14 março 2013

Derrota que custa, complica mas é... natural

Não contava com a eliminação, porventura nenhum portista a antevia, embora desde o início eu previ uma ronda equilibrada e um Málaga com muita gente a desequilibrar. Isco e Joaquín arrasaram a defesa portista pelas laterais, os médios locais bateram forte e feio com a complacência do árbitro italiano com Iturra e Toulalan que não fez menos do que Defour para ser expulso. Depois, não se pode sofrer um golo como o do 1-0, embora antes tenha sido anulado um golo não se sabe porquê a não ser revermos as mãos de manteiga de Helton em cada ano na Champions. E a expulsão de Defour é estúpida, a lembrar a de Fucile em S.Petersburgo, entrou macio e não resolveu à primeira para depois rasteirar Joaquín. Pior, com a defesa posicionada num canto, sofrer o golo de cabeça de Roque Santa Cruz não lembrava ao diabo.
 
Se repararam bem, Jackson foi mal auxiliado no ataque como em Alvalade. Equipa longe dele, sem entrar na área nem subir para a segunda bola. Depois, como há muito escrevi, Liedson pode ter vindo para resolver no campeonato mas não chegou para alguma coisa na Europa. O fracasso está à vista e é por falta de soluções de nível internacional que esta derrota acontece.

Mas do jogo de Alvalade eu disse que a equipa, sem soluções nem sabendo encontrá-las em campo, remetia para Jackson a solução que mais ninguém tinha, sem apoiá-lo. Subitamente, a equipa que passara sem Hulk descobriu-se a depender tanto de Jackson, sem ajudá-lo, como dependia de Hulk. Parece que um director de jornal, que li por acaso, descobriu isso ontem ou anteontem.
 
O FC Porto pode ter o melhor ponta-delança do campeonato, mas o Benfica tem o lote de melhores avançados, por isso vai resistindo melhor também. Comparem com as soluções do Málaga e vejam Saviola, Julio Baptista, Santa Cruz, mais os extremos que são bons que se fartam. Peço perdão, passei uns olhos por alguns blogs e ninguém reparou nisto...
 
O Porto sai da Europa sem soluções, Liedson é imprestável já o escrevi aqui. Foi macio em Málaga e saiu suplantado na vontade de ganhar, apesar da boa primeira meia hora. Pellegrini tinha dito que os seus jogadores deviam saber que o jogo se ganhava em cada lance e eles mostraram isso. Os do Porto embrulharam-se com a bola. Os espanhóis foram não só valentes, mas práticos. Os do Porto não responderam, ou fizeram-no mal. Entretanto, parece que havia mesmo quem pensasse que o Porto era superior mas acaba a dizer que não, o Porto era inferior mas já põe tudo em causa. Se era inferior, não vale a pena bater tanto na equipa, não era expectável mais, a equipa atingiu o seu limite. 
 
O FC Porto tem o flop de 20ME a defesa-direito e viu sair um defesa-esquerdo que estava assediado sem ajuda de Varela, este e Alex Sandro substituídos. Lucho em baixo como se tem notado, James a enredar-se com a bola e sem pé direito. Nem Jackson tinha apoio nem soluções de jeito no banco. Visto assim, passa a melhor equipa e se não quiserem acusar a SAD de falta de soluções que Liedson não supriria - de momento nem no campeonato, era ver a condição física com que voltaria - então encaixem a derrota sem fazer barulho.
 
Isto só vem complicar mais as contas do campeonato, não porque seja impossível mas com a equipa mais pressionada para vencê-lo. Bem, afinal parece que o desejo de muitos foi conseguido, a equipa apeada da Europa para se concentrar na Liga, mas perde uma oportunidade soberana de voltar aos quartos da Champions.
 
Erros intoleráveis nos golos, Helton a ajudar à insegurança com o golo consentido que não valeu, falta de ambição no recrutamento depois do sorteio que não podia ter sido mais favorável. Com tudo a favor, o FC Porto estatela-se na Europa. Se salvar o campeonato não deve haver problema.
 
Para já poderá ter salvo a Liga, numa outra perspectiva que depois explico.

Acho que é isto, o jogo correu mal, passa a melhor equipa, Janeiro não melhorou significativamente as opções e, além de Liedson, Izmaylov nem entrou, devia estar a poupar-se para a 2ª parte mas saiu Moutinho, perdeu-se Defour e por aí fora. Estes jogos são muito difíceis e o Porto não estava preparado. Ponto.

Ah, o Vítor Pereira, claro, é o culpado. Se a equipa não estava preparada, é culpa dele, certo. Mas prever que tanta gente ia andar mal no jogo era difícil. O sucedido com Moutinho influenciou, a expulsão de Defour é inadmissível. Depois disso, VP fez bem com Maicon, Mangala foi para lateral, Alex Sandro subiu (mas estava estourado!) até ter de sair. Era para estabilizar atrás um sector em frangalhos pelo fraco lateral-direito e um filtro do miolo inexistente, com James a perder muita bola e a equipa a perder Moutinho. Final.