08 junho 2009

SMS de Portogal a Carlos Queirós


"Já que ainda não tens o melhor jogador, pelo menos vale-te o melhor central do Mundo!"

Portogal! Voltou a ser Bruno Alves a salvar a cabeça do seleccionador Carlos Queirós. Depois do golo de abertura na vitória (amigável) sobre a África do Sul, na Suíça, em Abril, o melhor jogador do campeonato português em 2008-2009 manteve Portogal na rota do Mundial-2010 com novo golo de cabeça.

Agora da forma mais dramática possível, Bruno Alves ergueu-se e antecipou-se ao guarda-redes albanês para carimbar de testa um cruzamento largo de Raul Meireles aos 90+3 minutos, em Tirana. Depois do 1º golo por ex-portistas, com Bosingwa a cruzar para Hugo Almeida marcar de cabeça em deslize defensivo albanês, o capitão do FC Porto marcou a coroar uma época esplêndida a título pessoal e colectivo.

Desta forma, Portogal capitalizou a derrota caseira da Suécia com a Dinamarca e tem pelo menos em vista o 2º lugar do Grupo A para aceder ao play-off que apurará os últimos representantes europeus para o Mundial na África do Sul.

Portogal joga 4ª feira na Estónia um jogo amistoso para encerrar a época e começará a próxima temporada a jogar na Hungria e na Dinamarca onde tem forçosamente que vencer e, ainda, poder aspirar ao apuramento directo como vencedor do grupo.

Deco e Pepe mostraram dificuldades físicas em consequência de várias semanas sem actividade competitiva, o primeiro a recuperar de lesão e o segundo pelo castigo ao serviço do Real Madrid na Liga espanhola. Mas comandaram no meio-campo o jogo da selecção.

A 1ª parte portuguesa foi fraca globalmente, coxa do lado esquerdo onde Duda apoiou pouco o ataque e Boa Morte não mereceu a surpresa da titularidade. Em boa verdade, o titular à esquerda do ataque, Simão, tem comprovado a sua decadência e quando entrou na 2ª parte nada acrescentou. Quanto a Duda, só fez lembrar no golo sofrido a ausência de Gonçalo Brandão que foi o lateral frente à Suécia e cuja estatura mais elevada talvez evitasse o cabeceamento de Bogdani (saltou e ganhou nas costas de Duda para empatar logo após o golo português). Quão importante são os laterais altos para as bolas aéreas defensivas...

Com Cristiano Ronaldo desaparecido do campo na 2ª parte, depois de ser o único a agitar o ataque na 1ª metade em que sofreu um penálti, Bruno Alves subiu para ponta-de-lança ao lado de Edinho (substituíra Hugo Almeida) e num 3-2-1-4 o assalto final lusitano tornou-se decisivo quando os albaneses só queimavam tempo e o árbitro alemao complacente deu 5 minutos de desconto. Deco e Meireles orquestraram o jogo atrás, C. Ronaldo jogou atrás dos pontas-de-lança, Simão (direita) e Nani (esquerda) abriram o jogo nas alas. Bruno Alves teve um afundanço formidável praticamente na última jogada do desafio.

9 comentários:

  1. Teve de ser o Porto a salvar o mito de Queiroz como salvou o mito de Scolari durante anos.
    Contra a modestíssima Albânia, uma exibição de meter medo ao susto. Não há uma equipa tipo encontrada, a convocatória oscila muito, aliás oscila demasiado. O Eduardo prova aquilo que já penso dele há muito, ou seja é um guarda-redes mediano, bom para o clube onde está, mas insuficiente para a selecção. O C.Ronaldo fez uma exibição inenarrável de tão inútil e inconsequente. O regresso do Boa Morte à titularidade dá-me vontade de rir às gargalhadas, não fosse este um assunto tão sério.
    E assim Portugal está à beira de perder uma das melhores (talvez a melhor) gerações de jogadores. Primeiro foi com Scolari em que perdemos uma oportunidade de ouro para ganharmos alguma coisa, em 2004. Agora é Carlos Queiroz que após nunca ter sido campeão com o Sporting e de ter falhado rotundamente com o Real Madrid teve a sorte de arranjar um bom lugar no United, onde pode até ter tido um papel importante, mas não tão importante como algumas pessoas cá quiseram fazer parecer. É ver o Manchester esta época que venceu a supertaça inglesa, a taça da liga, o mundial de clubes e a premier league, tendo chegado à final da champions.
    É triste, mas o provincianismo das pessoas da FPF, que não é mais que o reflexo do pensamento da grande maioria dos portugueses e com a mania que o técnico teria de ser português, ou pelo menos teria de falar português, fez com não se investisse num treinador a sério. Continuo na minha até me provarem o contrário, para mim só há dois treinadores portugueses com capacidade e autoridade para orientar a selecção: Mourinho e Jesualdo. Nenhum deles é possível neste momento.

    ResponderEliminar
  2. "Teve de ser o Porto a salvar o mito de Queiroz como salvou o mito de Scolari durante anos".

    Duarte Pernes, é ainda muito cedo e muito forçado pôr-se em causa o Carlos Queiroz. Mas há quem insista no incomparável face-a-face com Scolari e só por aí há uma desonestidade intelectual gritante que inviabiliza os contadores de semelhanças e/ou diferenças.

    O tempo é outro, CQ não desperdiçou nenhuma equipa-maravilha porque nem sequer ainda a teve. Como não teve 18 meses e 18 jogos de preparação...

    A equipa e geração fantásticas que estás a imaginar, e muitos partilham, carece de outra capacidade de observação. Não há dois jogadores em forma, dos mais brilhantes, ao mesmo tempo. À parte o jogão excepcional com a Dinamarca, que teve uma derrota do catano, CQ não teve Deco e CR7 no seu melhor, junto, para além de se debater com os problemas de fundo da selecção e que ele, quando estava fora, já denunciara: baliza, lat.-esq. e avançado-centro.

    Só por estas dificuldades as pessoas deviam rezar para Portual chegar ao Mundial, porque não há a matéria-prima nem a prima sequer que muitos julgam ter.

    Lamento, mas para o peditório contra CQ e a selecção desta vez não dou. O percurso com Scolari nem pode ser comparável. E para ele sobreviver à 1ª competição em que entrou teve de marcar golos à beirinha do fim (Postiga contra a Inglaterra, de cabeça no meio dos centrais) e ver alguns safos da baliza de Ricardo (contra a Espanha, na fase de grupos).

    A selecção jogou pouco na Albânia, é verdade, mas o adversário parecia o Trofense a jogar no Dragão e o relvado era mau para quem devia trocá-lo melhor. Depois do 1-0, depois de um penálti por marcar sobre CR7 que foi massacrado por faltas e praticamente mal tinha treinador com "toques" (haja quem saiba ver que os jogadores não são máquinas), sofrer aquele golo era o pior possível que pudesse imaginar-se, com asneira de Pepe a ver fugir o homem que cruzou e a baixa estatura de Duda que Gonçalo Brandão podia ter compensado se tivesse entrado de novo como titular depois de ter estado bem com a Suécia.

    Portugal teve uma ponta de sorte, pode ser que seja como o Porto teve em Kiev a marcar no fim. E depois tudo pode encarreirar melhor, na nova época, se os grandes jogadores, mas poucos que restam, estiverem ao seu nível. E a falta destes tem sido o calcanhar de Aquiles.

    ResponderEliminar
  3. Isto de ter sido o Porto a salvar a seleção tem que se lhe diga...
    Afinal... Todos nos admitimos a pessima exibiçao da equipa.
    E sejamos claros estavam 8 jogadores em 11 "associados" ao Porto.
    Os que estão no clube: Bruno Alves, Meireles.
    Os que foram do clube: Bosingwa, Carvalho,Pepe, Deco, Hugo Almeida.
    E o Duda que por diversas vezes afirmou ser portista e que já esteve a um passo do clube.
    Só o cepo do guarda-redes, o Boa Morte e o "melhor" do Mundo EM TITULO não era "associados" ao Porto.

