15 junho 2009

Mercado, fair-play e tretas…

Cissokho vendido por 50 vezes o preço da compra em meia dúzia de meses é galacticamente melhor do que Doriva vendido por 100% de lucro num ano – verdades do mercado contra o mercado das vaidades.

É mesmo verdade, apesar das manchetes de vendas impraticáveis, rezas e mezinhas de transferências improváveis e simples notícias para entreter o pagode, mas Cissokho foi vendido ao Milan por 50 vezes o preço de compra em escassos meses de dragão ao peito.

O mercado, o verdadeiro e não o propagandeado para os negócios fictícios da impagável Imprensa lusitana dita desportiva, é assim e não vai em acenos de sereia por um Sepsi dito cópia de Maldini para substituir o “divo” que pendurou as botas ao fim de 20 anos inolvidáveis no Milan.

Essa Imprensa de faz de conta que teima em trilhar caminhos de inverdade e inclinar o plano da credibilidade em seu desfavor dispersa-se em pormenores sobre quanto recebe o FC Porto, ainda que a comunicação formal da SAD à CMVM fale em 15 milhões de venda. Independentemente de que o FC Porto não tinha a totalidade dos direitos económicos do defesa-esquerdo chamado de Lino quando em Janeiro chegou ao Dragão, vender por 15 milhões de euros um jogador que custara 300 mil (ainda que então só por 50% do “passe”, porventura mais algum por mais uma parte substancial desse mesmo “passe”) significa valorizar um jogador 50 vezes o seu preço de mercado que é, como o do peixe ou da hortaliça, a marca de um preço – aliás, comezinho nos meandros actuais do futebol e não do “só pode pagar um” como o Real Madrid por Cristiano Ronaldo.

Melhor do que Cissokho não deve haver, em termos de encaixe puro, o que nem deve ser coincidência entre a fanfarronice própria dos franceses (Lyon) e a forma resoluta como as coisas devem ser tratadas nestas andanças (Milan). É curioso que o director milanês Galliani aludiu à “amizade” com o FC Porto, forjada no já extinto G-14, para triunfar nas negociações, ainda que os dragões não tenham cedido nada. Ironicamente, o Lyon foi um dos que somou ao G-14, quando foi alargado para 19 emblemas e onde o Benfica nunca logrou entrar, apesar de arranhar a porta, e que, helàs, não se distingue muito da hombridade negocial revelada pelo clube francês.

E Cissokho acaba bem melhor do que a anterior venda rentável de Doriva que, num ano, foi comprado por 4 milhões de euros, chegou em Janeiro e partiu em Dezembro para a Sampdória, em 1998, por 8 milhões, contribuindo para dois títulos, o tri e o tetra.

Incredulidade!
O pagode da bola, aquele que engole elefantes durante a época e acaba a dita a arrotar baleias, nem percebe como o FC Porto reúne em campo as características para ser multicampeão e muito menos entende os recordes de vendas que costumam ser anunciados nas páginas (amarelas) de faz-de-conta mas são efectivas para os lados do Dragão.

Há, notoriamente, um sentimento de incredulidade pelos 15 ME de Cissokho, como se Paulo Ferreira não tivesse sido vendido por 20, há cinco anos, sem ter as qualidades possantes do francês. Curiosamente, apesar dos valores normais para transferências de médio valor no futebol internacional, esta incredulidade esteve nos antípodas da de Cristiano Ronaldo e, disparatadamente, começaram a fazer-se comparações sobre os mais bem aplicados 93ME num e 15ME noutro…

Havia já quem gozasse com os 25 milhões que o Lyon pagaria por Cissokho e Lisandro juntos, acreditando que o FC Porto cederia por menos, como se fosse o clube mais com a corda na garganta enquanto outros passam mais uma época penosa sem ganhar, sem vender e sem sorrir mas são sempre motivo colorido para páginas de luxúria informativa.

Ainda ninguém se deu conta de que Lucho ou Lisandro não trocarão o FC Porto por Lyon algum de França que não tem o apelo dos tetracampeões. Esta chapada na cara do Lyon faz bem para opor a seriedade à cretinice negociais.

O negócio Pereira em contas à moda do Porto
Vendido Cissokho, resta Álvaro Pereira. Também não foi coincidência a sua compra, com a decisão negocial digna que outros pretendentes não tiveram. Os 4,5 milhões de euros gastos pelo FC Porto motivaram, como de costume, a algaraviada com que os menos sérios se entretêm. Antes de saber-se se Pereira vale ou não, e no tempo em que não se sabia (mas admitia-se) que seria mesmo o substituto real de Cissokho, Pereira entrou numa hasta pública própria de quem faz mal as contas.

Aparentemente, o Benfica estaria disposto a dar ao Cluj 3 milhões por metade do “passe” de Pereira. Tanto parecia bem comprado que até entrevistas e fotos com a camisola foram feitas… Ora, se o FC Porto paga mais 50% do que esse valor (3+1,5=4,5ME) e fica com mais 50% (75%) do que o Benfica ficaria se o tivesse comprado, o jogador não fica mais caro de azul-e-branco como ficaria de vermelho vestido. É ela por ela, mais coisa menos coisa.

