25 junho 2009

O falso agitar do mercado mais morto que nunca


Ao contrário do habitual, é o FC Porto que tem agitado o mercado de Verão. Mais pelo que se fala do que pelo que é feito. Pinto da Costa acaba de confirmar que não há nada além de nada. Não se vende Bruno Alves por não haver propostas – admitindo-se que hajam interessados – não se
desata o nó de Lisandro porque o Lyon, como o Milan com Cissokho, não tem “dentes”.

O mercado está, por isso, morno, quase morto. Quem costumava agitar o “defeso” era o Benfica, mas tem tanto dinheiro de reserva e potenciais vendas de 60 milhões que está só a fervilhar no conspurcado processo eleitoral com manobras de bastidores à mistura e os habituais jornalistas do regime a vigilarem para que tudo fique como está.

O Sporting, sem dinheiro e acostumado a comprar a conta-gotas, está há dias para sacar ao Villarreal uma promessa chilena, bom de bola mas um puto apenas, chamado Matíaz Fernandez. Isto enquanto se põe a dúvida de vender ou acumular prejuízos… Mas este leão, para já, é um gatinho sem graça.

Entretanto, já amanhã os leões voltam ao trabalho e Pereirinha já diz que quer ser campeão. Depois começa o Benfica onde o novo treinador que nunca ficou acima do 5º lugar na sua carreira diz que com ele só trabalha quem quiser ser campeão, sendo que ainda sobra um ou outro jogador que, independentemente do valor e mérito de então, já foram campeões e pouco terão a aprender com o novo Messias que começa a dar tiros nos pés logo que abre a boca.

Em vez de jogadores e treinadores na berra, anunciados por tudo quanto é sítio informativo seja em que suporte for, são os meios de comunicação que fazem falar de si, a golpada anunciada na TVI com dedo político (e censor), a SIC moribunda, a RTP nem aquece nem arrefece, o Record à frente na novela Jesus e A Bola a sacar-lhe a primeira entrevista.

Curiosamente, a proclamada candidatura de José Eduardo Moniz ao Benfica espoletou uma série de processos de intenções e alimentou teorias de conspiração não por acaso protagonizados pelos mesmos do Verão passado, os que fazem as coisas por outro lado com delgados e delfins nas posições-chave da informação situacionista. Especialistas em guerrilhas verbais e intentonas não faltam, há é pouca matéria para incendiar o cenário. Mas a verdade é que a posição de JEM quanto ao Benfica é o acontecimento do “defeso” pelo que representa de aviso para a gestão corrente e de ameaça se as coisas na nova época correrem mal. Pelo meio, o candidato Bruno Carvalho dá tiros nos pés e torna-se um papagaio tão ao estilo da casa…

Clube perdedor no Verão passado, a par do Benfica, o V. Guimarães protagonizou mais uma cena caricata, com o despedimento de Cajuda e o presidente vitoriano a sair mal na fotografia. O treinador do 3º lugar e de quase ter entrado na Champions e na UEFA acabou por fazer o resumo do Verão anterior aludindo às questões nos tribunais com que os minhotos quiseram derrubar o FC Porto. Isto do revisionismo histórico não é para desbocados como o técnico de Olhão, com o coração perto da boca, mas desta vez não pode queixar-se de sair por estar apurado para as eurotaças…

O FC Porto será o último a voltar ao trabalho, tendo sido dos últimos a entrar de férias (com os pacenses, por causa da Taça), porque também será o último a entrar na Europa (Setembro na Champions) que vai forçar vários clubes a jogos em Julho e Agosto de qualificação para os quais já se realizaram os primeiros sorteios. Com o P. Ferreira, o FC Porto disputará a Supertaça a 8 de Agosto, provavelmente em Guimarães pelo interesse dos pacenses em ambientarem-se à que será a sua casa na Liga Europa. Ou, então, o FC Porto será desmancha-prazeres nem que seja por algo relacionado com a insistência dos amarelos em quererem o Jamor para a final da Taça, sei lá…

O futebol palpitante não tarda aí, mas a dúvida é se será mais estimulante do que este ramerrão sem notícias de vulto no Verão mais fraco, nesta matéria, de que há memória.

15 comentários:

  1. "Não precisamos de vender nem de comprar, mas não podemos garantir a continuidade de determinados jogadores na próxima temporada, porque alguns têm cláusulas de rescisão."

    Pinto da Costa


    É este discurso para carneiro acéfalo, bajulador aplaudir que me irrita...

    Não precisa de vender? :-))))))))))))))))))))))

    E fala como se todos nós não soubéssemos que há necessidade de vários milhões por ano para combater o desnível entre os custos e os proveitos, bem como a necessidade de dinheiro

    fresco a curto prazo segundo os relatórios e contas...a não ser que as contas apresentadas sejam à BCP/BPP/BPN :-))))

    Este é um discurso para carneiro ouvir e ele saberá muito bem que vai vender, nem que seja no último dia a preço de saldo...acho que não será necessário chegar a esse ponto pois

    temos boa matéria prima, mas não duvido que se ninguém chegar às cláusulas eles vão por menos...não tenho dúvidas...

    O ano passado o Quaresma também só saía por 40 milhões e foi por metade...o valor do passe do Pelé é para rir...

    De qualquer maneira a boa notícia é que haverá contabilistas na SAD (não economistas...prefiro os astrólogos ) que saberão fazer contas...pois todos sabemos como acabaram as

    empresas que o Pinto da Costa geriu..:-)))

    Além disso ainda bem que não precisámos de vender, como diz o Fernando Gomes administrador da SAD:

    Fernando Gomes, administrador da FCP SAD:

    "Precisamos de 25 milhões/ano"

    Em declarações à Lusa, o administrador dos tricampeões nacionais afirma ser
    "um dado objectivo que o FC Porto necessitará de 25 milhões de euros [anuais] de mais-valias para equilibrar"
    as suas contas. Fernando Gomes considerou preocupante a "estagnação do mercado" por parte dos clubes europeus mais gastadores, que
    terá "reflexos ao nível dos clubes de países periféricos e exportadores, necessitados dessas transacções para equilibrarem as suas contas".
    "De alguma forma", observou,
    "o FC Porto pode ressentir-se mais [do que o Benfica e o Sporting], pois, tendo em conta o passado recente, tem conseguido equilibrar as suas contas de exploração com a geração

    de mais-valias"
    provenientes da transferência de futebolistas para o estrangeiro.


    Uma grande gargalhada para o discurso gasto do Pinto da Costa...

    Fonte: http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. claro claro....
    PC viria em praça publica dizer: "Estamos a vender e em saldos!!"
    Ou "podemos fazer 60 milhoes em 2 ou 3 jogadores"

    O porto realmente nao 'precisa' vender. Apenas convem vender para manter a gestão equibilibrada. Ao contrário dos outros.

    Como foi dito nos outros posts, como aposto que este subway nao leu, o porto ao desfazer-se da maior parte dos emprestados, como é espectavel que este ano aconteca, para alem de fazer um quantia consideravel ainda poupa muito em salarios.

    Mais, com as receitas da champions acima do esperado (quartos e nao oitavos) do ano passado mais a presença garantida na ediçao deste ano (mais uma vez ao contrario dos outros), lá dá mais alguma folguita.

    O discurso de PC foi mais uma vez acertado e cirurgico, no momento em que a imprensa tenta vir a terreiro vender metade do plantel do Porto.
    Pinto da Costa sabe que irá sair alguem, alias até diz "só vamos ao mercado se sair alguem", para referir isso é porque vai mesmo, senao nem punha a hipotese. A diferença é que se não sair Cissokho, sai Lisandro, senão sai Bruno Alves, ou talvez dois ou talvez até os 3.

    O discurso de Pinto da Costa foi para dizer "eles são nossos e se querem compra-los pagam o valor deles, nao estam em saldos. O jogador que voces querem nao precisa de sair, porque ha outros clubes interessados noutros jogadores".
    Pinto da Costa fala pouco neste dias, apenas quando necessário e com objectivo.
    A isto chama-se competencia.

