28 abril 2012

Tanto controlo levou a desperdício abundante

Será o Benfica capaz de evitar domingo o 26º (obrigado à Inês, pela corecção) título portista?

O FC Porto cumpriu a obrigação, num jogo em que pôs toda a seriedade em campo face a um adversário que jogou no físico e quase não incomodou Helton. Antes do 0-1 duas bolas foram salvas sobre o risco de golo maritimista, depois do golo e antes do 0-2 mais dois golos desperdiçados por Hulk e Lucho a quem o Incrível deixou a baliza quase escandarada mas o argentino pareceu o Janko a finalizar mal. Hulk voltou a ser ponta-de-lança e marcou mais dois, de penálti, bem marcados aliás.
Dois penáltis justíssimos, controlo da bola esmagador mas enquanto só há um golo cresce a iminência do empate seja como seja. O Marítimo optou pelo futebol directo com dois estorvos na frente (Pouga juntou-se a Fidelis) e só uma vez Helton teve defesa mais apertada.
O que podia ter sido uma goleada com lances bem urdidos foi decidido apenas de penáltis e o jogo truncado e arreliador de tanto contacto físico do Marítimo não passou sequer por uma ridícula simulação de penálti de Heldon.
É difícil, num campo muito irregular, ver bom futebol quando o Marítimo joga atrás mesmo a perder e procura um golpe de sorte numa bola bombeada.
O 1º contra o 5º não teve um árbitro internacional, sabe-se lá porquê, mas Paulo Baptista esteve bem.

11 comentários:

  1. E o ridículo do treinador do marítimo que até foi jogador,embora mediocre é certo,tem o descaramento de dizer que o 1ºpénalti não devia ser marcado pois o arbitro já tinha marcado a falta contra o Porto por empurrão ao Fidélis que deu a mão...ora qualquer pessoa que viu o jogo na tv ou ao vivo viu 2 jogadores do Marítimo a saltar e um deles meter a mão à bola..terá sido obrigado a dizer isto a mando do guardanapo ou foi a perda do conteúdo da maleta que seguiu de lisboa para o funchal??

    ResponderEliminar
  2. Foi um jogo de muita transpiração e pouca inspiração...

    Ainda assim, o Hulk está a levar a equipa às costas nestes últimos tempos e, a manter esta capacidade de decisão, vai ajudar à conquista do título já contra o Sporting... se não for já amanhã!

    É desconcertante assistir ao desperdício de jogadas bem construídas (as perdas de Hulk e Lucho que referes foram inacreditáveis) e exasperante assistir à displicência de alguns elementos defensivos (a quantidade de perdas de bola por azelhice e distrações na defesa chega a ser assustador).

    Ainda assim, caminhamos a passos seguros para um BiCampeonato "improvável"!

    ResponderEliminar
  3. Penso que seja o 26º título, e não 27º. Esse é para o ano! :)))

    ResponderEliminar
  4. Na verdade, nem é 27º, nem 26º, mas sim 25º título.
    a imprensa avençada do regime é que atribui mais uma Liga experimental (de teste) ao FC Porto, como se fosse um Campeonato Nacional, pela simples razão de que o benfica venceu 3 das 4 edições dessa mesma Liga.
    é com essa "contabilidade" manhosa que chegam aos tais "32 campeonatos", que na verdade são 29.
    enganaram toda a gente (portistas incluídos) com essa contabilidade inventada nos anos 90, para disfarçar o jejum dos vermelhos.

    a contabilidade sempre foi diferente.
    ainda hoje várias revistas e publicações contabilizam os campeonatos nacionais a partir de 1938/39 e não a partir de 1934/35.

    a Taça de Portugal começou igualmente em 1938/39.

    a revista Panini deste ano, por exemplo, começa a sua listagem de campeões a partir de 1938/39.
    claro que muitos outros foram na conversa, mas...

    Liga experimental não é o mesmo que Campeonato Nacional, mesmo que a Taça seja idêntica, metam isto na cabeça.

    Porto tem 24 títulos, benfica tem 29.
    o Porto se ganhar, será o 25º

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Ontem o FC Porto fez um jogo à campeão.

    Concentrado, com absoluto domínio da partida e o resultado só peca por escasso devido à nossa ineficácia na finalização.

    O Marítimo limitou-se a recolher as linhas e esperar pela nossa possível ansiedade.

    Só permitimos ao Marítimo um remate perigoso, bem defendido por Helton.
    Por tudo isto, as declarações no final do jogo de Pedro Martins e Briguel, são absolutamente ridículas.
    Os penaltis assinalados são claros, e os dois que os insulares reclamam não são também claramente penalti.

    Das duas uma, ou foi um discurso encomendado pelo lambe-botas, ou os dois elementos que compareceram na flash interview têm menos inteligência que uma simples "pica no chão".
    Na primeira parte o central maritimista deveria ter sido expulso, quando efectuou uma tesoura por trás em Hulk, um tipo de falta que ao prender a perna pode causar graves lesões.

    Os jogadores do marítimo jogaram sempre às pernas, e só a permissividade do árbitro permitiu que terminassem com 11.

    Fantástico jogo de toda a equipa. Defesa seguríssima, meio campo batalhador e ataque criativo, foram os condimentos para uma vitória justíssima que nos coloca a um passo do bi campeonato.

    Fantástica a presença da família portista no Funchal que apoiou a equipa para mais uma vitória.

