22 maio 2011

Três

Prontos, e vão três em um, a semana dos títulos por todo o lado, a Taça no Dragão pelo terceiro ano consecutivo. O que seria a cereja pequenina no topo do bolo foi um bolo enorme em cima da cereja sumarenta, com uma exibição de gala do FC Porto e um 5-2 ao intervalo que deve ser histórico e recorde, entre os tantos e tão variados que os dragões consumiram avidamente esta época, a melhor que alguma equipa portuguesa conseguiu na história do futebol.
Agora imaginem que um puto de 18 anos marca três golos numa final e é um Futre mais novo a quem uma final de 5-2 ficou consagrada individualmente porque fez dois golos nessa partida.
Pois James lá foi a Lisboa marcar o seu primeiro "hat-trick", impondo uma forte oposição à declaração celebérrima do ministro que dizia "jamé" um aeroporto na margem sul e chega lá um imberbe colombiano e diz Jame(s) a Taça e venha ela pó Porto.
Uma loucura, incluindo os raros dois golos sofridos de bola parada, algo impensável de ver esta época de forte segurança e traquejo nestes lances da defesa portista. Uma loucura a cada golo do V. Guimarães o FC Porto marcar logo como a dizer: ganho quando e como quero.
Para tornar brutal o castigo aos "Guerreiros de Plástico" que Manuel Machado dizia serem do Braga, Beto fez uso da sua especialidade e se há penálti contra o Porto o Beto... resolve. E de um possível 4.-3 em cima do intervalo, porque Fernando tem acusado cansaço e faz faltas por reacção tardia al como ia entregando um golo a Mossoró em Dublin, lá saiu de um canto contra um contra-ataque para 5-2, com James praticamente a entrar com a bola pela baliza.
Inolvidável época terminar desta maneira e um total seguamente a rondar os 150 golos, 49 vitórias em 58 jogos, todos os títulos no papo que interessam, quastro troféus numa temporada que só Ivic e alguém, na RTP, parvo como sempre, com dúvidas em tudo: na qualidade do espectáculo (se não tem erros é enfadonho, se tem é uma miséria), no fora-de-jogo a Mariano para marcar o sétimo céu no firmamento azul e branco na sua gloriosa despedida, numa taça latrina atribuída ao Benfica para engordar o currículo que começa a ser desesperantemente curto, se é Hulk ou James o melhor em campo.
E acabámos sem saber, pelos supostos experts da tv, quem foi o último a marcar três golos numa final da Taça e o último a defender um penálti. Enfim, o costume felizmente com o FC Porto, o costume lamentavelmente com tudo o resto por fora.

6 comentários:

  1. Foi uma época extraordinária, uma época inesquecível, o Porto consegue fazer o seu duplo triplete e assim simplesmente ser "a primeira equipa Europeia" a consegui-lo!...Consegue também dobrar e ultrapassar o Benfica como o Clube mais titulado em Portugal, o que é extremamente significativo para os seus adeptos, e encerra ainda um significado terrível para os seus adversários mais directos, num cúmulo apoteótico de conquistas sucessivas após a tremenda campanha feita contra o Clube Portuense...
    -Viva o Futebol Clube do Porto, Viva o Porto Cidade, Vivam os seus Adeptos e Cidadãos!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ontem o FC Porto fez história culminando uma época memorável, ao fazer o triplete (Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa).

    Somos o clube português com mais títulos no futebol em Portugal ... 69!!!

    A imprensa de Lisboa fundamentalista diz que temos tantos como o Benfica, pois contam como oficial um título que não é oficial, ou seja a Taça Latina, a grande festa dos clubes da Europa Fascista de Franco e Salazar. A Taça Latina funcionava a convite, e equivale ao que hoje se denominam torneios de pré-época.

    Mas nós portistas, estamos tranquilos, porque se Deus quiser em finais de Agosto ou Setembro já teremos 70 ou 71!

    Quanto ao jogo, foi uma festa muito bonita das gentes do Norte. Muita gente de Guimarães que fizeram a sua festa com os adeptos Portistas.
    A esta festa nem um palhaço faltou ... o João "Pode Ser" Ferreira!

    Foi um jogo com muitos golos, em que os ataques superaram as defesas.

    James foi o Homem do Jogo, e demonstrou que temos ali uma menino para crescer e se afirmar na nossa equipa.

    Foi uma vitória categórica de afirmação de poder do melhor clube português.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. meireles, e quanto a campanhas contra o FC Porto:
    1) nada como começar com o Benfica e acabar com o V. Guimnarães, os tristes figurões de há 3 anos;
    2) o João "Pode vir o João" Ferreira a começar e a acabar também.

    Que tal?

    ResponderEliminar
  4. A Taça Latrina? É o desespero dos que teimam em fazer as coisas por outro lado e tirar esqueletos do armário que há um ano não se julgava ter de recorrer.

    ResponderEliminar
  5. Época fantástica do FC Porto. Terminar a época com quatro títulos arrecadados em cinco provas é obra!

    Ai se isso acontecesse com o clube do regime! Teríamos os panfletos do costume e as televisões a invadirem todo o espaço com adjectivos e louvores do outro mundo.

    Assim, vamos azulando o país, cada vez mais, à nossa maneira (GANHANDO SEM FANFARRONICES)passeando a nossa classe e superioridade.

    Somos agora o Clube português com mais títulos (69).

    Não caibo em mim de tanta satisfação e orgulho.

    Viva o FC Porto

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Sim Zé Luís é verdade, começamos esta campanha com a vitória sobre o Benfica na Supertaça e conclui-mo-la com a conquista da Taça de Portugal frente aos "freteiros" Vimaranenses, ainda por cima, tendo a dirigir os dois jogos o árbitro -não me lembrei disso- do regime, o João.PreferidoDoOrelhas.Ferreira...O engulho deles, cresce em total sintonia com o nosso orgulho!...

    ResponderEliminar