    Se fossem a sair os 3 acima ditos dava ora:
    Cissokho - 15M
    Lisandro - 20M
    B. Alves - 25M
    = 60M

    60 milhões em 3 jogadores... curioso...
    Isto claro, respondendo a carneiros acéfalos...

    ResponderEliminar
  3. Ainda estará para vir um post a elogiar tudo que se relaciona com o FC PORTO no blog do gajo que se diz Sou Portista com Muito Orgulho!
    Com blogs destes para quê espreitar blogs dos gajos que fazem as coisas pelo outro lado?

    ResponderEliminar
  4. Se souberes o que quer dizer fonte, compreenderás.

    É um post de um blog que recebe mais de mil visitas diárias.

    Entende-te com os dois administradores do blog.

    ResponderEliminar
  5. subway, puxar à covnersa o tema Quaresma não serve. É apenas um exemplo da quebra da promessa do "sai se pagarem a cláusula".

    Mas Quaresma foi bem vendido pelo valor que tinha de ser.

    Achar que com Lisandro e Bruno Alves sucederá o mesmo é não perceber nem a situação dos jogadores, comparada com o Quaresma que há muito evidenciava desconforto até na relação com os adeptos e a saída era iminente, nem o valor de mercado em cada caso e passado mais um ano de grande valorização de ambos na Champions e na selecção, tudo ao contrário de Quaresma.

    Que o Porto tenha necessidade de vencer parece lógico. Que tenha obrigatoriedade de fazê-lo... não acredito muito.

    Vamos, por isso, ver se o Porto vende Lisandro e/ou Br. Alves por menos da cláusula. Eu também acredito que ambos fiquem, porque se pede muito por eles e os interessados em potencial não têm meios de os pagarem.

    De resto, a SAD quer mostrar que fará o esforço financeiro, mantendo-os e melhorando eventualmente a sua "ficha" (Lisandro é caso gritante quanto ao salário), com o objectivo do penta e uma performance na Champions idêntica e se possível melhor do que na última época.

    Portanto, nao vejo a razão de se criticar. Se este caso é sujeito a críticas, com o pretexto da situação financeira, o que se dirá dos grandes rivais...

    Enfim, raramente partilho as opiniões dos amigos do blog citado, muito menos o tom sarcástico com que o fazem. Aquela do Cissokho "novo Lino" fez doer os dentes a alguém. Gozar com os alegados problemas dos dentes do Cissokho só deixou mal o Milan, que fez figura triste e mostrou não ter categoria nem dinheiro.

    Por causa do Cissokho é que PdC se sentiu na necessidade de afirmar a posição institucional do FC Porto.

    Quem não perceber isto está fora do jogo.

    ResponderEliminar
  6. Oporto, subscrevo inteiramente o que disseste sobre esse blogue que, de resto, há muito deixei de consultar. É no mínimo vergonhoso o que lá se escreve e ainda por cima nem caixa de comentários tem para que os bloguistas como nós possam rebater o que lá vem escrito.

    ResponderEliminar
  7. Exactamente Zé Luís, subscrevo em absoluto tudo o que disseste.

    ResponderEliminar
  8. Por outros lados, ou por outras "vias"..."Subway", não quererá significar "caminho" inferior?...Qualquer coisa como "caminho" das toupeiras?...Ou o "caminho" das sombras?...

    ResponderEliminar
  9. «O Flamengo não desiste da intenção de contratar Ibson, e para que isso seja possível está disposto a fazer um enorme esforço financeiro. Foi isso mesmo que disse à Antena 1 Plínio Serpa Pinto dirigente do clube Carioca.
    O clube brasileiro vai criar um fundo de investimento para tentar reunir uma verba que permita comprar o passe do médio ao F.C. Porto.

    O emblema carioca tenta reunir 4 milhões de euros para convencer o F.C. Porto, jogando também com a vontade do próprio jogador.