Jesus, o Braga é que dificulta!… E o “ai Jesus” com Jesualdo!
Mas está visto que a rivalidade assumida pela Imprensa Destrutiva em relação ao FC Porto leva a isto. Vai para três semanas que se anuncia a contratação de Jesus para o Benfica, antes ainda da rescisão com Quique Flores, mas não há Salvador que valha a quem quer “fazer as coisas por outro lado”.

Nestes negócios da treta em que o Benfica mostra a sua baixeza em não querer pagar os 700 mil euros reclamados da cláusula de Jesus pelo Braga (já que aparentemente o treinador estaria disposto a abdicar da sua parte de 200 mil euros) , o treinador “mestre das tácticas” e cujo nível de português falado foi comentar ser o “fair-play uma treta” já parece ir além da seriedade negocial normal e ameaça rescindir com o Braga sem comentários e editoriais edificantes a brindar ao tema.

Para um técnico que tem contrato e está sujeito a deveres que implicam sanções desportivas além de pecuniárias, a forma como acabo de ver o assunto tratado no Record online é esta: “Braga disposto a dificultar a vida ao Benfica”. O Braga é o problema, não o técnico da treta. A inversão de valores é digna de quem mercadeja papel para embrulhar peixe.

O Jogo, entretanto, recordou que o Braga não só está nervoso pelo assédio imoral ao seu treinador, mas também pode reclamar prejuízos e fazer accionar uma pena regulamentar que o CD da Liga terá de enfrentar: Cita a notícia:
“Para o Braga, um eventual contacto do Benfica com Jorge Jesus, numa fase em que o vínculo deste aos arsenalistas ainda está a um ano de cessar, viola o Regulamento Disciplinar da Liga e vai de encontro ao ponto 1 do Artigo 65.º - A, que resumidamente diz que "qualquer clube que induza um treinador de outro clube a celebrar qualquer acordo que vise a celebração de um contrato fica impedido de, na época seguinte, registar qualquer contrato com esse treinador". A interpretação deste artigo não oferece dúvidas aos responsáveis arsenalistas, que pedirão então a pena que daí advém, além da proibição da contratação de Jorge Jesus por parte do Benfica: subtracção de três pontos aos encarnados, na época desportiva em curso aquando da decisão definitiva.” (negrito meu).
Se se lembrarem, três anos volvidos, como foi encarada e comentada a “transferência” de Jesualdo do Boavista para o FC Porto, com indemnização de um milhão de euros liquidada logo ali, estão a ver a diferença de tratamento informativo e intelectual entre o caso presente (envenado) de Jesus e o Benfica.

Sporting como o Benfica, porreiro, pá!
Paralelamente, o Sporting da afamada Academia de talentos vende tanto como o Benfica em intenções divulgadas pelos jornais e preços estabelecidos nas redacções. Em Janeiro, o Bolton pagaria 15 milhões por Miguel Veloso e o Sporting achou pouco. Confrontados com isto, parece que o FC Porto vendeu mal Cissokho, que não abrilhantou nenhuma tourada de 7-1… Para se ver livre do modelo que Paulo Bento não quer sem ter a hombridade de o assumir depois de ajudar a desvalorizar esse “activo” da sua SAD, parece que por 10 milhões poderão vender Miguel Veloso, resta saber se algum Bolton volta à carga para poupar 50% do preço de Janeiro.

Mas o Sporting pode vangloriar-se dos seus extremos vendidos por outros a peso de ouro, de Nani e Quaresma a CR7. A lenga-lenga da formação já começou, pelo que se lia ontem em O Jogo online sobre a manutenção de João Moutinho…

O Benfica também pode pôr na vitrina algumas Marias e exigir uma data de milhões atirados ao vento. Aliás, a competição é dura entre as anunciadas contratações de arromba, que nunca chegam, e as vendas milionárias, que também nunca se fazem.

E chegarão ambos ao campeonato com o castelo de areia afundado na praia…

40 comentários:

  1. Achei oportuníssima a comparação do enredo Jesus com o que se passou com Jesualdo...Na altura -uma maioria (des)informativa- decidiu classificar esse movimento, como assalto do Porto ao Boavista e só não foram mais longe porque o Boavista concordou...O Porto agiu correctamente, solicitou o concurso do Prof soube quanto teria de pagar, pagou e fez o que pretendia...Agora o Benfica mostra a sua verdadeira faceta moral, quer "os sapatos" que estão na montra, só não quer pagar nada por eles à sapataria -Braga-...Lindo!...Só que estes "sapatos" têm nome e personalidade própria, não são acéfalos, portanto quem sai mal na fotografia não é apenas o Benfica...Mas tudo bem, o Benfica quer, o Benfica deve ter, dizem os experts morais do costume e até avançam com a teoria peregrina -Rui Santos- de que o Jesus "foi roubado" ao Porto!...Tentativa de desestabilizar o concorrente...E que o Braga está a esticar a corda porque está a ser "aconselhado" pelo Porto...Pelos vistos, para estes senhores -puros e objectivos- para além do Porto e do Benfica mais ninguém tem autonomia e capacidade de discernimento em Portugal...Nem sei para que fazem alarde de tanta gente ilustre na sua petição on-line...Se acham que a imensa maioria dos Portugueses não tem capacidade pessoal de julgar e agir! -Espantoso, como "eles" têm fértil imaginação, tão fértil que roça as raias da Loucura, e têm também muito mais que isso, uma tremenda falta de vergonha!...

