17 junho 2009

Mercado real e dinheiro virtual

Custo de Hulk, vendas potenciais nem sequer subentendidas no clube bazófias de sempre e ainda o retorno de Cristiano Ronaldo em Madrid

A edição de O Jogo de hoje trouxe dois temas interessantes sobre como ver o mercado (de jogadores) que é do que mais se fala por estas alturas do ano, quando não há gente a fazer “coisas por outro lado” como há um ano.

Por um lado, tenta explicar mas não se entende muito bem como é que Hulk custa 20 milhões de euros ao FC Porto para ficar com toda a “propriedade” dos direitos desportivos e económicos do jogador brasileiro que tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões. Faltam muitos pormenores na estória. Porque algo não bate certo e custa-me a crer que o José Manuel Ribeiro não se coloque dúvidas sobre o que deixou escrito.

Hulk custou ao FC Porto cerca de 10ME por metade do “passe”. À parte o que se disse e escreveu sobre o tema que escandalizou tudo e todos pelo valor e a procedência do jogador, e depois de ele ter virado de pantanas a quietude do campeonato em velocidade explosiva como se fosse um marciano na Terra, pareceu evidente que se o FC Porto comprasse metade restante pagaria outros 10ME. Ora, pela notícia de hoje não se entende que o custo dos 20 milhões supostos pela totalidade de Hulk seja o que está implícito em O Jogo. Entende-se que para comprar a metade em falta, os dragões têm de pagar o dobro do que pagaram por igual parte.

Na viragem do ano, eu já perguntava por aqui quando é que o FC Porto compraria o restante do “passe” de Hulk. É com incredulidade que vejo O Jogo de hoje a dizer que o FC Porto tem de pagar 20 ME para ter Hulk só seu. No total custaria 10+20=30ME. Até lá, a cláusula de 40 ME para o FC Porto ter de vender o jogador parece funcionar contra o clube que o projectou: os 20ME necessários para o comprar por inteiro parecem em função da cláusula em 50% mais do que a primeira metade adquirida em Agosto.

Posso não estar a ver bem a coisa, mas não faz sentido e creio não haver negócio algum deste género em que as partes a negociar tenham valores tão diferenciados. Até pode haver alguma diferença (viu-se com a aquisição das fatias restantes de Lucho e Lisandro), mas para o dobro deve ser recorde mundial. Prefiro pensar que, nestes meandros, os jornais nunca sabem tudo e os clubes guardam ciosamente os seus segredos negociais. E, tentando perceber o que se “move” por detrás disto, é curial nem fazer conjecturas, mas também não nos deixarmos levar por parvos.

Benfica, o cão de Pavlov
Ainda em O Jogo, a bazófia do clube do costume. Um ano depois de o Benfica dizer que não faria diferença alguma ficar fora da Champions, os resultados económicos dos primeiros 9 meses da época pariram um défice de quase 19 ME. A bazófia, note-se, é extensível aos seus fanfarrões seguidores, entre eles muitos pretensos letrados nas coisas da bola e das finanças dos clubes. Camilo Lourenço, expert em informações financeiras e com cartel tv para alguns basbaques que não filtram as notícias relevantes por incapacidade de ler e perceber, há tempos alvitrou mesmo que o Benfica jogar na Taça UEFA dava as mesmas receitas da Champions. E quando estava na Champions o Benfica recebia direitos TV dos seus jogos (que são exclusivo da UEFA). Uma calamidade informativa, o Camilo…

O administrador da área financeira do Benfica, Domingos Soares Oliveira, afiança em O Jogo que o clube encaixaria 60 milhões de euros em transferências se aceitasse vender três jogadores. Não os citou, nem poderia, não só porque nenhum jogador faz ou tem feito algo que o valorize assim no plantel encarnado, como o mercado não se mexeu uma palha, apesar da emergência de Jesus, para cobiçar alguma jóia escondida do pretenso tesouro na Luz onde pode existir poços de petróleo para jorrar dinheiro, mas não há valor potencial para vender e muito menos pela média de 20 ME por jogador. Nem Marias, nem Manéis se vêem por ali a valer tanto, nem metade, digo eu.

