13 julho 2011

Chegou a mostarda ao nariz...

Certas vitórias em jogos de preparação costumam espelhar as capas dos pasquins. Quando não há, há manobras de diversão e jogadores que já estavam dado como certos continuam a ser próximo de dados como certos e até se especula sobre outros noutros palcos para poderem vir a ser manchete se escolherem o clube certo.

 Um até diz que outro está no caminho certo, denunciando o rasto do que importa a manada seguir, não vá o rebanho tresmalhar-se.

E nos pasquins lisbonenses nem se dá conta de novo empancamento da máquina trituradora, outra vez com um clube recém-promovido: depois do Servette, agora o Dijon, terra de boa fama pelo picante que produz...





Entretanto, a fase do encobrimento tem uma variante em O Jogo: o Benfica pode ter perdido, mas os novos, seja lá o que isso for, também mostram o caminho, o valor, a aposta, seja lá o que isso for.

Mas O Jogo tem o picante de Pinto da Costa falar de André Villas-Boas, sem algo de notável e uma ficção que não traduz a realidade: se AVB sofresse com o fantasma de Mourinho, o último clube para onde iria seria o Chelsea, precisamente onde Mourinho, virado para o estrangeiro, provou poder vencer para além das Antas.

Há outro tipo de encobrimento, vislumbrando-se, porém, um ressentimento que era suposto o presidente do FC Porto mascarar com a rapidez da alternativa made in Dragão logo concluída com a promoção, inédita, de um adjunto, uma aposta arriscada mas assumida sem rebuços como sinal da confiança existente no FC Porto.

Se AVB disse aquilo que Pinto da Costa diz que terá dito, é algo normal e um raciocínio lógico num treinador de futebol: nenhum treinador está a salvo do despedimento, tal como qualquer um está a pontos de mudar de clube por ambição desportiva ou tentação financeira. Também estas declarações valem o que valem, mas revelam, acima de tudo, que ficou cicatriz no presidente portista. Este, porém, não está a salvo de outros imponderáveis do futebol, mais do que os humores de técnicos que tanto parecem portistas desde pequeninos como transfugas em mercados onde valores mais altos se levantam. E é tanto crível que AVB tivesse receio de ser mal sucedido, como o contrário e a razão da sua saída ser outra. As libras, de facto, "ajudaram", mas isso é das coisas que Pinto da Costa "acha". E não achou, então, que garantiria o treinador mesmo que levasse quatro ou cinco do Barça e a Champions corresse mal? Pois, então o treinador pode achar o que quiser... e AVB foi embora, ganhar cinco vezes mais que é bem melhor do que poder levar cinco do Barcelona.

O que se "acha" vale tanto como os craques anunciados na Luz e sempre confirmados como certos a cada dia que passa. Mesmo que um Drenthe qualquer, como muitos outros antes, tenha recusado liminarmente a simples hipótese de jogar no Benfica. E isto diz muito mais do que os louvaminhas podem desenhar nas capas.

O que disse Pinto da Costa?
"Villas-Boas teve medo do fantasma de José Mourinho". 
"Disse que 'quase tinha a certeza' de que ele ficaria e nesse quase cabem muitas libras".
"Já tinha o plano B antes de ele se demitir. Aliás, se calhar ele ainda tinha dúvidas que ia sair, e eu já tinha o Vítor Pereira de prevenção".
"Isso ajudou, mas acho que o que Villas-boas teve foi algum receio".
"Disse-lhe que em condições normais, aos 33 anos devia estar a treinar a Académica ou a Naval para aos 40 estar num grande, que aos 33 anos já tinha ganho no FC Porto e ia ter muitas oportunidades de ganhar mais. E ele respondeu: 'isso é muito bonito, mas se levar três ou quatro do Barcelona e se me correr mal a Champions já ninguém me quer'... Ele tem um complexo e está sempre a pensar no fantasma do Mourinho. Como o Mourinho ganhou a UEFA e a Champions, ele não quis continuar porque teve medo de não ganhar o mesmo."
"Se fosse pai dele, dizia-lhe o que lhe disse como presidente e amigo: que devia ficar mais um ano no FC Porto. Lembrei que o Mourinho levou cinco do Barcelona e não foi por isso que deixou de ser o melhor treinador do mundo. No futebol, quando se pensa num grande clube europeu, a bitola não é o Chelsea, é o Real Madrid, o Barcelona ou o Manchester."
"mas ele teve medo das comparações com o Mourinho e foi-se embora". in O Jogo (negritos meus)


Esta de se achar que Pinto da Costa coloca o Chelsea fora da bitola de um "grande clube europeu" foi algo de que nem Mourinho, porém, se lembrou em 2004, quando ainda nem era nada como clube além de semifinalista da Champions desse ano com um esbanjador russo à altura quase desconhecido apesar de muito rico e com fortuna suspeita...

Já quanto aos Cincazero do Barça não beliscarem Mourinho, Menotti "acha" que isso "matou Mourinho" como treinador.

E, claro, cada um acha o que quer. Desde que a mostarda nos chegue ao nariz. Ou se possa mascarar o cheiro e o sabor fortes da de Dijon - que não é para todo o paladar, posso assegurar - com águ(i)as de rosa e elixires vários para melhor viver.

16 comentários:

  1. O cinco a zero do Barça ao Mourinho tirou-lhe a aura de invencível...Todos perceberam que Mourinho é perfeitamente legível e ultrapassável, do que até então se duvidava bastante...Mas se for verdade que o André teve medo de falhar no Porto, apenas revela muita imaturidade, que o sucesso recente foi surpreendente até para ele próprio, algo com que não contava de todo, foi arrastado e ultrapassado pelas circunstâncias, pelo Clube e pela equipa nos seus resultados, e inseguro, teve receio de não ter pedalada para os continuar a acompanhar...Só que em Londres vai ter que fazer o mesmo, isto é vai ter de superar-se.
    Bem sei que está longe, mas se falhar rotundamente em Londres, o Porto não vai poder servir como serviria, para carpir as suas mágoas, se as coisas tivessem sido feitas de uma forma diferente.

    ResponderEliminar
  2. Boas Zé Luís.
    O que vem do pasquim da queimada é treta em 90% dos casos em relação ao FCP, de modos que, quem publica em 1ª página que Falcao bisou contra a "venezuela", quando foi contra a bolívia, enfim...

    Já o rascord, como a bolha, trazem novos reforços na capa ao invés da derrota vergonhosa de ontem, nada que já não estejamos acostumados.


    Imagine voce que em alguns blogs lampiões, já falam mal da bolha. Do rascord já falam há muito tempo, porque dizem que faz "propaganda" do...FCP EH EH EH
    Estão mesmo completamente desnorteados.

    De resto, libras boas fez bem, garantiu a reforma antecipada, porque se ganhar, fica bem na foto, se for demitido, sai milionário da mesma forma que Scolari.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. meireles, essa teoria do "medo" é treta, pois a ser triturado" se correr mal será muito pior em Londres do que no Porto. O Chelsea adquiriu um estatuto no futebol actual que é imenso, tem dimensão mundial e AVB arrisca mais agora do que Mourinho quando foi para lá.

    E o estatuto do clube e a ambição que tem dão uma responsabilidade acrescida a AVB, muito maior do que a suposta responsabilidade de conseguir repetir o feito de Mourinho que, em boa verdade, ninguém lho exigiria, porque ao FC Porto não é exigido ganhar a Champions, ao contrário da UEFA que o FCP e AVB assumiram desde o início da época e eu também não fiz, desde sempre, a coisa por menos.

    Há um sentido de proporção que ainda não é assimilado pela maioria das pessoas e confunde-se muita coisa ao ponto de se entrar pela comparação com Mourinho. O que é inviável, por tudo e mais alguma coisa.

    De resto, como rbn relembra, AVB pode ficar reformado como Scolari e assim antecipa o fim de uma carreira que previa apenas 15 anos de longevidade. Quem me dera... Mas AVB quer ganhar, tem estaleca para isso e um desafio muito mais difícil pela frente, pois a Liga inglesa tem nomes de alto nível e a Champions é praticamente inacessível a todos, à excepção do Barcelona.

    Quanto ao "medo" face ao Barça, tanto poderia ocorrer no Porto como no Chelsea e aqui AVB corre mais riscos de perder do que se o fizesse pelo Porto, pois uma derrota seria considerada normal com o Porto.

    Esta é uma conversa da treta, quanto a mim.

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis, não concordo com o "imenso" na adjectivação do estatuto do Chelsea... a menos que se esteja a medir o mesmo pelos cifrões.
    Ainda recentemente neste blog se falou nas melhores equipas de sempre e não me recordo do Chelsea entrar sequer nessas contas, mesmo com 2 titulos nacionais inéditos em 50 anos.

    Concordando ou não com a conversa de PC acho que esta frase é indesmentivel: "No futebol, quando se pensa num grande clube europeu, a bitola não é o Chelsea, é o Real Madrid, o Barcelona ou o Manchester."

    Quanto ao resto, tambem já me ocorreu que AVB vive a pensar em Mourinho, não com medo de não conseguir igualar uma champions no Porto, mas em seguir as pisadas dele, passo a passo, na obsessão de o ultrapassar... Os recorrentes elogios feitos a Mourinho como o "melhor de todos os tempos" e a afirmação de PC de que lhe desejava sorte sempre menos contra o Porto e que "empatasse com Mourinho", dizem bem disso.

    ResponderEliminar
  5. E por falar em conversa da treta o que achar da afirmação de AVB quando disse que o Porto acompanhava a oferta do Chelsea??

    ResponderEliminar
  6. Boas

    também não gostei das declarações do presidente quer quanto ao AVB quer quanto a Hulk.

    No que diz respeito ao treinador, ficou-lhe mal ter revelado as conversas que teve com AVB. Foi indelicado no mínimo e só mostrou que, como maior parte dos adeptos, ficou bastante ressentido e magoado. “um murro no estômago” como está na moda. Nesta entrevista deu o flanco. Como líder não pode, ou melhor não deve. Mesmo assim não belisca a minha admiração pelo presidente que temos. Só provou que é humano e tal como maior parte dos adeptos ficou bastante magoado no entanto deveria ter desdramatrizado a situação como o fez aquando da apresentação de Vítor Pereira.

    Quanto às razões que levaram à de AVB saída, acho que são obvias. O primeiro ano no FCP foi perfeito e talvez fácil de mais o que o levou a procurar novos desafios. As libras ajudaram. Com certeza.

    Sou de opinião de que as dores de parto da separação de Mourinho foram bastante fortes para os dois. Mourinho já o provou com declarações do tipo "ganhar no Porto é fácil" e quando desejou sorte ao Braga na Liga Europa. AVB sempre se quis distanciar de Mourinho, mas apesar das suas declarações (chamou-lhe predestinado, por exemplo) penso que o seu grande objectivo é mesmo ultrapassar o Special One. Para isso nada melhor do que ser campeão europeu no Chelsea. Mais do que o desejado, pela maioria, Porto-Chelsea, anseio um Madrid – Chelsea.

    Regressando ao presidente sou de opinião de que não pode afirmar que apenas Hulk é insubstituível mesmo que assim pense ou que seja verdade. Concordo que no actual plantel do Porto será o mais difícil de substituir mas o presidente não pode nem deve colocar um jogador acima dos outros.

    Concluindo, um dia não para o presidente, como qualquer mortal tem.

    Abraços

    PS: eu sei que é noticia de A Bola, mas um defesa esquerdo por cerca de 10 M€ é muito e não é necessariamente uma prioridade.

    ResponderEliminar
  7. Mas no Chelsea, é indiscutível, terá mais opções que no Porto, terá um plantel mais rico, com opções teoricamente mais possantes e isso deve transmitir-lhe alguma confiança, para além de que o poderio financeiro do Chelsea também se faz sentir em campo, as arbitragens e as forças dirigentes, moldam-se mais às equipas poderosas e têm tendência para esquecer alguns dos mais frágeis em muitas das suas análises.Isso tem poder e confere poder a quem pretende ganhar a nível Internacional.O Porto tem tido a capacidade de furar estas gerais tendências mas ao fazê-lo, ainda que de vez em quando, mexe logo com as consciências mais sensíveis, vejam os discursos do messieur Platini, etc...

    ResponderEliminar
  8. ZL o £ibras boas teve medo que na próxima época, não lhe oferecerem uma proposta igual, faltou-lhe coj..., a cenoura que faz mover este carrot é mesmo o pilim.