    ResponderEliminar
  2. meirelesportuense....ABSOLUTAMENTE DE ACORDO, especialmente na «tremenda falta de vergonha!», que resume (afinal, diz tudo sobre) os batoteiros arrogantes 'gayvotas'.

    FORÇA F.C.PORTO!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Imaginem agora que não havia liberdade de comunicação como antes de 74...Bom, era um regabofe, valia tudo, a (des)informação manipulava e tecia a sua trama de forma a "regular" as coisas como "eles" pretendiam e no final, quem ficava sempre bem eram "eles" e os seus interesses!...Os outros, eram uns Andrades!...

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo com o Zé Luís e o Meireles ou seja o verdadeiro estado do nosso futebol está tudo dito e assino por baixo. Um navio a toda a velocidade e 2 canoas num mar agitado

    ResponderEliminar
  5. Melhor que um texto do Zé Luís só um texto do Zé Luís com apêndice do Meireles. Para fazer um ponto da situação sobre as anedóticas novidades do defeso, nada melhor do que ir passando por aqui.

    O que é intolerável na comunicação social é a gritante alteração de ponto de vista consoante os intervenientes. Nas escutas, que muita CS não se cansou em considerá-las como válidas, ignorava-se ao mesmo tempo as que denunciavam o LFV; a questão da falsidade dos jogos onde alegados cobiçados pelo FCPorto eram difamados nas crónicas ao jogo, nos jogos em que eram dados ponto ao Benfica por jogadores já contratados, tudo estava perfeito e nem se discutia a justiça do resultado, etc. etc. Não faltam explemplos como estes.

    É de enaltecer a comparação entre Jesualdo e Jesus, como o último exemplo desta desigualdade vergonhosa.

    Nem se trata de casos similares com interpretações diferentes. É bem mais grave. Trata-se de difamar quem quer cumprir e enaltecer quem acha que, pela sua grandeza, não precisa de cumprir e pode ignorar as regras. No caso Jesualdo, a vítima é o Boavista e o vilão o FCPorto; no caso Jesus, a vítima é o Benfica e o vilão o Braga. Perfeitamente flagrante.

    Tem sido isto sempre. Tal disparidade de análise que massacra um jogador de raras faltas classificando-o de jogador mais violento da Liga (Bruno Alves) e enaltece a grande equipa aguerrida e cheia de querer que prendeu habilmente o FCPorto no Dragão dando uma cabal resposta há humilhação contra os alemães (Sporting).

    É esta desigualdade de tratamentos que muitos classificam como inveja nossa por não sermos paparicados pela imprensa. Caguei na paparicação, nem sequer jogamos de rosa: exige-se é justiça. Nada mais.

    Destaco também a referência ao desplante dos franceses que acham que estavam a lidar com algum clube à imagem do futebol português. Como não podia deixar de ser, foram colocados no seu devido lugar. Vamos lá ver se aprenderam. Pelo menos não se ouviu mais falar do interesse do Lyon em Lisandro nem do Marselha em Meireles e Lucho.

    ResponderEliminar
  6. «Rui Santos não fala verdade

    A FC Porto – Futebol, SAD detém 90 por cento dos direitos desportivos de Cissokho, que estão a ser negociados com o AC Milan. Tudo o que possa dizer-se a mais ou a menos é mentira. Assim sendo, Rui Santos mentiu no Tempo Extra deste domingo, quando disse que apenas 60 por cento do passe do defesa francês pertencem à sociedade azul e branca.

    Já não é a primeira vez, nem será seguramente a última, mas fica aqui o esclarecimento. Pode ser que, de futuro, este comentador tenha o cuidado de se elucidar antes de falar sobre o FC Porto. E, já agora, também não lhe fica nada bem insistir em insinuações sobre atletas que defrontam os Tetracampeões, especialmente quando não assume as mesmas «teorias da conspiração» quando as cores são outras.»
    In www.fcporto.pt

    ResponderEliminar
  7. «Empresário de Hulk confirma proposta rejeitada

    Noticias vindas de Inglaterra dão conta do interesse do Manchester City e Arsenal em contratar o avançado brasileiro de 22 anos do FC Porto e Teodoro Fonseca, agente de Hulk, revelou que os dragões já recusaram uma proposta pelo passe do avançado.

    De acordo com a SkySports, Fonseca revelou, em declarações à imprensa, que o emblema portista já terá rejeitado uma proposta por Hulk, admitindo o interesse de vários clubes europeus, mas acredita que o brasileiro não deverá sair esta época.

    “O Porto rejeitou uma oferta por Hulk e apenas terão em conta propostas de, pelo menos, 40 milhões de euros.”, esclareceu o empresário, ao que acrescentou: “Grandes clube europeus estão interessados em Hulk, mas ele está feliz em Portugal. Não é provável que o Porto aceite vender Hulk já este verão.”»
    In www.ojogo.pt

    ResponderEliminar
  8. "o Jesus "foi roubado" ao Porto!..."


    Bolas, meireles, não sabia que o seboso tinha chegado a esse desplante. Não sabia porque é raríssimo vê-lo e ouvi-lo. Mas, como notas bem, ilustra na perfeição o que é a idoneidade e isenção da críticas e dos críticos.

    Da mesma forma, considerar que, ui, o Milan comeu um embuste de todo o tamanho é notório do nível de intelectualidade para se tratar as coisas com objectividade.

    Estes casos e estas interpretações espelham perfeitamente a idiotice das análises do futebol e tornam as discussões e os debates na tv do mais patético que existe, quer para os palhaços como Rui Santos quer para quem lhe atura as diatribes.

    Tal como reparei no título do Record online com o desplante de ver o Braga a atrapalhar a contratação do Jesus pelo Benfica, como se não tivesse direitos sobre o treinador, hoje reparei num comentário de mais um idiota chamado do Rascord na edição em papel a apontar no mesmo sentido, isto é o Braga tem de ter vontade negocial (sic) para que tudo termine a bem para todos. Isto é, para se consumar o que a Imprensa tem papagaiado...

    Por isso, aliás, também estranhei nessa opinião nada isenta e muito estúpida que o Braga não estaria a agir sozinho!

    Devem ainda pensar que o Porto queria o Jesus para alguma coisa, algo que os papagaios do costume alardearam aqui há uns meses e era só escolher entre o Jesus e o Paulo Bento.

    É inacreditável a baixeza de comentários e de nível intelectiual que certa corja de jornaleiros alardeiam o ano inteiro. Dasssse.

    ResponderEliminar
  9. Por falar em mercado, parece que ainda há uns "negociozinhos" a fechar com alguns jogadores do FCP emprestados a outros clubes.

    É o caso de Paulo Machado, que estava emprestado ao Saint Étienne que o quer conservar por 3 milhões de euros....

    Ver aqui:
    http://www.lequipe.fr/Football/breves2009/20090615_1024_toulouse-toujours-sur-machado.html

    ResponderEliminar
  10. Corrijo a informação anterior.

    Paulo Machado está, de facto,no St. Étienne, mas é o Toulouse quem o quer comprar.

    ResponderEliminar
  11. Pois é, meus caros amigos Zé Luís, Rui Valente, Arsitodemos, Silvestre e João, o que é revelado por esse senhor, nas "conversas em família", é que no fundo ele não busca em nada a isenção e a transparência no Futebol...Se a transparência é isto, estou arrumado, fico satisfeito, não como mais.
    E mais, ele ontem foi mais longe e regressou ao tema Beto do Leixões, para insinuar de forma clara e insidiosa, que o jovem guarda-redes não fez tudo o que estava ao seu alcance, no jogo de Matosinhos contra o FCPorto...Para ele tudo se esclarecerá se neste defeso, Beto rumar ao Dragão, topam?...Daí o comunicado do FCP que o nosso amigo Aristodemos destacou, texto perfeitamente justificado e a merecer da parte do próprio Leixões e do jogador, também alguma reacção...São os Paladinos que temos na Praça...

    ResponderEliminar
  12. Uma coisa me parece clara, essa tal de petição on-line reuniu até agora 15000 assinaturas, pouca coisa para o Universo a que se refere...Mas não quero embarcar na luta contra esta petição, porque eu também sou a favor da transparência no Futebol, mas sou mesmo, não sou como o Rui Santos que deve sê-lo às 2ªs, 4ªs e sextas e deixar de o ser às 3ªs, 5ªs e Sábados, porque aos Domingos é dia sagrado, já nós sabemos onde encontrá-lo!...

    ResponderEliminar
  13. Já agora, a respeito do post anterior (CR7) e corroborando a minha ideia sobre o que é o mercado:

    Torres: «Real Madrid matou o mercado ao contratar Ronaldo»

    Obviamente.

    ResponderEliminar
  14. Zé Luis, esclarece-me um pouco mais sobre o teu ponto de vista, relativamente a este último comentário...

    ResponderEliminar
  15. Como disse, contrariando a generalidade das opiniões direi "imediatistas" mas pouco pensadas (reflectidas seria melhor):
    - não há mercado digno desse nome quando só há um comprador por estes valores. Isto é matar o mercado. Isto é levar á prática aquela ideia que se arremessa com o sentido de dizer que não se pode atirar assim á toa: a ideia de que se eu for presidente de um clube compro o jogador mais caro do mundo.

    É claro que o RM pode comprar. Mais nenhum clube do mundo o faria, tenho a certeza absoluta. Logo, se só um pode comprar, que mercado é este?
    É um mercado de um agente só.

    Repara, meireles, que eu não lamento ou critico o mercado e o valor em causa. Estou como o Figo: se pagaram é porque acharam ser merecido.

    Mas isto não ajuda o futebol, que é cada vez mais um festim de ricos por muito que Platini esperneie.

    É como te digo, meireles, e escrevi-o em comentário para rematar o post anterior: se o Florentino queria ser grande, ia a Barcelona pagar 150 milhões por Messi.

    Ora, como não foi e a sua segunda maior contratação, à parte a de Zidane, foi outra vez um português, eu até posso ironizar e dizer que estas transferências de Figo e Ronaldo fazem mal à nossa reputação, porque vendem-se como putas e caras. Isto é uma brincadeira, bem entendido. Mas o português, por muito caro que custe, acaba por ser o peão das nicas do negócio maior do Florentino.

    Portanto, eu não discordo dos 94 milhões, acho é que isso não melhora o futebol porque não fará o Ronaldo jogr mais e veremos se não contribui para jogar menos - do que se reflectirá a selecção.

    Agora, não me venham falar de mercado, porque é uma falsidade. Mas está na moda dizer falsidades e mostrar uma moral de merda que, como em muitos outros aspectos, não me incomodo.

    Sei é aquilo que penso e que, geralmente, vai na direcção oposta à da maioria da bovinidade opinativa que circula no folclórico futebol nacional.

    Penso que chega.

    ResponderEliminar
  16. Zé Luis, para mim o mercado é para os mais ricos, seja o Florentino, seja o Galiani...Quem tiver dinheiro vai ao mercado e compra, quem não tiver, vai lá, só para ver as caras bonitas...E quando a crise é grande, este poder financeiro é ainda mais avassalador, é esmagador, revela a real fraqueza da maioria...Não sei o que o tal de Florentino representa, se um grupo financeiro, se uma qualquer fortuna particular, neste momento tem crédito e faz valor a sua força...Mas também tem que saber usar a fraqueza mental -ou esperteza- de quem se deixa comprar...O CR pôs-se a jeito -assim como vemos diariamente na Rua Coelho Neto- e disse algo do género: -Filhos meus, olhai, estou aqui!...E o Florentino foi lá, comprou a meretriz "CristianaR", como antes comprara a "LuísaF", foi à rua para ganhar alguma coisa, foi lá para com o produto adquirido, acenar e conquistar o coração dos adeptos do Real Madrid e com isso lucrar algo, algo que porventura nunca viremos a saber...
    É verdade Luis, o mercado é uma rede de venda e compra ou de compra e venda, com moeda de muito tipo...Comparando de forma um pouco despropositada ou não, é como uma complexa rede de prostituição...Quem tiver dinheiro leva, quem não tiver apenas cheira...

    ResponderEliminar
  17. Porque é que os representantes dos Países, com maior poder de aquisição estão cada vez mais concentrados nas principais competições?...Ao invés os que tem menos poder, vão ficando cada vez mais nas franjas...É uma organização escandalosa, que não respeita as regras iniciais, porque entretanto o Futebol foi comprado pelo poder financeiro...Quem manda, organiza as coisas à sua maneira! Interessa-lhe ter o maior número possível de Clubes poderosos em confronto, nem que amanhã, por exagero, sejam todos de Inglaterra!...Dá dinheiro? -Então está OK!

    ResponderEliminar
  18. Por acaso não estou a ver as coisas nesse prisma e ai concordo com o Bettencourt. Se o Milan (e o Manchester) desses milhoes gastarem uma parte, e a quem essa parte chegar, por sua vez gastar outra parte e assim sucessivamente, é assim que faz mexer o mercado.

    Se ninguem comprasse o mercado não andava para a frente.

    E a prova disso é que o Milan já nos pagou 15 Milhoes sem grande regateio. E pelo que disse Galliani não me parece que fiquem por aqui.

    O dinheiro que o Porto recebeu com o Cissokho é mais de o dobro do que já gastou nas contratações desta época. A adivinhar-se a saída do Bruno Alves e quem sabe Lisandro, quem sabe o Porto não puxa da bolsa para uma ou outra contratação mais puxada.
    Isto porque, como quem tem alguns conceitos de economia sabe, isto de dar lucro tem que se lhe diga...

    ResponderEliminar
  19. Por isso eu admiro o talento de quem transformou o FCP no que ele é hoje...Isto, muito embora eu seja um anticapitalista ferrenho, mas já que estamos em pleno capitalismo selvagem, então desunha-mo-nos...

    ResponderEliminar
  20. Xas, é verdade, mas isso não invalida o afirmado antes, quem tem mais dinheiro tem mais possibilidade de escolha, o FCPorto não poderia ambicionar adquirir a "CristianaR"...Quando muito, talvez a prima afastada!...

    ResponderEliminar
  21. Claro que quem injecta dinheiro no mercado está a alimentá-lo, mas tudo depende também de como esse dinheiro vai ser usado...94 milhões engordaram o Manchester, não acredito que o MU o vá distribuir pelos outros...Quando muito, gasta uma verba bem menor e faz mais valias com a diferença...E assim, de redução em redução, até ao modesto Benfica...LOL!...

    ResponderEliminar
  22. E à contratação do Jesus por 700.000 mil Euros!...

    ResponderEliminar
  23. Vou-vos confessar uma coisa. Isto deixa-me um bocado envergonhado mas lá vai:

    Vi uma parte de um debate de personalidades benfiquistas discutindo a situação do seu (desculpem se ofendo alguém) clube!

    Pronto, já está. Tá dito!

    Não me perguntem o que me deu porque não sei explicar. Talvez uma daquelas curiosidades pela desgraça alheia. Como o trânsito que abranda para ver um acidente.

