13 junho 2009

Do Santo António ao Santiago (Bernabéu)

Depois do Dia de Portugal, o dia do português e um ano depois o futebol em convulsão

Passou o Dia da Raça português e o Cristiano Ronaldo logo fez desatar as mais desencontradas formas de apreciar a mais cara transferência de sempre. Há um ano era o FC Porto que agitava a esfera do futebol internacional, sujeito aos dichotes de Patini (com uma história pouco recomendada como aqui lembrei a 12 /6/2008) mas ratificado na Champions pela UEFA (aqui, a 13/6/2008). O Santo António passou a ser padroeiro dos frustrados de Lisboa, que não conseguiram “fazer as coisas por outro lado”. E, um ano depois, é o Santiago (Bernabéu) que está nas bocas do mundo com a entrada de Cristiano Ronaldo no Real Madrid.

Faz um ano que a fogueira da inveja ficou a arder em Lisboa, disfarçado com aroma de sardinha, mas o Porto é que festejou. Um ano depois de Platini, então entronizado presidente da UEFA, reclamar contra batoteiros, tendo depois de engolir as “boutades” com a inclusão não só do FC Porto mas também do Steaua que ameaçava igualmente risco de exclusão das eurotaças, eis que o francês que não sabe estar calado fala de subversão do mercado de transferências que acha uma ameaça para o futebol.

Para já, na silly season, deitam-se contas ao que Ronaldo ganha e vai ganhar, ao que custa (mas ainda não ao que vai custar, dependendo do retorno… desportivo), por serem coisas palpáveis. Quanto ao retorno (financeiro) anunciado (vendas de camisolas?), ainda está longe de ser realidade e talvez ao fim dos seis anos de contrato o agitador profissional Florentino não esteja lá para arcar com as culpas maiores da deformação do mercado de transferências em que gasta a brincar algo como 250 milhões de euros em três jogadores e não parece ficar por aqui.

Em Portugal também já se enumeraram umas quantas dicas económicas sobre o significado de 93 milhões de euros. Já se disse do pior e do melhor, já se considerou “uma estupidez” e já se valorou que “todos ganham”. No meio estará a virtude, quanto a tais apreciações, sendo que a popularucha abordagem aos Ferraris que se poderiam comprar, aos hospitais a construir e às bocas esfomeadas no mundo a saciar é a que ganha foros de primazia sensacionalista. Os basbaques não fazem por menos e considerar que “todos ganham” é fazer contas que não são do seu bolso, ajudando a mistificar um caso que só tem derrotados à vista: a ganância e a inveja, designadamente, a vestirem de branco como o diabo travestido de anjinho.

É aviltante a soma paga por um jogador. Aceitemos, porém, que é o mercado, independentemente de quem fica a ganhar ou a perder. E cedendo que para mercado assim não há nem compradores nem clientes, logo… Pior ainda se considerarmos que os 93M pagariam 12 Maradonas, quando Cristiano Ronaldo nem metade do D10go vale como jogador. Os números cegam e os comentários iludem a realidade que só a partir de Setembro desfilará aos nossos olhos.

Até lá, convém separar parâmetros distintos:

VONTADES. Seis meses depois de Alex Ferguson considerar que ao Real Madrid “não venderia nem um vírus” e três meses depois de achar “patética” a insistência em comentar uma saída de CR7 de Old Trafford, com o jogador igualmente trocista, eis que as vontades se manifestam em direcções opostas. Se há um ano nem o Real Madrid tinha a vontade louca de Florentino na presidência, nem o recém-consagrado campeão europeu tinha motivos para deixar sair o seu mais badalado e valioso jogador que se sagrou melhor marcador europeu e por fim melhor jogador mundial, este Verão reuniram-se as condições ideias para a transferência: sir Alex foi tricampeão graças a Ronaldo, em Inglaterra, mas já não revalidou a coroa europeia e um certo desencanto entremeou a relação entre ambos ao longo da época em que o treinador teve de mandar “umas indirectas” ao pupilo. O desgaste passou factura, quer nas lesões de Ronaldo, na menor frequência de golos e em títulos presos por arames (há quem o esqueça, mas a Supertaça/Charity Shield e a Taça da Liga foram ganhas só por penáltis…) o que não fazia mais o Man. United uma equipa fora-de-série e acima da concorrência.

RENDIMENTO. Se o Man. United tirou o máximo do rendimento de C. Ronaldo, vencendo todos os títulos (excepto a Supertaça europeia, no Mónaco) até ao Mundial de clubes em Dezembro, e igualando o recorde de 18 campeonatos do Liverpool, a hora era de mudança e o pragmatismo de Alex Ferguson falou mais alto do que a avidez de alguém cioso de ter um património para toda a vida. O clube inglês ficou a ganhar e basta ver o realismo com que os seus adeptos foram comentando a perda, reparável, de C. Ronaldo. A este desenlace mais de cariz financeiro do que futebolístico pesou, decerto, o proprietário norte-americano do clube inglês que já este mês tinha negociado por 80 milhões de libras a publicidade nas suas camisolas. O grande negócio parece que foi o M. United a fazê-lo!

É claro que o jogador engorda a sua conta bancária para os números estratosféricos tão ao gosto da pequenina visão portuguesa do negócio, pois Portugal não ganha absolutamente nada em termos económicos. Mas as referências marginais sucedem-se, como se fosse digno de 1ª página o madeirense ter passado uma noite de borga com uma alegada figura do jet-set americano.

COBRANÇA. Sendo certo que os 11 melhores jogadores do Mundo não fazem a melhor equipa, está por ver o que dará o novo Real Madrid na próxima época. Nem vale a pena pensar nas seguintes ou nalgum pentacampeonato europeu como nos anos de di Stéfano e Puskás. A cobrança será violenta numa equipa que só poderá alinhar com 11 jogadores de cada vez, mesmo que se chamem C. Ronaldo, Kaká, David Villa e provavelmente Ribéry, sobrando ainda os actuais Raul e Robben, por exemplo, no ataque. O novo treinador Manuel Pellegrini passa de um submarino amarelo no Villarreal, sem pretensões de monta, a ter nas mãos uma bomba atómica sem se saber que tipo de miséria poderá fazer e com risco de explodir na própria “casa branca”. Ronaldo, pelo seu lado, enfrentará uma componente competitiva diferente da inglesa em que tinha tudo para se dar bem. Mas se não correr tão bem como potenciam, à partida, os 93 milhões, ele não deixará de bendizer a vida, largar a selecção como em Tirana e, indiferente ao jet-leg, acordar no outro lado da América todo glamour e sensacionalismo.

PERDEM PLATINI E A UEFA
Para já perde, de novo, Platini. A sua apregoada seriedade para o futebol já caiu por terra há algum tempo, na incapacidade de a UEFA levar por diante o licenciamento dos clubes nas eurotaças nos moldes que queria. Alicerçado num saneamento financeiro para competir na Europa, o projecto de Platini morreu antes de se ver os contornos, rejeitado por um corpo de clubes ricos e endividados sem os quais o próprio Platini não sobrevive, restando-lhe a imagem da Rainha Santa a distribuir umas migalhas a mais pequenos clubes que acedem à Liga dos Campeões com o novo formato da prova.

Perde, ainda, a UEFA na eleição antecipada dos palcos das finais europeias, estando o Bernabéu indicado para a final da Champions da nova época, o que poderá significar que um finalista jogue em casa se o Real Madrid fizer todo o percurso até 22 de Maio, um sábado que trará em si mais uma novidade das finais europeias.

E do arrojado Florentino Perez, agora na versão 3 em 1 depois das contratações ano a ano (Figo, Zidane, Beckham, Ronaldo Nazário) da anterior gestão suicidária, será porventura lembrado, quando a bola começar a rolar, que a aventura galáctica então empreendida, também com Valdano como director-desportivo, só lhe trouxe 2 campeonatos e uma Taça dos Campeões em 5 anos.

