12 maio 2011

Inexistente (II)

É revelador da paupérrima qualidade do jornalismo de intriga esta "peça" que presumo ser o suporte "factual" de notícia de capa do correio da manha. A Bola, como é bom de ver, dá-lhe também guarida, um suposto vídeo que só tem legenda e uma voz off que ninguém conhece, com gravação em 2004 ainda Jacinto Paixão era árbitro e já se tratava a si próprio por ex-árbitro, confessando aqui que o FC Porto lhe ofereceu prostitutas.






Convém lembrar, sem subterfúgios, que Jacinto Paixão foi publicamente apodado de maricas por João Alves, à época treinador do E. Amadora e que lhe chamou "borboleta" depois de uma goleada sofrida em Barcelos com o Gil Vicente.



A falácia só apanha os incautos. E há muitos. Há tantos que se multiplicam ataques e os cobardes saem das tocas de cada vez que toca a reunir.






Ao invés, quer para repudiar estas coisas, ou mesmo para mostrarem o seu entusiasmo pela carreira fantástica da equipa, adeptos portistas é raro vê-los, soçobrando em número nos fóruns mais variados enquanto os adeptos rivais se multiplicam como cogumelos.






É assim que se cria uma espécie de mito, o de que eles são muitos e nós... andamos calados.






Os adeptos portistas, que já nem se lembram do sucedido em 2004 a 2007 com o Pífio Dourado, terão tanta memória quanto os benfiquistas para recordarem o que Jacinto Paixão disse a respeito da matéria de "meninas pós árbitros" e que está no acórdão do FC Porto-E. Amadora que levou a CD do Bosta da Liga a punir o FC Porto (-6 pontos, suspensão ao presidente, multas pesadas, depois querer afastar a equipa da Champions).






Ah, mas faltava o Benfica-Moreirense, do qual também as pessoas lembram tanto como lembraram o Porto-Amadora. Nada, zero. O empate 1-1 no final, com um golo tardio de Demétrios, num jogo também sem casos de arbitragem, com o Benfica muito distante na tabela (era o Sporting o perseguidor do FC Porto) num campeonato que o FC Porto venceu com três ou quatro jornadas para o final.



Depois de a Equipa Especial da justiceira Zorro Morgado ter agitado o Nacional-Benfica (3-2), desse campeonato, como potencial alvo de corrupção só porque um telefonema interceptado mostrava o regozijo do presidente Rui Alves em conversa com Pinto da Costa que era suposto estar abatido pela derrota encarnada em mais um jogo sem casos de arbitragem (e não foi o Jacinto alentejano e tido como maricas a arbitrar), eis que se abre mais uma frente de batalha na tv dos bimbos onde é consultor jurídico o advogado Pragal Colaço que foi defensor de Jacinto Paixão nos vários processos que o envolveram por causa do Apito Dourado.


adenda (18h)




http://www.fcporto.pt/Noticias/Clube/noticiaclube_clubecomunicado_120511_61526.asp O FC Porto reagiu e fez bem, mas escusava de ser algo INCIPIENTE e não só por um erro de português. Com toda a documentação em seu poder, pensei que publicaria o depoimento de Jacinto Paixão e seus auxiliares do Porto-Amadora de 24/1/2004, no âmbito do inquérito da Liga em que os árbitros assumem terem pedido a um ex-árbitro amigo que lhes arranjasse umas meninas no Porto, amigo que também confirmou a versão e comprovadas, ainda, por escutas telefónicas a revelar essas conversas. Se for preciso, publico eu que li e trouxe aqui comentado o acórdão vergonhoso da CD do Bosta da Liga incluindo esse pormenor do pedido de meninas para depois do jogo nas Antas.


do nosso leitor jdm.dragaolisboeta, um oportuno reparo à adenda, já deixado na caixa de comentários, mas que confirma a confusão criada pelos adjectivos sendo que eu interpreto mais como rudimentar e sem jeito a tal tentativa de boatar e não a incultura e ignorância que não penso estar em causa em quem praticou tal acto:

"a INSIPIÊNCIA que lá aparece escrita, refere-se, e em minha opinião muito assertivamente, à incultura, insensatez, ignorância dos ditos "caluniadores" e não à sua (deles) forma "INCIPIENTE", isto é, inexperiente, principiante, rudimentar de "boatar" para prejudicar o FC PORTO"

3 comentários:

  1. Olá!
    Sou leitor regular deste blog, embora raramente comente.

    Deixo, no entanto, um comentário à adenda das 18h.
    Já fui ler o comunicado no site do nosso clube e não me parece que haja qualquer erro ortográfico.

    De facto, a INSIPIÊNCIA que lá aparece escrita, refere-se, e em minha opinião muito assertivamente, à incultura, insensatez, ignorância dos ditos "caluniadores" e não à sua (deles) forma "INCIPIENTE", isto é, inexperiente, principiante, rudimentar de "boatar" para prejudicar o FC PORTO.

    Um abraço e saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  2. "não passar despercebida a sua longa ausência", quis eu dizer.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo reparo e que gosto em senti-lo de novo por aqui, jdm.

    Está devidamente referenciado para passar despercebida a sua longa ausência, o que dá sempre tristeza, para mais com um dragão da marca lisbonense.

    Eu continuo a achar que a forma mais correcta seria Incipiente, como explico no post em que introduzi a sua observação muito pertinente. E aceito, também, esse ponto de vista, pelo que é justo colocar as duas situações a par.

    Obrigado. É um contributo para todos aprendermos algo desta língua traiçoeira como é o português e é de línguas traiçoeiras que andamos a falar com a notícia criminosa posta a circular impunemente mais uma vez.

    ResponderEliminar