    Bem, mas esta confissão cheia de coragem serve para partilhar algo que ouvi:

    A certo momento, um tal de Pragal Colaço, apoiante de LFV (um tipo que por mais do que uma vez criticou a Democracia, dizendo coisas tais como "se o Bruno Carvalho dissesse o que disse durante o séc XVI, ia para a guilhotina, mas agora em Democracia pode dizer-se o que se quiser", ou então "há umas décadas não havia problema porque não havia eleições", ou ainda "graças à Democracia podemos abrir processos a torto e a direito")... Mas como dizia, a certa altura, esse personagem afirma, num contexto de como que a dizer "vejam lá o que a oposição é capaz de fazer", que alguém da oposição foi entregar à Judiciária um dossier com todos os pormenores sobre as transferências desde a época 00/01. E que estava a dizer isto porque mais tarde ou mais cedo se ia ficar a saber.

    Posso estar completamente enganado, mas pareceu-me alguém encomendado a antecipar-se a uma notícia prestes a sair e que tentou à nascença descredibilizar o autor da denúncia. Não sei... a ver vamos. De qualquer forma, Tinoco Faria complementou a seguir dizendo que há uns fumos estranhos por trás desta gestão.

    Fiquei assustado! Não me digam que agora tão pertinho das eleições, ainda vão tramar o Vieira! Caraças, é que é só mais umas semanitas. Depois digam o que quiserem.

    ResponderEliminar
  24. A comunicação social e os Ruis Santos Sebosos são um nojo, como muito bem é dito neste post e na generalidade dos comentários ao mesmo, mas o que mais importa no fim de contas, é a verdade que se impõe apesar dessas almas porcas.

    Porque a verdade, é que o Porto detinha 90% do passe de Cissokho e não 60% como rosnava o Rui Seboso, e isso - e que o Seboso é um mentiroso - é que conta.

    E a verdade, é que, apesar da mania da superioridade do SLB e da sanha pró-SLB da cs, o SLB teve que pagar os 700.000 euros ao Braga. Bufaram mas no fim pagaram.

    E ainda a verdade, é que na cs, os matraquilhos do SLB valem muitos milhões e os jogadores do Porto valem pouco, mas depois, os melhores clubes do mundo pagam muitos milhões pelos jogadores do Porto e não querem saber para nada dos matraquilhos do SLB.

    Eles intrigam, eles deturpam, eles mentem, mas depois, quando vêem um Cissokho a ir por 15 milhões e uma Maria a ficar porque ninguém a quer, desanimam, ficam desalentados, sofrem. Coitados, a realidade está sempre a tramar-lhes os "ideais", época após época, sem dó nem piedade.

    Lá no fundo, não passam de uns desgraçados, quase dignos do mesmo dó que um cão pequenote que ladra muito julgando-se forte, e que depois leva um pontapé e mete o rabo entre as pernas e foge a ganir. Mas deve-se ter dó destes desgraçados apenas depois de se lhes ter dado uns bons pontapés.

    ResponderEliminar
  25. João, nós somos democratas, vemos, lemos e ouvimos de tudo, portanto nada de "complexos" ou "sentimentos" de culpa...Estou brincando. Eu não vi, porque queria ver o programa da PortoCanal, mas por razões que não descobri, não deu ou deu mais tarde...Vim para a Internet e tenho-me entretido com jogos e alguns comentários...

    ResponderEliminar
  26. Também espreitei na TVI24 mas desisti pois para além de sono deu-me asco ver a forma como ralham dentro do próprio clube e na forma sempre altiva como se comportam com os demais. No fundo é a choradeira, a tal choradeira que há-de continuar por muito tempo, andam todos baralhados. Mas valha a verdade que, aos poucos vejo já alguns deles a darem mérito ao FCP, custa-lhes mas já vão dando a mão à palmatória, já falam da tal organização e da estabilidade. É como se de repente fossem na A1 num Fiat600 conduzido por LFV e a perder óleo e vissem passar um ferrari topo de gama com Pinto da Costa ao volante.

    ResponderEliminar
  27. xas disse:
    «O dinheiro que o Porto recebeu com o Cissokho é mais de o dobro do que já gastou nas contratações desta época. A adivinhar-se a saída do Bruno Alves e quem sabe Lisandro, quem sabe o Porto não puxa da bolsa para uma ou outra contratação mais puxada.
    Isto porque, como quem tem alguns conceitos de economia sabe, isto de dar lucro tem que se lhe diga...»

    Não te esqueças que o motivo para o Porto vender jogadores é para poder suportar uma folha salarial na ordem dos 25M€/época. O mais provável é que saia mais 1 ou 2 titulares.

    ResponderEliminar
  28. meirelesportuense disse:
    «Por isso eu admiro o talento de quem transformou o FCP no que ele é hoje...Isto, muito embora eu seja um anticapitalista ferrenho, mas já que estamos em pleno capitalismo selvagem, então desunha-mo-nos...»

    Se não os podes vencer junta-te a eles. :)

    ResponderEliminar
  29. "Se ninguem comprasse o mercado não andava para a frente" - xas

    É uma ilusão e esta verba prova-o. Porque será porventura irrepetível. Como não acredito que Messi saia do Barcelona, ninguém mais custará tão caro como CR7.

    Ora, o mercado tem-se habituado a menos vendas e menos "espectaculares" por falta de dinheiro. Esta situação do CR7 é completamente anómala e nem todo o dinheiro em causa vai para recircular. É, portanto, uma ilusão essa ideia de que o mercado não vai parar e assim é que é bom.

    Não esqueçamos o pano de fundo de crise generalizada mundial e endividamento gritante e grosseiro dos clubes.

    O M.U. vai aproveitar para comprar um ou outro reforço, obrigatoriamente, mas felizmente não tem necessidade de andar à toa a abrir o livro de cheques. O M.U., como o RM, é dos clubes mais endividados, ainda que dos mais estáveis financeiramente e mais ricos do Mundo.

    A este nível não há problema. Mas a este nível quantos clubes existem? Nenhum clube italiano, ao contrário de há 10 anos, consegue sequer competir a esta escala. Os 18 milhões (+6 eventuais) por Quaresma já foram um certo escândalo.

    Há que ter noção das realidades e o RM vive muito além da realidade, tanto que teve de financiar a sua dívida vendendo os terrenos desportivos no centro da cidade para construir o seu novo centro desportivo nos arrabaldes de Madrid. Mas esta engenharia financeira não vence sempre e, pior, não é por gastar muito que se ganha mais.

    Laporta tem absoluta razão: o tri do Barça esta época, com metade da equipa formada no clube, fez disparar, sim, mas a ganância e o desespero do RM que "gasta compulsivamente".

    Há, por isso, quanto a mim, falsas ideias a circular como se isto fosse normal e estivesse ao alcance de qualquer um.

    Se, depois, o RM vai ter retorno financeiro (já fazem contas às camisolas, falta os preservativos com chuteira do CR7 na ponta...) só muito lá para a frente se saberá. Antes, decerto, vai saber-se se teve retorno desportivo. E a anterior era dos galácticos comprovou que 2 campeonatos e 1 Champions não compensou os Figos, Zidanes, Beckahm e Ronaldo. Compensou só na fase da ilusão, características de certos clubes ex-grandes mas falidos.

    ResponderEliminar
  30. Meireiles,

    O "A bola é redonda" não deu ontem porque já acabou. Regressarão na próxima época.

    ResponderEliminar
  31. Ainda o mercado:

    há coisas estranhas e não só por causa do dinheiro, por causa da ganância dos jogadores e dos seus empresários, por causa da instabilidade que os clubes criam e os afecta na gestão das expectativas do mercado.

    O Inter pretende Deco e Ricardo Carvalho. É curioso que Mourinho, na ânsia de retirar anos de veterania na equipa, deseje jogadores já na casa dos 30 anos.

    O Inter tem uma equipa envelhecida, jogam juntos há 10 anos e já uma grande maioria na casa dos 30/34 anos. Mas é com Deco no ocaso das suas faculdades, como se viu esta época, e RC mais propenso a lesões, que se vai reerguer?

    Penso que a estrela de Mourinho vai empalidecendo também. Mas aproveita a onda de ser ainda para muitos o "melhor do Mundo" e que, como CR7, se faz pagar por isso. Mas a realidade é inimiga da ilusão, também aqui.

    ResponderEliminar
  32. Aristodemus,

    Segundo os relatórios de contas, os custos com o pessoal foram:

    - em 2006/07, 34 milhões;
    - em 2007/08, 38.7 milhões;

    ResponderEliminar
  33. A certo momento, um tal de Pragal Colaço, apoiante de LFV (um tipo que por mais do que uma vez criticou a Democracia, dizendo coisas tais como "se o Bruno Carvalho dissesse o que disse durante o séc XVI, ia para a guilhotina, mas agora em Democracia pode dizer-se o que se quiser", ou então "há umas décadas não havia problema porque não havia eleições", ou ainda "graças à Democracia podemos abrir processos a torto e a direito")... Mas como dizia, a certa altura, esse personagem afirma, num contexto de como que a dizer "vejam lá o que a oposição é capaz de fazer", que alguém da oposição foi entregar à Judiciária um dossier com todos os pormenores sobre as transferências desde a época 00/01. E que estava a dizer isto porque mais tarde ou mais cedo se ia ficar a saber.

    Posso estar completamente enganado, mas pareceu-me alguém encomendado a antecipar-se a uma notícia prestes a sair e que tentou à nascença descredibilizar o autor da denúncia. Não sei... a ver vamos. De qualquer forma, Tinoco Faria complementou a seguir dizendo que há uns fumos estranhos por trás desta gestão. - João

    Penso ser um debate na TVI24 mas, claro, recusei ver isso.
    O Pragal Colaço é não só um advogado intrépido de Lisboa mas um homem que se habituou a conviver nas colunas dos jornais, escrevinhando umas coisas. Talvez ele tenha uma insider information sobre essa matéria.

    A gestão das transferências do Benfica do Vieira remonta aos 5 milhões desaparecidos de Mantorras e as carradas de jogadores do Alverca para a Luz e o boliviano Ronald Garcia que teve um trajecto invulgar e rendeu dinheiro a alguém que não a clubes. Mas a PJ nunca avançou com nada de concreto nalguma ivnestigação, pelo que isso deve ser para ficar em águas de bacalhau.

    São dicas que ficam no ar, a não ser que algum ex-tablóide amigo se vire contra o feiticeiro e ponha cá fora umas "bombas", mas se tiverem tomates...

    Quanto às eleições no Benfas, lembra-me o Irão. Creio que disse tudo.

    ResponderEliminar
  34. "Se não os podes vencer junta-te a eles."
    Uma boa dica esta Aristodemus, se eu quiser ter sucesso nesta dinâmica tenho que utilizar os mesmos processos, o Porto fê-lo com sabedoria e também com a estrelinha da sorte a apoiar em alguns momentos...Mas eu não estou nessa dinâmica, apenas constato os factos e eles são evidentes. A economia de mercado é necessária, ela tem origem em todos os processos de organização social. "De cada um segundo as suas capacidades..."
    Mas o homem é tremendamente egoísta e só vê bem o seu umbigo.
    Se pensasse mais nos outros, talvez encontrasse formas de beneficiar todo o conjunto...E se o Mundo fosse melhor para todos, seria inevitavelmente melhor para mim...É nesta base que eu assento, não vivemos isolados, temos muita gente associada, gente que gostamos e queremos ver bem na vida, se a Organização Social permitisse esta tranquilidade de trabalhar e produzir sem irracionalidade, só poderíamos avançar!...Mas não, gastamo-nos para conseguir mais uns anéis, na maioria dos casos só alcançamos pexisbeques e depois morremos desolados...É caso para dizer, Tasssssss, tanta estupidez!,,,,

    ResponderEliminar
  35. meirelesportuense,

    eu estava a referir-me à estratégia do Porto. Daí ter referido os salários. Ou entrámos no mercado de forma agressiva como temos feito na última década ou não podemos suportar um plantel com a qualidade do que temos e teremos os resultados desportivos na uefa ao nível de SCP e SLB.

    Muitos criticam as elevadas despesas do Porto mas não vejo ninguém a querer sacrificar os resultados desportivos para ter uma gestão com menor risco.

    Dito isto, concordo contigo e com o Zé Luís em quase tudo. Os valores pagos pelo CR7 e pelo Kaká são absurdos.

    ResponderEliminar
  36. Aristodemos, há muito tenho referido isso.

    Ou se aposta numa equipa forte e competitiva que, simultaneamente, seja campeã nacional e faça bem na Champions, com risco de salários+prémios dispararem, ou se controla as contas e acaba-se como o benfas e o sbordem. Sendo que estes não têm contas melhores e não ganham nada nem fazem nada de jeito.

    Quando chega a hora dos balanços e contas das SAD, lá vem o moralismo pindérico e o ai Jesus que o clube acaba.

    Não é fácil este equilíbrio nem é fácil decidir sobre o que fazer melhor para ganhar, ganhar e ganhar. Porque, obviamente, implica gastar, gastar, gastar.

    Costumo dizer que a cada título ganho na Liga sai mais caro, porque o prémio por 1 campeonato é x, por 2 campeonatos é x+y, por 4 x+z e por aí fora.

    As pessoas quando comentam nem sabem do que falam nem imaginam a realidade económica por detrás de um título.

    Eu bem tento alertar, explicar, mas na hora da missa todos rezam segundo o missal.

    ResponderEliminar
  37. De novo, também para desengar os iludidos e ainda à volta da operação CR7 no RM.

    Hoje, em O Jogo, Domingos Soares OLiveira comenta com conhecimento o que as pessoas devem ter noção:

    ""Não entendo o lado racional da contratação de Ronaldo"

    O Benfica poderia contratar um jogador como Cristiano Ronaldo?

    Não. Aliás, eu não entendo o lado racional que está por trás desta aquisição. Na primeira época do Florentino Pérez, eu até vivia em Madrid nessa altura, acompanhei de perto o processo dos quatro galácticos, foi um processo financiado com a venda da cidade desportiva, que rendeu 250 milhões de euros. Foi com essa venda que se fizeram as transacções do Beckham, Figo, Ronaldo e Zidane. Não sei como vai ser feito o retorno, e não são as variáveis que têm saído nos jornais. A percentagem de uma venda de t-shirt que reverte para o clube é a menor. Toda a gente fala muito do impacto nos mercados asiáticos, mas são valores baixos. O último contrato de direitos televisivos que o Real Madrid assinou é de 1100 milhões de euros por sete anos - 150 milhões de euros por ano. Vai ser difícil conseguir puxar por esses valores. Não é como o Benfica, cujos valores actuais podem ser multiplicados por três ou por quatro. O negócio surpreende-me.

    É um negócio arriscado?

    Creio que sim. O Real Madrid, do ponto de vista de endividamento actual, tem uma situação mais estável do que uma série de clubes ingleses. Tem um volume de receitas próximas dos 400 milhões de euros e, segundo li na Imprensa, aquilo que vai ser o endividamento final depois desta operação é cerca de 500 milhões. Ainda é uma situação equilibrada, mas é o tipo de operação que não se pode fazer todos os anos senão o endividamento dispara para níveis assustadores. O Florentino Pérez, quando fez a operação dos primeiros galácticos, pôs o endividamento a zero. Ou seja, o endividamento esteve a zero há um par de anos e neste momento está em 500 milhões.

    Ponha-se na pele do presidente do Real Madrid. Como faria para pagar um investimento destes?

    Estas operações podem fazer-se de vez em quando. Nós construímos esta brincadeira [estádio] e custou 160 milhões de euros. Do ponto visto de um investimento, o Benfica consegue fazê-lo e já o fez. Mas o plano de pagamento tem de ser ao longo do tempo e não se pode repetir a operação no ano seguinte. Não estou à espera que o Real Madrid consiga repetir este tipo de operações todos os anos".

    ResponderEliminar