Uma era, recorde-se ainda, terminada com Carlos Queiroz e em que a nave espacial que logo começou a explorar os mercados da Ásia (com pré-época em movimento na China e arredores) espatifou-se contra vulgares rochedos inter-estelares como o Saragoça na final da Taça do Rei e o Mónaco na Liga dos Campeões, até perder os últimos 5 jogos do campeonato como nunca sucedera (nesta última época até se repetiu) e acabar a 7 pontos do “modesto” Valência de Benitez que ganhou duas Ligas em três anos…

Sintomático acaba por ser o desabafo de Puyol, capitão do Barça, ante a nova realidade madridista: “Era bonito ganhar a Champions no Bernabéu”.

39 comentários:

  1. Um jogador para valer 93 milhões tem que ser capaz de caminhar sobre a água e ressuscitar os mortos.

    O CR9 é capaz disso?

    Então não vale 93 milhões. Ponto final.

    Só o ex-futuro treinador dos vermelhos do sul e futuro ex-treinador dos vermelhos do norte é que poderá ser capaz de realizar milagres destes por ser Jesus.

    Mas não acredito que seja capaz de realizar o milagre mais difícil de todos: ser campeão com o benfica.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto muito de falar destes temas porque tenho um medo que me pelo de dar azar...93 milhões para deitar fora se o CRqualquer coisa, ficar por exemplo, com uma gripe tipo A H1N1?...É que o "chaparro" passa muito tempo no México!...Nem quero pensar nisso!

    ResponderEliminar
  3. Aliás o Madeirense não perdeu tempo foi logo para Los Angeles, fazer o quê, talvez treinar futebol?...Talvez praticar o castelhano?!...A língua castelhana...Vai ser um regabofe em Madrid na próxima época, com Pepe, Kaká, Cristiano Ronaldo, Ribery...Fugi ga(y)votas....

    ResponderEliminar
  4. O PC tb dizia que o Quaresma só saia por 30M..saiu por metade praticamente!

    ou seja, o que o pessoal do futebol diz, hoje é verdade e amanha é mentira! semrpe foi assim sempre será!

    quanto aos 90 e tal milhoes..dar isso por um jogador de futebol, seja ele qual for, é a gozar com os pobres, ou seja, mais de metade da população espanhola e/ou europeia! por muito que dê retorno são numeros que deviams er proibitivos! já 30M o deviam ser quanto mais! enfim..são os seres humanos que temos!

    ResponderEliminar
  5. Eu sinceramente não sou especialista em dinheiro , mas fico com a ideia que para os lados de Madrid deve haver uma maquina de fazer dinheiro !!!!

    Fala-se em milhões como que fala em tostões .Mas daqui a uns tempos vamos ver se aquele aglomerado de jogadores caríssimos vai dar certo .

    Eu só vejo vaidosos, estão a ver qual ganha mais dinheiro
    No fim do ano e que vamos ver como correu !!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Agora sim quero ver as comparaçoes entre o reinaldo e o messi, jogando eles na mesma liga.

    Quanto ao valor da transferência, não tenho duvidas que o madrid vai ter um retorno maior do que o que investiu. Ao adquirir O reinaldo conseguiu o jogador de futebol mais mediático do mercado asiatico. Alem de que é um jogador com apenas 24 anos.

    ResponderEliminar
  7. Não entendo certos surpreendidos pela quantidade de dinheiro que se dá por um jogador. Fosse só o futebol e estaríamos bem melhor. Existem trocas comerciais de quantias muito mais obscenas. Só que existem muito mais notícias sobre futebol do que sobre qualquer outra coisa. Assim, existem muito mais consumidores desta informação do que outra qualquer. Mais nenhum ramo da actividade comercial em Portugal tem 3 jornais diários impressos dedicados a si. Na Europa presumo que seja parecido.

    No fundo, é o sistema que democraticamente se tem vindo a escolher. A sociedade é que escolheu que funcionassemos assim: livre troca de capitais. Estes serão os extremos visíveis dessa escolha.

    P.S.: bom, parece que agora serão duas "vozes" vestidas de "joao". Não me parece mal.

