18 maio 2011

Duas

Depois da de 2003, outra Taça UEFA no Dragão. E vão duas, e vão dois dos três objectivos de uma semana histórica, tal como em 2003.



Após o título sem derrotas e sem precedentes no FC Porto, voltar a ganhar a Taça UEFA/Liga Europa, é mais um recorde em Portugal, um troféu que dificilmente outro clube nacional voltará a ganhar.



Creio que o FC Porto iguala o feito do IFK Gotemburgo que em 1982 (com Eriksson) e 1987 (com Gunther Bengtsson) venceu a prova duas vezes (e sem perder, somando 3+5 empates) depois de, pelo meio, andar a "vadiar" por outras competições. Um registo que verificarei nos arquivos. adenda: confirmado, igual também ao Grande Gladbach (de Heynckes) vencedor (e perfazendo um total de 28 jogos sem perder) em 1975 e 79 (ainda finalista vencido em 1980)


O que não preciso registar, como foi olimpicamente ignorado pela Imprensa ignorante, é o brioso 100º finalista europeu e que tanto trabalho deu ao FC Porto.


Parabéns, além da sua extraordinária campanha, ao Sporting Clube de Braga, propiciando uma final inédita e porventura irrepetível entre duas equipas portuguesas na Europa - o 80º derby nas eurotaças (excluindo a Intertoto que não era da UEFA e as Supertaças que juntam equipas de competições diferentes) -, garantindo plena tranquilidade aos adeptos que fizeram uma bela festa conjunta em Dublin a honrar os pergaminhos de amizade e sã convivência caractrísticos dos irlandeses precisamente, e fazendo o FC Porto não só suar as estopinhas como ameaçando levar a contenda a prolongamento.


Uma final é um jogo especial e este comprovou-o, nem se sentindo a decantada superioridade portista, nem sendo influenciada pelas vitórias no campeonato que sorriram ao FC Porto. Domingos prometeu um Sp. Braga diferente e foi-o, em relação aos jogos da Liga portuguesa. Mas também os incansáveis e indomáveis Guerreiros do Minho não chegaram, como receava Domingos, ao patamar dos campeões nacionais.


Que o Sp. Braga estancou o jogo portista é verdade, barricando os flancos e vigiando as incursões de Moutinho com Custódio num papel avançado no meio-campo nunca visto, jogando sempre na linha do meio-campo onde impedia o dínamo portista de actuar a seu bel-prazer. Foi a chave táctica dos arsenalistas, quase jogando a pé fixo no seu 4x2x3x1 mas falhando a estratégia de alimentar o isolado Lima no último terço do campo que os minhotos não alcançavam.


Como os arsenalistas não arriscavam, a partida parecia não sair do sítio, com o FC Porto incapaz de romper pelas alas e Moutinho deixado longe da área de influência na frente. Hulk ainda teve uma fugida pela direita, causando calafrios a Sílvio, com um remate a assobiar junto ao poste mais distante. Foi preciso uma bola ganha a meio-campo para soltar Guarín e este servir Falcao na área para o golo mais precioso do goleador de sempre das eurotaças: 18 golos numa época só, em 15 partidas realizadas. Pena é que o FC Porto acabou a época "só" com 44 golos, contra o recorde de 45 do Barcelona de van Gaal em 2001.


O 1-0 ao intervalo favorecia o FC Porto à espera de ter mais espaços na 2ª parte. Domingos não arriscou, porém, fazendo apenas trocas directas (Kaká por Rodriguez e Mossoró por Hugo Viana, no reatamento, depois Meyong por Lima). Nenhum passo em falso, mas um passo em falso de Fernando, em zona proibida, permitiu a Mossoró isolar-se mas Helton defendeu com um pé.
Ainda voltarei ao assunto de Domingos, agora que foi confirmada por António Salvador a saída do treinador para o Sporting.


Não mais os minhotos ameaçaram a baliza portista, cuja defesa foi impecável como sempre. Mas também nem o FC Porto logrou avançar no terreno, soltando mal a bola e sujeitando-se a pressão constante mas improfícua dos arsenalistas. Só Belluschi (rendeu Guarín) visou a baliza de Artur, mas pegou mal na bola quando poderia fazer um golo... de Olhão, lembram-se?...


Também Varela deu o lugar a James e AVB não esgotou as substituições, quiçá receando um eventual prolongamento.


Sapunaru devia ter sido expulso por duplo amarelo na 2ª parte, mas seria ironia se tal sucedesse por uma falta sobre Silvio que escapou, sem razão, ao vermelho directo por uma entrada às pernas de Hulk na 1ª parte e perante a qual o madrileno Velasco Carballo contemporizou só com um amarelo.


Só o "chuveirinho" com os centrais Kaká e Paulão, depois também o guarda-redes, tornou emocionantes os minutos finais, enquanto estranhamente o FC Porto não tocava a bola como devia e na única ocasião em superioridade numérica a sair para o contra-ataque embrulharam-se todos com a bola a denotar a falta de lucidez generalizada e alguma falta de estofo físico que há meses não se notava e deixa uma pequena preocupação para a terceira final, no domingo, no Jamor.

