12 abril 2012

Feitiço virado contra o feiticeiro?

Em Barcelona já associaram o Cardinal com um roubo efectivo, por sinal a beneficiar um treinador tuga...
Em Portugal, os moralistas do costume, mais do que os de ocasião como certos génios do periodismo parolo e saloio em pasquins rascas que compram informações a qualquer abominável homem das neves, com dinheiro para não deixar rasto, começaram a salivar sobre certas ocorrências, antevendo cataclismo a sério, para terem credibilidade. Como de costume, e não ocasionalmente, fala-se muito e antes de se saber algo sobre a trama o julgamento já está feito na praça pública.

Em Portugal, como já é costume através de uma gaja ressabiada, era giro ver um caso virar-se contra o próprio moralista de ocasião, num rumo imprevisto. Pelo menos contrário à versão oficial e bovinamente aceite dos arautos da verdade desportiva e, como sabemos, identificados com boas práticas de investigação, interrogatório e dedução de acusações entre murros e cabeçadas, mais incitamentos à violência e fogo em galinheiros.

A tendência viral é espalhar a onda de crimes alegadamente cometidos. Ninguém pensa na motivação da denúncia, nas razões da mesma e sua plausibilidade, no rumo da denúncia e por aí fora.

Quando eu tiver uma denúncia vou contar ao clube A ou B, de preferência de Lisboa, já nem digo a FPF, em vez de ir à PSP da minha área residencial ou à PJ do Porto, por exemplo. Terei o discernimento, e os conhecimentos, para escrever a um clube. Quiçá por intermédio de alguém que escreva por esse clube ou para esse clube. Procurarei um(a) justiceir(o)a, de preferência um(a) ex-PJ que sabe da poda e até já participou em interrogatórios de pôr os olhos negros às pessoas (Leonor Cipriano em Portimão). Um jornalista dá jeito, mas não um génio foleiro, daqueles que preferem apanhar bonés em vez de ver se vale a pena andar de cu para o ar e correr o risco de ser enrabado ou, se não se importar, se tem vergonha de fazer a figurinha que faz estribado em contos antigos de valor zero e moralidade que não quis tirar a não ser enviesar à falta de poder provar alguma coisa; não, tem de ser um abominável homem das neves comprovado no mundo do Crime.

Depois das notícias do dia nos jornais online, a SICN faz-nos constar que, uff, felizmente, a PJ acredita que isto pode envolver dirigentes do Sporting, mas não o próprio Sporting. Ser um PC qualquer vicepresidente, tipo Pereira Cristóvão, não implica o clube. É curioso, ia jurar que por causa de um PC qualquer presidente já implicava até o sinaleiro da Batalha, pedia-se justiça à italiana, batia-se com a mão no peito e vendiam-se livros a gente com barbas...
Porreiro, pá! Então, os calimeros do costume já anteviam que se preparava um cambalacho para prejudicar o sbordem. Agora, aparentemente, fazem-se desentendidos e assobiam para o ar como se não fossem nada com eles nem um deles, alguns deles, não estivessem a fazer as coisas por outro lado. Veja-se que até se interrogam como é que alguém iria ao Funchal depositar dinheiro e não se perguntam se é legítimo saber se o dinheiro foi usado ou não mas como foi posto lá (depositar é fácil, basta saber o número da conta, não dá é para tirar) então o criminoso é esse...
Ao invés, eu perguntava-me se a tal gaja da questão fosse amante, para ser suave, qual o interesse em o corrupto contar isso em redor da cama?

E, ainda, acho estranho no século XXI alguém ainda escrever à máquina! Fantástico! Dactilografar não deixa rasto.... é como o dinheiro, quando fala a verdade cala. Faz lembrar o outro chico-esperto que confessou ter mudado de residência e era secreta, mas um certo dossiê foi lá parar como por artes mágicas, sabe-se lá se enviado do Uganda ou Quénia por um gorila mais zeloso...

Como digo abaixo, o ridículo só é facturado com a ironia.

Estou expectante. Até porque quero rir-me, a semana tem sido fraca de emoções e de boa disposição.

ACT.: Já me comecei a rir...
AH, AH, AH (e contunuo): a A1 diz que fonte (fonte?) da PJ garante que o Sporting está ilibado!
A lagartagem está que nem sabe: então a Académica é que fez isto para desviar o Sporting da final?
Ou o outro malvisto, o Alves do Nacional, só para se vingar do Marítimo?
O guardanapo do Marítimo vai culpar o PC e erradamente foram ao Pereira Cristóvão?
Não há cu que aguente!


Sem comentários:

Enviar um comentário