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente não me escandalizam estes números, embora demonstrem o quanto é injusta a distribuição da riqueza no Universo...O que me choca é que ninguém conteste estes valores e ao mesmo tempo achem demasiado pagar 600 ou 700 Euros por mês a um seu empregado por trabalho executado diariamente durante um mês completo...No entanto se analisarmos bem estes valores -por exemplo os do CR- verificamos com facilidade que este senhor quando acabar a carreira terá um encaixe financeiro suficiente para alimentar um País inteiro...25 mil Euros, vezes 366 dias, vezes 6/7 anos que lhe restem de carreira, dá um valor próximo dos 64500 milhões de Euros...Nada mau, atendendo a que um trabalhador médio Português aufere 400 Euros, vezes 14 meses, a multiplicar por 40 anos de carreira significando isto a quantia de 224000Euros por mais 30 anos de trabalho!...Uns são Reis, os outros são escravos!...E se lerem bem as movimentações do dinheiro verificarão que são os escravos que dão a verdadeira dimensão e realeza aos outros...Estranho?...Só neste Mundo.

    ResponderEliminar
  9. Dir-me-ão, não pode ser...Pois pode, senão vejam, quem compra uma camisola do CR ou outro qualquer jogador é sempre em última estância um trabalhador ou aquele para quem um trabalhador trabalha...Se uns não podem, podem os outros com o produto do trabalho dos "uns"...Se "uns" não podem passar férias na Tailândia, podem os outros com o produto do trabalho dos parolos...

    ResponderEliminar
  10. E na escala dos Trabalhadores os mais qualificados fazem os menos, dar o produto suficiente para que eles possam ganhar o dobro dos outros...Este Mundo é uma anedota!

    ResponderEliminar
  11. Não me escandaliza o valor da transferência nem sequer o dinheiro que ele vai ganhar. Cristiano Ronaldo nem sequer é um dos 10 ou 20 desportistas que mais recebe no Mundo. convém não esquecer, que não estamos a falar de um indivíduo, estamos a falar de uma marca, de um produto. Uma marca e um produto únicos. O motivo pelo qual há quem pague quase 100 milhões de euros por CR e não paga nada por um qualquer Zé Manel, é o mesmo motivo pelo qual, um diamante vale milhões e um pedaço de granito vale 0. É que os diamantes são raros e o granito é abundante. Esta é que é a realidade, o resto não passa de hipocrisia. Pessoalmente o que me escandalizaria era se ele e os clubes por onde passa, não pagassem os impostos devidos. Podemos discutir é se quem recebe este tipo de valores, é taxado de forma adequada. Podíamos era discutir a questão da equidade fiscal e sobretudo o problema dos chamados paraísos fiscais, mas isso não é assunto para este espaço de intervenção. Aqui o assunto é FCP e, o futebol em geral apenas por arrastamento.
    Claro que o Mundo é injusto, claro que todos, cada um à sua maneira, deve lutar para que seja possível dar de comer a milhões de crianças que passam fome em Africa e noutros pontos do globo, mas não parece que seja o futebol que mais tenha contribuido para isso.
    Todos os anos, para não dizer todos os meses, são feitos contratos, de petróleo, de diamantes ou de armas, em que um indivíduo recebe milhões e ninguém fala. Fala-se dos desportistas e dos futebolistas em particular, porque se trata da modalidade mais popular do Mundo.

    Como portista, fico é na expectativa de saber se o FCP, vai beneficiar, indirectamente claro, do fabuloso negócio feito pelo Manchester. O Manchester vai de certeza comprar um avançado, ou seja, o mercado de jogadores vai agitar-se e com isso o Porto pode ganhar. Não me espantaria que nos próximos dias houvesse notícias surpreendentes.

    O resto pouco me preocupa.

    ResponderEliminar
  12. Pois a mim preocupa-me nelson, é claro que quem está bem, está marimbando para quem está mal e isso, é muito claro, não é novidade nenhuma...Mas a mim toca-me.
    Isso não quer dizer que eu não saiba ver onde está o valor e onde ele não se encontra...Mas sinceramente, não vejo por onde um homem valha 64 milhões e outro nada!...Pois, "o Mundo é injusto, blá, blá, blá, mas eu não tenho nada a ver com isso..."
    "Eu até tenho sorte, não nasci na Suécia ou na Suíssa, mas Portugal sempre é melhor que o Ruanda e portant..."
    Ide à merda seres humanos, não ganhais milhões porque sois burros, mais nada, este Mundo é dos Cristianos -não dos Cristãos, se calhar?!?...- e dos reguilas com sorte...

    ResponderEliminar
  13. Segundo a RTP N, já está confirmado:

    Cissokho no AC Milan. FC Porto recebe 15 milhões de euros.


    Apesar de ter gostado bastante da forma como o rapaz se integrou no clube e não tremeu (inclusive com os gigantes do MU) quando seria de esperar, pareceu-me mais um grande negócio do FCP.

    Com este negócio e confirmando-se a venda de Bruno Alves por mais de 25 milhões de euros e os possíveis negócios de pequenas vendas como Paulo Machado, Farías, Bollati ou Ibson, o FCP irá novamente rondar como resultado das suas vendas os 50 milhões de euros.

    Vou ficar a aguardar, confiando plenamente nas nossas (quase sempre) excepcionais capacidades de assegurar boas verbas e manter um bom desempenho desportivo que os nossos responsáveis têm mostrado nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  14. Bem, vendo as coisas com isenção, se um lateral que há meio ano valia 500.000 euros ou coisa parecida, agora, depois de dúzia e meia de jogos, já vale 15 milhões (e eu até gostava que ele tivesse sido vendido por 20 ou mais), então o Ronaldo (de quem eu não gosto nada como pessoa e pouco como jogador), por tudo aquilo que já fez e ganhou no Manchester United, até é capaz de valer bem os 90 e tal milhões que custou. Não são só os jogadores do Porto que valem dinheiro. Os dos outros clubes, quando valem, também valem.

    ResponderEliminar
  15. Do negócio Cissoko o FCP não recebe 15 mas sim 9 milhões, uma vez que tem 60% do passe e depois pode ainda levar mais uns milhões consoante os resultados desportivos. Sobre o Ronaldo o que me irritou nem sequer foram os 94 milhões para o MU ou os 25 mil euros dia que ele vai ganhar, porque valores desses ou parecidos andam a desbaratar neste país nas nossas barbas e ficamos impávidos ou nem sequer sabemos delas. Como já foi dito Ronaldo é mais que um jogador e independentemente da sua prestação desportiva que até pode ser um fracasso, será sempre um sucesso comercial, é um produto que vende constantemente e em todo o mundo, ainda por cima no maior clube do mundo. O que me irritou e já aconteceu com outros que atravessam a fronteira pela primeira vez e começam logo a falar espanholês, já com Figo foi assim, será que esta gente não tem um pingo de respeito pela pátria? alguma vez viram um espanhol a falar Português depois de 10 anos em Portugal ? viram camachos, quiques e o longínquo Paco Fortes alguma vez falarem Português ? os milhões que se f**** que nunca lá chegarei, mas jamais hablarei daquela forma.

    ResponderEliminar
  16. Silvestre,

    Penso que não será bem 60%. Segundo li hoje no jogo: "numa primeira fase o FC Porto pagou 300 mil euros por 50 por cento dos direitos desportivos do jogador (posteriormente adquiriu mais 40 por cento por valor não revelado)"

    Neste negócio a única coisa que me incomoda é o facto do FCPorto ter tido imenso trabalho para arranjar um lateral esquerdo. Foram anos atrás dele. E quando finalmente encontra é forçado a vendê-lo. Contudo, parece-me um negócio excelente. Tomara que administração esteja segura que o consegue substituir sem se perder qualidade.

    ResponderEliminar
  17. joão, neste mundo de SAD's todos os negócios têm de ser comunicados À CMVM

    ResponderEliminar
  18. Johnny Pedrosa,

    Apenas transcrevi uma parte de uma notícia que li. Não faço ideia o que foi informado à CMVM.

    Já agora podes ajudar? São 50%, 60% ou 90%?

    ResponderEliminar
  19. http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR24316.pdf

    ResponderEliminar
  20. A notícia do Jogo fala em 90%. 50 adquirido em Janeiro e 40 posteriormente...

    ResponderEliminar
  21. Eu gostaria de dar uma dica aos caros amigos para rematar o tema do CR7, em vez de se perderem a contar milhões como tostões que é no que, fatalmente, quase todos estão a cair.

    A verdade é que, nestes moldes, não há mercado. Não pode haver mercado quando só um clube pode comprar por estes valores.

    De qualquer modo, se o Florentino queria ser grande fazia como em 2000: ia buscar o Figo a Barcelona. Isto é, hoje deveria ir buscar o Messi.

    Messi, contudo, tem 150 milhões de indemnização. E Messi tem-se mostrado acima do dinheiro potencial que valha: ele não quer sair do Barcelona.

    A mim o nome Ronaldo dá-me azia desde que o ingrato do brasileiro fez o que fez a Moratti e forçou a saída do Inter depois de dois anos lesionado em que o clube o mimou em tudo.

    Acima do dinheiro está a moral, a ética e valores humanos que, por exemplo, Giggs e Scholes mostram ao fim de 15 anos em Old Trafford. Ou Maldini no Milan.

    O resto, sejam quantos milhões se atirem para a mesa, são mercadoria. Sujeita a mudar de preço.

    O que a transferência demonstra, mais uma vez, é que muitos homens têm um preço. É com isso que CR7 irá viver, como o Ronaldo brasileiro que rapidamente entrou num plano inclinado.

    O futebol não ganha nada, porque CR7, num ou noutro clube, continuará a jogar, só que não jogará mais e melhor do que vinha jogando, logo a mercadoria será sempre sujeita a essa atroz sentimento de comparação sobre o preço que traz tabelado.

    Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue ver muito para além do nariz.

    ResponderEliminar
  22. Mais um caneco para o Porto. Apesar da vontade arbitral em dar a taça ao SLB, especialmente na primeira parte do jogo (1 cartão vermelho e 2 azuis a jogadores do Porto e 3 livres directos contra o FCP, ainda antes do intervalo), o FCP lá fez mais uma dobradinha em hóquei, em território favorável ao inimigo.

    Aliás, deve ser só por mera coincidência, que todas as épocas ou quase, as finais a 4 ou a 8 de hóquei, andebol e basquetebol (para já não falar do futebol, eternamente preso ao cada vez mais decrépito estádio de Oeiras), se realizam em Lisboa ou arredores, ou no Alentejo ou no Algarve.

    "Além-Tejo", do ponto de vista sulista que manda nas várias federações, deve ser um deserto, onde não há pavilhões nem adeptos nem gente, só bichos.

    A final a 8 de basquete foi no Barreiro, a final a 4 de hóquei foi no Entroncamento, a final a 4 de Andebol vai ser a 26 e 27 de Junho em Lagoa.

    E na época passada foi mais ou menos a mesma coisa, e há duas épocas e há três e por aí adiante, salvo raras excepções. E depois ainda são as pessoas do Norte que alimentam sectarismos e divisões.

    Mesmo assim, já lá vão duas dobradinhas, agora só falta os andebolistas fazerem a mesma coisa. Depois do Tetra tem que ser o Tri-Bi, para a malta portista ir de férias desportivas de barriguinha cheia.

    ResponderEliminar
  23. E título nacional também nos juvenis (futebol), com vitória por 3-1 no Sapal do Seixal ao Benfica.
    Bandarilhas!

    ResponderEliminar
  24. Dia perfeito: Dobradinha no hóquei e Campeões Nacionais em juvenis, ambos contra os encornados!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. O Cissokho foi um grande negocio mas irrita-me o facto de que o primeiro defesa esquerdo em condições depois de 10 ou 12 flops só tenha durado 6 meses!

    Espero que não se vá iniciar mais uma via sacra de defesas esquerdos no nosso clube.

    ResponderEliminar
  26. Fica essa sensação Miguel...Seis meses após uma contratação acertada para um lugar muito específico, lá se vai a pérola, mas também é verdade que é uma operação brilhante...Quem deve estar nas nuvens é o Cissoko!
    Depois desta proposta, se o Porto não aceitasse o que se passaria naquela cabecinha?...Do Setúbal para o Milan, via FCPorto!!!...Está bem, tudo bem, ok...Partamos para outra fase, nós e o Cissoko.
    Agora está mais que justificada a contratação do Uruguaio...E também não esqueçamos o Fucile.
    Creio que o campo de manobra em termos financeiros, para que o Lisandro fique é muito maior...Esperemos.

    ResponderEliminar
  27. Mas fica a certeza, que um Clube com as limitações financeiras do nosso, não pode sonhar para já, em manter todos os jogadores que pretende manter e muito menos pensar apenas em reforçar-se...Admite-se perfeitamente esta estratégia de balança, que oscila entre as hipotéticas vendas e as possíveis aquisições...Lisandro deve querer uma melhoria salarial, pois bem como fazê-lo?...Aumentar apenas o esforço financeiro e garantir o jogador?...Acentua-se a dívida.
    Bruno Alves está já com a cabeça no estrangeiro, o que pode vir em troca?...Cissoko tem uma proposta irrecusável, junta-se uma rentabilização à outra e o problema ficará resolvido, ou é mais uma carga de trabalhos para a próxima época!...O FCP faz deste pular constante a sua imagem de marca. É um constante desafio à criatividade e à capacidade de trabalho dos seus dirigentes e técnicos...Para já sem margem para reparos e parece-me ser acertada estratégia, um jogador fica bem uma ou duas temporadas a aguardar uma melhoria sensível da sua situação, depois disso, começa a esfriar o entusiasmo...Criando raízes como acontece com Lucho ou Lisandro, há que ponderar muito bem qual o caminho a adoptar, deixar sair ou melhorar a sua posição?...Dilema complicado, tudo depende da vontade do homem e se ela for ficar, então o melhor é arranjar uma solução que agrade a todos...

    ResponderEliminar
  28. Mas depois fica a expectativa do que pode acontecer na próxima época...O rendimento do jogador sofrerá com a aquisição da estabilidade?...Ou será benéfica?...Creio que sim que será benéfica, mas para já parece garantir apenas mais uma época em bom rendimento, depois tudo se recolocará e aí se verá o que fazer mediante o que entretanto aconteceu...Se o rendimento cair a continuidade é mais fácil de garantir, se se exponenciar então lá estarão os tubarões, novamente à espreita...Terrível, mas é o ano após ano que tem que se estudar.

    ResponderEliminar
  29. Meireles, eu nem questiono a razoabilidade do negócio porque é óbvio que foi um negocio da China. Eu não sou grande espingarda a matemática mas creio que o FCPorto teve um lucro na valorização comercial deste produto na ordem dos 600 ou 700%! Nos dias que correm é obra. Melhor só mesmo o Manchester United com o lorpa do Ronaldo Hilton que lhes custou 1/20 da fortuna pela qual o venderam.

    Mas dá-me imensa pena ver partir o Cissokho. Palavra de honra que gostava mesmo muito do gajo e já via o nosso FCP a jogar com o lateral esquerdo da selecção Francesa. Ter uma espécie de Patrick Evra a jogar no Porto.

    Por outro lado temo que daqui a um ano estejamos todos aqui a lamentarmo-nos por a SAD ter vendido o jogador tão prematuramente e consequentemente, tão barato.
    Estou a ver o louco do Florentino a comprá-lo ao ACMilan por 30 ou 40 milhões!

    Espero que este Pereira venha com a consciência bem polida e que perceba rapidamente que camisola é que está a vestir.

    ResponderEliminar
  30. Eu percebo esse problema de consciência, mas a oportunidade é que marca a necessidade de agir...Ou se avança ou não, e a oportunidade de realizar um bom negócio nem sempre se repete.
    É precioso coragem para tomar estas decisões, não queria estar na pele destes indivíduos, porque respondem perante muita gente, mas no fundo têm uma autonomia grande e a possibilidade de olhar melhor estas questões...Estão por dentro, nós estamos de fora e se isso é bom em determinadas circunstâncias, noutras rouba-nos capacidade de análise.
    Ri-me um destes dias quando alguém dizia assim, entre o surpreendido e o resignado, que o Porto é o único que consegue vender os seus defesas, na casa dos dois dígitos de milhão...Mais ninguém, o que se passará por aqueles lados?...

    ResponderEliminar
  31. E depois Miguel, aquela cláusula extraordinária de poder receber mais um milhão por cada título que o Milão -Cissoko- conquistar a partir daqui...E no Milan sempre é mais fácil do que no Lyon, non'e vero?...

    ResponderEliminar
  32. A valorização do Cissoko pode ter andado na ordem dos 1500%!!!...

    ResponderEliminar
  33. Genial, verdadeiramente genial esta fama e forma de vender quase todos os anos por muitos milhões. Também credíveis, porque quem tem pescado no FCP tem-se dado bem, tem levado bom produto. O Cissoko é a pérola mais recente e prematura, ainda por cima para uma posição em que também a nível europeu não abundam talentos. Concordo com o Miguel pois também eu desde a primeira hora percebi que estava ali um grande lateral, genuíno a defender e a atacar como há muito não via no Porto. É uma pena que vá, mas é um negócio "à Porto" com selo de qualidade.

    ResponderEliminar
  34. Pois é, OCTACOMDOBRADINHA no Hoquei, esta forma de ganhar às toneladas é uma benção. Mas repararam que desta vez houve TV, ao contrário do campeonato e como estavam os galináceos toca a dar na TV a ver se era desta. Levaram nas trombas outra vez. Parabéns para o Hoquei e já agora informem aqui o pessoal se há por aí mais alguma conquista seja em que modalidade for porque isto faz-me bem, muito bem mesmo.

    ResponderEliminar
  35. Já agora, e para rematar a faena sobreo mercado, corroborando a ideia que tenho expendido de como esta operação faz mal ao futebol e não favorece o mercado:

    Torres: «Real Madrid matou o mercado ao contratar Ronaldo»

    Obviamente.

    ResponderEliminar
  36. Domingos Soares Oliveira (Benfica, SAD) a O Jogo, sobre o tema:

    ""Não entendo o lado racional da contratação de Ronaldo"

    O Benfica poderia contratar um jogador como Cristiano Ronaldo?

    Não. Aliás, eu não entendo o lado racional que está por trás desta aquisição. Na primeira época do Florentino Pérez, eu até vivia em Madrid nessa altura, acompanhei de perto o processo dos quatro galácticos, foi um processo financiado com a venda da cidade desportiva, que rendeu 250 milhões de euros. Foi com essa venda que se fizeram as transacções do Beckham, Figo, Ronaldo e Zidane. Não sei como vai ser feito o retorno, e não são as variáveis que têm saído nos jornais. A percentagem de uma venda de t-shirt que reverte para o clube é a menor. Toda a gente fala muito do impacto nos mercados asiáticos, mas são valores baixos. O último contrato de direitos televisivos que o Real Madrid assinou é de 1100 milhões de euros por sete anos - 150 milhões de euros por ano. Vai ser difícil conseguir puxar por esses valores. Não é como o Benfica, cujos valores actuais podem ser multiplicados por três ou por quatro. O negócio surpreende-me.

    É um negócio arriscado?

    Creio que sim. O Real Madrid, do ponto de vista de endividamento actual, tem uma situação mais estável do que uma série de clubes ingleses. Tem um volume de receitas próximas dos 400 milhões de euros e, segundo li na Imprensa, aquilo que vai ser o endividamento final depois desta operação é cerca de 500 milhões. Ainda é uma situação equilibrada, mas é o tipo de operação que não se pode fazer todos os anos senão o endividamento dispara para níveis assustadores. O Florentino Pérez, quando fez a operação dos primeiros galácticos, pôs o endividamento a zero. Ou seja, o endividamento esteve a zero há um par de anos e neste momento está em 500 milhões.

    Ponha-se na pele do presidente do Real Madrid. Como faria para pagar um investimento destes?

    Estas operações podem fazer-se de vez em quando. Nós construímos esta brincadeira [estádio] e custou 160 milhões de euros. Do ponto visto de um investimento, o Benfica consegue fazê-lo e já o fez. Mas o plano de pagamento tem de ser ao longo do tempo e não se pode repetir a operação no ano seguinte. Não estou à espera que o Real Madrid consiga repetir este tipo de operações todos os anos".

    ResponderEliminar