24 julho 2011

Aquela sensação de refastelarmo-nos com tanto conforto...

Foram 26 caras, algumas novas mas sem surpresa de
ultima hora. Faltam vários que andam por aí, Álvaro e Rodriguez até já são campeões sul-americanos com o Uruguai. Até final de Agosto, se não sabemos se alguém virá buscar uma jóia da coroa, também não se deve saber quem destes sairá. Foi a apresentação no Dragão.
com o desfile das conquistas internacionais e elas tão lindas.


A mais recente, mas já em duplicado, percebe-se que tem peso e não é para qualquer um, por muito que julguem ser fácil para, por fim, dizerem como a raposa que estão verdes...
E...
lá veio mais uma boa demonstração de poderio, no 3-0 claríssimo ao Peñarol vicecampeão sul-americano de clubes. Vítor Pereira põe a equipa a jogar ainda mais à frente do que jogava, resta saber se é para durar e se é só nalguns jogos. A equipa assume o jogo sem tibiezas, gosta de ter a bola mas quer jogá-la ainda mais depressa do que fazia, põe toda a pressão no campo contrário e o espectador, ate um neutral e sem preconceitos, fica com aquela sensação de poder refastelar-se no sofá, tal o conforto que o rodeia. Esperemos que a máquina seja afinada assim, à posse de bola só pode adicionar-se mais acutilância ofensiva e essa codícia no ataque tem de ser transformada em eficácia no remate. Desta vez viu-se mais tiros de longe, na 1ª parte, e foi de um deles, na ressaca, que surgiu o primeiro golo. O 3-0 já foi de primeira dentro da área, depois de um penálti sempre bem convertido por Hulk, com remate seco, poderosos e certeiro a um canto rasteiro, como deve ser e quase não dá reacção ao guarda-redes.

Este à-vontade da equipa, com boa segurança defensiva que deixa a equipa mais tranquila a "pensar" na ofensiva e mais subida no campo, é sempre um pau de dois bicos quando, à primeira tentativa em competição a doer, algo sai mal e deixa criar dúvidas em todos, dentro e fora do campo. Mas é um bom princípio e este diz bem ao que vem (ou vai) o FC Porto. Pode, por outro lado, criar aquela sensação, igualmente agradável, de pensarmos que não há pai prò Porto e criar a ilusão de imbatibilidade que estará à prova em cada jogo após 39 jornadas sem perder e um ror de títulos e fulgurantes exibições, de encher a barriga ao mais exigente. A plateia, muito bem composta, do Dragão comprovou essa postura, tranquila, sem alardes de festa rija, a ver no que dão as modas, porque por aqui nunca é de embandeirar em arco e acompanha-se com interesse, mas sempre à espera da melhor oportunidade para nos convercermos de que está mesmo tudo bem, cada patamar de evolução, que é assim que as coisas devem ser vistas.

Em resumo, a sensação de bem-estar prolonga-se e não deixa azo a dúvidas, de momento, deixando longe, até, as preocupações com algum golpe de mercado que nos tire um ou outro jogador de craveira. Pessoalmente não estou nessa onda, prefiro concentrar-me no que está e creio que é essa a filosofia de Vítor Pereira, ainda que vá introduzindo a juventude boa que foi contratada, com Kelvin a dar mais uma rabiosca num adversário para criar o 3-0, mostrando uma gama de preciosismos técnicos que torna desconcertante cada finta e deixa no ar a questão de quão completo será o reportório.

Hulk continua Incrível, semando o terror nas defesas contrárias. São os dois destaques individuais que se podem fazer num jogo em que o colectivo voltou a mostrar a credencial mais forte e convicta de que está tudo a andar como deve ser.

4 comentários:

  1. Um apontamento:-faleceu Víctor Nóvoa com 49 anos no IPO de Coimbra.É confrangedor ter de aceitar esta realidade tremenda e uma doença terrível.

    O Porto hoje demonstrou que possui um plantel formidável.Mas convém não ficar deslumbrado, alguns dos que estão ainda longe de Portugal podem ir embora e com as suas saídas, alterarem muito este cenário.De todos os jogadores Kléber merece um destaque especial.Estou muito surpreendido com o seu entusiasmo e rendimento.Constitui uma bela alternativa ou um excelente complemento a Falcao.E não ofusca em nada a classe do Radamel, que é uma classe muito especial.Ele tem raz-ao quando diz que pode aprender muito com o seu colega de equipa, espero que possa ter tempo para isso.Mas o Kléber tem em si muito estofo físico, muita capacidade de luta, muita alegria e para já mostra-se insaciável...Belo concurso.
    Kelvin mostrou mais alguns pormenores, parece ser um diamante puro.
    Grande vontade em conquistar um lugar no plantel foi o que ficou demonstrado por Castro, merece essa oportunidade.
    Foi o que eu retive de particular para já, tal como fiquei com a convicção de que equipa continua bem orientada, tem espírito de grupo e de que o jovem Vítor Pereira tem uma postura inteligente.Não quer, nem se deve deixar deslumbrar pelo que lhe está a suceder, é meio caminho para ter sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Um grande incómodo e também um lamento profundo para o que aconteceu na Noruega, é incompreensível como o ódio racial e classicista pode conduzir a crimes tão hediondos.Só para termos uma noção da dimensão desta tragédia, pensemos que o desastre ferroviário na China provocou 43 vítimas.

    ResponderEliminar
  3. ZL boa análise, KELVIN não pode ser emprestado, precisa de crescer com quem sabe, ir para uma equipa menor não será boa solução.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Ontem tivemos um jogo típico de apresentação, com alguns momentos de bons pormenores técnicos e jogadas bem gizadas e outras de alguma trapalhada.

    O que fica é a festa que se fez no Dragão com excelente casa, e uma equipa que mantendo princípios de jogo da época passada, acrescentou outros que me agradam, como a agressividade e pressing alto, aliás foram inúmeras as vezes que com sucesso colocamos os jogadores do Peñarol em fora de jogo, fruto da defesa mais subida.
    Gostei de Ruben e Moutinho no meio campo. Souza esteve melhor que nos passados desafios, mas entre ele e Castro continuo a optar pela permanência de Castro. No centro da defesa mantemos segurança bem como nas laterais.
    Varela e Hulk são uns desequilibradores, e Kelvin está a demonstrar ser uma excelente alternativa a Falcao.
    Walter que ontem teve momento de trapalhão poderá ser dispensado, apesar de continuar a facturar.
    Vítor Pereira vai ter uma boa dor de cabeça para definir o plantel.
    Ontem Castro e Kelvin mais uma vez demonstraram que tem lugar no plantel. Mas uma coisa é ter lugar, outra é ir jogando muito pouco.
    Existem uns que defendem que se deve optar pelo empréstimo, e outros que defendem que a permanência ajuda este jogadores a evoluir ainda mais, pois treinam como os melhores. Pessoalmente, penso que a saírem por empréstimo tem de sair para jogar, e assim evoluir. Não pode acontecer o que se passou com Sérgio Oliveira na época passada.

    A nossa equipa técnica tomará as melhores decisões tendo em conta os interesses do clube, e o futuro dos atletas, que para muitos só será muito perto do fecho das inscrições, fruto da participação de nossas atletas importantes na Copa América.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar