21 abril 2012

Hulk até obriga Janko a marcar

Bom jogo do FC Porto na esteira das últimas semanas: equipa solta, às vezes até despreocupada defensivamente a permitir oportunidade aos adversários, denota-se confiança, frescura física na desenvoltura do jogo preferencialmente de bola corrida, muitas ocasiões de golo, o Dragão ficou entusiasmado e o Beira-Mar apresentou-se muito digno e a causar problemas pelo seu atrevimento ofensivo.
Hulk bisou, deu a marcar quase obrigando Janko a não falhar desta vez (depois de mais um par de ocasiões goradas, uma delas de cabeça a três metros da baliza), pressão ofensiva, alegria em campo e em redor, serenidade da equipa de novo no seu registo de força tranquila que pauta os ritmos do jogo e resolve as situações de dificuldade de penetração com circulação ainda que amiúde falhe a recepção ou o último passe. James esteve infeliz no tiro ao alvo muito tentado mas sempre ao lado... Defour de novo a trinco mas Fernando a regressar para ganhar ritmo, idem para Danilo que entrou bem e torna-se importante para as três finais que faltam, Varela também teve minutos.
Foi agradável e calmamente lá vamos rumo ao título. Fundamental vencer na Madeira, no sábado, o que conjugado com uma derrota do Benfica em Vila do Conde daria matematicamente o título em que a equipa está muito focada e faz-nos acreditar que não vacilará. Mas sabemos que o futebol é fértil em surpresas, agora já nem as nomeações secretas dos árbitros trazem dúvidas e continuo na minha de que vamos levar com João Ferreira na Madeira e Duarte Gomes com o Sporting...

PEP DESASTRADO - se a sorte desertou o Barcelona completamente em Londres com o Chelsea, hoje também não esteve com o Barça para se superiorizar ao Madrid. A verdade, porém, é que nunca vi Guardiola cometer tantos erros de ex-ante e até ex-post, apostando em Tello para a esquerda sem o puto arrancar alguma coisa de jeito ao ponto de falhar três ocasiões. Pensei que Pep não queria marcá-lo com uma substituição que seria lógica ao intervalo, mas acabou por tirá-lo, saltando do banco Alexis Sanchez e Fàbregas quando pelo menos um deveria entrar de início. Ao abrir o flanco à esquerda, Pep evitava que Arbeloa tendesse para reforçar o centro da defesa como mais um central, mas Tello acusou demasiado a pressão, tal como Thiago também não deu conta do recado no meio-campo. A verdade é que pela situação física periclitante de Alexis e de Cesc Pep não terá arriscado, mesmo sem alternativas para a frente e entrou quase a perder; o jogo de espera de Mourinho, táctica e estrategicamente irrepreensível, deu que ao erro do 0-1 de canto e pasmaceira defensiva catalã, deu-se uma perda de bola infantil em transição ofensiva que o Madrid, sempre a jogar a pé fixo do fundo do court, aproveitou para, com a sorte dos campeões, marcar logo após o 1-1. Um jogo em que o Barça cometeu erros em quantidade anormal em fase defensiva e na mesma a falhar golos de caras (Xavi teve o 1-1 nos pés por duas vezes mas atirou ao lado) e acusa a falta de alternativas para a frente, com a lesão prolongada de Villa (desde Dzembro) e de Alexis Sanchez que esteve em dúvida. Foi interessante o controlo de danos do árbitro Undiano Mallenco, que não engana ninguém, na esteira do que foi a protecção de toda a época para encaminhar a Liga para Madrid. Veremos se o Barça desmoralizado chega à final de Munique.

6 comentários:

  1. Gostei bastante do jogo do Porto hoje.

    Acho que, finalmente, a equipa QUER ser campeã!
    É verdade que o Beira-Mar ainda teve alguns contra ataques perigosos, principalmente na primeira parte, mas a forma como o Porto jogava dava a entender que queriam mesmo resolver o jogo.

    De falha em falha lá surgiu o golo e, com o dilatar do resultado e a tranquilidade, perdeu-se a oportunidade de golear.

    De qualquer forma, foi um jogo bastante agradável e onde, acima de tudo, gostei de ver a atitude e vontade de vencer.

    Quanto ao Barça, achei um jogo muito pastoso, com golos muito ranhosos... até ao 2º do Madrid que foi uma jogada bem construida e bem concluida.
    Também fiquei com a ideia que Tello e Thiago foram erros de casting para este jogo. Tello falhava e faltava na frente e Thiago falhava passes inacreditáveis onde não se pode falhar...
    No final, a vitória do Madrid acabou por ser justa.

    ResponderEliminar
  2. Fundamental vencer na Madeira, no sábado, o que conjugado com uma derrota do Benfica em Vila do Conde daria matematicamente o título....
    Uma pequena correção,se me permite:caso o FCPorto vença na Madeira,o que se espera,basta o Rio Ave empatar com o clube do colo-colo,para o FCPorto,matemáticamente ser campeão,pois ficaria com 6 pontos de vantagem e com os mesmos pontos ainda em disputa,mas temos vantagem em caso de igualdade pontual,daí o meu reparo.Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Certo, Silverio, basta ganhar e se o benfas não vencer o título é matemático, ficam os 6 pontos suficientes para as 2 jornadas em falta. Foi erro meu, depois lembrei-me desse pormenor mas já não tive paciência e tempo de corrigir.

    Fica a correcção, agora, obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  4. Intrusus, acho que a vontade de vencer e querer ser campeão já esteve visível noutros jogos. Na Luz, de forma clara, depois em P. Ferreira onde só pelos bambúrrios próprios do futebol o Porto perdeu dois pontos. Em Braga a margem foi clara. Ontem igual.

    A época se calhar não vai fazer justiça ao que o Porto conseguiu apesar de vários solavancos, que podemos aceitar como naturais se formos clarividentes e não exigirmos a lua. Reporto-me sempre ao que a generalidade dos adeptos pensa em função da época anterior e não aos novos dados da nova época. Não aditanta, quem não percebeu até agora não vai perceber nunca.

    O BM esteve muito bem, agressivo e atrevido, podia ter marcado e era um prémio à sua atitude positiva. Eu valorizo muito isso, independentemente do resultado. Nunca vejo os jogos pelo resultado, mas pelo que as equipas fazem em campo.

    Da mesma forma, não acho que o Madrid merecesse ganhar. Teve toda a sorte do jogo: na forma como fez 0-1, numa defesa de papel do Barça e não por mérito do Madrid. Com 1-1, marca logo o 1-2 a seguir, porque o Barça perde uma saída para o ataque na linha do meio-campo. O Madrid fez dois remates à baliza e marcou, não teve oportunidades até ao 1-2 e só depois, com o Barça claramente nervoso, construiu mais oportunidades

    Para mim não chega para mrecer ganhar, mas o Chelsea mereceu ganhar na 4ª feira?...

    O Barça está a passar por uma fase difícil por se acumulam os problemas da falta de soluções para libertar Messi. Villa é flagrante. Sanchez estaria menos bem e Pep poupou-o. O treinador sabe das condições em que estão os jogadores. Não quero criticar por criticar, mas é evidente que Pep não devia poupar simultaneamente Alexis e Cesc. Depois, à rasca, teve de meter os dois. Ora, isso é um erro estratégico que se quer compensar em desespero. Se podiam jogar, tinha de metr um. O jovem Tello falhou muito e nunca esteve confiante. Estava à espera do momento em que ia ser substituido. Quando entra Alexis e sai Xavi vi no que Guardiola se tinha metido. Confusão, falta de clarividência e insegurança nas opções. Depois aiu Tello e nem dei por ela. Afinal, acabou por reconhecer o falhanço em Tello. Era muito tarde.

    O Barça ficou sem sorte em Londres e sem o toque de classe com o Madrid. Xavi devia ter empatado na 1ª parte, mas não era dia do Barça, tudo correu bem ao Madrid. Saiu tudo bem e não justificaram tanto, mas têm o prémio da concentração posta em jogo e a segurança de poder fazer dois resultados. O empate era bom para o Madrid e jogaram para isso, como jogam sempre por norma.

    Não gosto desse futebol e não vou em resultados. Mas o Barça paga a falta de opções no apoio a Messe.

    Espero que corra melhor na 3ª feira e ganhe a final. Para mim continua a ser a melhor equipa e ter o melhor futebol do mundo.

    Um jogo mau, erros vários, não apagam isso.

    ResponderEliminar
  5. Tello e Thiago são dois exemplos. Mas só vê quem pode e não quer quer. São exemplos da cantera do Barça e da aposta na juventude. Eu aprcio muito isso. Tenho pena que o FC Porto não tenha mantido esse registo de há uma década, quando tínhamos a formação plasmada na equipa principal. Raras equipas são elogiadas por esse aspecto.

    Gostei do BM porque apresentou jovens e portugueses e não quis mostrar-se coitadinho. Gosto muito e aproveito para registá-lo. Infelizmente, em Portugal já não se valoriza muito esse aspecto.

    Quanto ao Barça, até por isso continuo a preferir aos clubes de mecenários. Sempre e em qualquer circunstância.

    ResponderEliminar
  6. Ontem por incidências familiares acompanhei um jogo de infantis entre o Aliados do Lordelo e o Avintes.
    Como é possível , tanto miúdo com qualidade acima da média para a bola, e que vão esbarrar na intransigência dos ditos clubes grandes que só querem estrangeiros, ou futebolistas com físico, mas sem técnica nem visão de jogo.
    Ainda o que vai valendo são estes clubes que pela sua paixão ou carolice dos país, amigos e dirigentes, criam algumas condições para que estes miudos se dediquem ao desporto que adoram, em vez de andarem pelas ruas, que mais tarde poderiam engrossar ainda mais as percentagens de deliquentes.
    Parabéns aos que se envolvem e lutam contra tudo e contra todos para que este desporto não morra, em Portugal.

    Quanto ao Barça.
    Bastava ter retirado Tiago, que esteve completamente desasrado, chegando ao ponto de discutir constantemente com árbitro e com os jogadores do Real, entre eles Pepe, para se perceber que não estaria nas melhores condições psicológicas para aguentar a pressão.
    No resto concordo com a opinião do Zé Luís.
    Mas futebol é isto mesmo.
    O Barcelona que tivesse comprado Falcao que por aquilo que se tem visto, estava a preço de saldo, com grande desconto, como o Atlético pode demonstrar.
    A sobranceria também tem custos.

    ResponderEliminar