07 abril 2012

Continua a dar-se importância a coisas sem valor algum*

ACT.: * Sobre coisas com significado, o que por aí vai a suspeitar como tudo é feito pelo outro lado......
ACT: Afinal, Duarte Gomee está a pitar o dérbi mas da Madeira. São 19 horas, falta uma hora e meia para o jogo de Braga, as equipas seguramente já estão no estádio, mas nenhuma informação ainda sobre o árbitro - terá sido preso no tráfego?... As edições online não dão nada: ridículo.
Vítor Pereira "aceitou" falar do que dizem os jornais do seu futuro. Fez mal. E não só aí. Com que então, não era suposto estarem unidos desde Agosto? Vá lá, desde Fevereiro? Depois da Luz e de retomar a liderança com três pontos de avanço? Não andaram unidos? De quem é a culpa. Mau, mau...
Os jornais mostram ser comandados de fora para dentro, com palpites sobre o futuro dos treinadores. E aproveitam-se das brechas, das dúvidas, das circunstâncias, da tremideira. O costume, é o seu trabalho, nos clubes deviam fazer um trabalho melhor. Melhor, alguns clubes fazem. Mal, mas fazendo bem o mal, não é?
Mas Leonardo Jardim reagiu bem a coisas do mesmo teor. Soube estar - "estou num grande" - e alfinetou o treinador da chiclete que reclama só quando perde: "Quando ganha as arbitragens são muito boas". Chapeau. E chamou-lhe hipócrita, com todas as letras. Mas os adeptos são inteligentes? Os grunhos que acham as arbitragens perfeitas quando ganham e com reparos e más quando perdem?
Gostei muito de Vítor Pereira desmistificar os lobos das tácticas que vêm tudo em fórmulas matemáticas e "papel quadriculado". Para esses, diz, há movimentos mecânicos e não a classe e intuição dos craques. Muito bem.
Jogam o 1º em casa do 3º, separados por dois pontos. Só há um jogo do título nesta jornada. Fala-se disso? Muito pouco. Há é muitos tiros para o ar e o cheiro a pólvora está em quem saiu chamuscado.

À conta de notícias sobre treinadores, lançada a casca de banana por Pinto da Costa sobre um clube à procura de treinador, Luís Filipe Vieira também saiu a terreiro a falar do futuro de Jorge Jesus, segundo um expert, de saída se não for campeão. Parece normal... Mas o presidente grunho do treinador grunho aiu na esparrela também, mas ao menos desta vez não ameaçou algum director que fá-lo-ia engolir o jornal inteiro. Fanfarrão mas nem tanto.
Pelo coro de apoiantes de um gordo da comentadeirice igual a qualquer outra da predominante onda vermelha, clubística e politiqueira, da generalidade da Imprensa que pastoreia algumas mentes mais dóceis e crentes, parece que todos sabiam que a RTP sabia que o bestunto é benfiquista. Como se nunca se tivesse notado. Fala-se em hipocrisia. Também acho. Da RTP, que sabe quem contrata e porquê depois dá-se ares de virgem descuidada. O normal. Intragável. Insustentável. Mas sobre o grunho gordo, defenderem uma besta que de futebol percebe tanto como outros gordos dos pasquins é obra. E defender um tipo num programa em que supostamente estão dois jornalistas mas um permite-se festejar golos do seu clube em directo diz bem dos defensores destes grunhos. Grunhos, partanto...
A Judite de Sousa continua excitada a apresentar telejornais, tal qual o Zé Alberto. Anteontem falava de um despique qualquer entre Mourinho e Guardiola. Não dei por nada, mas deve ser verdade, até porque a Judite, sempre loira resplandecente, sabe tudo de bola: e se perguntasse ao maridinho de Sintra porque é que a Casa das Selecções, há 10 anos prometida pelo fala-barato careca, vai para Oeiras? A Judite que descanse, Barça e Madrid nem se defrontaram. Mas o calor é tanto que algumas mentes igualmente perversas sentem-no à distância.
Já o "despiste verbal" de Mário Soares apanhado num carro a 200 à hora passou ao lado do mainstream media, porque ficámos sem saber se pagou a multa mesmo, se manda pagar o Gaspar, se vão cortar no subsídio da Fundação e se porventura chegou ao destino, e quem conduziria a viatura do Estado para um acto pessoal do ex-presidente na Católica do Porto para uma palestra que eu adivinhei não dever ir por me meter nojo tudo isto...
Tanta coisa de Comunicação e o Governo a meter os pés pelas mãos nos subsídios...
E como razão tinha a Ferreira Leite sobre suspender qualquer coisa para pôr o manicómio na ordem, eis que não há nomes de árbitros pra ninguém até final do campeonato.
Como o vi-te ó Pereira disse que não há, então o mainstream media acha que está bem e não refila nem parte a loiça com essas redomas douradas dos mafiosos que nivelam a classificação do campeonato. Já há quem ache tão bem e nem quer saber dos árbitros, não admira que bovinamente se aceite esse atentado à liberdade de Informação, cancelando a Democracia no futebol, esse estado dentro do Estado como era chamado há uns anos.
Isto sim, é preocupante. Mas tá tudo bem assim calado. Nas coisas que doem se tocar, nas broncas verdadeiras e nos poderosos da treta, ninguém mexe. Eu temo muito quem faz as coisas por outro lado e escolheu pessoas para os cargos importantes em vez de jogadores que não façam penálti, não dão cacetadas e não são ilibados nas instâncias disciplinares.

1 comentário:

  1. Mais uma crónica de excelência.
    Não passo um dia sem visitar o blogue.
    Também gostei do nosso treinador
    desmistificar o mestre da táctica
    luis fretes cão.
    Saudações portistas

    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar