de outros, como por exemplo em Itália que tem aqui uma oportunidade de ouro para voltar a impor-se como potência futebolística ao nível de clubes.
    No caso do Porto, há para já muitos reforços confirmados: Varela, Orlando Sá, Miguel Lopes, Maicon e Álvaro Pereira. Sinceramente de todos estes a contratação que mais estranho é a do uruguaio que também esteve perto de assinar pelos lampiões. Tendo o Porto para defesas direitos o Sapu e o Miguel Lopes e para a esquerda Cissokho e Fucile, a contratação do Álvaro Pereira não me parece ser pertinente, até porque pode significar a saída de um dos laterais que já temos. A acontecer só consigo aceitar a saída do Cissokho e pelos 20 milhões que o jornal O Jogo diz que o Porto pede. Aí sim, era um bom negócio e pessoalmente não teria nada a apontar.
    De resto, parece-me fundamental a contratação de um centro campista que possa ser um substituto à altura do Lucho (que felizmente parece que vai ficar). Em termos internos vejo três nomes a meu ver excelentes: Luís Aguiar (este está muito perto do Dinamo de Moscovo) Ruben Micael e Cristiano. Outra solução, igualmente viável, será procurar fora de portas, na Argentina ou Brasil preferencialmente, até porque já se percebeu que o Ibson é para vender.
    Para a eventual saída do Bruno Alves já estão asseguradas as entradas do Maicon e do Nuno André Coelho. Isto a juntar ao Stepanov, (chamem-me lírico, mas ainda acredito nele) e ao Rolando parece-me suficiente. Já se o Lisandro sair, parece-me claro que na Liga Portuguesa o sucessor natural seria o Néné, mas acredito que também aqui o Porto procure um ponta de lança no estrangeiro. Já ouvi falar no Suazo e também é público que o Huntelaar vai abandonar o Real Madrid, mas para este último duvido que haja dinheiro.
    O facto de termos ido longe na champions, de podermos encaixar bom dinheiro com o Licha e o Bruno e ainda com alguns jogadores emprestados como o Paulo Machado (a caminho do Toulouse por uma verba superior a 3 milhões), Ibson (pelo qual o FCP pede 4 milhões) e até Renteria (avançado de referência na América do Sul) deixa a antever que não teremos em princípio grandes dificuldades em formar um plantel de qualidade para a próxima temporada e até, quem sabe, com uma ou outra surpresa agradável.

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Zé, eu ia comentar, mas como já começam os comentários sobre jogadores caros e baratos, que se contratam e não deviam contratar, prejuízos e lucros, já não comento e só volto quando a bola começar a rolar para o penta.
    A Cília com tesão - esta está boa -, não é para mim.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Zé excelentes bicadas.

    Ando sem tempo nenhum para isto com muita pena minha, mas o site do FCPorto enche-me de alegria. Vai ser um instrumento muito importante para o futuro do clube. Bem hajam este e outros 3 ou 4 grandes blogs Portistas que desde cedo chamaram a atençao para tal.

    Temos pavilhao, temos site, temos dobradinha, tetra campeao de futebol, campeao de andebol, campeao de hoquei. O museu ira aparecer.

    Grande Presidente, grande gestao, grande estrutura. Este clube é um colosso internacional e o resto sao "mesquinhices".

    ResponderEliminar
  14. Não vi o site do clube mas pelas recomendações vou ver já. O Soren lembra bem quanto aqui se dissecou o assunto. Roma e Pavia não se fizeram num dia. Mas a coisa vai lá.

    Parece que ficará a faltar o tal museu.

    Acho piada, porque nem aquelas placas redondas de metal, no Passeio dos Campeões em redor do estádio, conseguiram encomendar desde os êxitos de 2004. O actual tetra talvez não venha a ter placa alusiva.

    Temo que este material, para abrilhantar o Passeio e completar muito da história do FC Porto que está lá com as referências mais antigas até 2000, custe bem menos, muito menos, do que alguns excedentários do plantel.

    Mas também o lote de excedentários será dimensionado, certamente. E, daí, talvez se poupe para vermos aos nossos pés a alusão ao título europeu de 2004, ao tri de 2003 com a mágica Taça UEFA única em Portugal, e a Taça Intercontinental a última que se disputou naquele formato de jogo único. Basta umas placazinhas de metal, buriladas com os motivos a evocar e só para substituir as placas lisas, sem inscrição alguma, que já lá estão à espera das "medalhadas".

    ResponderEliminar
  15. Já tenho preparado um apontamento sobre as contratações e uma análise curiosa. Mas como já se discute o caro e o barato, como aponta o Vila Pouca com razão, então inserirei as contas que já começam a abastardar, nalgumas mentes confusas, a contratação de Álvaro Pereira.

    ResponderEliminar
  16. Nunca tal "houvera" disto:

    "David Caradine morreu de acidente de masturbação!..."

    Do Jornal de Notícias.

    ResponderEliminar
  17. o Álvaro Pereira joga a médio esquerdo,mas no Cluj,jogou a defesa esquerdo e o Porto precisava de um puro médio esquerdo,para determinados esquemas táticos.Falta um grande 10 e um ponta alto e cabeceador que resolva jogos em casa,onde foi,quer no campeonato quer na champions a nossa maior lacuna!

    ResponderEliminar
  18. cesario disse:
    «Falta um grande 10 e um ponta alto e cabeceador que resolva jogos em casa,onde foi,quer no campeonato quer na champions a nossa maior lacuna!»

    O avançado é o Orlando Sá. :)

    ResponderEliminar
  19. Caro Meireles, eu aqui ouvi dizer que ele se enforcou...

    Va-se la saber... ainda me lembro do Kung-Fu e o saudoso Kaine.

    ResponderEliminar
  20. Soren, pelos vistos enforcou-se, mas foi tão somente por descuido, esticou demasiado a corda, quer em "cima" quer em "baixo" -estes finesses são mesmo diferentes em tudo- e em vez de um orgasmo cinco estrelas, teve um fim pouco feliz...No meu tempo não havia nada disso...O Toino e o Manel eram mesmo uns ignorantes.

    ResponderEliminar
  21. Devo dizer que o Toino e o Manel, eram os "divulgadores" na minha época, de todas as técnicas existentes...Não havia aulas de Educação Sexual.

    ResponderEliminar
  22. Tenho pena que a Sad não encontre soluções para estancar as constantes hemorragias financeiras que nos obriga todos os anos a ter de vender as pérolas da equipa.

    Não vou discutir o assunto porque não domino todas as envolventes do processo.

    Assim sendo, estarão de partida dois a três dos nossos melhores jogadores.

    Bruno, Lisandro e talvez Cissokho (este porque não me parece fácil recusar os 15 milhões de euros oferecidos pelos franceses - a ser verdade).

    Confio na capacidade habitual de PC para reconstruir o plantel.

    Desejo no entanto um maior cuidado na qualidade de passe e eficácia do remate para podermos ambicionar a voos mais altos.

    ResponderEliminar
  23. FCPORTO CAMPEÃO NACIONAL DE HÓQUEI EM PATINS...lá vão 8 seguidos.

    ResponderEliminar
  24. É pena que a final do campeonato nacional da modalidade em que o país tem maior palmarés internacional não passe na televisão. Se os encornados não estão na final já não tem interesse. Onde está o serviço publico?

    ResponderEliminar
  25. Se o objectivo dos me(r)dia é abafar uma modalidade em que o Porto é sempre campeão, qualquer dia deixam de televisionar os jogos de futebol

    ResponderEliminar
  26. Vias ver Donnie, vais ver que é isso que vai acontecer...A tasca do Futebol vai fechar para reconstrução!...

    ResponderEliminar
  27. As meias finais Porto-SLB e vice-versa, foram integralmente televisionadas, já que estavam lá os encornados, que são tão bonitos e jogam tão bem. As finais, sem os encornados, perderam todo o interesse para a rêtêpê encornada, que depois ainda veio com umas desculpas muito esfarrapadas que mesmo assim ainda convenceram alguns portistas mais crédulos. Santa ingenuidade.

    ResponderEliminar