22 junho 2009

Palavra(s) de Comandante!


"Nunca ficamos preocupados com as contratações do Benfica". "Nem com a composição da equipa técnica do Sporting". Penta e meias da Champions, um aviso a Lisandro e o penálti de Reyes

Excelente entrevista de Lucho Gonzalez a O Jogo. Todo um craque fora do campo, como é líder dentro do relvado.

Os pontos fortes:

BENFICA? BAH!...
[sobre os nomes sonantes contratados, treinadores, dirigentes e o folclore do costume] Ter contratado grandes nomes. Mas isso traduz o que é o futebol actualmente: contratar esse tipo de jogadores não garante nada. De qualquer forma, nunca ficámos preocupados com as aquisições que o Benfica fez. Pensámos sempre em nós.
Mas todos os anos, quando começa a temporada, não estamos preocupados com os reforços do Benfica ou com a composição da equipa técnica do Sporting. Procuramos, sim, melhorar o que esteve mal na nossa equipa, e essa é que é a verdadeira vantagem do FC Porto.

PENTA, CLARO!
Somos os campeões e, seguramente, esse é um dos objectivos para a próxima temporada. [ser tetracampeão] É um orgulho. Na verdade, actualmente ainda não temos real consciência do que isso significa. Mas, quando a carreira terminar e olharmos para a história do FC Porto e virmos lá os nossos nomes, aí sim, vamos perceber o alcance do nosso feito. É sempre importante fazer parte da história de um clube, e este tem muita.[festa na rua] Foi mais bonito. Vivemos mais de perto a euforia dos adeptos. Particularmente, marcou-me bastante e gostei imenso de ver toda a gente a festejar as nossas conquistas. Não quer dizer que nas outras três vezes não tenha sido também emocionante, mas também é bom ir variando um pouco. [Meias na Champions] Neste clube, os objectivos passam sempre por superar o que já foi alcançado. Por isso queremos chegar às meias-finais. Agora vamos descansar e, quando voltarmos aos treinos, começaremos a traçar com rigor as nossas metas.

FICA POR GOSTO

[gosto em ficar no Dragão] O FC Porto é um clube que tem sempre grandes objectivos, e a carreira de um jogador deve ser construída com títulos. Este clube aspira todos os anos a grandes conquistas, por isso não estou nada arrependido. [parece um aviso ao amigo Lisandro]
[críticas ao Lucho ausente] Alterei a minha forma de jogar em prol da equipa. Em determinados jogos, o técnico pediu-me outro funcionamento, que jogasse noutra posição, e acabei por ser criticado. Não tenho de jogar para a crítica, mas para a equipa. Estava tranquilo, porque sabia o que o treinador me tinha pedido. Tive muito menos contacto com a bola e às vezes fui pouco participativo. Não estava habituado, mas sabia que tinha de cumprir com o que me pediam. Por vezes, os adeptos pensam mais com o coração do que com a cabeça, mas isso é perfeitamente normal. A equipa depois encontrou o sistema que o técnico queria e pude voltar a jogar onde mais gosto. Nessa altura, as coisas voltaram à normalidade.

FAIR-PLAY A USAR COM MODERAÇÃO
[clássico penálti e tretas] Depois de ver que suspenderam o Lisandro por um penálti que o árbitro assinalou e que depois disseram que não foi, se fosse hoje deixava-me cair no relvado [lance com Reyes]. É evidente que esse lance foi penálti, mas na altura não me deixei cair porque vi o Fucile a correr em boa posição e pensei que lhe podia passar a bola em condições de ele finalizar. Não o fiz por uma questão de fair play, foi uma reacção instintiva por ver o Fucile bem posicionado. No futuro pensarei duas vezes, sobretudo pelo que se passou com a suspensão ridícula do Lisandro.
p.s. - o calor derreteu a imaginação mais ousada em manchetes, tiradas políticas e feitos desportivos de 1ª página; refreou (sem refrescar) a ambição do Lyon que sabe não ter dentes para Lisandro; Bruno Alves é um desespero para Benfica e Sporting também por ainda não deixar o FC Porto que, para já, está muito mais forte para atacar o penta. Deve ser por isso que não ouvi ecos ribombantes de notícias no fim-de-semana, os pasquins do regime passam já despercebidos nas loas do costume aos treinadores perdedores e a velhas vedetas de que mal se fala em campo; e as tv's engrossam os noticiários, além das quedas de árvores na Malásia e bois de duas cabeças na Colômbia, com as modalidades ditas amadoras que esquecem durante todo o ano. Portanto, está tudo bem, já li (com atraso) que Beto não teme Jesus e considera não haver "melhor clube que o FC Porto".

18 comentários:

  1. Dá-lhe amigo Zé Luís!

    Excelente entrevista hoje ao nosso El Comandante!

    De resto, tudo normal, o blá blá blá do custume... o circo no seu melhor..

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande Lucho!

    Cada vez mais quero que fique muito mais anos e acabe a carreira no Porto. Pode não ser português, mas já encarna muito bem o espírito da equipa. Já é um símbolo dela.

    ResponderEliminar
  3. Se o Lucho, o RMeireles, o Lisandro, Bruno Alves e Cissoko ficarem, acredito um "pouquinho" que seremos Penta!...
    Senão vejam:
    Helton, Nuno e Beto.
    Sapunaru, Miguel Lopes, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Maicon, Nuno Coelho, Cissoko e Àlvaro Pereira.
    Fernando, Raul Meireles, Tomás Costa, Lucho, Mariano, Guarin.
    Varela, Lisandro, Hulk, Rodriguez e Farias.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma demonstração da enorme classe de "El Comandante". Seja dentro do campo seja fora, um verdadeiro Senhor. Tendo perfeita consciência de que um ou dois dos grandes jogadores terão de sair, espero que Lucho não faça parte deles. É, na minha opinião, o elemento do plantel mais dificil de substituir.

    Sobre a pasquinagem do sistema, não vale a pena perder tempo.
    Vou é partilhar com os companheiros de bancada um episódio que vivi na última sexta-feira, esse sim, verdadeiramente revelador de uma realidade inquestionável, por muito que doa aos nossos adversários, que foi o seguinte:
    Resido numa zona do país onde os portistas são claramente minoritários. Na última sexta-feira, participei numa festa de fim de ano escolar de uma escola do primeiro ciclo, cerca de 100 crianças dos 6 aos 10 anos, mais os respectivos encarregados de educação. Como é habitual, o animador musical de serviço, quando não tem mais nada para dizer, pergunta aos adultos quem é do benfica? Resposta, a maioria; quem é do sporting? Um número bem significativo ( o Sporting tem aqui bastantes adeptos); quem é do Porto? Sei que além de mim havia lá mais uma meia dúzia, mas nem sequer nos manifestamos, tal a disparidade.
    Quando o animador fez as mesmas perguntas às crianças. Quem é do do benfica? uma pequena parte; Do sporting? sensivelmente os mesmos; Quem é do Porto? Espanto dos espantos! uma enorme gritaria, a maioria da criançada de barços no ar aos saltos!
    Temos o futuro garantido.

    ResponderEliminar
  5. Entao e o suposto interesse do Valdano em adquirir o Lucho se falha a operaçao Xabi Alonso??

    Já contava que o Lucho ficasse até à reforma, mas parece que ainda vamos ter de sofrer...

    http://www.sport.es/default.asp?idpublicacio_PK=44&idioma=CAS&idnoticia_PK=623050&idseccio_PK=805

    ResponderEliminar
  6. @ Nelson Barbosa

    Que gozo que isso deve ter dado!!!
    Gostava de estar lá pra ver as caras dos adultos!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Meireles,

    só falta explicares como pagas essa equipa. Afinal parece que não é só o Florentino Perez que sonha em grande. :D

    PS: ainda falta vir um médio defensivo.

    ResponderEliminar
  8. Aristodemos, estes estão já pagos, penso eu de que...

    ResponderEliminar
  9. Sim, mas falta o carcanhol para pagar os salários.

    ResponderEliminar
  10. Não falta nada...Carcanhol é coisa que não nos falta...Falta-nos é dentaduras simétricas.

    ResponderEliminar
  11. por falar em carcanhol. como eh que um certo clube que ja gastou 4 milhoes num jogador, 7,5 noutro vai agora gastar 12 noutro?

    donde eh que ele aparece?

    ResponderEliminar
  12. Afinal o Madrid sempre fica ou não? Já li que sim, já li que não...

    ResponderEliminar
  13. Rezo desde do dia que ele foi de férias para que não vá embora e muito menos para o Real.

    Agora também o faço para que eles comprem o Xabi Alonso,espero que o contratem.

    ResponderEliminar
  14. O Porto não ia accionar a clausula do Madrid.
    A partir do momento em que o Porto teve uma boa proposta pelo Pele, decidiu continuar com o Madrid.
    O por mim muito bem, é um óptimo jogador.


    Atenção a este Bruno Carvalho, é um caso sério.
    Dou graças a Deus por a raça de benfiquista ser uma raça burra e cega.
    Por mim pode muito bem ficar tudo como está...

    ResponderEliminar
  15. El comandante está senhor de si e já fala cada vez mais à Porto, parece querer ficar mais tempo, afinal ele já percebeu que entre mais dinheiro e se calhar sem títulos, pode bem ficar por cá a ganhar e muito bom dinheiro e ser penta e depois... se calhar mais alguma coisa. Esse Bruno Carvalho pelo que li e ouvi antes de o ouvir, pensava ser alguém capaz de endireitar alguma coisa mas pelo circo que já fez e pelo que ouvi ontem, podemos ficar descansados que é só mais um para fazer barraca, então quando começou a elogiar-se a si próprio, deu-me a volta ao estómago e zaping

    ResponderEliminar
  16. Zé Luís, fizeste bem em destacar as palavras do nosso EL Comandante.
    É que o Lucho já é nesta altura um dos que mais sente a mística do nosso clube. Um abraço.

    ResponderEliminar