    O director do Flamengo está ciente de que: «as negociações podem arrastar-se um pouco», mas ainda assim acredita num final feliz.»
    In rtp.pt

    ResponderEliminar
  10. «Diego Maradona confirmou esta quinta-feira que pretende convocar Mário Bolatti para a selecção argentina, que tem marcado um amigável com a Nova Zelândia no dia 9 de Julho.
    "Se quiserem façam uma lista. Nela estarão Rodrigo Palacio, Pastore e Bolatti", afirmou Maradona à Rádio La Plata. ‘El Pibe' revelou ainda que o portista Lisandro Lopez também vai ser convocado.

    Mário Bolatti, que o FC Porto emprestou ao Huracan, tem feito uma boa época e merecido destaque no campeonato argentino, mas nunca foi chamado à Selecção da Argentina.

    Depois dos adeptos do Huracan terem criado um cântico em que pediam que Maradona chamasse Bolatti à selecção e de o próprio jogador ter dito que era um sonho ser convocado, Diego Maradona finalmente desfez as dúvidas.»

    ResponderEliminar
  11. Apesar de ainda faltar muito tempo para encerar o período de transferências, este defeso parece que os grandes encaixes por parte da SAD portitas, são uma miragem..aliás globalmente, não me lembro de tanta pacatez a nível europeu! Por outro lado, parece que os clubes estão todos á espera dum “disparo” para começar as transferências, que é como quem diz, á espera que comecem os saldos.
    Acredito que o Porto é capaz de conseguir uns M€, com jogadores excedentários, exemplo do Paulo Machado e do Ibson. Pode não parecer muito, mas grão a grão enche a galinha o papo. E não são poucos esses jogadores (tinha deixado uma lista no outro post):

    JOGADORES EM SITUAÇÃO DE EMPRÉSTIMO 08-09:

    Pelé- Emprestado ao Portsmouth
    Ibson- Emprestado ao Flamengo
    Rentería- Esteve emprestado ao Braga
    Leandro- Emprestado ao Fluminense
    João Paulo- Emprestado ao Rapid Bucarest
    Pitbull -Emprestado ao Rapid Bucarest
    Vieirinha- Emprestado ao PAOK
    Hélder Barbosa- Emprestado ao Trofense
    Bruno Gama- Emprestado ao Vitória de Setúbal
    Leandro Lima- Emprestado ao Vitória de Setúbal
    Kazmierczak- Emprestado ao Derby County
    Bolatti- Emprestado ao Huracán (Jan/09)
    Candeias- Emprestado ao Rio Ave (Jan/09)
    Tengarrinha- Emprestado ao Estrela (Jan/09)
    Nuno André Coelho -Emprestado ao Estrela da Amadora
    Jorge Monteiro- Emprestado ao covilhã
    Zequinha -Emprestado ao Gil Vicente
    Ivanildo -Emprestado ao Gil Vicente
    Rui Pedro -Emprestado ao Portimonense
    Nuno Coelho- Emprestado ao Portimonense
    Bura- Emprestado ao Covilhã
    Maximiliano Asis- Emprestado ao Portimonense
    Castro -Emprestado ao Olhanense
    Ukra- Emprestado ao Olhanense
    Edson- Emprestado ao rio ave
    Stéphane- Emprestado ao Olhanense
    Steven Vitória- Emprestado ao Olhanense
    Diogo Valente- Emprestado ao Leixões
    Federico Sccopa- Emprestado ao Covilhã
    Bruno Vale- Emprestado ao Vitória de Setúbal
    Bruno Moraes- Emprestado ao Vitória de Setúbal
    André Pinto- Emprestado ao Santa Clara
    João Pedro- Emprestado ao Gloria Bistrita
    Pedro Moreira- Emprestado ao Boavista
    Paulo Machado- Emprestado ao Saint-Etiene

    Em relação à contratação do Sporting, MATIGOL… era um dos nomes que foi por diversas vezes aqui foi apontado como um bom reforço para o Porto. Dizia-se que era muito caro, afinal..

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Não sabia muito bem onde comentar. Se aqui ou se num post mais atrás.

    Decidi pelo presente no presente !

    Tem razão Zé Luís : Ando um pouco desfasado. Tanto mais que lhe esqueci de retribuir um abraço.

    Não vou comentar a época louca. Não me interessa.

    Em contrapartida, gostaria de voltar sobre o preço das camisolas. Quando escrevi que bastava ao Real vender 1 775 000 camisolas por 80 euros, estava a dar uma ordem de grandeza.

    Eu sei que há o fabricante e isto ou aquilo que ficam com uma boa parte do lucro. Só que se pensarmos em termos de aldeia global 1 775 000 não é nada.

    Se a licence ( patente diz-se aí ? ) do Real for de 20 euros também a soma de compradores será muita e o lucro fabuloso à escala mundial. E divisão por aí fora.

    Mas o efeito também pode funcionar em sentido inverso. Tenho uma colega que comprou por encomenda na casa mãe ( Real) uma camisola do Ronaldo por 130 euros. Quando lhe perguntei o porquê da compra ela respondeu-me que foi para chatear os futebolistas.

    Esta conversa lembrou-me que Ronaldo não é um galáctico. Ele é muito mais.

    Pode representar o fim como o renascimento do futebol.

    Ronaldo, tem por missão de conquistar a América do Norte e a Asia. Kaka a América do Sul.

    Pois : Cristiano não se faz rogado. Dorme com três americanas e afirma as mulheres us são as melhores do mundo.

    Alio profissionalismo e tesão. Enquadro-me no neo-liberalismo. Enquadro-me na performance. Sou bom no terreno e na cama .

    Infelicidade, a amiguinha Hilton declara que o homem não serve.

    Grande fonte de primeiras páginas para as revistas gays.

    Grande sucesso diplomático de Ronaldo.

    Com estas inúmeras linhas, queria dizer, se incomodei é cortar, que Ronaldo não é um galáctico.

    É muito superior !

    Ele é um grande actor, quer no campo quer fora. Por isso o seu sucesso.

    Para mim, só Best foi melhor. Mas é verdade que na altura era pecado dizer que, aquando dos cantos, apalpar os quilhões do adversário era coisa de todos os dias.

    Com Ronaldo acho que a modalidade futebol entrou numa nova vertente.

    Queda saber se tal vertente é salutar ou não ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Inacreditavel o que o Fernando Mendes veio dizer a publico no livro dele. Enfim ... mais porcaria...
    Estão sempre a tentar sujar o historial do nosso clube.

    http://www.record.pt/noticia.aspx?id=f1cfc9b0-be2f-41b7-850a-88974f05fdb3&idCanal=00000004-0000-0000-0000-000000000004

    ResponderEliminar
  14. Nelson,
    Não vejo onde possa manchar o nosso clube.
    Só o oiço a dizer bem do FCP, portanto serão ilações mal tiradas de um Jornal sem credibilidade..
    ...Será que o Lucho vai ser vendido?..isso sim é uma má noticia!
    Infelizmente não temos nenhuma arvore das patacas em frente ao estadio do dragão...temos de vender e comprar , ao contrario de outros ....

    ResponderEliminar
  15. O Fernando Mendes está a referir-se ao Boavista. É mais que óbvio. E quanto a isso do doping, tenho a teoria que, muito ou pouco, todos os clubes recorrem a ele. Mas é mais fácil fazer referência a um clube moribundo do que a um que está na mó de cima.

    Quando se fala no Fernando Mendes lembro-me sempre de duas coisas:

    - Os dois golaços de livre que marcou no Bessa e nos valeram uma vitória por 2-0 e o abrir caminho para o nosso primeiro tri (vínhamos de 3 jogos sem ganhar, entre eles 2 derrotas caseiras, com o Salgueiros e o Sporting)

    - A declaração que fez no fim de uma vitória do Belenenses na Luz: "ajudámos o Porto e derrotámos uma equipa foleira"

    Por isso, há-de ser sempre um jogador que terei em boa conta ;)

    Abraços

    ResponderEliminar