01 julho 2011

Uma mão cheia já não chega


O sorteio do campeonato não incitou muitos comentários como se viu em baixo. A malta do Porto costuma revelar esta indiferença perante tudo: é o calendário, o início de época, os jogos de preparação, o mercado, etc., porque só importa o essencial que é jogar e ganhar. Prontos, é a alma da gente, que não se põe em pulgas como a cambada benfiquista logo a fazer conjecturas do braço dado de Pinto da Costa e Rui Alves e a primeira saída complicada do Benfica à Choupana.



A esses, que à partida encontram logo explicações prévias a um potencial desastre competitivo, também escusam se de pôr em pulgas com o título, porque aquele em cima não é na expectativa de fazermos melhor do que o Cincazero de 7 de Novembro do ano da graça de 2010. Não, o destaque, meu, é outro.



Aos quatro títulos colectivos do FC Porto em 2011-2012, Hulk juntou, ontem, os troféus de melhor marcador e de melhor jogador do campeonato. Seis, ao todo. E, contudo, para o jogador que está há 39 jogos sem perder no campeonato desde que terminou uma absurda, estapafúrdia e persecutória pena de suspensão de três meses e 18 jogos no total, praticamente nenhum jornal fez este destaque que o Record lhe deixou, aqui:





Não vi foto ou título noutro qualquer periódico online, sendo certo que no papel todos o referiram, mas quase sem o destaque merecido. E também convém ver o craque vestido de gala, já agora, pela que também a foto é retirada do jornal lisboeta.



Entretanto, começou, sem ondas nem palavras, a época do FC Porto. Serenidade, logo trabalho, poucas falas, nenhuma surpresa. Estão os que deviam estar e até se estranha como Iturbe teve licença para continuar nos sub-20 argentinos e James não com a sua Colômbia que até jogará em casa o Mundial respectivo.



Hoje começou Djalma, porventura amanhã já estará Kléber e o presidente do Marítimo fica entre comer côdeas ou falar sozinho... O tipo que queria vender um jogador que não era dele, que acaba de vender o seu guarda-redes ao Sporting sem falar mal de ninguém só promete revelar alguma coisa sobre um processo em que perdeu na instância desportiva da Liga que o mandou dar uma volta como cinco dias à Áf. Sul que é para onde vai agora... Djalma ou Kléber também mexem pouco com o pessoal e eu nada acrescento.



Entretanto, não sabemos se Beto vai mesmo para o Panathinaikos graças à vinda de Bracalli. Gosto de ambos e já o escrevi por aqui. Creio que foi no 4-0 de há um ano na Choupana que disse ser Bracalli merecedor da atenção do FC Porto. Para mim tem qualidade para este clube. Como tinha Beto e, aí sim, tenho pena que não jogue mais, até por considerá-lo o melhor português na baliza e ser injusto que não vá à selecção e tenha de rodar no estrangeiro. Mais novo e nacional, bom por igual, preferia Beto a Bracalli, mas o futebol não tem muita lógica e muito menos justiça, sendo que pagámos o primeiro ao Leixões por meio milhão e só cá esteve duas épocas e devia ser mais rentável a sua participação. Mesmo que o segundo venha a custo zero, mas sendo já mais velho e, lá está, não português, o que é sempre uma perda e uma pena sem ostracismos quanto a estrangeiros. Gosto de Bracalli, mas acho que Beto merecia mais. Finalmente, a saída de Kiesczek é natural, nunca concordei com isso, frisei-o desde a primeira hora, fez-nos perder, com um frango muito feio, a possibilidade de conquistarmos a Taça da Liga (1-2 com o Nacional) e não é admissível ter um estrangeiro como 3º g.r., repito-o.



Vai haver exames médicos e pequenos treinos pelo fim-de-semana e pouco mais para dizer, pelo que... desfrutem. Como dizia, quase excitado, o repórter entusiasmado da RTP nas raras imagens do 1º dia portista que outras tv's não captaram não sei porquê, os adeptos do FC Porto estão contentes porque, à parte AVB, para já a estrutura está intacta. Temos uma equipa técnica - outra nota não sublinhada como deve ser - dedicada à Periodização Táctica, metendo bola logo no primeiro treino como em todos os que se seguem, embora os adeptos portistas torçam o nariz a nomes e caras que não conhecem como se os adjuntos fossem tão importantes como o reconhecimento dado a Vítor Pereira como nº 2 na época passada...



Não fosse um chico-esperto como o Bernardo Ribeiro digno do Rascord, hoje, lembrar-nos que até ao fim do mercado, daqui a dois meses, podemos perder pau, bola e tudo o mais, sendo óbvio e fruto apenas da valorização extraordinária, que não é enaltecida, que os activos merecem no FC Porto, e teríamos um período mais ou menos longo sem outras preocupações... mesmo em risco de perdermos jogadores como Quaresma no último dia ou Meireles logo após o primeiro troféu oficial. Porque as regras são estas.


Em tempo (adenda e um àparte): como o FC Porto na nova época, o novo Governo entrou em funções e apresentou o seu Programa, aprovado na AR. Entretanto, saem do armário mais uns esqueletos, como mil milhões com a garantia da Nação para o BPN, com autorização socialista do "socialmente gastamos", se endividar sendo tido como o "banco da direita" e digno dos liberais mas mantido ligado à máquina gastadora socialista que fez publicar, hoje, no DR esta nova sucção de dinheiros públicos com a garantia do Estado, e uns quantos entretêem-se a ver quem é o mais liberal desta rua em que muitos ainda não entenderam como e de que vivem. Mas sentiu-se já a aragem da boa educação, para mais com uma acção programática contundente e de muito agrado do novo ministro da Educação, a fazer jus ao rigor que exigia nos exames de Matemática de cuja associação de professores Nuno Crato era presidente. Uma convivialidade e sociabilidade, com ênfase a responder de bom grado às perguntas da Oposição após seis anos de tergiversações e diatribes comunicativas de só cretinos, mesmo a contagiar os anteriores arrogantes e persecutórios governantes e seus apoiantes que até furtavam gravadores de jornalistas; e também boa disposição, como a simpática presidenta do plenário que o nosso PCOS, num comentário de há dias, garantiu ser uma grande portista. Assunção Esteves fez até o gesto ternurento e afável de "tau-tau" a Luis Fazenda que, lá do seu Bloco resmungão mas impraticável, quer tudo passado a papel, apesar de aconselhado a consultar mais a net parlamentar. Pelo menos essa informação pela via tecnológica os anteriores governantes não condicionaram, na forma de apagarem ficheiros e esvaziarem discos duros como os capangas das Finanças fizeram para não se ver as malfeitorias que agora levam todos a pagarem com metade do 13º mês. Livra, é muito azar...

4 comentários:

  1. "O jogador do FC Porto recebeu o prémio para o melhor finalizador da Liga 2010/11 e também a distinção que cabe ao jogador mais em foco. O seu companheiro Helton foi distinguido como o guarda-redes de eleição do campeonato, enquanto André Villas-Boas foi considerado o melhor treinador."
    in record

    Curiosa, no minimo, a escolha de palavras do periodico para adjectivar os prémios conquistados, onde apenas o que já não é Dragão mereceu que chamassem o prémio pelo nome!
    Custa-lhes mesmo muito reconhecer aquilo que somos: MELHORES!

    ResponderEliminar
  2. Em boa verdade, faltam 2 meses para determinar o nivel de expectativas com que vou entar na nova época.

    ResponderEliminar
  3. ZL no coments,excelente.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  4. O Brasil hoje jogou com um Ganso, um Pato e um Atum (Ramirez)...Do outro lado havia um Frango, não sei se do churrasco, assado ou frito.
    Mas faltou o Hulk.

    ResponderEliminar