06 maio 2012

True Blue II

Ao im de 44 anos o City vai recuperar o título de campeão inglês (curiosamente, o AEL Limassol já recuperou o título em Chipre que não vencia também desde 1968). No próximo domingo, basta-lhe bater o aflito QPR em casa, porque se será difícil o United ganhar em Sunderland ainda terá de anular desvantagem de oito golos na diferença de golos que conta na Premiership.
Para isto, os blues de Manchester ganharam esta tarde em Newcastle ao 5º classificado. Dá gosto ver o City jogar, especialmente desde que o menino birrento Balotelli foi posto fora e o irreverente Tévez, birrento ao seu tempo, voltou para fazer dupla argentina de ataque com Kun Aguero. Um belo jogo do City, um grande desafio de futebol e dois golos maravilhosos de Yaya Touré que há um ano foi vital na semifinal com o United e na final com o Stoke na FA Cup.
É justo que seja campeão, pois deu espectáculo na maior parte da época. Contudo, foi apeado da Champions por Nápoles e Bayern e da Liga Europa pelo Sporting assim a modos que o Barça com o Chelsea. Ao City a eliminação com os minorcas tugas não fez mossa, apesar do espavento de confiança transbordante por antes ter eliminado com feliz facilidade o mais difícil FC Porto. Ao Sporting convenceu a lagartagem que tinha fibra de vencedora confundida com alma de guerreiros alegadamente espelho do novo treinador.
Estas coisas não parecem fazer sentido juntas, mas o futebol é um longo ciclo de 10 meses de competição que se revê, amiúde, nas suas contradições ou de uma época para a outra, de uma eliminatória para a outra ou de uma jornada para a outra.
O campeão Manchester United praticamente não perdeu ninguém relevante, se considerarmos os 40 anos de van der Sar menos influentes a cada ano extra de actividade na baliza. E a equipa de Alex Ferguson está aí, ombro a ombro, até à última ronda. Porém, com um futebol baço, inconvincente e rebuscado no resgate feito a Scholes que pendurara as botas (hoje com mais um golo simples como era hábito). Ferguson não manteve a chama, o United também ficou de fora da Champions pelos minorcas do benfas e do basel, a equipa está em queda, Nani nem é já titular fixo e parece que falamos de uma equipa diferente.
O técnico manteve-se em Old Trafford, a equipa também, até luta pelo título till the end mas sir Alex não é apontado ao olho da rua, porventura em fim de prazo de validade como a sua equipa mas respeitado.

Após mais uma semana de sucesso na defesa do seu título, o FC Porto cavou mais uma distância para um rival e do top 4 ganhou 14 em 18 pontos possíveis. Ao ouvir, só de relance porque não perco muito tempo com minudências e miudezas argumentativas de gente pequenina que balbucia frases feitas pelo preconceito de meses numa época, ainda ouço falar da titubeância de Vítor Pereira e elogiar os grandes Moutinho, Helton e Hulk.

É curioso, parece que não falamos das mesmas pessoas e da mesma equipa com o mesmo treinador.

Mas voltarei, daqui a uma semana, a falar disso mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário