21 abril 2014

Coisas de que não se dão conta (XI)

A expectativa para a recepção ao Rio Ave passou a ser, esta noite, o total de espectadores no Dragão. Muitos ou poucos, provavelmente poucos, a curiosidade não é verificar se, por uma vez, como há uns anos se ouvia, soarão cânticos contra a SAD e em, particular, alguma tarja dirigida a Pinto da Costa. É mais expectável que apupem os jogadores...
 
Há muitos portistas que gostam de escrever nas vitórias e nunca se atrevem nas derrotas, quando umas e outras devem ser encaradas de forma séria e descomplexada. Isto para quem tiver senso comum e autocrítica e não viver da ansiedade sobre o que a SAD vai decidir. Esses limitam-se a pedir que se faça a reflexão necessária e não se repitam os erros. O costume... Já nas vitórias dizem esperar pelo fim da época para "fazer balanços e fazer as críticas", sob o argumento de que não se deve perturbar o comboio em andamento, dar trunfos ao adversário e condicionar a própria equipa. Vivem de cócoras e julgam-se grandes. Muitos estarão lá esta noite, mas a maioria não. De certeza.
 
Tal como nas contas da SAD e nas contas do plantel, seu número e seus energúmenos, há uma coisa que os portistas conhecem tanto quanto os portugueses face às Finanças e Governança do País: accountability. Dão roda livre a gente que suscita dúvidas e deparam-se com fracassos quando menos esperam, porque não verificaram, não escrutinaram, não exigiram. Esperaram. Foderam-se.
 
Esta época, antes de todos os fracassos acumulados, já era, é a que menos espectadores levou ao Dragão.
 
Quanto ao (ansiado por muitos) Museu, não se sabe.

6 comentários:

  1. A culpa de termos contratado Reys e mandado embora Rolando vai morrer solteira? A culpa de termos contratado Licá e mandado embora Iturbe vai morrer solteira? A culpa de não ter renovado a tempo com Fernando vai morrer solteira? A culpa de ter contratado Herrera por 10M€ vai morrer solteira? A culpa do modo como foi tratado o caso Ismailov vai morrer solteira? Nao pode morrer.... Tem um nome...Antero Henrriques Tem um responsável... Antero Henrriques O mesmo que só dá a cara nas vitórias e empurra o Presidente para dar a cara nas derrotas!

    ResponderEliminar
  2. Não, aqui as críticas foram sempre apontadas em tempo oportuno e em 1ª mão, às vezes com antecedência de meses quanto aos problemas que existiram depois. E o responsável tem nome Henrique, sem "s".

    ResponderEliminar
  3. E que dizer dessa decisão, tão humana quanto deplorável, de Pinto da Costa misturar assuntos familiares com trabalho, usando um cargo de responsabilidade para se aproximar do filho? E, outra coisa que muito portista não vê, é o alcance da hecatombe, porque no capítulo da comunicação o falhanço também foi total. Não houve uma frase, uma tirada, uma intervenção que não redundasse num festival de ridículo. E, desportivamente, as sequelas serão mais do que prováveis, porque estamos em ano de mundial e teremos uma pré-eliminatória da Champions já em agosto. Antevendo-se uma "revolução" no plantel e no corpo técnico, vai ser difícil não entrar no campeonato já em desvantagem, dadas as circunstâncias. Só na SAD é que não haverá revolução...

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.

    Não podia estar mais de acordo "Dragão da verdade".
    Tenho colocado varias vezes o dedo na ferida... temos que ajudar o presidente a correr com esse senhor que está a enriquecer à custa do nosso clube.
    O Antero Henrique tem claramente que ser responsabilizado pela péssima gestão que fez e continua a fazer. Destruir o plantel correndo com jogadores experientes como Rolando??!!... Contratações duvidosas e caríssimas com que resultados??!!
    Tem que acabar a brincadeira.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  5. Nao vale a pena acudir a algumas almas bluegosfericas, vivem na ilusao de que o presidente e' eterno e uma quasi-divindade, que so erra por estar mal acompanhado. Sempre achei imensa piada a quem acha que nao se deve criticar abertamente por poder desestabilizar, mas que sobretudo mostra aversao a discussao de ideias e aceitacao de que quem "manda" nao e'o benfeitor que se pensa. Como bem alude o Andre Pinto, esta reaproximacao ao Alexandre Pinto da Costa, um tipo que tem fama de escroque ha uns bons 20 anos, cheira mal e porcamente. E isso nao e' culpa do Antero, certamente.

    Tambem acho imensa graca a quem acha que o Antero e' o Mal encarnado na SAD. O homem ja la anda ha imenso tempo, o padrao de actuacao e' o mesmo desde sempre, mas como o Porto tem sido campeao quase sempre a coisa tem passado. Passa isso, passa a politica de (des)comunicacao, passam os negocios ruinosos disfarcados por sucessos que tambem existem, passa o buraco que e' formacao, passam ate os directores financeiros como se nada fosse... O Antero deve ser o maior e tambem um grande nabo por ser responsavel por tanta coisa errada. Isso e ter-se mantido um treinador indigno do clube que somos ate marco.

    ResponderEliminar
  6. Meus caros, muitas vezes ter a fama não significa ter o proveito, nem torna necessariamente as coisas verdadeiras... isto relativamente ao Alexandre Pinto da Costa.
    O que é factual é que o Sr. Antero Henrique enriqueceu à custa do nosso clube. Ganhou demasiado poder e pouco a pouco foi minando. Não tenho duvidas que grande parte desta situação se deve às manobras deste senhor.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar