04 março 2013

O tal canal pagam os pândegos, como deve ser

Desta forma, não me incomoda nada, porque não tenho de ver tal como não tenho de ver a SportTV, por exemplo. Sempre defendi este tipo de projecto, a pagamento, e não em roda livre como na distribuidora Meo cujos 253 814 assédios ao longo dos últimos anos rejeitem sempre com a mesmíssima explicação: não ser obrigado a ver o que não quero.
A partir daqui, como frisei antes, acho bem que a Benfica TV avance na inovação que entender. A inovação, hoje em dia, que é pagar para transmitir e não receber para ser transmitido. Lá se foi o negócio de 40ME exigidos para comercializar os direitos televisivos dos seus jogos em casa. Uma treta, tal como acredito seja uma treta os números que se falam destes contratos, sempre sujeitos a especulação e até demagogia. De resto, nem me interessa, não me diz respeito e pouco me importa que a subscrição seja metade da da SportTV que eu achava um exagero, porventura mais oneroso que qualquer subscrição semelhante na Europa.

Mas saber que, depois da jinga-joga na PT e as manigâncias só vistas nos tempos sócretinos do regime, o ex-Dragão de Ouro Rui Pedro Soares, hoje dono do Belenenses depois de alinhar com Figo ao lado do ex-Primeiro-Sinistro, está mais uma vez à frente da jogada demonstra um estranho mérito que o seu clube alegadamente do coração não aproveitou para mudar o paradigma do Torto Canal.
 
É bom, apesar de ser negócio só seu e da forma que entende, que um canal concorrente, mesmo que eu não seja sequer potencial aderente nem que seja só para ver à borla ou que lá metessem a Madre Teresa a fechar a emissão, deite abaixo alguns mitos sempre instalados e, aliás, defendidos por quem é pago para tal.
Está claro que o império do Oliveirinha fica comprometido, não só a nível de Imprensa escrita em declínio irreversível e mesmo dramático, enquanto o projecto da SportTV se esvai um bocado. Mas o mercado é assim e claramente o Benfica entrou de forma decisiva no mercado.
Pode parecer um elogio mas é apenas a leitura fria e prática da situação. E neste mesmo sentido, independentemente do que seja o canal do Benfica que eu nunca vi a não ser num café onde uma vez entrei, no Alto MInho, e deparei com uma emissão  estranha e muito mal amanhada, é mesmo um avanço em relação ao que outros clubes poderiam fazer, veja-se o triste caso da descaracterização híbrida do Torto Canal que, no tocante ao FC Porto, deixa muito a desejar, como os mais acérrimos, e acéfalos, defensores já se andam a criticar fortemente com as lamúrias do costume e os apelos pategos a que alguém ponha aquilo a funcionar como seria suposto em relação ao futebol de topo portista.
Estou satisfeito, acima de tudo, por poder continuar tranquilo como assinante da Zon sem ter o risco, que sempre me afligiu, de poder levar com um canal gratuito que não queria ver nem de raspão. A Zon presta-me um serviço que me agrada, passe a publicidade, e foi a única a resistir a esse conteúdo maléfico na origem e acessível a todos, da mesma forma que nunca poderia ter qualquer distribuidor que me impingisse forçosamente um canal indesejado. E os canais da bolha e do lixo da manha lá continuam longe.