O Benfica, entre muitos outros defeitos, funciona como o cão de Pavlov: por reflexo condicionado. Toca uma campainha e o bicho, com fome e saciado a cada “trim”, ladra. Há um défice de 19 ME em 9 meses? Vende-se um jogador por 20 ME e tá feito. Perdemos 10 ME por faltar à Champions? Vamos ganhá-los na Taça UEFA… E assim sucessivamente. De ilusão em ilusão…

Mas DSO, confrontado com o “entorno” (mais do que o contorno) da transferência de CR7 para o Real Madrid, já não tem ilusões e mostra-se ciente da realidade do negócio que muitos ufanam como o mais “galáctico dos extra-terráqueos”.

Vale a pena ler bem (negritos meus) no que é aduzido por este entendido na matéria, com pormenores que eu lembrei na discussão deste tema:
"Não entendo o lado racional da contratação de Ronaldo"

O Benfica poderia contratar um jogador como Cristiano Ronaldo?
Não. Aliás, eu não entendo o lado racional que está por trás desta aquisição. Na primeira época do Florentino Pérez, eu até vivia em Madrid nessa altura, acompanhei de perto o processo dos quatro galácticos, foi um processo financiado com a venda da cidade desportiva, que rendeu 250 milhões de euros. Foi com essa venda que se fizeram as transacções do Beckham, Figo, Ronaldo e Zidane. Não sei como vai ser feito o retorno, e não são as variáveis que têm saído nos jornais. A percentagem de uma venda de t-shirt que reverte para o clube é a menor. Toda a gente fala muito do impacto nos mercados asiáticos, mas são valores baixos. O último contrato de direitos televisivos que o Real Madrid assinou é de 1100 milhões de euros por sete anos - 150 milhões de euros por ano. Vai ser difícil conseguir puxar por esses valores. Não é como o Benfica, cujos valores actuais podem ser multiplicados por três ou por quatro. O negócio surpreende-me.

É um negócio arriscado?

Creio que sim. O Real Madrid, do ponto de vista de endividamento actual, tem uma situação mais estável do que uma série de clubes ingleses. Tem um volume de receitas próximas dos 400 milhões de euros e, segundo li na Imprensa, aquilo que vai ser o endividamento final depois desta operação é cerca de 500 milhões. Ainda é uma situação equilibrada, mas é o tipo de operação que não se pode fazer todos os anos senão o endividamento dispara para níveis assustadores. O Florentino Pérez, quando fez a operação dos primeiros galácticos, pôs o endividamento a zero. Ou seja, o endividamento esteve a zero há um par de anos e neste momento está em 500 milhões.


Ponha-se na pele do presidente do Real Madrid. Como faria para pagar um investimento destes?
Estas operações podem fazer-se de vez em quando. Nós construímos esta brincadeira [estádio] e custou 160 milhões de euros. Do ponto visto de um investimento, o Benfica consegue fazê-lo e já o fez. Mas o plano de pagamento tem de ser ao longo do tempo e não se pode repetir a operação no ano seguinte. Não estou à espera que o Real Madrid consiga repetir este tipo de operações todos os anos.
De pai para filho…
Tudo isto faz-me lembrar uma anedota, que alguns conhecerão mas outros não, para encerrar:
Um rapaz, intrigado, vai ter com o pai com uma questão de economia e realidade virtuais para entender as diferenças: Pergunta-lhe se ele, pai, achava que a mãe podia dormir por 100 euros com o vizinho do lado, porque já colocara a questão à própria mãe e ela admitira que poderia fazê-lo.

O pai conclui na sua sabedoria: virtualmente são 100 euros em caixa, mas na realidade há uma galdéria em casa.

40 comentários:

  1. Penso ser perfeitamente normal os 50% restantes serem muito mais caros. Eu se tivesse esses 50% nunca os venderia por menos de 15 milhões...E pelos vistos quem os tem penso de igual forma.

    ResponderEliminar
  2. Também eu vi essa notícia de manhã. Naturalmente estranhei muito os números. Que, na minha percepção, seriam muito mais díspares.

    Isto porque penso ter lido que o FCPorto tinha pago 5,5 ME por 50% de um passe de 11 ME.

    ResponderEliminar
  3. angelodias, mas a valorização do jogador à conta do clube é para reverter para o empresário?

    Note-se que, à partida, deve ter ficado estabelecido no contrato quanto custaria a outra metade do "passe" e nessa altura ninguém sabia quem era o Hulk e, claro, muito menos imaginava o que poderia vir a ser e mesmo o que poderá vir a ser, que ninguém sabe ainda.

    Jesualdo diz que ele evoluiu mas estará a metade do seu potencial de evolução.