É que a equipa ficou a festejar em Dublin, regressa amanhã ao fim da tarde para o banho de multidão no Porto, a mim poupou-me outra noitada à espera dos heróis mas fica também a faltar mais um dia de descanso antes do decisivo 58º jogo oficial de uma época faustosa e inolvidável à espera da pequena cereja no topo do bolo. Para acabar como em 2003, temos de ir buscar outra taça outra vez, desta vez já com a Supertaça nacional na vitrina - e a 26 de Agosto com a Supertaça europeia no Mónaco ante o campeão europeu e depois de outra Supertaça portuguesa a disputar com o V. Guimarães no arranque da nova época 2011-2012.

8 comentários:

  1. Hoje e amanhã vão-se ver uns de braços no ar a gritar e outros(a maioria do povo português) de cornos em baixo e a murmurar. HEHEHEHE

    Grande clube este que nos dá tanta alegria.

    Também já fiz um post sobre esta vitória.

    ResponderEliminar
  2. ‎2 taças uefa , 2 ligas dos campeoes , 2 taças intercontinentais e 1 supertaça europeia...o que destoa aqui é apenas termos conquistado uma supertaça europeia....em Agosto tentaremos somar a 2ª.. Força PORTO!!!

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, Louro. Vamos por ela e estava a guardar o título para essa altura. Também não há duas sem três no Mónaco e precisamos ganhar lá.

    ResponderEliminar
  4. Revista da Manhã RTP1, primeiros títulos mostrados:"Visão"-Aprenda a Comprar Português..."Sábado"-A Vida Privada no Tempo de D.Afonso Henriques...
    Sic Radical:-Play Station-Benfica/Porto, 1-0, golo do Aimar...
    "Público": -Porto sofre...

    É de rir!...É de loucos...

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Ontem vivi mais uma enorme alegria. Está é a 7º. título internacional (5º. europeu) conquistado pelo nosso Porto.

    Foi uma grande festa em Dublin, e uma grande festa por todo o País.

    O FC Porto venceu com inteira justiça. Tivemos 2 oportunidades claras de golo na primeira parte (remate rasante de Hulk e cabeçada de Varela) e o lance do golo da vitória.

    Na segunda parte o Braga dispôs da única oportunidade de golo, bem defendida por Helton, e nós ainda dispusemos de uma excelente oportunidade por Belluschi.

    O jogo do Braga enerva-me. São daquelas equipas à italiana. Meteram-se lá trás, com o GR Artur a passar tempo em cada reposição de bola, e sempre à espera de uma desatenção nossa, ou de uma transição rápida para marcar.

    Não me levem a mal, mas deste futebol de Domingos não gosto.

    Quanto às alegadas queixas do Braga ... são ridículas. E eu nem falo das cotovelas em Falcao, Hulk e Otamendi...

    Só mesmo para fazer jeito ao Braga, o árbitro daria amarelo a Sapunaru num lance normal de disputa de bola.
    O futebol é um jogo de contacto físico e Sapunaru dá 2 de Sílvio. O único grave erro do árbitro na minha opinião foi a não expulsão de Sílvio aquando da entrada perigosa a pés juntos sobre Hulk na primeira parte ... mas aceito o critério do árbitro, que não quis entrar pelo caminho das expulsões e percebeu que tinha o jogo na "mão".

    Agora vamos festejar. Hoje a equipa tem passagem marcada para os Aliados e para o Dragão, onde irá comemorar esta fantástica conquista com os adeptos.

    Domingo temos outra final ... e as finais são para vencer.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Sim, é verdade, temos todos os motivos para estarmos felizes e orgulhosos. Para festejarmos mais uma vitória importante na vida do nosso Clube.

    Estou muito grato a quantos contribuíram para este meu estado de espírito, desde o inigualável e humilde Presidente até ao humilde roupeiro. Obrigado a todos!

    Quanto ao jogo confesso que esperava e desejava um espectáculo mais arrebatador, bem ao alcance das duas equipas. Quem não se lembra do magnífico espectáculo que ambos proporcionaram no jogo do Dragão, para o Campeonato. Isso sim, seria uma vitória muito mais brilhante e uma grande propaganda ao futebol português.

    Sem muitos argumentos, o Braga optou por actuar num bloco defensivo compacto, agressivo, às vezes em excesso, roubando espaços e procurando explorar os erros do Porto, contribuindo decisivamente para a pobreza do espectáculo. O FC Porto acomodou-se, convencido que o seu momento apareceria, deixando rolar o tempo, também à espera de uma eventual falha para aproveitar.

    Este resumo sintetiza a forma como ambas as equipas encararam a final, mais preocupados em a não perder do que realmente ganhá-la.

    Ganhou o Porto, porque, apesar de tudo foi a que mais oportunidades criou (Hulk e Bellushi estiveram perto de marcar) e aproveitou com competência uma falha de Rodríguez para fazer o seu golo. O Braga teve dois lances perigosos (Custódio e Mossoró, este numa falha incrível de Fernando, que Helton salvou).

    Agora é hora de festejar e preparar a próxima final que queremos vencer para acabar a época como começamos: A VENCER!

    ResponderEliminar
  7. meireles,

    o primeiro bronco na Opinião Pública (11h) desta manhã na SICN veio falar de um golo em fora-de-jogo só para contrapor ao golo com a mão de Vata aludido pelo Pinto da Costa.

    É o que há...

    ResponderEliminar