21 janeiro 2012

A virtude de não ter Hulk

Já aqui tinha lembrado a parábola do pescador levada por Vítor Pereira ao balneário portista. Quando percebi que Hulk era/é para fixar-se como ponta-de-lança, perante a indiferença geral, o treinador do FC Porto obrigou a equipa a procurar alternativas à construção/delineação do jogo ofensivo que dependia, em grande parte, das explosões do Incrível dos flancos para o meio. Percebera-se, o treinador para começar, que a equipa jogava como se houvesse Falcao, entregando o jogo à referência que já não havia na forma de receber a bola, procurar apoio e saber finalizar de El Tigre.
Agora que Hulk não recuperou para defrontar o V. Guimarães, a quem marcara o golo da vitória na 1ª jornada, a equipa vai ter de continuar a fazer jogo sem Hulk num flanco e também sem Hulk no meio. Sem Hulk, pura e simplesmente. É mais difícil e, a par da provável estreia de Danilo, será o aliciante para a partida de amanhã, embora admita que o prudente e circunstancial conservadorismo de VP mantenha o onze habitual possível e depurado. Acicate, até, para o Benfica, à espera de ver o Porto perder gás e pontos.
Nada como esperar para ver. Que remédio. Kléber vai ter de jogar, tenha a pressão que tiver. Os jogadores não andam alheados da equipa mesmo que não joguem. Têm de estar preparados para corresponder. Se o fizerem só ganham com isso, a titularidade mais do que certa. E a equipa ganha também. Com o treinador. E os adeptos, mesmo que se mostrem interessados em seguir as coisas mas não percebam puto da evolução da equipa e as vicissitudes que passa numa época. Nada na bluegosfera tratou disto nestes tempos ainda à espera de verem o treinador pelas costas, uma larga franja, alguns deles até pedindo apoio aos jogadores e invectivando o técnico permanentemente.
Da mesma forma, como referi também por estes dias, Danilo jogar a médio pode ajudar a dar a profundidade ao flanco direito onde Maicon, mal-amado a lateral, tem presença garantida até final da época, muito provavelmente. Lá está, no banco ou adaptado numa posição, o jogador só tem de esforçar-se para corresponder. Maicon como Kléber. Não há dúvidas.
Danilo pode, como defendi, trazer outra qualidade ao jogo mas também impôr outras rotinas, que decerto ainda não estão adquiridas face à sua provável estreia. Penso ser provável, mais do que fazer Belluschi descair para a direita, onde não corre o flanco para dar profundidade. E o Santana, lateral-esquerdo vitoriano, é duro de roer, como até Hulk percebeu na 1ª volta. Ora, Danilo no meio-campo pode fazer, virado para o ataque na direita, com que James jogue definitivamente no meio, atrás de Kléber. Varela será extremo-esquerdo, até pela ausência de Cr. Rodriguez. Com a defesa habitual e Fernando e Moutinho no miolo, a equipa está feita. Resta saber se sabe para onde atirar as redes. E se apanhará peixe. (Se VP manter o tal prudente e circunstancial conservadorismo nesta fase crítica, Belluschi deve jogar mesmo à direita e Danilo começará no banco)
O problema é isto não estar testado. Por Danilo não ter jogado ainda. Mas numa equipa de topo, os credenciados, com um preço elevado à cabeça e não por ser um potencial craques sub-18 ou sub-20, estas coisas têm de pegar de estaca. Porque os 100ME de Hulk não contam, mas os 18ME de Danilo serão cobrados de imediato. Assim a modos como o Santos, ao levar Fucile de borla mesmo emprestado, fez numa certa chantagem com o FC Porto.
Se tudo correr bem, vê-se as virtudes de não ter Hulk e a equipa arranjar soluções por si própria e acabando com o dito da Hulkdependência. E a sobrevalorização do colectivo, que tem funcionado, em vez do individual a que todos nos habituámos, emergirá com força. A outra metade da equação nem a cito. Porque acredito que dê certo e o Vítor Pereira merece o crédito que infelizmente só terá dos adeptos quando for campeão. E em Janeiro, dois pontos de atraso para o Benfica mas apenas menos quatro pontos do FC Porto nesta altura da época passada, só há campeões da 1ª volta, que valem o que valem. A época faz-se, no caminho, caminhando.

adenda: entretanto, Hulk confessou mais algumas coisas; ele, tal como Falcão, muito deve a Jesualdo, mas esse trabalho a ingrata massa assobiativa ignora porque é vil e espalhafatosa; e ele Hulk não deu o melhor de si, como outros - a fase em que a massa assobiativa culpava o treinador e não via o que os jogadores não faziam em campo. Mas isto é chover no molhado com os chico-espertos sempre a passarem pelos intervalos da chuva.

6 comentários:

  1. Completamente de acordo com o que disse,espero que amanhã seja o arranque para a vitória no campeonato,e o inicio de grandes vitórias nesto ano de 2012.Cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Zé Luís :

    O Blogue Portistas de Bancada vem referenciado , hoje ,
    na Revista J .


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Azul Dragão.

    Presumo seja a revista do JN?
    E o que diz, já agora?
    (não sei se amanhã a encontrarei nalgum lado).

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís :

    Não . É a revista do jornal O JOGO.

    Se a não encontrares ,
    diz-me , que eu envio-te
    a que tenho.

    ResponderEliminar
  5. Sim, se calhar queria dizer do Jogo, não tenho prestado atenção.

    Obrigado, basta que digas por alto o conteúdo ou alguma passagem que consideres pertinente, boa ou/e má.

    ResponderEliminar
  6. ...

    "SITE http://portistasdebancada.blogspot.com/
    PORTISTAS DE BANCADA

    Não é portista quem quer, só quem pode. É este o slogan do blogue, no qual toda a actualidade dos campeões nacionais é analisada, mas não só. Em Portistas de Bancada , a liga espanhola é muitas vezes tema de assunto,
    mais que não seja para comparar com o que se passa no nosso futebol."

    in Revista J
    (22-01-2012)

    ResponderEliminar