    Reverte a favor do empresário?

    Parece que o confuso não sou só eu.

    E há muita gente que não entende o que lê, daí ser susceptível de discutir como aqui se pretende.

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis a explicação e simples, o FCPorto tem 50% do passe do Hulk que le custou 5,5 Milhões de Euros, nesse contrato a cláusula de rescisão estabelece um valor de 40 Milhões de Euros, neste momento, seriam 20 para o Porto e 20 para Juan Figger...O Porto se não quiser vender o Hulk no caso de alguém bater os 40 milhões, terá que pagar a parte que compete ao Figger isto é 20 Milhões e fica com a totalidade do passe...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Obviamente que não sei em que condições o contrato foi feito e como ficou definida uma possível compra dos restantes 50%. Mas isso aconteceu também no caso do lucho e do licha como tu disseste.
    Se se fizer as contas, as segundas tranches dos passes do lucho e do licha também sofreram uma valorização substancial.
    O que eu digo é que se nada estiver estipulado no contrato, ninguém é burro ao ponto de vender os 50% que tem do Hulk por 5 milhões de euros, ou até 10 milhões...
    Um qualquer leigo da bola percebe que está ali um diamante por lapidar e continuando a evoluir como até aqui, 40 milhões será um preço muito baixo para tamanha qualidade.


    Cumprimentos desPORTISTAS.

    ResponderEliminar
  7. Meireles,

    Será então o mesmo que dizer que se o FCPorto quiser comprar os restantes 50%, terá forçosamente de pagar a cláusula. Nesse caso não estaria estabelecido à partida qualquer valor para a compra do restante passe.

    Assim sendo a valorização reverte, de facto, para o empresário. Mas não é isto que tenho visto noutros casos.

    ResponderEliminar
  8. Isto não invalida que o Porto e Juan Figger renegoceiem a cláusula de rescisão e o valor lá estipulado, já ouvi falar em que ela pode saltar para os 70 milhões...35 para o Porto 35 para o Juan Figger...Se o Porto quiser ficar detentor do total tem que o pagar, em Janeiro era 5,5 Milhões, mas agora é evidentemente mais, porque o Hulk valorizou imenso...E na altura se se lembram bem, diziam que 5,5 era uma loucura.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís,
    Obviamente que o empresário ganha com a valorização mas e se fosse um flop? Aí o empresário também perderia grande parte do investimento que fez... Assim o risco foi repartido e caso corresse mal, o mal dividia-se pelas aldeias, como correu bem há que também distribuir os lucros...

    ResponderEliminar
  10. João, a valorização reverte para os dois lados...Isto é como eu ter comprado uma casa juntamente com outra pessoa e estabelecermos independentemente do valor que ela custava na altura, que se aparecesse alguém a pagar 40 milhões a venderíamos...A isso se chama cláusula de rescisão!
    Se a quiser só para mim tebho que pagar o valor da outra parte, a não ser que o contrato tenha outra cláusula que diga coisa diferente...A haver valorização de um produto comprado a meias o lucro tem que reverter para as partes e não só para uma...O lucro e o eventual prejuízo...

    ResponderEliminar
  11. Sou anticapitalista mas isto parece-me claro e justo!...

    ResponderEliminar
  12. Certo, Meireles, perfeitamente de acordo.

    A minha estranheza prende-se com situações parecidas com condições muito diferentes. Por exemplo: o que o FCPorto pagou por aumentos de % do passe de Lucho, foi proporcional ao valor da cláusula?

    ResponderEliminar
  13. Eu bem sei que o tempo de crise em que estamos não é o mais favorável e que estas escolhas são sempre difíceis para os nossos dirigentes, mas para mim se querem fazer um negócio como deve ser comprem o resto do passe do Hulk (isto, claro, se recebermos os 25-30 milhões pelo Bruno Alves).

    Penso que já todos perceberam do potencial que tem o Hulk. Portanto, e tendo em conta a valorização que a Champions deverá (em princípio) dar ao brasileiro, não era de espantar uma transferência para um colosso da Europa por mais de 50 milhões de euros.

    Por outro lado, ao contrário de Bruno Alves, a situação de Lisandro ainda está completamente indefinida, uma total incógnita.

    Mas se realmente o FCP decidir vendê-lo por 20 milhões (eu sei que não é o tipo de jogador "estrela", mas para mim Lisandro vale MUITO MAIS que 20 milhões ) e se arranjar os tais 7 milhões por Ibson e Paulo Machado, eu acho que era boa ideia comprar os restantes 50% do Incrível.

    ResponderEliminar
  14. Relativamente a Lucho não sei, falo do Hulk, porque o que vem no JOGO é claro...Mas esta pode ser uma versão errada da situação...Só lendo o que está no contrato, se poderá falar de cátedra.
    Até pode ser que os valores sejam diferentes, no caso do Clube pretender adquirir a totalidade do passe e no caso de se querer negociar uma transferência no imediato...Talvez seja isso que o JOGO ignora, talvez acontecesse assim com o Lucho tal como aconteceu com o Anderson, que creio tinha o mesmo Empresário por detrás...Mas nós somos só especuladores, especulamos com valores que são negociados por terceiros, trabalhamos no escuro.

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Não sei se estou dentro do assunto.

    De qualquer modo, Senhor Administrador, é sempre possível cortar.

    Eu acho que já escrevi num comentário no Blog do Blue Boy que a transferência do Cristiano vai muito mais além que o mundo do Futebol.

    Continuo a pensar que é algo que em Portugal ainda não se entendeu ( sem qualquer ofensa ), após o que tenho lido na imprensa Portuguesa.

    O Real Madrid já começou a vender.

    A prova é que o muito sério "Le Monde " dedica uma página à transferência de Ronaldo. Algo inédito no diário que é o porta voz do Eliseu ( tou a ser tendencioso ).

    Ouf : Por uma vez este diário abordou o tema Futebol.

    Está na edição de 15 do mês em curso. Quer em linha quer em papel.

    Como leio o "Le Monde" por obrigação prof e não por prazer :

    28% das receitas do RM provem dos bilhetes ( e espaços reservados às empresas para os seus empregados ). Esta receita baixou de 6% devido à crise e porque o clube não ganhou nada. O crescimento veio dos direitos de retransmissão ( 37% ) e da venda de camisolas e outros ( 35% ).

    Se o acordo relativo com a Mediapro (tv ) vai até 2013 , já o contrato com a Bwin ( camisolas ) vai até 2010.

    Contrato, pois, que pode ser renegociado. Deste ponto de vista, o RM, comprando Ronaldo, facilitou-se a tarefa.

    Mas também podemos pensar que a chegada de Ronaldo e outros poderá dar alguma publicidade e aumentar o custo dos lugares. E ganhar algo desportivamente.

    Mas na época louca a publicidade do Real já está feita.

    Por outro lado, o RM é uma verdadeira instituição que ninguém deixaria ir abaixo. A começar pela monarquia.

    Parece-me e creio que o objectivo do Benfica é alcançar o mesmo estatuto. Tentar ser o que foi na época da ditadura.

    Deste ponto de vista, o projecto duma casa Benfica em pleno centro de Paris tem ido para trás. Não só porque há Portistas, mas também porque Portistas e não só revendicaram que Lisboa não era Portugal e mais terras e clubes existem.

    Escrito à pressa.

    Mas fica.

    Caso incomode é só cortar

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  16. OFICIAL: Beto (ex-Leixões) assina por 4 anos com o FCP

    Pessoalmente, acho que é uma excelente contratação.

    ResponderEliminar
  17. João Campos disse...
    OFICIAL: Beto (ex-Leixões) assina por 4 anos com o FCP

    Pessoalmente, acho que é uma excelente contratação.

    Eu tambem acho o beto interessante, mas será que é para jogar, pra ser suplente ou emprestado?

    o ventura ta na altura de ganhar minutos e experiencia.Diz quem segue as camadas jovens que é o mais promissor guarda redes desde o grande Baía.

    o nuno disse ainda hoje n´O JOGO que tem contrato por mais 2 epocas e pretende cumprir.

    o helton fala-s numa possivel saida, a ser verdade é a altura ideal pois começa a ficar com uma idade avançada

    ResponderEliminar
  18. Recordando o que aconteceu nestes casos...


    Lucho:

    18 de Abril de 2005
    «...Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD investirá 3,6 milhões de euros, correspondentes a 50% do “passe” do jogador, sendo os restantes 50% detidos pela Global Soccer Agencies Lt.»

    7 de Agosto de 2007
    «A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar que recusou a proposta recebida do Everton FC
    com vista à transferência a título definitivo do jogador Lucho Gonzalez.
    Assim, nos termos do acordo celebrado com a Global Soccer Agencies Lt, a Futebol Clube do Porto –
    Futebol, SAD tomou a decisão de adquirir os restantes 50% dos direitos económicos do jogador pelo
    montante global de 6,650 milhões de euros



    Lisandro:

    15 de Abril de 2005
    «...Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD investirá 2,35 milhões de euros, correspondentes a 50% do “passe” do jogador, sendo os restantes 50% detidos pela Global Soccer Agencies Lt.»

    18 de Janeiro de 2008
    «A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar que recusou a proposta recebida do F.C. Zenit St
    Petersburg com vista à transferência a título definitivo do jogador Lisandro Lopez.
    Assim, nos termos do acordo celebrado com a Global Soccer Agencies Lt, a Futebol Clube do Porto –
    Futebol, SAD tomou a decisão de adquirir os restantes 50% dos direitos económicos do jogador pelo
    montante global de 4,429 milhões de euros

    ResponderEliminar
  19. Aristodemos: "Adquirir os restantes 50%...pelo montante global de..."
    Acho que é claro, Lucho ficou ao Porto por 3,6, mais 6,650 o que dá qualquer coisa como valor total de 10,250 Milhões de Euros pelo passe e o Lisandro 2,35, mais 4,429 ficando o custo total da aquisição do passe em 6,779 Milhões de Euros e permitindo perceber, que as propostas para aquisição do jogador foram, de 13,300 Milhões do Everton e de 8,858 Milhões do Zenit, para o Lucho e para o Lisandro respectivamente...

    ResponderEliminar
  20. Ora se o Porto receber propostas de qualquer outro Clube por um desses jogadores terão de ser superiores aos valores anteriormente citados...Por exemplo, falava-se em 22 Milhões pelo Lisandro, retirando os 6,779 já investidos, o Porto lucraria qualquer coisa como 15,221 Milhões de Euros...

    ResponderEliminar
  21. Quando se fala em montante global, creio que se refere aos custos de aquisição e outros, custos somados envolvidos na transacção...

    ResponderEliminar
  22. Acho que isto é perfeitamente transparente, aliás não pode ser de modo nenhum diferente, os Clubes dependem da CMVM para este tipo de declarações...Dinheiro ganho ou gasto, tem de estar devidamente registado.
    O Benfica bem que tenta aldrabar, dizendo uma coisa num dia e outra no outro, mas no fim tem que se submeter às regras...

    ResponderEliminar
  23. Ora aí está Aristodemos, os valores que eu dei teriam que ser mínimos...Tudo o que tivesse sido para cima disso era já lucro do Porto...Creio que começamos a perceber melhor estas coisas.

    ResponderEliminar
  24. Obrigado pelas dicas de todos, a explanação do meireles e as achegas factuais do Aristodemos.

    O exemplo do Lucho diz-nos que a 2ª metade do passe custou mais, mas ficou longe de custar o dobro. Já o Lisandro ficou quase pelo dobro na 2ª metade.

    Creio ter ficado melhor entendida toda esta matéria.

    Objectivo cumprido, pelo menos à vista. De qualquer modo, o Hulk não tinha o background ou pedigree dos argentinos.

    Será que consoante o tempo fosse passando o direito de compra da 2ª parte do passe de Hulk foi encarecendo? É uma hipótese.

    Como diz o João:
    "Isto porque penso ter lido que o FCPorto tinha pago 5,5 ME por 50% de um passe de 11 ME".

    Todos pensámos que assim fosse.

    Mas sabemos que os clubes não divulgam tudo o que podem e sabem.

    ResponderEliminar
  25. Quanto ao amigo Porto Maravilha, emigrado em França, e sobre o CR7, a questão é que há previsões, suposições, projecções do que pode vir a ganhar-se.

    Os detalhes adiantados pelo DSO são eloquentes: isto é um jogo muito arriscado. As pessoas pensam que as camisolas valem 65 euros ao clube cada uma, mas como ele diz é só uma parte, porque o grosso das vendas vai para... quem fornece equipamentos!!! OK, o RM pode renegociar esses direitos, mas há muita "massa" na área do "suponhamos", convenhamos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. De resto, ninguém ligou - a gente ri-se... - às vendas potenciais do benfas...

    p.s. - já agora, a piada tinha piada ou não? eh, eh, eh...

    ResponderEliminar
  27. Amigo Zé Luis, o passe do Hulk na altura em que o interesse se manifestou de facto custava -segundo lemos- 11 Milhões, mas o Porto não podia ou não quis arriscar no todo, ficou-se pela metade, claro que teve que aceitar algumas cláusulas que salvaguarda-sem as partes, a partir daí o negócio futuro é negócio novo...O que aconteceu é que a valorização dos jogadores foi sendo diferente, o valor Lucho como que estacionou, Lisandro avançou mais e Hulk disparou...Assim se compreendem estes valores díspares...

    ResponderEliminar
  28. Temos que admitir haver alguma justiça nestas valorizações, Lucho esteve muito tempo lesionado e a jogar a 50%, Lisandro foi subindo de rendimento, especialmente na posição de avançado-centro e na Europa, a certa altura, era o melhor marcador da prova...Hulk teve um aparecimento meteórico, mostrou-se muito e bem em Manchester e juntamente com Cissoko despertou imensa cobiça, o seu passe subiu em flecha...Imaginemos que Cissoko tinha custado 5,5 Milhões?...Nunca seria vendido por 15 podem crer, pelo menos nestas condições excelentes de avaliação...

    ResponderEliminar
  29. Quanto às camisolas que o Zé refere é evidente que o custo delas também conta, e para além do custo de produção -que até pode ser feito na China- tem que ser avaliado, o valor gasto nas promoções, no armazenamento e na desvalorização crescente que naturalmente vai ter...À medida que o tempo for passando e o mercado for invadido por elas, o seu valor vai começar a diminuir a não ser que o CR tenha um enorme crescimento em qualidade, o que em princípio não acontecerá...

    ResponderEliminar
  30. Passei por aqui hoje pela primeira vez.
    Normalmente, além de postar no meu blog, comento no Bibó Porto, Carago.
    Mas gostei muito de por aqui ter passado, e vou continuar.
    Zé Luis, final da Taça, lembras-te?
    Que belo post escreveste aqui, carago!
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  31. OFF-TOPIC:

    Jesus já faz milagres...

    Jesus vai pôr os jogadores do SLB a jogar a dobrar, isto é, vão começar a jogar 180 min, assim é vitória pela certa, pois mesmo que percam nos primeiros 90 minutos, dão sempre a volta ao resultado nos últimos 90 minutos, jogando sózinhos...



    EHEHEHEHEH

    ResponderEliminar
  32. Emancipado, azulibranco?!

    Grande malta no Jamor, carago!

    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  33. Então parece que o Cissohko não lava os dentes. Paciência, não me importo nada que fique mais um ano.

    ResponderEliminar
  34. Cissoko fica, pelos vistos é a novidade, mas eu até acho muito bom que ele fique, temos assim o lugar bem assegurado e a custo zero!...Para mim o Milan está nas lonas e arranjou um pretexto, pois queria o jovem de borla...O Porto fez bem em não ceder à chantagem, fica a pergunta: -Será que o Rui Costa já começou a trabalhar?...Se sim, já estou a ver o Benfica a ceder o Jorge Ribeiro ao Milan...LOL,lol,lol...Mas se ele tem problemas com os dentes é fácil, tiremo-lhos todos!...

    ResponderEliminar
  35. Também não me importo nada que ele fique. O problema é que isto vai implicar necessariamente a saída de outro jogador, provavelmente o Lisandro.

    ResponderEliminar
  36. Como não tenho tido oportunidade, gostaria de comentar alguns assuntos em discussão:
    1- Aquisição do Beto. Já escrevi em tempos, que na minha opinião, ele não era um grande guarda-redes, e mantenho. É rápido, tem reflexos, tem técnica, mas falta-lhe altura. Não acredito que tire o ligar ao Helton, no entanto a sua inclusão na equipa pode ser útil para colocar pressão no Helton. A sensação com que fico é que ele joga melhor quando pressionado. Também acho que o Ventura beneficiará jogando regularmente, podendo assim confirmar ou infirmar todo o seu potencial.
    2- Gosto do Sissoko, ele pode evoluir bastante e render até mais dinheiro daqui a um ou dois anos, mas o recuo do Milan, é um falhanço. O Porto já comprou um defesa esquerdo e, além disso, a não venda do Sissoko, implica a venda de outro jogador inevitavelmente. Temo que possa ser o Lisandro ou o Lucho.

    ResponderEliminar