17 fevereiro 2015

Champions I: Bayern igual a FC Porto e Mourinho igiual a ele mesmo

Volta a Champions sem razões para animar o Portugalório com o clube do regime de fora. Dois empates no primeiro dia dos 1/8 final. Que conclusões?
Só agora soube o resultado do Bayern: 0-0 na Ucrânia com o Shakhtar quer dizer que uma das mais fortes equipas da Europa, sem deixar de sê-lo, não conseguiu mais do que o FC Porto frente aos "mineiros" deslocados para Lviv. O FC Porto fez dois empates (2-2 e 1-1) com o Shakhtar e em ambos teve de recuperar dos golos (0-2 e 0-1) do adversário. Contudo, não foi muito valorizado o 1º lugar do grupo por parte dos Dragões, a quem era fatalmente atribuído o favoritismo e, daí, não ser surpresa. Mas o Shakhtar está na pausa de Inverno, o Bayern também mas já recomeçou a Bundesliga e o Bayern é sempre o Bayern, até a brincar...
 
Vi o PSG-Chelsea, que mais me interessava mas também o que fui obrigado a ver num café ocasional. Mourinho na retranca, igual a ele mesmo, assassino do futebol, reduzindo à vulgaridade, tal como na Liga inglesa, uma equipa cheia de grandes jogadores que raramente ganham um jogo verdadeiramente de titãs (já o disse na fortuita vitória com o Liverpool na Taça da Liga inglesa). PSG mais forte e infeliz na finalização devia ter vencido mas também teve um árbitro disciplinarmente sempre a favor dos londrinos: Çakir, que uma vez ajudou o Madrid de Mourinho a escapar vivo de Old Trafford ao expulsar abruptamente Nani, deve ser um santinho devoto de Mourinho ou é incompreensível o seu critério na partida de Paris.
 
Tal como na Liga inglesa, também desta vez o Chelsea não segurou o 1-0 da praxe com que se coloca, num raro remate à baliza, à frente do marcador e nem a porfiada toada defensiva impede sofrer um golito e desfazer a vitoriazinha que Mourinho sempre procura - assassinando o futebol e menorizando a sua equipa.
 
Tem sido assim e por esse lado os tugas também não têm muito que se alegrar.
 
Do FC Porto amanhã, em Basileia, não sei, estive ocupado, fora, apenas ouvi à noite na rádio que estava frio na Suíça. Há 30 ou 40 anos que as antevisões dos jogos na rádio falam sempre do frio e das condições atmosféricas, como se, há mais de 20 anos com jogos quase sempre à noite e amiúde com frio, o FC Porto, e outras equipas por todo o lado, não joguem nestas condições, especialmente na Europa. Há tempos que nunca mudam, a Rádio comemorou o seu Dia Mundial por estes dias mas realmente continua muito igual a si mesma, pelo menos em Portugal. Não sei se há muito com que se alegrar cá pela parvónia.

Finalmente uma coisa que pode alegrar o Povo: só de madrugada li isto no site da UEFA, o FC Porto segue na Youth Cup à custa do Real Madrid. E esta, hein?!

Sem comentários:

Enviar um comentário