27 maio 2011

Capitão de luvas

Vamos continuar a ter Helton na baliza, com a renovação prevista e ainda que anunciada ontem em exclusivo pela Antena Um não mereceu abertura de noticiário desportivo a não ser depois de falarem do Benfica, do Sporting e da Selecção sem nenhuma novidade e algum tema próprio da rádio.
Um momento para elogiar toda a postura do guarda-redes que, por coincidência ou não carregando a braçadeira de capitão, foi toda uma segurança para a época magistral do FC Porto.
Em 2003, quando o FC Porto também ganhou campeonato e taça em Portugal e a Taça UEFA, Helton foi uma das vítimas, defendia a baliza do Leiria no golo de Derlei que decidiu a final do Jamor. Defendeu ainda pelo Leiria na Supertaça decidida com um golo de Costinha em Guimarães, em Agosto.

Desta vez, não apareceu no Jamor a não ser para erguer o caneco, algo a que se habituou mas sempre partilhou com um colega, fosse Falcao, fosse James ou até Mariano. Com cinco títulos nacionais em sete épocas de azul e branco, mais quatro taças e até um troféu europeu, Helton é simbolicamente o motivo de segurança e de confiança que a equipa deu em campo e a começar pela defesa da baliza em que foi, amiúde, decisivo, apesar de toda uma boa retaguarda defensiva que tão boa conta deu de si.

O azar é que vai retardar a emergência de Beto na baliza portista e atrasando, assim, a ascensão deste à baliza da Selecção onde parece não merecer a confiança de Paulo Bento, mas desse assunto também falarei em breve.

2 comentários:

  1. Helton mereceu ao longo destes anos, da minha parte, algumas críticas que julgo na altura foram sendo justas e que se referiam a alguma intranquilidade ou desatenção especialmente em jogos de elevado risco...O Helton foi melhorando progressivamente e hoje reconheço, que está no pleno das suas potencialidades...Elástico, excelente até ao desespero em muitos momentos, no seu incrível jogo de pés, e com uma percepção e avaliação correcta dos momentos para intervir quer em antecipação, quer em posicionamentos tácticos...Às vezes ainda exagera na sua apetência para confraternizar com alguns adversários e conhecidos durante os jogos...Tem tudo para ser o melhor de todos assim o burile nos seus treinos...
    Beto é muito bom dentro da baliza, eu diria insuperável em futebol de sete, mas com carências na intervenção por alto...Aí desaparece e fica muito à mercê da sorte ou da inépcia dos contrários, aliás, isto ficou bem patente no jogo da Taça de Portugal...Dois golos sofridos em lances em que poderia ter feito algo mais se conseguisse ir lá bem ao eixo da área, um penaltie defendido e mais um punhado de intervenções em bonitas e eficazes antecipações junto à relva...Terá a ver com a estatura, é alto mas não o é suficientemente para a posição e receia ou recusa sair...

    ResponderEliminar
  2. Prémio merecido depois da melhor época de dragão ao peito. Agora só me preocupa a renovação do Falcao.

    visitem o meu novo blogue
    http://venceremosoutravez.blogspot.com/

    ResponderEliminar