26 setembro 2011

O cretino deixou o egocêntrico sair da casca

Jorge Jesus continua a dar uma de alarve e com alarde. Julga-se o mestre das tácticas e espera aplausos à sua volta. Que não se ouvem, mas a Imprensa do regime cobriu o empate do Benfica com a maior glória.

Mas bate no ponto de que ele é que salvou o Benfica da derrota. E festeja o empate como uma vitória, por alguma razão certamente. Por muito mais o Feirense lamentou o seu ponto e acreditou que podia ter vencido o FC Porto.

Enumera os jogadores de características ofensivas com que acabou: Cardozo, Saviola, Gaitan, Bruno César e Axel. São cinco. Como trocou Nolito por Bruno César e Aimar por Saviola, manteve os cinco homens de características ofensivas do início, aquele 11 vocacionado para atacar mas que, sabe-se lá porquê, não só não atacou na 1ª parte como correu o risco sério de perder por dois ou três ao intervalo e a coisa acabava ali.

O FC Porto perdoou, o Benfica safou-se sem saber ler nem escrever. O jogo não teve história, para lá de dois ou três lapsos defensivos portistas que renderam dois golos, inesperados, e uma bola de Cardozo, isolado, nas pernas de Helton. Tudo saído do nada, que foi em geral o jogo benfiquista. O 1-1 de todo improvável, com perda de bola de Hulk na lateral sem perseguir o adversário que o desarmou, instalando-se o Benfica junto à área quando o Porto ia sair a jogar. Asneira do Hulk. O 2-2 é ainda mais difícil de descrever, tal o lance fortuito essencialmente saído do passe de costas e largo de Saviola para Gaitan, que correu, o passe, ainda melhor do que o remate final.

O Benfica respirou de alívio porque a sua vocação ofensiva esteve sempre condicionada. Nunca deu ideia de pegar no jogo, muito menos de ganhá-lo. Saiu-lhe a sorte grande, na 1ª parte por não ficar irremediavelmente perdido no resultado e na 2ª parte com dois golos caídos do nada. Nunca em momento algum do jogo se viu futebol do Benfica para justificar um empate, quanto mais consegui-lo duas vezes.

Agora, o facto de trocar Kléber por Belluschi, para o mestre das tácticas, é defender o resultado. Que faria se tivesse entrado Defour... Mas, na verdade, no delírio patético e irrealista debaixo dos cabelos brancos desalinhados aparentando um falso chefe de orquestra, Jesus não viu a substituição de que fala. Guarín, admite-se que cansado porque foi o médio mais esforçado, saiu para entrar Belluschi e depois Kléber, tocado, por Rodriguez, passando Hulk para o meio.

Pelas contas do cretino, o FC Porto até ganhou um médio mais ofensivo do que Guarín e ganhou mais gente para atacar. Acontece que as substituições não resultaram. A estratégia passou a ser outra, mas Belluschi não deu a classe esperada ao jogo e Hulk, igualmente cansado, perdeu a noção da bola, do espaço e do passe, desaparecendo do jogo. Kléber ter-se-á lesionado naquele esticão sobre Artur Moraes que lhe valeu o amarelo, porque foi assim em esforço constante que o FC Porto foi superior ao Benfica em três quartos do tempo de jogo.

Qual foi o toque de Midas do génio da Luz? Primeiro, com meia equipa de ataque, ninguém saiu dos blocos de partida e o futebol do Benfica foi mais do que conservador, uma nulidade. Depois, sem saber o que fazer do sorridente Aimar, quais vacas sorridentes vistas por Cavaco nos Açores, lá meteu a muleta Saviola junto a Cardozo, o que é mais habitual. Nolito, perigoso a jogar junto a Cardozo, foi desterrado para a faixa esquerda e mal chegou à área. Jesus esvaziou o factor-surpresa deste reforço que causou estragos, pela sua movimentação, nos primeiros jogos. Nolito passou de segundo ponta-de-lança a médio-ala-extremo com boa vontade, sem resultado visível.

Foi graças a Jorge Jesus que o Benfica se arriscou a levar mais três ao intervalo. Acreditando em milagres, o mestre das tácticas não se dá conta da sorte que bafejou o Benfica, que não mereceu o ponto que o Feirense, por exemplo, mais justificou ante o FC Porto.

O Benfica entrou com uma ideia no papel e o receio de levar uma abada se abrisse muito. Acabou pontuado com alguma quebra física de jogadores condicionados no FC Porto - que o seu treinador tinha obrigação de avaliar e antecipar, o erro que lhe aponto, mas não o de trair o seu ideal de jogo mesmo quando a tentação poderia ser forte para defender. E, fanfarrão e pateta, julga-se o maior do mundo. Qual passe de mágica de Saviola, qual tiro certeiro de Gaitan? Se não for Jesus, o que será do Benfica?

Egocêntrico, chamou-lhe Vítor Pereira. O cretino acusou o toque, o fanfarrão saiu a reboque e o escroque mostrou o que é, sem saber ler nem falar. Um idiota a quem os resultadistas que seguem o futebol indígena prestam, algo envergonhados, vassalagem.

15 comentários:

  1. "Kléber ter-se-á lesionado naquele esticão sobre Artur Moraes que lhe valeu o amarelo, porque foi assim em esforço constante que o FC Porto foi superior ao Benfica em três quartos do tempo de jogo. "
    E a mostrar também a estupidez dos jogadores do FCP neste jogo... Que parvoíce de entrada.
    Salve, Zé Luís, que me mostras que não sou doido com as minhas opiniões futebolísticas. Já andava a pensar se mais alguém tinha visto o mesmo slb que eu.

    ResponderEliminar
  2. Para ser justo, ainda antes de escrever o meu comentário pós-jogo que remeti para a uma da manhã, já i meireles escrevia aqui que o Benfica não jogara nadinha.

    Da minha parte, que amiúde realço pontos negativos das vitórias do FC Porto, nunca fui influenciado nem por resultados - o resultadismo que cega tanta gente idiota - e muito menos por terceiros. Acho o que acho e sou coerente do princípio ao fim. Dispenso-me de longas análises tácticas, que qualquer um pode fazer mediante um ponto de partida, um lance, uma óptica particular, uma incidência fortuita ou o que seja. Mas posso comentar o que outros comentam, por isso descrevi algo mais após o empate com o Feirense mesmo sem ter os dados da lesão de Sapunaru que fez entrar Djalma e não Walter, como disse o VP.

    ResponderEliminar
  3. não podia estar mais de acordo com esta analise.
    aproveito para acrescentar que quando o vp começa a mexer na equipa estava a ganhar e nem que metesse 3 defesas (o que não fez)não estaria a jogar para o pontinho mas sim a segurar os 3.
    mas isto é pedir demasiada compreensão às papoilas saltitantes

    força porto

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís :



    ..."O FC Porto perdoou, o Benfica safou-se sem saber ler nem escrever"...


    Será que mais ninguém vê isso ?


    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. O Benfica não joga nadinha e marca dois ao grande FCP? Mas que raio de equipa é esta que leva dois de outra que não joga nadinha?
    Para além dos golos, Artur faz duas defesas difíceis, Helton, uma. Onde está a grande avalanche azul e branca? Depois há um remate do Guarin e outro do Gaitan. Não vi mais nada... Mas enfim.
    Escroque, egocêntrico, cretino? Não será antes uma grande azia? como é possível que uma equipa que deu cinco há 11 meses, que ganhou na Luz duas vezes há menos de 5 meses não seja capaz de ganhar agora? Não será pelo facto de ter de jogar contra 11? porque contra nove, sempre consegue marca um golo... lá isso é verdade... Enfim, aquela "equipinha" que empatou com o Manchester United (que dizem que jogou com as reservas - é só ver que 7 dos onze titulares jogaram a final das Champions com o Barça - mas isso o homem cá das estatísticas não foi ver e depois o cretino é o outro), jogou pior que o Feirense. O certo é que à 6 jornada já "perderam" 4 pontos e Vilas Boas, perdeu 6 em trinta jornadas.
    Os números não mentem. São egocêntricos, penso eu de que...

    ResponderEliminar
  6. Números não mentem, nem se repetem, não é por dar uma vez Cincazero que se dá trinta v ezes Cincazero.

    O Benfica, há 35 anos, tinha uma superioridade esmagadora sobre o FC Porto em títulos.

    Hoje, o FC Porto tem mais títulos.

    O Benfica ganhava muito mais vezes ao FC Porto, hoje é o inverso.

    Há 35 anos, o Porto ganhar ao Benfica era salvar a época.

    Hoje, o Benfica empata e parece que ganhou o campeonato.

    Isto não são só números, mas avaliações do que foi e do que é.

    A nós custa perder 2 pontos neste jogo com o Benfica, pois tivemos tudo na mão.

    Não me custou nadinha perder 2 pontos com o Feirense, que acho que fez mais por merecê-los, repito, do que o Benfica.

    É só o que nos transmite os jogos.

    A azia deixo para quem vem atrás. Ou fica contente também com a classificação do Rascord...

    ResponderEliminar
  7. Mas o que está em causa é a leitura do Jasus. Deturpada por imbecilidade pura, está nos genes.

    ResponderEliminar
  8. O Manchester está à vossa espera...Aqui jogou a pensar no Chelsea, diziam eles que iriam ter de seguida um jogo importante...Se isto não é desprezo o que é desprezo?
    Mas o que está em causa é que há equipas com muita sorte, e o Benfica é uma delas, ou joga com equipas que ninguém conhece, ou se joga com equipas fortes elas vêm cá fazer turismo, até parece que combinam os resultados...O que nem me admira, porque isto de criar receitas tem o seu porquê de admissível...Se o Manchester arrumasse cá o Benfas, lá ninguém ia ver o jogo.Eles sabem que é preferível dar a noção que o Benfica ainda mete respeito quando a realidade hoje é bem diferente, o Eusébio tem oitenta anos...

    ResponderEliminar
  9. A equipa que há 11 meses deu cinco, há menos tempo perdeu por 2 em casa. Com os mesmos mecos.
    Desta vez, em jogo semelhante, foi 2-2. Até melhorou!

    ResponderEliminar
  10. Zé Luís, estive a rever o jogo de sexta e reitero o que disse, alguns jogadores do Porto facilitaram e eu aponto Jorge Fucile como o principal responsável neste aspecto...Para mim a partir deste momento o lugar de defesa direito seria de Sapunaru.
    Todas ou quase todas as jogadas perigosas surgiram pelo seu lado, isto pela forma pouco profissional com que abordou a maioria dos lances facilitando a vida aos seus mais directos opositores...Cardoso tentou agredi-lo é verdade, mas não pôde porque a sua posição e o cu do Fucile não deixaram e ele não tinha nenhuma necessidade de fazer aquele espectáculo, só por isso mereceu o amarelo...A equipa do Porto perdeu algum fulgor a partir da entrada do Belluschi, Rodriguez e Walter mas a culpa maior esteve atrás...O Benfica não desistiu mas quase, depois do empate o Jesus apenas quis segurar o resultado e a prova é que tirou o Cardoso metendo o Matic a três minutos do final...Os dois golos do Benfica foram facilitados, os avançados têm que ajudar nas tarefas defensivas em todos os momentos, não podem perder as bolas e deixar andar as coisas a partir daí...
    O Jorge de Sousa esteve ali para prejudicar o Porto, em seis ou sete faltas da nossa equipa meteu cinco amarelos na nossa equipa e mesmo a acabar uma jogada de livre à entrada da área do Benfica não deu em golo porque o Otamendi estava atento, ele -Sousa- deixou marcar a falta uns três ou quatro metros à frente...
    E o Jesus desentendeu-se com o Álvaro perto do fim porque o treinador do Benfas deu instruções claras e visíveis aos jogadores vermelhos para irem aos calcanhares dos portistas!
    Vejam bem as imagens, ele mostra ali bem claramente quais as intenções que tinha, não acredito que esteja a dar indicações para a partir dali os benfiquistas jogarem de calcanhar!
    Estava a mostrar de forma efusiva como deveriam anular o Álvaro e o Hulk.

    ResponderEliminar
  11. Depois do jogo ao vivo no Dragão, só ontem vi algumas imagens dos lances "polemicos" e os ultimos 25 minutos em reposição no Porto Canal.
    Em primeiro lugar não tenho duvidas que o Porto perdeu a vitória por culpa própria devido a alguma displicência e quebra fisica de alguns jogadores (Fucile no primeiro caso, Hulk e Alvaro no segundo) e opções do treinador que não correram bem.

    Apesar disto não há dúvidas da vergonhosa actuação do arbitro no capitulo disciplinar. É tão obvio que passa quase despercebido que se fosse ao contrario - o benfica ter 9 faltas com 6 amarelos e o Porto com 22 faltas e 4 amarelos (1 deles por protestos) - esta semana era o enterro do arbitro nos pasquins, nos programas de propaganda radiofónica e nos paineleiros das tv's... como se passou ao contrario, tá tudo normal, não há nada de estranho e o mestre da imbecilidade, perdão, da táctica até tem direito a primeira pagina com auto-louvores à sua brilhante actuação no jogo (só para dar mais razão ao VP quando falou do egocentrismo deste)!

    Mas quando um povo de parolos (gabrielvboas) continua em extase com um empate perante uma equipa que nos 5 jogos anteriores tinha marcado 21 golos mas que chegou ao jogo em causa e utilizou 3 (TRÊS) dos habituais titulares nos 5 jogos anteriores (e não na época anterior, que essa já lá vai); que tem 3 jogadores na sua equipa em que é raro o jogo que passa sem terem comportamentos violentos ou anti-desportivos mas que estranha o Porto não ganhar por jogar contra 11, apesar de nos citados ultimos 3 controntos directos, o Porto ter estado apenas por uma vez em superioridade numérica e foi a partir dos 66 minutos de um jogo que já ganhava por 3-0; quando tem a esperteza saloia de mandar indirectas ao actual treinador do Campeão usando o registo do antecessor deste como um grande feito, quando de certeza que a conversa sobre esse antecessor no passado era a mesma dos "só marcam contra 9", etc... o povo é quem mais ordena, e este povo faz o pais que temos: rasca, mesquinho, parolo, imbecil, levado na tanga e de tanga!

    Por isso, está tudo normal e "nos pasa nada", nós continuamos frustados com um empate que sabe a derrota, pois sabemos que podiamos e deviamos ter feito mais, e eles contentam-se com a vitória moral de ter empatado sem saber lêr nem escrever, sem nada terem visto de anormal nos lances mais disputados do jogo, excepto o teatro do Fucile, e vão alegremente rindo e cantando a sua grandeza saloia...

    PS.Meireles, já me tinham chamado atenção para essas tristes imagens do treinador do benfica a instruir os seus jogadores para irem às pernas, mas ontem vi realmente isso mesmo na TV e é mais uma situação incrivel que passa sem um único "aí" nas analises dos supostos entendidos da coisa! É vergonhoso.

    ResponderEliminar
  12. Do 'pós jogo' destaco essencialmente o que a meu ver é um branqueamento à arbitragem, uma deturpação do que efectivamente se passou em campo - nomeadamente a grande superioridade na 1º parte -; e uma critica descabida às opções de VP em que destaco a saída do Kleber, retratada como sendo uma opção técnica para 'defender' o resultado e não aquilo que realmente foi - uma saida a pedido do jogador, 30 min após o 2x1 e a 10 min do final, com a entrada de outro jogador de características ofensivas e mantendo o trio ofensivo que caracteriza o esquema do Porto.

    Para compor o ramalhete desta encenação o JJ vem dizer que foi mais ofensivo ??
    Alguém se lembrou de o informar quantos remates e cantos houve para cada lado ou simplemente não devemos ligar a um treinador que diz que Cardoso chegou ao final da partida e com isso mostra não saber sequer que substituições fez

    ResponderEliminar
  13. Meireles,
    onde é possivel rever o jogo na net ?

    ResponderEliminar
  14. O problema é que as pessoas comem tudo o que lhes põe à frente e até podem ter visto o jogo mas basta meter um comentadores e uns jornais a fazerem um retrato diferente da partida para acreditarem no que estão a ler e não no que viram uns instantes atrás.

    abraço Zé Luis

    ResponderEliminar
  15. Vejam este video, a partir dos 57 segundos:

    http://www.youtube.com/watch?v=-SojfUWri9Y&feature=player_embedded

    ResponderEliminar