    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  9. Meu Caro Zé Luís,estou em desacordo quando afirmas que é normal o Porto perder com o Barcelona,não pode ser normal o Porto perder com o Barcelona nem com outro clube!
    AVB foi para o Chelsea para ser campeão europeu objectivo que Mourinho não conseguiu,lá está o fantasma Mourinho:)E não é de todo impossivel que ao Chelsea se siga o Inter.Na minha modesta opinião AVB devia treinar o Barcelona pois a seguir ao nosso Porto é o Clube que melhor lhe ficava.Mas ao contrário do que muitos afirmam o Barcelona está reservado para Mourinho e não venham dizer que tal é impossivel...
    Fica desde já a questão ganhando nôs a Liga dos Campeões Vitor Pereira é melhor que AVB?
    Saudações Portistas!
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar
  10. Estas afirmações não são o conversa da treta mas o Presidente a lançar veneno!:)
    Saudações Portistas!
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar
  11. Caríssimos amigos,

    concordo com todos, estamos na mesma onda, percebemos a razão de ser desta coisa, custou-nos muitos, como ao presidente, perder AVB, mas não vale a pena falar do passado, por mais brilhante que seja, resta olhar o futuro.

    Parole, parole, parole, enquanto a bola não rola a sério é assim.


    Ainda bem que não toquei no assunto do Hulk, porque não há insubstituíveis e PdC sempre disse isso de todos os grandes jogadores que passaram pelo FCP. De resto, mesmo para o futuro e a forte hipótese de ele sair, lá terá de se arranjar uma solução.

    Isto é mesmo conversa de chacha, adianta pouco à causa, nem AVB fica diminuído nem o FC Porto empobrecido, bem pelo contrário como bem afirmei logo que ele saiu e que era mais um louvor ao FCP capaz de transferir e fazer-se pagar por treinadores de topo.

    AVB não vai do Chelsea para o Inter, Mourinho nunca irá para o Barça e isso é mais conversa da treta, o que for há-de soar e depois vê-se, ninguém pode garantir nada no futuro, devemos concentrar a atenção toda na nossa equipa, valorizar o que temos e seguir em frente, com mais vitórias para conquistar.

    Mais nada.

    p.s. (salvo seja), ainda bem que não subiu a mostarda ao nariz de ninguém por causa de mais uma derrota, o que importa é encher as capas de reforços, depois vê-se...

    ResponderEliminar
  12. http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1502702

    É fresco este artista, é, a juntar aos que já lá estão do meio-campo, é melhor reformular as caneleiras...

    ResponderEliminar
  13. Mas sim, claro que o factor determinante foi o financeiro.
    Com este contrato o Vilas Boas garantiu que daqui por três/cinco anos -depende dos objectivos conseguidos- pode mandar bugiar o Futebol.No Porto demoraria mais, para além de poder sair danificado se as corressem muito mal, o que não é de todo provável, porque o Porto a nível interno está -parece estar- muito bem preparado...Vilas Boas jogou cinicamente, apenas viu os seus objectivos e eles eram claros na sua mente, aqui -Porto- posso ter que fazer coisas diferentes daqui por 10 anos, ali -Chelsea- daqui por três anos reformo-me principescamente...

    ResponderEliminar
  14. "No futebol, quando se pensa num grande clube europeu, a bitola não é o Chelsea, é o Real Madrid, o Barcelona ou o Manchester."

    Isto já foi dito várias vezes, mas parece-me que o PC disse "Barcelona, Manchester ou Bayern de Munique"

    A César o que é de César!

    ResponderEliminar
  15. Já saiu a novidade: -A renovação do contrato do Falcao.
    -Até 2015 e com nova cláusula de rescisão! Acho que Radamel deu uma lição de ombridade insuperável...

    ResponderEliminar
  16. Não me parece que o AVB tenha saído por cobardia ou pelo factor Mourinho.

    Saiu por gestão de carreira e por ser um tipo frio, calculista, determinado e carreirista.

    Se o PdC pensa mesmo que foi o factor Mourinho que pesou pouco importa. O que me parece verdadeiramente genial na frase é ter colado ao AVB um rótulo que dificilmente vai sair.

    Dito por quem disse "O complexo Mourinho" ficará colado a AVB por muitos e bons anos. Até o de ser cobarde vai custar a sair quanto mais esta.

    Já circula por essa Europa fora. Não interessa se é verdade. Importa que é pegajoso.
    DrGero

    ResponderEliminar