    O melhor do mundo não sei, mas o melhor jogador portugues da actualidade é mesmo o Bruno Alves.

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís, está certo, concordo que o Scolari teve condições que o Queiroz não teve, algumas delas tu apontaste e bem. Concordo também que poucos são os jogadores que estão em forma. Mesmo assim isso não desculpa tudo. Não desculpa uma exibição paupérrima por duas vezes com a Albânia. E se é certo que estes jogadores não formam um conjunto capaz de ombrear com selecções como o Brasil, Argentina, Itália, Holanda ou Espanha, deveriam ser capazes de o fazer com equipas como a Dinamarca e Suécia que são de um nível mediano.
    Não considero que o C.Ronaldo esteja assim tão mau que não chegue para estes dois, isto a juntar ao Meireles, Bruno Alves, Bosingwa, João Moutinho e até Hugo Almeida e Simão. Com este núcleo era obrigação estar pelo menos no segundo lugar.

    ResponderEliminar
  5. "Mesmo assim isso não desculpa tudo".

    Pois, mas desculpa alguma coisa. O CR7 não tem estado bem, inventou foi aquele golo no Dragão e safou a época do M. United e a sua própria reputação. Porque na final nem United nem CR7...

    Desculpa, mas se Dinamarca e Suécia são de um nível mediano, que pior grupo de qualificação teve Scolari na sua gerência?

    Contas com Simão? Não vês que CQ quer fazer de HA o avançado-centro para o futuro? Porque não tem Pauleta, dá pouca importância a Postiga e sabemos, os portistas, que há razões para tal. Tem de inventar um lateral-esquerdo, arranjar um trinco que não é muito dotado tecnicamente.

    A Selecção está muito longe de ser a equipa que Scolari montou, ele sim, com o que de melhor Portugal alguma vez reuniu. Os adeptos continuam iludidos e a "verem" uma equipa que não ganhou nada quando esteve no seu auge absoluto equipa essa que já não existe e para a qual Scolari não garantiu renovação ou se tentou fazê-la foi timidamente, no último ano, como aqui fui dando conta.

    Não é AGORA que se deve "olhar" para a Selecção. AGORA aparecem os que lhe descobrem as maleitas que antes não detectaram e em que os resultados, para alguns ceguinhos, ocultaram muita coisa sem Portugal ter alguma vez ganho um título.

    Mas Portugal vinha a perder muitas coisas, a montante, e a piorar em cada qualificação: lembro que foi 2º em 2004, 4º em 2006 e 8º em 2008. Nos primeiros casos teve mais sorte que jogo e no últimos o declínio era evidente e a qualificação podia ter sido perdida no Dragão, com a "grande" Finlândia, no... último minuto (cabeceamento ao lado de um finlandês).

    As pessoas têm a memória curta e no futebol até parece que não a têm, de todo. Para não dizer pior.

    É evidente que a selecção tem passado momentos difíceis, mas podia ter ganho à Suécia no Porto, ainda que a Suécia pudesse ter ganho em casa. Mas, se assim fosse, dava 3 pontos por vitória e acabaram por somar dois pelos empates...

    Não há, agora, condições para se jogar melhor. Tem que ser tudo quase inventado. Espero que a nova época traga uma aragem nova, com jogadores frescos e bons mesmo e que a sorte da Dinamarca acabe. Pode ser que ainda fiquemos em 1º lugar.

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais como já aqui disse acho que o CQ foi uma boa escolha e acho que pode ser um bom seleccionador.

    Comparar esta selecção com a de escolari é desonesto intelectualmente, porque como já disse o zé luis não temos GR, lateral esquerdo, ponta de lança, e acrescento trinco e capitão(e aqui ainda é mais grave porque se deu a braçadeira ao CR7 que quanto a mim o condiciona. Mas principalmente porque tinhamos uma equipa com um meio campo com 2 anos de rotina no FCP e isso é uma vantagem muito grande.
    E depois a bola bater no poste e entrar ou não entrar define a competencia dos treinadores. Se nos lembrar-mos na coreia somos eliminados com o nuno gomes a falhar um golo dentro da area e sergio conceição a mandar ao Poste sendo que 1 golo nos dava o apuramento. em 2004 num jogo muito dificil contra a espanha o mesmo nuno gomes marca um golaço de fora da area que vale o apuramento depois da patetice que foi o primeiro jogo contra a grecia, e com esse golo nasce o mito escolari.


    Falando da actualidade, obviamente que não estamos a jogar nada ou 0 se preferirem, ha muito trabalho pela frente e esperar que jogadores como deco, carvalho, Quaresma, tiago pinto(não é um craque mas quem sabe não pode ser uma boa oopção)na proxima epoca joguem regularmente, e que Liedson jogue por Portugal porque não é com o hugo almeida que lá vamos.

    Uma coisa que não gostei foi a desorientação de CQ que está claramente muito nervoso, e com um discurso que denota isso mesmo.

    Bruno alves devia ser o capitão da selecção mas lisboa não perdoava, é pena.

    Não acredito que cheguemos ao primeiro lugar, mas acredito que vamos conseguir o 2 lugar, e discutir no play off o apuramento.

    ResponderEliminar
  7. Se tivemos de aguentar com as scolaradas durante mais de 5 anos, não sei porque com tão pouco tempo estamos à beira de crucificar o CQ, é certo que ainda não conseguiu ser equilibrado nas escolhas e esta do Boa Morte é realmente um tiro no pé, se bem que o Simão continue a mostrar coisa nenhuma. Valha a verdade que o grupo em si também não tem demonstrado uma atitude firme e de sacrifício. Como diz o Zé Luís talvez tenha sido este o grito de revolta que ainda nos poderá levar à África do Sul, à imagem do Porto em Kiev, o renascer depois de tanta tormenta, porque valha a verdade que Queirós tem tido muito galo. Sofri muito no Sábado passado, ia-me passando com aquela espécie de jogo de futebol, com os Albaneses caídos e a queimarem tempo, irritante, frustrante e de pôr os cabelos em pé. Acreditei até ao fim e dei um grito "à Porto" com que costumo brindar a minha vizinhança principalmente nestes últimos 4 anos. Eu acredito que vamos lá, ainda vamos ser recompensados daquele galo com a Dinamarca, numa das melhores exibições que já vi da nossa selecção.

    ResponderEliminar
  8. Como se sabe o Toulouse está interessado em Paulo Machado que no Saint-Etienne fez uma epoca interessante sendo classificado pelo LÉquipe o 3ºjogador mais interessante do clube.Ora o Toulouse tem nos seus quadros o Gignac de 23 anos,avançado que marcou esta epoca 24 golos e penso ser um substituto ideal do Lisandro,caso este seja,e para mim,não devia ser vendido.Este Gignac poderia,eventualmente, fazer esquecer,Lisandro!Perguntem ao Paulo Machado.Só não sei qual o valor do passe,que é o que decide.

    Bastou ter sido publicado este comentário,ontem,aqui no Portistas de Bancada,para a Bola vir aqui retirar "informação"..afinal leiem-nos!

    ResponderEliminar
  9. Piada, muita piada tem esse jornaleco vermelho, desde que esse pseudoadvogado, expert da treta e antigo (medíocre) guarda redes frustrado josé manuel delgado. costuma dizer uns disparates na nas páginas finais da bola, onde jamais consegue fazer um elogio ao FCP, ainda se esforça para dar mérito a jesualdo a algum jogador mas nunca ao FCP e ao seu presidente. Foi este senhor, amigo de platini que orquestrou a fatídica história da presença na champions, este sr. odeia o FCP somente porque ganha em vez do seu benfiquinha.

    ResponderEliminar