    Bom domingo,

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Thor, levando em conta que o campeonato da Liga entre 1934-35 e 37-38 foi disputado em módulo de campeonato, normalmente atribui-se esse título juntamente com os outros a partir de 1938-39, disputados da mesma forma.

    Sei que há disputa sobre isso. Não é líquido quem tem "razão". Nessa contabilidade, essas contas batem certo.

    Mas há, até, quem diga que se deve juntar, sim, o antigo campeonato de Portugal, desde 1923-24 salvo erro, aos títulos a partir de 1938-39. Assim, deixaria de fora os quatro campeonatos da Liga de 1934-35 a 37-38.

    Como campeões de Portugal, a contagem seria ainda diferente, o FC Porto ganharia dois e o Benfica perderia dois. De fora ficariam os quatro campeonatos da Liga dos anos 30 (1 do Porto e 3 do Benfica).

    Mas o antigo campeonato de Portugal, embora se chamasse assim, era disputado por eliminatórias e não em poule de todos contra todos. Só o nome poderia juntar o título de campeonato de Portugal dos anos 20 e 30 (até iniciar-se a Taça de Portugal, com eliminatórias e aparentemente sucedânea do campeonato de Portugal de então) aos títulos dados no presente ao campeão de Portugal.

    Deve ser difícil aferir tudo isso, eu tendo a valorizar os campeonatos jogados da mesma forma, os da Liga e os da I Divisão, mantendo a contagem que regularmente se atribui.

    O que importa, no final, é que o FC Porto tem, no total, mais títulos oficiais do que o Benfica no somatório de todas as competições. Isso sim, é indiscutível, apesar da "emergência" das taças da latrina que os palhaços do regime querem contabilizar.

    ResponderEliminar
  7. Paulo, concordo em absoluto e em especial na permissividade do árbitro face ao jogo físico (jogo às pernas, como dizes) dos madeirenses.

    Há tendência para contemporizar com isso, mesmo da parte da crítica, mas para mim é algo que vicia os jogos, retira ritmo, obriga a muitas apitadelas, cartões escusados e acumulados, o jogo todo perde brilho porque uns jogam à bola e outros não.

    ResponderEliminar
  8. bem, as Ligas entre 1934-35 e 1937-38 como já disse, eram Ligas de teste, experimentais, de carácter semi-oficioso.
    era tipo uma espécie de Taça da Liga, algumas equipas até desprezavam a importãncia desta Liga e poupavam-se para outras competições.

    o Campeonato Nacional da I divisão começa apenas em 1938-39, e tanto é verdade que o apuramento das equipas no ano de estreia (38-39) se fez através dos Campeonatos Regionais (Porto, Lisboa, Coimbra, etc) e não através de subidas, permanências ou descidas do ano anterior (última edição da Liga de teste 1937-38)

    são duas provas diferentes. a Liga experimental pode ser um troféu oficial, mas não é o mesmo que Campeonato Nacional.
    então, essa prova entra na contabilidade dos títulos oficiais (actualmente Porto tem 70, benfica 69), mas não entra na contabilidade de Campeonatos Nacionais.
    FCP tem 24 Campeonatos Nacionais + 1 Liga, e slb tem 29 Campeonatos Nacionais + 3 Ligas.
    ainda hoje, algumas publicações e revistas fazem a contabilidade assim, e nos anos 90, então, esta contabilidade era maioritária, até a alterarem a favor do regime, para lhe aumentarem o número de campeonatos.

    creio que esta discussão se vai colocar daqui a uns 4,5 anos se o FCP continuar a vencer a este ritmo :))
    vai ser como a taça latina, que andava esquecida e foi tirada do baú de repente hehe

    ResponderEliminar
  9. quanto ao referido Campeonato de Portugal, não pode entrar para essa contabilidade de Campeonatos (embora entre para a dos troféus oficiais 70-69) pela razão de que foi o antecessor da Taça de Portugal e era jogado em sistema de eliminatória, logo não era Liga ou Campeonato.
    aliás, acabou em 1937-38, para dar lugar à Taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  10. Thor, agradeço o contributo e partilho esse entusiasmo pela persistência.

    Não estou a negar esses argumentos, apenas a ratificar que há contabilidades diversas.

    Uma delas, como refiro, até é de um relativo conhecido meu, o José Guilherme, que defende o prolongamento do antigo Campeonato de Portugal com o actual campeonato iniciado em 1938-39, deixando de fora o tal campeonato da Liga.

    Este, creio, jogava-se também com os apurados dos campeonatos regionais, como sucederia nos primeiros anos do actual campeonato. Só mais tarde se procedeu ao sistema de subidas e descidas, com a II Divisão.

    E como a fórmula dedisputa é igual, a tendência é de prolongar o campeonato da Liga, contemporâneo do Campeonato de Portugal por eliminatórias, estendendo-o ao campeonato que lhe sucedeu a partir de 1938-39.

    Ora, o vencedor do Campeonato de Portugal, de que o FC Porto ganhou 4 e o Benfica 3, salvo erro, era proclamado campeão de Portugal. E esse era o título oficial. Logo, há quem, com alguma razão, junte uns e outros e apure outra contagem de títulos de campeão de Portugal.

    Na origem não deixa de haver uma confusão de nomes, alguns sobrepostos, pelo que todas estas hipóteses são admissíveis e até credíveis.

    No fundo, como digo, fica o total de troféus oficiais.

    ResponderEliminar